O residente como professor: formação docente no Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de Pernambuco
Ano de defesa: | 2012 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
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Link de acesso: | https://repositorio.unifesp.br/11600/41904 |
Resumo: | A demanda crescente de professores qualificados em Medicina de Família e Comunidade, somada a necessidade de adesão dos docentes de medicina às mudanças apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, e o reconhecimento do papel docente do residente, motivaram o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de Pernambuco a desenvolver o módulo Iniciação à Docência, o qual objetiva a construção de competências docentes para o médico residente. Em um levantamento realizado, constatou-se que mais da metade dos programas de residência dos Estados Unidos incluem em seu currículo formal o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, em contraste com o Brasil, onde não há relatos nas bases de dados pesquisadas. O objetivo deste estudo é analisar o módulo Iniciação à Docência, através da análise da proposta, caracterização das concepções pedagógicas dos residentes, e da identificação de possibilidades, dificuldades e contribuições dos participantes para o módulo. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa da pesquisa, através da análise documental do projeto político pedagógico do programa de residência; do plano de ensino do módulo de 2011; além das avaliações de curso produzidas por quatro residentes do primeiro ano. Utilizou-se a modalidade temática da análise de conteúdo para construir inferências a partir dos núcleos de sentido encontrados. O projeto pedagógico e o plano de ensino destacam a concepção do processo de ensino-aprendizagem como prática social complexa a qual pode ser aperfeiçoada através de uma formação estruturada a partir de uma perspectiva reflexiva, crítica, colaborativa e em múltiplos cenários. Nas avaliações do módulo a prática docente assumiu um papel ambivalente para o residente, ao mesmo tempo em que é reportada a ação transformadora e estruturante da formação docente, também transparece uma limitação e sobrecarga de atividades. O compromisso social e político, e a articulação com a graduação de medicina representam elementos transformadores do processo. Acreditamos que os resultados da análise podem contribuir para o aperfeiçoamento do módulo Iniciação à Docência, especificamente em relação às estratégias de ensino-aprendizagem, ao planejamento das atividades e ao acompanhamento da prática docente nos diversos cenários. A singularidade da experiência emite uma mensagem de que é possível desenvolver competências pedagógicas na residência médica em um processo de formação docente coerente com as recentes mudanças nas políticas de saúde e educação. |
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Magalhães, Gustavo Sérgio de Godoy [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/2107869598319118http://lattes.cnpq.br/9956782921722263Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]2018-06-06T11:36:14Z2018-06-06T11:36:14Z2012-11-30MAGALHÃES, Gustavo Sérgio de Godoy. O residente como professor: formação docente no Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de Pernambuco. 2013. 194f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.unifesp.br/11600/41904Dissertação_Gustavo Sérgio de Godoy Magalhães.pdfA demanda crescente de professores qualificados em Medicina de Família e Comunidade, somada a necessidade de adesão dos docentes de medicina às mudanças apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, e o reconhecimento do papel docente do residente, motivaram o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de Pernambuco a desenvolver o módulo Iniciação à Docência, o qual objetiva a construção de competências docentes para o médico residente. Em um levantamento realizado, constatou-se que mais da metade dos programas de residência dos Estados Unidos incluem em seu currículo formal o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, em contraste com o Brasil, onde não há relatos nas bases de dados pesquisadas. O objetivo deste estudo é analisar o módulo Iniciação à Docência, através da análise da proposta, caracterização das concepções pedagógicas dos residentes, e da identificação de possibilidades, dificuldades e contribuições dos participantes para o módulo. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa da pesquisa, através da análise documental do projeto político pedagógico do programa de residência; do plano de ensino do módulo de 2011; além das avaliações de curso produzidas por quatro residentes do primeiro ano. Utilizou-se a modalidade temática da análise de conteúdo para construir inferências a partir dos núcleos de sentido encontrados. O projeto pedagógico e o plano de ensino destacam a concepção do processo de ensino-aprendizagem como prática social complexa a qual pode ser aperfeiçoada através de uma formação estruturada a partir de uma perspectiva reflexiva, crítica, colaborativa e em múltiplos cenários. Nas avaliações do módulo a prática docente assumiu um papel ambivalente para o residente, ao mesmo tempo em que é reportada a ação transformadora e estruturante da formação docente, também transparece uma limitação e sobrecarga de atividades. O compromisso social e político, e a articulação com a graduação de medicina representam elementos transformadores do processo. Acreditamos que os resultados da análise podem contribuir para o aperfeiçoamento do módulo Iniciação à Docência, especificamente em relação às estratégias de ensino-aprendizagem, ao planejamento das atividades e ao acompanhamento da prática docente nos diversos cenários. A singularidade da experiência emite uma mensagem de que é possível desenvolver competências pedagógicas na residência médica em um processo de formação docente coerente com as recentes mudanças nas políticas de saúde e educação.The increasing demand for qualified teachers in Family Practice, the need for adherence of medical teachers to changes presented in the National Curriculum Guidelines, and recognition of the resident´s teaching role motivated the Family Practice Residency Program of Federal University of Pernambuco developing the module Introduction to Teaching, which aims to build teaching skills for the resident. More than half of residency programs in the United States include in their curriculum the formal development of teaching skills, in contrast to Brazil, where there is no description of similar experience in the databases searched. The objective of the study is to analyze the module Introduction to Teaching by analyzing the pedagogical proposal, characterizing the pedagogical conceptions of residents and identifying opportunities, challenges and contributions of participants for the module. It used a qualitative research through documentary analysis of the political pedagogical project of the residency program and the teaching plan of 2011, in addition to course evaluations produced by four first years´ residents. Was used thematic content analysis to construct inferences from the nuclei found meaning. The pedagogical project and teaching plan out the design of the teaching-learning as a social complex which can be improved through a structured training in a reflexive perspective, critical, collaborative and in multiple scenarios. In the evaluations the reflective teacher practice assumed a role ambivalent to the resident, while the reported characteristic transforming and structuring, also shines a insufficiency and overload. The social commitment and political planning in conjunction with the undergraduate medical are highlighted elements of the process. The results of the analysis can contribute to the improvement of the module Introduction to Teaching, specifically in relation to teaching and learning strategies, planning activities and monitoring of teaching practice in different scenarios. The singularity of the experience sends a message that it is possible to develop teaching skills in residency in a process of teacher education consistent with recent changes in public health policies and education.194f.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Residência MédicaMedicina de Família e ComunidadeAprendizagem ativaDocentes de MedicinaEducação MédicaMedical ResidencyFamily PracticeActive learningMedical FacultyMedical Education.O residente como professor: formação docente no Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de PernambucoThe Resident-as-Teacher: Faculty Develoment at Family Practice Residency of Federal University of Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – EPEORIGINALDissertação_Gustavo Sérgio de Godoy Magalhães.pdfDissertação_Gustavo Sérgio de Godoy Magalhães.pdfapplication/pdf2954401${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41904/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Gustavo%20S%c3%a9rgio%20de%20Godoy%20Magalh%c3%a3es.pdf77d5e66fa2f8a3019803b557b41ad950MD51open accessTEXTDissertação_Gustavo Sérgio de Godoy Magalhães.pdf.txtDissertação_Gustavo Sérgio de Godoy Magalhães.pdf.txtExtracted texttext/plain328202${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41904/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Gustavo%20S%c3%a9rgio%20de%20Godoy%20Magalh%c3%a3es.pdf.txte7b2a1b862bd8f297bac9eb3739f7550MD52open accessTHUMBNAILDissertação_Gustavo Sérgio de Godoy Magalhães.pdf.jpgDissertação_Gustavo Sérgio de Godoy Magalhães.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3900${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41904/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Gustavo%20S%c3%a9rgio%20de%20Godoy%20Magalh%c3%a3es.pdf.jpg06060ca04f69cbfc049b0102d634426bMD54open access11600/419042023-05-15 01:23:42.798open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/41904Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:23:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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