Análise da Governança de Tecnologia da Informação nas Instituições Federais de Ensino do Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: REIS, Jorge Luís Gomes dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/392
Resumo: A visão da Administração Pública Federal sobre a Tecnologia da Informação (TI) vem se modificando nesta década, assim, o governo brasileiro tem aprimorado a utilização da TI com questões relacionadas a mapeamento de processos, treinamento e qualificação de pessoal. Neste contexto, emerge o tema Governança de Tecnologia da Informação (GTI) que, uma vez implementada, reduz os riscos de TI para o negócio, atende a determinações do Tribunal de Contas da União e Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. O objetivo do presente trabalho é analisar a Governança de TI das instituições federais de ensino, Universidades Federais e instituições vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Trata-se de uma pesquisa de delineamento descritivo e abordagem quantitativa com objetivos de natureza exploratória, do tipo survey. Busca-se elucidar fenômenos pouco estudados, neste caso, a Governança de TI nas instituições federais de ensino do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado. Os dados foram analisados por análise fatorial de correspondência múltipla para avaliar as similaridades entre os cinco domínios de TI a partir da determinação da Matriz de Arranjo de Governança de TI de Weill e Ross. Os resultados apresentaram similaridades com relação aos arquétipos adotados nas Universidades como na Rede Federal e revelou que o arquétipo padrão adotado foi a Monarquia de negócio. Em relação a quem contribui com essas decisões o arquétipo dominante é a Monarquia de TI.
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spelling Análise da Governança de Tecnologia da Informação nas Instituições Federais de Ensino do BrasilGovernança de Tecnologia da Informação.Universidades Federais.Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.Arquétipos.Matriz de Arranjo de Governança de TI.Information Technology Governance.Federal University.Federal Network of Professional Scientific and Technological Education.Information Technology.Archetypes.IT Governance Arrangement Matrix.Inovação TecnológicaA visão da Administração Pública Federal sobre a Tecnologia da Informação (TI) vem se modificando nesta década, assim, o governo brasileiro tem aprimorado a utilização da TI com questões relacionadas a mapeamento de processos, treinamento e qualificação de pessoal. Neste contexto, emerge o tema Governança de Tecnologia da Informação (GTI) que, uma vez implementada, reduz os riscos de TI para o negócio, atende a determinações do Tribunal de Contas da União e Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. O objetivo do presente trabalho é analisar a Governança de TI das instituições federais de ensino, Universidades Federais e instituições vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Trata-se de uma pesquisa de delineamento descritivo e abordagem quantitativa com objetivos de natureza exploratória, do tipo survey. Busca-se elucidar fenômenos pouco estudados, neste caso, a Governança de TI nas instituições federais de ensino do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado. Os dados foram analisados por análise fatorial de correspondência múltipla para avaliar as similaridades entre os cinco domínios de TI a partir da determinação da Matriz de Arranjo de Governança de TI de Weill e Ross. Os resultados apresentaram similaridades com relação aos arquétipos adotados nas Universidades como na Rede Federal e revelou que o arquétipo padrão adotado foi a Monarquia de negócio. Em relação a quem contribui com essas decisões o arquétipo dominante é a Monarquia de TI.The Federal Public Administration's view on Information Technology (IT) has been changing in this decade, so the Brazilian government has to improve the use of IT with issues related to process mapping, training and qualification of personnel. In this context, the issue of Information Technology Governance (ITG) emerges, which, once implemented, reduces IT risks to the business, taking into account determinations by the Federal Audit Court and the Ministry of Planning Budget and Management. The objective of the present work is to analyze IT Governance of federal teaching institutions, Federal Universities and institutions linked to the Federal Network of Professional Scientific and Technological Education. This is a descriptive research and quantitative approach with exploratory, survey-type objectives. It seeks to elucidate phenomena little studied, in this case, IT Governance in the federal educational institutions of Brazil. Data collection was done through a structured questionnaire. The data were analyzed by multiple matching factorial analysis to evaluate the similarities between the five IT domains from the determination of the Weill and Ross IT Governance Array Matrix. The results presented similarities with respect to the archetypes adopted in the Universities as in the Federal Network and revealed that the standard archetype adopted was the Monarchy of business. For those who contribute to these decisions the dominant archetype is the IT Monarchy.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaSCATENA, Lúcia Marina05725663876http://lattes.cnpq.br/2773059604961838REIS, Jorge Luís Gomes dos2017-08-07T16:46:35Z2017-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfREIS, Jorge Luís Gomes dos. Análise da Governança de Tecnologia da Informação nas Instituições Federais de Ensino do Brasil. 2017. 107f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/392porADACHI, E. S. 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REIS, Jorge Luís Gomes dos
Governança de Tecnologia da Informação.
Universidades Federais.
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Inovação Tecnológica
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Inovação Tecnológica
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Universidades Federais.
Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
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Matriz de Arranjo de Governança de TI.
Information Technology Governance.
Federal University.
Federal Network of Professional Scientific and Technological Education.
Information Technology.
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IT Governance Arrangement Matrix.
Inovação Tecnológica
description A visão da Administração Pública Federal sobre a Tecnologia da Informação (TI) vem se modificando nesta década, assim, o governo brasileiro tem aprimorado a utilização da TI com questões relacionadas a mapeamento de processos, treinamento e qualificação de pessoal. Neste contexto, emerge o tema Governança de Tecnologia da Informação (GTI) que, uma vez implementada, reduz os riscos de TI para o negócio, atende a determinações do Tribunal de Contas da União e Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. O objetivo do presente trabalho é analisar a Governança de TI das instituições federais de ensino, Universidades Federais e instituições vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Trata-se de uma pesquisa de delineamento descritivo e abordagem quantitativa com objetivos de natureza exploratória, do tipo survey. Busca-se elucidar fenômenos pouco estudados, neste caso, a Governança de TI nas instituições federais de ensino do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado. Os dados foram analisados por análise fatorial de correspondência múltipla para avaliar as similaridades entre os cinco domínios de TI a partir da determinação da Matriz de Arranjo de Governança de TI de Weill e Ross. Os resultados apresentaram similaridades com relação aos arquétipos adotados nas Universidades como na Rede Federal e revelou que o arquétipo padrão adotado foi a Monarquia de negócio. Em relação a quem contribui com essas decisões o arquétipo dominante é a Monarquia de TI.
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