Refletindo sobre aspectos das condições e modos de leitura de textos literários em uma escola pública de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Tendeiro, Gisele Recco [UNIFESP]
Orientador(a): Carvalho, Maria de Fátima
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/11600/67957
Resumo: Este trabalho investiga as práticas de leitura de textos literários em uma escola pública de educação infantil, como objetivo de apreender e explicitar e discutir aspectos de condições e modos de sua realização. Em sua construção, apresenta, discute e relaciona: contribuições da vertente histórico-cultural em psicologia, ressaltando idéias de Vigotski e de alguns de seus comentadores brasileiros sobre o desenvolvimento humano como processo histórico e culturalmente mediado, a interação social como locus desse desenvolvimento e a mediação, relacionada ao papel central atribuído à linguagem, aícompreendida como atividade constitutiva dos sujeitos; as contribuições de estudos de pesquisadores dos campos da história, da educação e da lingüística, ressaltando a construção das idéias de criança, escola e literatura, assim como de literatura infantil em sua relação com a educação. O trabalho de investigação foi realizado em uma escola de Educação infantil da rede municipal de ensino em Guarulhos (SP), a partir de realização de entrevistas semiestruturadas com seis professoras de estágio II e da observação de registro das atividades de leitura de textos literários para as crianças, desenvolvida junto aos grupos dessas professoras. Na construção e análise dos dados destaca-se a compreensão de que condições e modos de realização das práticas de leitura ultrapassam o contexto escolar, a ação da escola, das professoras e crianças, sendo contingenciados por fatores sociais, por políticas públicas federais ou municipais de educação, refletindo os modos históricos e culturais de significação, em nossa sociedade, da literatura e de seus usos.
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