Destilando o som do texto: uma proposta de audiolivro na formação de professores de química

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: PONTES, Victor Henrique Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1336
Resumo: Nem sempre considerada como um conteúdo importante, a História da Ciência (HC) tem ganhado, nos últimos anos, maior atenção nas pesquisas sobre o ensino de Química. Evidente nos livros didáticos, esse desabono se faz à medida que tais conteúdos são trazidos de maneira superficial, ou mesmo, como um adorno do conteúdo químico, em boxes, com biografias descontextualizadas e pontuais. Embora muitos trabalhos apresentem a história e a filosofia da ciência como o cerne para a compreensão da construção do conhecimento, trazendo aspectos temporais, sociais e culturais, nota-se que muitos professores não a contemplam em suas aulas, atribuindo a deficiência formativa como principal justificativa. Além disso, observa-se a carência de materiais sobre o assunto, o que pode ser um fator adicional. Na intenção de contribuir com a formação docente, essa dissertação desenvolveu um audiolivro intitulado ‘A Virtude da Alquimia’. Esse objeto educacional tem como desígnio abordar a influência da alquimia e de sua filosofia na história da construção do conhecimento, em especial os processos de destilação, com a pretensão de investigar como a exploração do tema pode fornecer elementos para o ensino de Química. Adotamos o caráter qualitativo para a pesquisa por ir ao encontro dos nossos objetivos e dos sujeitos de pesquisa: professores de Química em formação. A escolha pelo audiolivro visa a inovação didático-pedagógica, assim como, suprir a lacuna da falta de tempo dos professores em estudar a temática, imposta, sobretudo, pela grande jornada de trabalho que prioriza, geralmente, o cumprimento conteudista dos livros em poucas aulas de Química. Através do questionário realizado na disciplina eletiva ‘Elementos Históricos da Química’ de um curso de Licenciatura em Química, podemos inferir que o audiolivro elaborado é uma ferramenta no auxílio da aprendizagem de História da Ciência. A análise das respostas mostrou que o objetivo do produto e da dissertação de desenvolver um audiolivro que narrasse os aspectos históricos da alquimia e do processo de destilação, além de evidenciar a aceitação do material como ferramenta na construção do saber, foi atingido.
id UFTM_0bf9718bf8f231da2616f6ca7a6c1999
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1336
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Destilando o som do texto: uma proposta de audiolivro na formação de professores de químicaHistória da ciência.Destilação.Alquimia.Formação de professores.History of science.Distillation.Alchemy.Teachers Education.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICANem sempre considerada como um conteúdo importante, a História da Ciência (HC) tem ganhado, nos últimos anos, maior atenção nas pesquisas sobre o ensino de Química. Evidente nos livros didáticos, esse desabono se faz à medida que tais conteúdos são trazidos de maneira superficial, ou mesmo, como um adorno do conteúdo químico, em boxes, com biografias descontextualizadas e pontuais. Embora muitos trabalhos apresentem a história e a filosofia da ciência como o cerne para a compreensão da construção do conhecimento, trazendo aspectos temporais, sociais e culturais, nota-se que muitos professores não a contemplam em suas aulas, atribuindo a deficiência formativa como principal justificativa. Além disso, observa-se a carência de materiais sobre o assunto, o que pode ser um fator adicional. Na intenção de contribuir com a formação docente, essa dissertação desenvolveu um audiolivro intitulado ‘A Virtude da Alquimia’. Esse objeto educacional tem como desígnio abordar a influência da alquimia e de sua filosofia na história da construção do conhecimento, em especial os processos de destilação, com a pretensão de investigar como a exploração do tema pode fornecer elementos para o ensino de Química. Adotamos o caráter qualitativo para a pesquisa por ir ao encontro dos nossos objetivos e dos sujeitos de pesquisa: professores de Química em formação. A escolha pelo audiolivro visa a inovação didático-pedagógica, assim como, suprir a lacuna da falta de tempo dos professores em estudar a temática, imposta, sobretudo, pela grande jornada de trabalho que prioriza, geralmente, o cumprimento conteudista dos livros em poucas aulas de Química. Através do questionário realizado na disciplina eletiva ‘Elementos Históricos da Química’ de um curso de Licenciatura em Química, podemos inferir que o audiolivro elaborado é uma ferramenta no auxílio da aprendizagem de História da Ciência. A análise das respostas mostrou que o objetivo do produto e da dissertação de desenvolver um audiolivro que narrasse os aspectos históricos da alquimia e do processo de destilação, além de evidenciar a aceitação do material como ferramenta na construção do saber, foi atingido.Not always considered an important subject, the history of science has, in recent years, gained great attention in research on the Chemistry Teaching. Evidently in textbooks, this dismay occurs as such contents are brought superficially, or even, as an adornment of the chemical content, in boxes, with out-of-context and punctual biographies. Although many works present the history and philosophy of science as the core for understanding the construction of knowledge, bringing temporal, social and cultural aspects, it is noted that many teachers do not contemplate it in their classes, attributing the formative deficiency as the main justification. In addition, there is a shortage of materials on the subject, which can be an additional factor. With the intention of contributing to teacher education, this dissertation developed an audiobook entitled ‘A Virtude da Alquimia’. This educational object aims to address the influence of alchemy and its philosophy in the history of knowledge construction, especially the distillation processes, with the intention of investigating how the exploration of the theme can provide elements for the teaching of Chemistry. We adopted the qualitative character for the research because it meets our objectives and the research subjects: Chemistry teachers in training. The choice for the audiobook aims at didactic-pedagogical innovation, as well as, to fill the gap of teachers lack of time to study the theme, imposed, above all, by the long working day that prioritizes, the content fulfillment of books in Chemistry classes. Through the questionnaire carried out in the elective discipline ‘Elementos Históricos da Química' in a Chemistry course we can infer that the audiobook elaborated is a tool in the aid of the learning the History of Science. The analysis of the answers presented that the objective of the product and the dissertation to develop an audiobook that narrated historical aspects of alchemy and the distillation process, in addition to showing the acceptance of the material as a tool in the construction of knowledge, was achieved.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENEBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede NacionalCORRÊA, Thiago Henrique Barnabé37695554812http://lattes.cnpq.br/4448159104632472PONTES, Victor Henrique Silva2022-07-21T18:03:29Z2021-05-142022-07-21T18:03:29Z2021-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-11-08T13:06:15Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1336Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-11-08T13:06:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Destilando o som do texto: uma proposta de audiolivro na formação de professores de química
title Destilando o som do texto: uma proposta de audiolivro na formação de professores de química
spellingShingle Destilando o som do texto: uma proposta de audiolivro na formação de professores de química
PONTES, Victor Henrique Silva
História da ciência.
Destilação.
Alquimia.
Formação de professores.
History of science.
Distillation.
Alchemy.
Teachers Education.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Destilando o som do texto: uma proposta de audiolivro na formação de professores de química
title_full Destilando o som do texto: uma proposta de audiolivro na formação de professores de química
title_fullStr Destilando o som do texto: uma proposta de audiolivro na formação de professores de química
title_full_unstemmed Destilando o som do texto: uma proposta de audiolivro na formação de professores de química
title_sort Destilando o som do texto: uma proposta de audiolivro na formação de professores de química
author PONTES, Victor Henrique Silva
author_facet PONTES, Victor Henrique Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé
37695554812
http://lattes.cnpq.br/4448159104632472
dc.contributor.author.fl_str_mv PONTES, Victor Henrique Silva
dc.subject.por.fl_str_mv História da ciência.
Destilação.
Alquimia.
Formação de professores.
History of science.
Distillation.
Alchemy.
Teachers Education.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic História da ciência.
Destilação.
Alquimia.
Formação de professores.
History of science.
Distillation.
Alchemy.
Teachers Education.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Nem sempre considerada como um conteúdo importante, a História da Ciência (HC) tem ganhado, nos últimos anos, maior atenção nas pesquisas sobre o ensino de Química. Evidente nos livros didáticos, esse desabono se faz à medida que tais conteúdos são trazidos de maneira superficial, ou mesmo, como um adorno do conteúdo químico, em boxes, com biografias descontextualizadas e pontuais. Embora muitos trabalhos apresentem a história e a filosofia da ciência como o cerne para a compreensão da construção do conhecimento, trazendo aspectos temporais, sociais e culturais, nota-se que muitos professores não a contemplam em suas aulas, atribuindo a deficiência formativa como principal justificativa. Além disso, observa-se a carência de materiais sobre o assunto, o que pode ser um fator adicional. Na intenção de contribuir com a formação docente, essa dissertação desenvolveu um audiolivro intitulado ‘A Virtude da Alquimia’. Esse objeto educacional tem como desígnio abordar a influência da alquimia e de sua filosofia na história da construção do conhecimento, em especial os processos de destilação, com a pretensão de investigar como a exploração do tema pode fornecer elementos para o ensino de Química. Adotamos o caráter qualitativo para a pesquisa por ir ao encontro dos nossos objetivos e dos sujeitos de pesquisa: professores de Química em formação. A escolha pelo audiolivro visa a inovação didático-pedagógica, assim como, suprir a lacuna da falta de tempo dos professores em estudar a temática, imposta, sobretudo, pela grande jornada de trabalho que prioriza, geralmente, o cumprimento conteudista dos livros em poucas aulas de Química. Através do questionário realizado na disciplina eletiva ‘Elementos Históricos da Química’ de um curso de Licenciatura em Química, podemos inferir que o audiolivro elaborado é uma ferramenta no auxílio da aprendizagem de História da Ciência. A análise das respostas mostrou que o objetivo do produto e da dissertação de desenvolver um audiolivro que narrasse os aspectos históricos da alquimia e do processo de destilação, além de evidenciar a aceitação do material como ferramenta na construção do saber, foi atingido.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-14
2021-05-14
2022-07-21T18:03:29Z
2022-07-21T18:03:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1336
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221184678395904