A espiritualidade franciscana em quatro imagens de São Francisco de Assis: a copresença da apresentação bizantina e da representação na nova arte
Ano de defesa: | 2017 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
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Resumo: | É sabido que ao longo do século XIII a pintura italiana passou por modificações significativas em termos técnicos e conceituais. Uma pintura motivada por um conceito de figura mais encarnada, surge em meio ao contexto artístico de inspiração bizantina, voltado para figuração do mundo espiritual. No entanto, os motivos que propiciaram o florescimento desta “nova arte” são estudados, geralmente, em relação às modificações ocorridas no mundo laico, em detrimento do religioso. Logo, tais estudos consideram as modificações a partir de fatores extrínsecos a espiritualidade cristã, embora o medievo, como também é sabido, tenha sido um período imerso em tal espiritualidade. Deste modo, propõe-se estudar a mudança promovida por São Francisco de Assis no modo de vivência da espiritualidade medieval e como esta, provavelmente, alcançou a sensibilidade artística. O estudo se realiza através da análise de quatro imagens de São Francisco de Assis na Itália, relacionadas ao período em foco, posto que o santo ao mesmo tempo que estimulava a representação da natureza, tinha-a expressa na sua própria imagem, são elas: São Francisco de Assis no afresco doSantuario del Sacro Speco em Subiaco; na tavola da Capela Bardi na Santa Croce em Florença; no afresco de Cimabue, Nossa Senhora com o menino Jesus, quatro anjos e São Francisco, na Basílica inferior de Assis e, por fim, no afresco de Giotto, O sonho do Papa Inocêncio III,na Basílica superior de Assis.Reivindicando maior destaque à religiosidade medieval no Ocidente, proponho ainda um estudo mais criterioso sobre a participação do bizantino no processo de transformação artística. Tal processo geralmente é entendido através de uma lógica de “superação” do estilo antigo que era próprio da arte cristã italiana, até o momento. Contudo, no presente trabalho de dissertação esta lógica de “superação” é questionada pela de “conformidade” entre do novo conceito pictórico e o antigo estilo. |
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Cunha, Sintia Cristina da [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ferreira, Carolin Overhoff [UNIFESP]2019-06-19T14:57:19Z2019-06-19T14:57:19Z2017-10-25https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5351692http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/500262017-0177.pdfSinthia .pdfÉ sabido que ao longo do século XIII a pintura italiana passou por modificações significativas em termos técnicos e conceituais. Uma pintura motivada por um conceito de figura mais encarnada, surge em meio ao contexto artístico de inspiração bizantina, voltado para figuração do mundo espiritual. No entanto, os motivos que propiciaram o florescimento desta “nova arte” são estudados, geralmente, em relação às modificações ocorridas no mundo laico, em detrimento do religioso. Logo, tais estudos consideram as modificações a partir de fatores extrínsecos a espiritualidade cristã, embora o medievo, como também é sabido, tenha sido um período imerso em tal espiritualidade. Deste modo, propõe-se estudar a mudança promovida por São Francisco de Assis no modo de vivência da espiritualidade medieval e como esta, provavelmente, alcançou a sensibilidade artística. O estudo se realiza através da análise de quatro imagens de São Francisco de Assis na Itália, relacionadas ao período em foco, posto que o santo ao mesmo tempo que estimulava a representação da natureza, tinha-a expressa na sua própria imagem, são elas: São Francisco de Assis no afresco doSantuario del Sacro Speco em Subiaco; na tavola da Capela Bardi na Santa Croce em Florença; no afresco de Cimabue, Nossa Senhora com o menino Jesus, quatro anjos e São Francisco, na Basílica inferior de Assis e, por fim, no afresco de Giotto, O sonho do Papa Inocêncio III,na Basílica superior de Assis.Reivindicando maior destaque à religiosidade medieval no Ocidente, proponho ainda um estudo mais criterioso sobre a participação do bizantino no processo de transformação artística. Tal processo geralmente é entendido através de uma lógica de “superação” do estilo antigo que era próprio da arte cristã italiana, até o momento. Contudo, no presente trabalho de dissertação esta lógica de “superação” é questionada pela de “conformidade” entre do novo conceito pictórico e o antigo estilo.It is well known that throughout the XIII century Italian painting underwent significant modifications in technical and conceptual terms. A painting inspired by a more incarnate figure concept, arises amidst the artistic context of Byzantine inspiration, aimed at the figuration of the spiritual world. However, the reasons for the flourishing of this "new art" are generally studied in relation to the changes that took place in the secular world, to the detriment of the religious. Therefore, such studies consider the changes from extrinsic factors to that of Christian spirituality, although the Middle Ages, as is also known, was a period immersed in such spirituality. In this way, it is proposed to study the change promoted by Saint Francis of Assisi in the way of experiencing medieval spirituality and how it probably reached artistic sensibility. The study is carried out through the analysis of four images of St. Francis of Assisi in Italy, related to the period in focus, since the saint at the same time that stimulated the representation of nature, had it expressed in his own image, they are: St. Francis in the fresco of the Santuario del Sacro Speco in Subiaco; in the tavola of the Bardi Chapel in Santa Croce in Florence; in the fresco of Cimabue, Our Lady with the child Jesus, four angels and St. Francis, in the lower Basilica of Assisi and, finally, in the fresco of Giotto, The dream of Pope Innocent III, in the upper Basilica of Assisi. Claiming greater emphasis on medieval religiosity in the West, I propose a more careful study of Byzantine participation in the process of artistic transformation. Such a process is usually understood through a logic of "overcoming" the old style that was characteristic of Italian Christian art, until now. However, in this dissertation this logic of "overcoming" will be questioned by the "conformity" between the new pictorial concept and the old style.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)0p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)História da ArteRenascimento artísticoGiotto, 1266?-1337CimabueArte medievalFranciscanismNew artByzantinePhilosophyHistoryA espiritualidade franciscana em quatro imagens de São Francisco de Assis: a copresença da apresentação bizantina e da representação na nova arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasHistória da ArteHistória da ArteArte, Política e FilosofiaORIGINALSinthia .pdfSinthia .pdfapplication/pdf2682774${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50026/1/Sinthia%20.pdf8f848734b291b6bff51618cc81d8ef84MD51open accessTEXTSinthia .pdf.txtSinthia .pdf.txtExtracted texttext/plain274966${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50026/2/Sinthia%20.pdf.txt470fc161dab30c52d8d9ae941e413d8cMD52open accessTHUMBNAILSinthia .pdf.jpgSinthia .pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3644${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50026/4/Sinthia%20.pdf.jpg3f5d7147c230df5ce29bb05042194b6eMD54open access11600/500262023-10-02 16:40:51.643open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50026Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-10-02T19:40:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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É sabido que ao longo do século XIII a pintura italiana passou por modificações significativas em termos técnicos e conceituais. Uma pintura motivada por um conceito de figura mais encarnada, surge em meio ao contexto artístico de inspiração bizantina, voltado para figuração do mundo espiritual. No entanto, os motivos que propiciaram o florescimento desta “nova arte” são estudados, geralmente, em relação às modificações ocorridas no mundo laico, em detrimento do religioso. Logo, tais estudos consideram as modificações a partir de fatores extrínsecos a espiritualidade cristã, embora o medievo, como também é sabido, tenha sido um período imerso em tal espiritualidade. Deste modo, propõe-se estudar a mudança promovida por São Francisco de Assis no modo de vivência da espiritualidade medieval e como esta, provavelmente, alcançou a sensibilidade artística. O estudo se realiza através da análise de quatro imagens de São Francisco de Assis na Itália, relacionadas ao período em foco, posto que o santo ao mesmo tempo que estimulava a representação da natureza, tinha-a expressa na sua própria imagem, são elas: São Francisco de Assis no afresco doSantuario del Sacro Speco em Subiaco; na tavola da Capela Bardi na Santa Croce em Florença; no afresco de Cimabue, Nossa Senhora com o menino Jesus, quatro anjos e São Francisco, na Basílica inferior de Assis e, por fim, no afresco de Giotto, O sonho do Papa Inocêncio III,na Basílica superior de Assis.Reivindicando maior destaque à religiosidade medieval no Ocidente, proponho ainda um estudo mais criterioso sobre a participação do bizantino no processo de transformação artística. Tal processo geralmente é entendido através de uma lógica de “superação” do estilo antigo que era próprio da arte cristã italiana, até o momento. Contudo, no presente trabalho de dissertação esta lógica de “superação” é questionada pela de “conformidade” entre do novo conceito pictórico e o antigo estilo. |
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