As datas comemorativas e as expressões artísticas no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: SANTOS, Mayron Engel Rosa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1168
Resumo: Consideradas um fenômeno social, as expressões artísticas estão imbricadas na experiência humana — somente os homens produzem arte e fazem dela algo importante, “útil”, na preservação da humanidade. Faz-se necessário refletir sobre o homem, e seus processos educacionais para a conservação e produção da cultura. Por isso, o tema central da pesquisa trata das datas comemorativas consideradas essenciais para a aprendizagem da cultura, utilizadas desde o momento da alfabetização até a saída do Ensino Médio. Essa reflexão teve início concomitantemente à minha profissionalização como professor de circo e teatro, a partir da exigência que a escola impõe para nós, professores de Arte, da execução de “algo para apresentar” nestas datas comemorativas. A partir desse contexto, o objetivo geral é refletir/analisar sobre a utilização pedagógica das datas comemorativas, buscando entender se as expressões artísticas utilizadas nas atividades espetaculares manifestam a expressividade na escola. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Ensino Fundamental do município de Uberaba-MG, com participação de treze professores, que trabalham com crianças de 6 a 7 anos de idade, foco da pesquisa aqui descrita por se tratar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os docentes responderam a um formulário com as seguintes questões geradoras: (1) O que significa para você participar da atividade “datas comemorativas” na escola? (2) O que significa para você as apresentações cênicas, coreográficas, musicais nas datas comemorativas e quais professores deveriam estar envolvidos nelas? A análise dos discursos dos professores foi realizada segundo a abordagem fenomenológica, valendo-se da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, possibilitando o desvelar de práticas pedagógicas e concepções didáticas presentes no fenômeno analisado. Os resultados mostram que os professores entrevistados compreendem as datas comemorativas como meio de difusão de cultura e produção do conhecimento, entretanto, ao analisar os discursos, percebe-se a reprodução sistemática do conteúdo, utilizando-se as datas ano após ano de forma superficial e hegemônica. Como consequência, as datas são abordadas apenas no sentido comemorativo e festivo, com ausência de um trabalho reflexivo, crítico, histórico e estético, e com a aplicação das expressões artísticas (teatro, dança, música, artes plásticas) com caráter utilitário, meramente instrumental, com fins espetaculares. Além disso, deve-se refletir sobre a formação docente, pois, como evidenciado, há uma reprodução de narrativas e práticas cristalizadas no desenvolvimento do conteúdo datas comemorativas. É necessário repensar as organizações curriculares das licenciaturas em Pedagogia e das disciplinas que pretendem atender às expressões artísticas no ambiente escolar.
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Essa reflexão teve início concomitantemente à minha profissionalização como professor de circo e teatro, a partir da exigência que a escola impõe para nós, professores de Arte, da execução de “algo para apresentar” nestas datas comemorativas. A partir desse contexto, o objetivo geral é refletir/analisar sobre a utilização pedagógica das datas comemorativas, buscando entender se as expressões artísticas utilizadas nas atividades espetaculares manifestam a expressividade na escola. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Ensino Fundamental do município de Uberaba-MG, com participação de treze professores, que trabalham com crianças de 6 a 7 anos de idade, foco da pesquisa aqui descrita por se tratar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os docentes responderam a um formulário com as seguintes questões geradoras: (1) O que significa para você participar da atividade “datas comemorativas” na escola? (2) O que significa para você as apresentações cênicas, coreográficas, musicais nas datas comemorativas e quais professores deveriam estar envolvidos nelas? A análise dos discursos dos professores foi realizada segundo a abordagem fenomenológica, valendo-se da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, possibilitando o desvelar de práticas pedagógicas e concepções didáticas presentes no fenômeno analisado. Os resultados mostram que os professores entrevistados compreendem as datas comemorativas como meio de difusão de cultura e produção do conhecimento, entretanto, ao analisar os discursos, percebe-se a reprodução sistemática do conteúdo, utilizando-se as datas ano após ano de forma superficial e hegemônica. Como consequência, as datas são abordadas apenas no sentido comemorativo e festivo, com ausência de um trabalho reflexivo, crítico, histórico e estético, e com a aplicação das expressões artísticas (teatro, dança, música, artes plásticas) com caráter utilitário, meramente instrumental, com fins espetaculares. Além disso, deve-se refletir sobre a formação docente, pois, como evidenciado, há uma reprodução de narrativas e práticas cristalizadas no desenvolvimento do conteúdo datas comemorativas. É necessário repensar as organizações curriculares das licenciaturas em Pedagogia e das disciplinas que pretendem atender às expressões artísticas no ambiente escolar.Artistic expressions are a social phenomenon imbricated in human experience - only men produce art and make it something important, "useful", in the preservation of humanity. It is necessary to reflect on man and his educational processes for the conservation and production of culture. Therefore, the central theme of the research deals with the commemorative dates considered essential for the learning of culture, that are used since the moment of literacy until leaving High School. This reflection began concomitantly with my professionalization as a circus and theater teacher, based on the requirement that the school imposes on us, Art teachers, to perform “something to present” on these commemorative dates. From this context, the general objective is to reflect/analyze on the pedagogical use of commemorative dates, seeking to understand whether the artistic expressions used in spectacular activities manifest expressiveness at school. The research was carried out in two elementary schools in the city of Uberaba, MG, with the participation of thirteen teachers, who work with children aged 6 and 7 years old, the focus of the research described here because it is the initial years of elementary school. They answered a form with the following generating questions: (1) What does it mean for you to participate in the “commemorative dates” activity at school; (2) What do the scenic, choreographic, musical performances on commemorative dates mean to you and which teachers should be involved in them? The analysis of the teachers' discourses was carried out according to the phenomenological approach, using the Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meaning, enabling the revelation of pedagogical practices and didactic conceptions present in the analyzed phenomenon. The results show that the interviewed teachers understand the commemorative dates as a means of disseminating culture and producing knowledge, however, when analyzing the speeches, the systematic reproduction of the content and didactic form is perceived, using the dates year after year in a superficial and hegemonic way. Consequently, the dates are approached only in the commemorative and festive sense, with the absence of a reflective, critical, historical and aesthetic work, and with the application of artistic expressions (theater; dance; music; plastic arts) with a utilitarian character, merely instrumental, with spectacular ends. In addition, it should reflect on teacher training, because, as evidenced, there is a reproduction of narratives and practices crystallized in the development of commemorative dates content. It is necessary to rethink the curricular organizations of the degrees in Pedagogy and of the subjects that intend to attend to artistic expressions at school.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoMOREIRA, Wagner Wey48504556891http://lattes.cnpq.br/5798244047692726SANTOS, Mayron Engel Rosa2022-05-27T13:35:50Z2022-04-072022-05-27T13:35:50Z2022-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:19:49Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:19:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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