Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze e Guatarri

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: ALMEIDA, Francis Silva de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/454
Resumo: Este trabalho é contextualizado pelo âmbito da linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e tem como objeto de investigação o ensino da filosofia e o fazer filosófico no ensino médio. Situamos o nosso objeto nos entremeios da problemática filosófica e da questão educacional, ou para falarmos com Deleuze e Guattari (1995), num intermezzo que o revela como acontecimento que faz uso de ambos os saberes para se produzir. O objetivo geral desta pesquisa é examinar em que medida os sentidos atribuídos pelos professores de filosofia do ensino médio ao fazer filosófico têm provocado a possibilidade de uma pedagogia do conceito. Para tanto, apoiamos a articulação teórica desta pesquisa nas obras de Deleuze (1992, 2000, 2006, 2010) e Deleuze e Guattari (1995, 1997a, 1997b, 2005), procurando, no entretecimento do projeto filosófico deleuzo-guattariniano às ideias de Bianco (2002, 2005), Gallo (1996, 2003, 2007, 2010), Gallo e Kohan (2000), Gelamo (2009), Machado (1990, 2009) e Rezende (1990), conceber e afirmar a filosofia e o seu campo de ensino no nível médio como experiência de pensamento e atividade de criação de conceitos. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e do tipo qualitativa, cuja opção pela incorporação de diferentes níveis de pesquisa e procedimentos técnicos assegurou-nos o alcance do grau de clareza e da compreensão esperados. Nosso ponto de partida consistiu no mapeamento das tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino da filosofia e o fazer filosófico no ensino médio e, em seguida, na leitura exploratória dos textos indicados nas referências. Posteriormente, foi realizada a proposição de questionário escrito para sete professores graduados em filosofia e atuantes nas escolas de ensino médio da rede pública em Uberaba-MG. Como instrumento, lançamos mão do uso de roteiro misto (GIL, 2010). Por seu lado, a leitura dos questionários e o exercício descritivo, de interpretação e inferência ocorreu em face dos pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Para tanto, fizemos a opção pela técnica da análise temática, tendo em conta a articulação dos resultados produzidos com os referenciais teóricos. Cumpre destacar que a análise e a interpretação dos sentidos atribuídos pelos professores de filosofia do ensino médio ao fazer filosófico evidenciaram um cenário de complexidade: se de um lado os limites impostos pelos diferentes aspectos burocráticos do sistema de ensino e a desvalorização da filosofia como disciplina do pensamento expõem a fragilidade do fazer filosófico no ensino médio; por outro lado, os aspectos multireferenciais que se circunstanciam entre a filosofia e o seu ensino exprimem a força vital para a criação de espaços diferenciais que enunciem a natureza afetivo-expressiva do fazer filosófico e revelem o caráter criativo da filosofia como exercício do novo que se produz no pensamento.
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spelling Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze e GuatarriEnsino da Filosofia.Ensino Médio.Deleuze-Guattari.Experiência de pensamento.Criação de conceitos.Enseñanza de la Filosofía.Enseñanza Mediana.Deleuze-Guattari.Experiencia de pensamiento.Creación de conceptos.EducaçãoEste trabalho é contextualizado pelo âmbito da linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e tem como objeto de investigação o ensino da filosofia e o fazer filosófico no ensino médio. Situamos o nosso objeto nos entremeios da problemática filosófica e da questão educacional, ou para falarmos com Deleuze e Guattari (1995), num intermezzo que o revela como acontecimento que faz uso de ambos os saberes para se produzir. O objetivo geral desta pesquisa é examinar em que medida os sentidos atribuídos pelos professores de filosofia do ensino médio ao fazer filosófico têm provocado a possibilidade de uma pedagogia do conceito. Para tanto, apoiamos a articulação teórica desta pesquisa nas obras de Deleuze (1992, 2000, 2006, 2010) e Deleuze e Guattari (1995, 1997a, 1997b, 2005), procurando, no entretecimento do projeto filosófico deleuzo-guattariniano às ideias de Bianco (2002, 2005), Gallo (1996, 2003, 2007, 2010), Gallo e Kohan (2000), Gelamo (2009), Machado (1990, 2009) e Rezende (1990), conceber e afirmar a filosofia e o seu campo de ensino no nível médio como experiência de pensamento e atividade de criação de conceitos. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e do tipo qualitativa, cuja opção pela incorporação de diferentes níveis de pesquisa e procedimentos técnicos assegurou-nos o alcance do grau de clareza e da compreensão esperados. Nosso ponto de partida consistiu no mapeamento das tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino da filosofia e o fazer filosófico no ensino médio e, em seguida, na leitura exploratória dos textos indicados nas referências. Posteriormente, foi realizada a proposição de questionário escrito para sete professores graduados em filosofia e atuantes nas escolas de ensino médio da rede pública em Uberaba-MG. Como instrumento, lançamos mão do uso de roteiro misto (GIL, 2010). Por seu lado, a leitura dos questionários e o exercício descritivo, de interpretação e inferência ocorreu em face dos pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Para tanto, fizemos a opção pela técnica da análise temática, tendo em conta a articulação dos resultados produzidos com os referenciais teóricos. Cumpre destacar que a análise e a interpretação dos sentidos atribuídos pelos professores de filosofia do ensino médio ao fazer filosófico evidenciaram um cenário de complexidade: se de um lado os limites impostos pelos diferentes aspectos burocráticos do sistema de ensino e a desvalorização da filosofia como disciplina do pensamento expõem a fragilidade do fazer filosófico no ensino médio; por outro lado, os aspectos multireferenciais que se circunstanciam entre a filosofia e o seu ensino exprimem a força vital para a criação de espaços diferenciais que enunciem a natureza afetivo-expressiva do fazer filosófico e revelem o caráter criativo da filosofia como exercício do novo que se produz no pensamento.Este trabajo es contextualizado por el ámbito de la línea de investigación Fundamentos y Prácticas Educacionales del Programa de Postgrado en Educación de la Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM y tiene por objetivo de investigación la enseñanza de la filosofía y el quehacer filosófico de la enseñanza mediana. Situamos nuestro objetivo en los entremedios de la problemática filosófica y de la cuestión educacional, o para que hablemos con Deleuze y Guattari (1995), en un interludio que lo revela como acontecimiento que hace uso de ambos los saberes para reproducirse. El objetivo general de esta investigación es examinar en qué medida los sentidos atribuidos por los profesores de filosofía de la enseñanza mediana al quehacer filosófico ha provocado la posibilidad de una pedagogía del concepto. Para ello apoyamos la articulación teórica de esta investigación en las obras de Deleuze (1992, 2000, 2006, 2010) y Deleuze y Guattari (1995, 1997a, 1997b, 2005), buscando en el entretejimiento del proyecto filosófico deleuzo-guattariniano a las ideas de Bianco (2002, 2005), Gallo (1996, 2003, 2007, 2010), Gallo y Kohan (2000), Gelamo (2009), Machado (1990, 2009) y Rezende (1990),concebir y afirmar la filosofía y su campo de enseñanza en el nivel medio como experiencia de pensamiento y actividad de creación de conceptos. Se trata de una investigación de naturaleza básica y cualitativa, cuya opción por la incorporación de diferentes niveles de investigacióny procedimientos técnicos nos aseguró el alcance del grado de clareza y de comprensión esperados. Nuestro punto de partida consistió en el mapeo de las tendencias de la investigación académica sobre la enseñanza de la filosofía y el quehacer filosófico en la enseñanza mediana y, enseguida en la lectura exploratoria de los textos indicados en las referencias. Posteriormente fue realizada la proposición de cuestionario escrito para siete profesores graduados en filosofía que actúan en las escuelas de enseñanza mediana en la red pública en Uberaba-MG. Como instrumento utilizamos un guión mixto (GIL, 2010). Por su parte la lectura de los cuestionarios y el ejercicio descriptivo de interpretación e inferencia ocurrieron a la luz de los presupuestos del análisis de contenido (BARDIN, 2010). Para ello hicimos la opción por la técnica de análisis temática, teniendo en cuenta la articulación de los resultados producidos con los referenciales teóricos. Destacamos que el análisis y la interpretación de los sentidos atribuidos por los profesores de filosofía de la enseñanza mediana al quehacer filosófico evidenciaron un escenario de complejidad: si por una parte los límites impuestos por los diferentes aspectos burocráticos del sistema de enseñanza y la desvaloración de la filosofía como disciplina del pensamiento exponen la fragilidad del quehacer filosófico en la enseñanza mediana; por otra parte, los aspectos multirreferenciales que se circunstancian entre la filosofía y su enseñanza experimentan la fuerza vital para la creación de espacios diferenciales que enuncien la naturaleza afectivoexpresiva del quehacer filosófico y revelan el carácter creativo de la filosofía como ejercicio del nuevo que se reproduce en el pensamiento.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBELLO, Osvaldo Dalberio dall32280807653http://lattes.cnpq.br/3145062026626452ALMEIDA, Francis Silva de2017-12-08T11:26:50Z2016-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfALMEIDA, Francis Silva de. Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze e Guatarri. 2016. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-­Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/454porARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia; geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. ______. MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2013. ARENDT, Hannah. A condição humana. In: A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008, p. 15-30. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2010. BIANCO, Giuseppe. Gilles Deleuze educador: sobre a pedagogia do conceito. Educação & Realidade (Dossiê Gilles Deleuze), v. 27, n. 2, jul/dez. de 2002, p. 180-204. 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dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Francis Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Filosofia.
Ensino Médio.
Deleuze-Guattari.
Experiência de pensamento.
Criação de conceitos.
Enseñanza de la Filosofía.
Enseñanza Mediana.
Deleuze-Guattari.
Experiencia de pensamiento.
Creación de conceptos.
Educação
topic Ensino da Filosofia.
Ensino Médio.
Deleuze-Guattari.
Experiência de pensamento.
Criação de conceitos.
Enseñanza de la Filosofía.
Enseñanza Mediana.
Deleuze-Guattari.
Experiencia de pensamiento.
Creación de conceptos.
Educação
description Este trabalho é contextualizado pelo âmbito da linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e tem como objeto de investigação o ensino da filosofia e o fazer filosófico no ensino médio. Situamos o nosso objeto nos entremeios da problemática filosófica e da questão educacional, ou para falarmos com Deleuze e Guattari (1995), num intermezzo que o revela como acontecimento que faz uso de ambos os saberes para se produzir. O objetivo geral desta pesquisa é examinar em que medida os sentidos atribuídos pelos professores de filosofia do ensino médio ao fazer filosófico têm provocado a possibilidade de uma pedagogia do conceito. Para tanto, apoiamos a articulação teórica desta pesquisa nas obras de Deleuze (1992, 2000, 2006, 2010) e Deleuze e Guattari (1995, 1997a, 1997b, 2005), procurando, no entretecimento do projeto filosófico deleuzo-guattariniano às ideias de Bianco (2002, 2005), Gallo (1996, 2003, 2007, 2010), Gallo e Kohan (2000), Gelamo (2009), Machado (1990, 2009) e Rezende (1990), conceber e afirmar a filosofia e o seu campo de ensino no nível médio como experiência de pensamento e atividade de criação de conceitos. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e do tipo qualitativa, cuja opção pela incorporação de diferentes níveis de pesquisa e procedimentos técnicos assegurou-nos o alcance do grau de clareza e da compreensão esperados. Nosso ponto de partida consistiu no mapeamento das tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino da filosofia e o fazer filosófico no ensino médio e, em seguida, na leitura exploratória dos textos indicados nas referências. Posteriormente, foi realizada a proposição de questionário escrito para sete professores graduados em filosofia e atuantes nas escolas de ensino médio da rede pública em Uberaba-MG. Como instrumento, lançamos mão do uso de roteiro misto (GIL, 2010). Por seu lado, a leitura dos questionários e o exercício descritivo, de interpretação e inferência ocorreu em face dos pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Para tanto, fizemos a opção pela técnica da análise temática, tendo em conta a articulação dos resultados produzidos com os referenciais teóricos. Cumpre destacar que a análise e a interpretação dos sentidos atribuídos pelos professores de filosofia do ensino médio ao fazer filosófico evidenciaram um cenário de complexidade: se de um lado os limites impostos pelos diferentes aspectos burocráticos do sistema de ensino e a desvalorização da filosofia como disciplina do pensamento expõem a fragilidade do fazer filosófico no ensino médio; por outro lado, os aspectos multireferenciais que se circunstanciam entre a filosofia e o seu ensino exprimem a força vital para a criação de espaços diferenciais que enunciem a natureza afetivo-expressiva do fazer filosófico e revelem o caráter criativo da filosofia como exercício do novo que se produz no pensamento.
publishDate 2016
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dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Francis Silva de. Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze e Guatarri. 2016. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-­Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
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Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
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