Atividades musicais e lúdicas: uma proposta de promoção à saúde e bem-estar para idosos ativos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Santos, Erica Aparecida dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Atenção à Saúde das Populações
BR
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/119
Resumo: A promoção de saúde para a terceira idade por meio de atividades musicais e lúdicas se destacam como opções humanizadas e prazerosas a serem utilizadas pelo enfermeiro. O objetivo desta pesquisa foi compreender sob a ótica dos idosos o significado de participar das atividades musicais e lúdicas; comparar o bem-estar subjetivo antes e após a participação nas atividades musicais e lúdicas. Trata-se de um estudo de intervenção, observacional e qualitativo, composto por 66 idosos matriculados na Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Federal Triângulo Mineiro - UATI-UFTM em 2012. Foram realizadas oito oficinas musicais e lúdicas. Para avaliação dos dados socioeconômicos e sociais foi aplicado o Questionário Brasileiro de Avaliação Funcional Multidimensional e para a avaliação do bem-estar subjetivo antes e após as intervenções foi aplicada a Escala de Bem-Estar Subjetivo. Ao término das atividades, foram agendadas entrevistas em domicílio ou em local de escolha do idoso, tendo como questões norteadoras: ―Qual o significado de ter participado das atividades musicais e lúdicas na UATI?‖, ―Como a Sr(a) se sentiu ao participar dessas atividades?‖. As respostas foram gravadas e redigidas posteriormente no software Word e analisadas pelo ATLAS.ti (versão 5). Após, utilizou-se a análise de conteúdo, seguindo os passos: Ordenação dos dados, classificação dos dados, análise final. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFTM, sob protocolo 2307. Os resultados mostraram que a maioria dos idosos é do sexo feminino, com média de idade igual a 69, 83 anos, casada ou vivendo com companheiro, vivendo somente com o cônjuge e com filhos (com ou sem cônjuge), com média de 9,22 anos de estudo, ganhando de 1 a 2 salários mínimos, aposentada, com atividade profissional atual de dona de casa e aposentada por tempo de serviço. A Escala de Bem-Estar Subjetivo mostrou que as médias da subescala de afetos positivos (t=1,08; p=0,29) e afetos negativos (t=-0,20; p=0,84) e da subscala da satisfação com a vida (t=-0,34; p=0,73) aplicadas antes e após a intervenção não apresentaram diferença significativa. Das entrevistas, emergiram seis categorias: Promoção do bem-estar físico e mental, Atenção à saúde e bem-estar do idoso, Estimulação para o desenvolvimento de atividades novas, Estimulação da memória e lembranças, Favorecimento da socialização e Percepção de introspecção ao longo das oficinas. Conclui-se que a música e o lúdico se mostraram eficientes como recursos para promoverem a saúde física, mental e social do idoso ativo, sendo ele portador ou não de doenças ou agravos. Houve, também, potencialização do vínculo por facilitarem a aproximação humanizada entre profissionais e idosos.
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