A sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Horta, Fátima Maria Barbosa [UNIFESP]
Orientador(a): Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8850
Resumo: A aprendizagem baseada em problemas (ABP) tem na sessão tutorial sua característica central, já que grande parte da aprendizagem se dá dentro da tutoria. Ela é considerada um complexo ambiente no qual diferentes aspectos interagem. O objetivo central desta pesquisa foi analisar aspectos que influenciam a sessão tutorial, na óptica de tutores e estudantes do curso médico da UNIMONTES. Especificamente, nos propusemos a caracterizar como o processo de recuperação dos conhecimentos prévios, a integração conceitual, o estudo individual / autoaprendizagem, as interações, a formulação de problemas, a avaliação influenciam a sessão tutorial, e identificar atributos dos tutores e estudantes que facilitam ou dificultam o desenvolvimento tutorial. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes e tutores dos sexto e sétimo períodos do curso médico da UNIMONTES. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de um questionário composto de questões abertas e fechadas estruturadas seguindo a Escala de Likert. O processo de sistematização e análise dos dados compreendeu a quantificação e representação por tabelas e gráficos das respostas às questões fechadas e a análise temática para as questões abertas. Os resultados evidenciaram que a recuperação dos conhecimentos prévios, a integração conceitual, o desenvolvimento da autonomia/auto-aprendizagem, a interação interpessoal, as características dos problemas e o processo avaliativo são aspectos que podem facilitar o desenvolvimento das sessões tutoriais, embora possuam nós críticos que precisam ser mais bem estudados, para aprimorar o processo de aprendizagem nas tutorias. Os atributos do tutor e do estudante, que influenciam positivamente a sessão tutorial, enfatizam as características pessoais de cada um, as competências didáticopedagógicas do tutor e as habilidades e atitudes do estudante com relação a sua formação. Foi observada uma pequena menção dos aspectos éticos-políticos na descrição dos atributos de ambos participantes. Aperfeiçoar o processo tutorial no método ABP, considerando as atuais demandas de inserção profissional do médico no sistema de saúde brasileiro, é um desafio que envolve o compromisso de estudantes, docentes, instituições e sociedade.
id UFSP_fe78555ff7c4ba8979c28672203f33af
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/8850
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Horta, Fátima Maria Barbosa [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]2015-07-22T20:49:15Z2015-07-22T20:49:15Z2010-06-30HORTA, Fátima Maria Barbosa. A sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidades. 2010. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8850Publico-12754.pdfA aprendizagem baseada em problemas (ABP) tem na sessão tutorial sua característica central, já que grande parte da aprendizagem se dá dentro da tutoria. Ela é considerada um complexo ambiente no qual diferentes aspectos interagem. O objetivo central desta pesquisa foi analisar aspectos que influenciam a sessão tutorial, na óptica de tutores e estudantes do curso médico da UNIMONTES. Especificamente, nos propusemos a caracterizar como o processo de recuperação dos conhecimentos prévios, a integração conceitual, o estudo individual / autoaprendizagem, as interações, a formulação de problemas, a avaliação influenciam a sessão tutorial, e identificar atributos dos tutores e estudantes que facilitam ou dificultam o desenvolvimento tutorial. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes e tutores dos sexto e sétimo períodos do curso médico da UNIMONTES. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de um questionário composto de questões abertas e fechadas estruturadas seguindo a Escala de Likert. O processo de sistematização e análise dos dados compreendeu a quantificação e representação por tabelas e gráficos das respostas às questões fechadas e a análise temática para as questões abertas. Os resultados evidenciaram que a recuperação dos conhecimentos prévios, a integração conceitual, o desenvolvimento da autonomia/auto-aprendizagem, a interação interpessoal, as características dos problemas e o processo avaliativo são aspectos que podem facilitar o desenvolvimento das sessões tutoriais, embora possuam nós críticos que precisam ser mais bem estudados, para aprimorar o processo de aprendizagem nas tutorias. Os atributos do tutor e do estudante, que influenciam positivamente a sessão tutorial, enfatizam as características pessoais de cada um, as competências didáticopedagógicas do tutor e as habilidades e atitudes do estudante com relação a sua formação. Foi observada uma pequena menção dos aspectos éticos-políticos na descrição dos atributos de ambos participantes. Aperfeiçoar o processo tutorial no método ABP, considerando as atuais demandas de inserção profissional do médico no sistema de saúde brasileiro, é um desafio que envolve o compromisso de estudantes, docentes, instituições e sociedade.Problem-based learning (PBL) has in the tutorial session its main characteristic since a significant part of the learning process takes place inside it. It is considered a complex environment in which different aspects interact. The main goal of this study is to analyze the aspects that influence the tutorial session, in the view of tutors and students of the medical course of UNIMONTES. Specifically, we have proposed to characterize how the process of retrieving previous knowledge, conceptual integration, individual study/self-learning, interactions, formulation of problems and assessment influence the tutorial session, and to identify tutor’s and student’s attributes which facilitate or hinder the tutorial development. The subjects of the study were students and tutors from the sixth and seventh periods of the medical course of UNIMONTES. Data collection was carried out by means of a questionnaire composed of open and closed questions structured according to the Likert scale. The data systematization and analysis process comprised qualification and representation of the answers to the open questions in tables and charts. The results have evidenced that the retrieval of previous knowledge, conceptual integration, autonomy/self-learning development, interpersonal interaction, the characteristics of the problems and the assessment process have aspects that can facilitate the development of the tutorial sessions, although they have critical knots that need to be further studied in order to improve the learning process in the tutorials. The tutors’ and students’ attributes which influence positively the tutorial session emphasize each one’s personal characteristics, the tutor’s didactic-pedagogical competences and the student’s skills and attitudes toward his or her education. A little mention of the ethical-political aspects was observed in the description of attributes of both participants. Improving the tutorial process in the PBL method, taking into account the current demands for the insertion of the professional doctor in the Brazilian health system, is a challenge that involves the commitment of students, faculty, institutions and society.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertações193 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação médicaTutoriaAprendizagem baseada em problemasMedical educationTutorialProblem-based learningA sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidadesThe PBL tutorial session in the medical course of the Unimontes: challenges and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALPublico-12754.pdfapplication/pdf1210705${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8850/1/Publico-12754.pdf732794aa2bade6ccbe451260f6b2a8d9MD51open accessTEXTPublico-12754.pdf.txtPublico-12754.pdf.txtExtracted texttext/plain362341${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8850/3/Publico-12754.pdf.txtd21873c979fd93b0f5adbe7f21e315dcMD53open accessTHUMBNAILPublico-12754.pdf.jpgPublico-12754.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3598${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8850/5/Publico-12754.pdf.jpg359167fef902adb273cf0792b8c5e6f9MD55open access11600/88502023-05-15 01:18:12.418open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8850Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:18:12Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidades
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The PBL tutorial session in the medical course of the Unimontes: challenges and possibilities
title A sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidades
spellingShingle A sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidades
Horta, Fátima Maria Barbosa [UNIFESP]
Educação médica
Tutoria
Aprendizagem baseada em problemas
Medical education
Tutorial
Problem-based learning
title_short A sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidades
title_full A sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidades
title_fullStr A sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed A sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidades
title_sort A sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidades
author Horta, Fátima Maria Barbosa [UNIFESP]
author_facet Horta, Fátima Maria Barbosa [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Horta, Fátima Maria Barbosa [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
contributor_str_mv Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Tutoria
Aprendizagem baseada em problemas
topic Educação médica
Tutoria
Aprendizagem baseada em problemas
Medical education
Tutorial
Problem-based learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Medical education
Tutorial
Problem-based learning
description A aprendizagem baseada em problemas (ABP) tem na sessão tutorial sua característica central, já que grande parte da aprendizagem se dá dentro da tutoria. Ela é considerada um complexo ambiente no qual diferentes aspectos interagem. O objetivo central desta pesquisa foi analisar aspectos que influenciam a sessão tutorial, na óptica de tutores e estudantes do curso médico da UNIMONTES. Especificamente, nos propusemos a caracterizar como o processo de recuperação dos conhecimentos prévios, a integração conceitual, o estudo individual / autoaprendizagem, as interações, a formulação de problemas, a avaliação influenciam a sessão tutorial, e identificar atributos dos tutores e estudantes que facilitam ou dificultam o desenvolvimento tutorial. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes e tutores dos sexto e sétimo períodos do curso médico da UNIMONTES. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de um questionário composto de questões abertas e fechadas estruturadas seguindo a Escala de Likert. O processo de sistematização e análise dos dados compreendeu a quantificação e representação por tabelas e gráficos das respostas às questões fechadas e a análise temática para as questões abertas. Os resultados evidenciaram que a recuperação dos conhecimentos prévios, a integração conceitual, o desenvolvimento da autonomia/auto-aprendizagem, a interação interpessoal, as características dos problemas e o processo avaliativo são aspectos que podem facilitar o desenvolvimento das sessões tutoriais, embora possuam nós críticos que precisam ser mais bem estudados, para aprimorar o processo de aprendizagem nas tutorias. Os atributos do tutor e do estudante, que influenciam positivamente a sessão tutorial, enfatizam as características pessoais de cada um, as competências didáticopedagógicas do tutor e as habilidades e atitudes do estudante com relação a sua formação. Foi observada uma pequena menção dos aspectos éticos-políticos na descrição dos atributos de ambos participantes. Aperfeiçoar o processo tutorial no método ABP, considerando as atuais demandas de inserção profissional do médico no sistema de saúde brasileiro, é um desafio que envolve o compromisso de estudantes, docentes, instituições e sociedade.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-22T20:49:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-22T20:49:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HORTA, Fátima Maria Barbosa. A sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidades. 2010. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8850
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Publico-12754.pdf
identifier_str_mv HORTA, Fátima Maria Barbosa. A sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidades. 2010. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publico-12754.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 193 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8850/1/Publico-12754.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8850/3/Publico-12754.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8850/5/Publico-12754.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 732794aa2bade6ccbe451260f6b2a8d9
d21873c979fd93b0f5adbe7f21e315dc
359167fef902adb273cf0792b8c5e6f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105846934437888