Saúde mental: satisfação dos profissionais de enfermagem com os cuidados oferecidos pela instituição

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: MARQUES, Ludyene dos Reis
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1290
Resumo: A saúde do(a) trabalhador(a) tem sido afetada ao longo dos anos, com destaque para o aumento das doenças mentais. Dentre as categorias profissionais em que são observados elevados problemas de saúde mental, estão os profissionais de enfermagem. Não é comum nas instituições públicas práticas específicas para o cuidado e bem estar psíquico do servidor. Diante do contexto do processo de trabalho em saúde, este estudo se propõe a conhecer a satisfação dos profissionais de enfermagem adoecidos mentalmente com os protocolos de cuidado oferecidos pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Trata-se de um estudo descritivo realizado com trabalhadores de enfermagem lotados no Hospital de Clínicas da UFTM e com os profissionais da equipe técnica do Departamento de Atenção à Saúde do Servidor (DASS) - UFTM. A pesquisa foi realizada de forma remota (online), por meio do autopreenchimento de questionários. No questionário para os profissionais de enfermagem, foram incluídas questões sociodemográficas, o Self Report Questionnaire (SRQ-20) e a Escala de Avaliação da Satisfação dos Pacientes com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR) em sua forma abreviada. Para a identificação dos protocolos existentes para o cuidado com os trabalhadores adoecidos mentalmente, foi aplicado, em formato de entrevista, um questionário semiestruturado com os trabalhadores da equipe técnica do DASS. Em relação ao serviço fornecido pelo DASS, os resultados mostraram que os profissionais foram avaliados como competentes e que eles envolvem os usuários/pacientes no plano de tratamento. Observou-se também que o DASS atualmente não possui um protocolo com fluxo de atendimento formalizado e divulgado na instituição, não realiza avaliação do serviço que oferece, apresenta infraestrutura física inadequada e a quantidade de profissionais da equipe técnica é insuficiente para atender a demanda de todos os servidores da universidade. A amostra da equipe de enfermagem que relatou ter utilizado os serviços do DASS estava satisfeita, sobretudo quanto à competência dos profissionais, acolhida e ajuda recebida no serviço. Condições físicas e conforto do serviço obtiveram os menores escores na escala de avaliação de satisfação. Como recomendações, foi realizado um relatório técnico abordando dois aspectos que podem ser adequados no serviço: implementação institucional de um fluxo de atendimento e a elaboração de um método para avaliação incluindo usuários e equipe técnica do DASS. Pretende-se que os resultados encontrados possam contribuir para o aprimoramento de políticas de saúde mental para os servidores públicos.
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Trata-se de um estudo descritivo realizado com trabalhadores de enfermagem lotados no Hospital de Clínicas da UFTM e com os profissionais da equipe técnica do Departamento de Atenção à Saúde do Servidor (DASS) - UFTM. A pesquisa foi realizada de forma remota (online), por meio do autopreenchimento de questionários. No questionário para os profissionais de enfermagem, foram incluídas questões sociodemográficas, o Self Report Questionnaire (SRQ-20) e a Escala de Avaliação da Satisfação dos Pacientes com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR) em sua forma abreviada. Para a identificação dos protocolos existentes para o cuidado com os trabalhadores adoecidos mentalmente, foi aplicado, em formato de entrevista, um questionário semiestruturado com os trabalhadores da equipe técnica do DASS. Em relação ao serviço fornecido pelo DASS, os resultados mostraram que os profissionais foram avaliados como competentes e que eles envolvem os usuários/pacientes no plano de tratamento. Observou-se também que o DASS atualmente não possui um protocolo com fluxo de atendimento formalizado e divulgado na instituição, não realiza avaliação do serviço que oferece, apresenta infraestrutura física inadequada e a quantidade de profissionais da equipe técnica é insuficiente para atender a demanda de todos os servidores da universidade. A amostra da equipe de enfermagem que relatou ter utilizado os serviços do DASS estava satisfeita, sobretudo quanto à competência dos profissionais, acolhida e ajuda recebida no serviço. Condições físicas e conforto do serviço obtiveram os menores escores na escala de avaliação de satisfação. Como recomendações, foi realizado um relatório técnico abordando dois aspectos que podem ser adequados no serviço: implementação institucional de um fluxo de atendimento e a elaboração de um método para avaliação incluindo usuários e equipe técnica do DASS. Pretende-se que os resultados encontrados possam contribuir para o aprimoramento de políticas de saúde mental para os servidores públicos.Workers' health has been affected over the years, with emphasis on the increase in mental disorders. Among the professional categories in which high mental disease are observed are nursing professionals. Specific practices for the care and psychological well-being of the server are not common in public institutions. Given the context of the health work process, this study proposes to evaluate the satisfaction of mentally ill nursing professionals with the care protocols offered by the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM). This is a descriptive study carried out with nursing workers at the University Hospital at UFTM and with professionals from the technical team of the Departamento de Atenção à Saúde do Servidor (DASS) - UFTM. The survey was conducted remotely (online), through self-completion of questionnaires. The questionnaire for nursing professionals included sociodemographic questions, the Self Report Questionnaire (SRQ-20) and the Patient Satisfaction with Mental Health Services Scale (SATIS-BR) in its short form. To identify the current protocols for the care of mentally ill workers, a semi-structured questionnaire was applied, in an interview format, with the workers of the DASS technical team. About the service provided by DASS, the results showed that professionals were evaluated as competent and that they involve users/patients in the treatment plan. It was also observed that the DASS currently does not have a protocol with a formalized and publicized service flow in the institution, the department does not evaluate the service it provides, DASS has inadequate infrastructure, and the number of professionals in the technical team is insufficient to meet the demand of all the university servants. The sample of the nursing professionals that reported having used the DASS services was satisfied, especially with the professionals' competence, reception and help received in the service. General service infrastructure and comfort had the lowest scores on the satisfaction scale. As recommendations, a technical report was carried out addressing two aspects that could be adequate in the service: institutional implementation of a service flow and the elaboration of a method for evaluation, including users and technical staff of the DASS. It is intended that the results found can contribute to the improvement of mental health policies for public servants.Universidade Federal do Triângulo MineiroPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede NacionalCOSTA, Aline Silva da10519736788http://lattes.cnpq.br/7829979467416999MARQUES, Ludyene dos Reis2022-07-12T17:08:45Z2022-03-042022-07-12T17:08:45Z2022-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-07-13T02:02:37Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1290Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-07-13T02:02:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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