Satisfação de idosos com a Estratégia Saúde da Família em município do interior do Triângulo Mineiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: GARCIA, Luan Augusto Alves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1408
Resumo: A satisfação com os serviços de saúde podem relacionar-se das relações entre os profissionais de saúde e os usuários deste serviços ao mesmo tempo que, podem estar relacionados também a outros aspectos como a organização e infraestrutura das unidades e também das próprias percepções e necessidades dos usuários. Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil sociodemográfico e de condições de saúde dos idosos cadastrados pela Saúde da Família; avaliar a existência de diferença entre a satisfação dos idosos cadastrados na Saúde da Família conforme os serviços de saúde distribuídos nos distritos sanitários; identificar os aspectos que influenciam a satisfação dos idosos cadastrados na Saúde da Família com os serviços de saúde; verificar se há diferenças nos escores de satisfação dos idosos cadastrados na Saúde da Família conforme os serviços de saúde distribuídos nos Distritos Sanitários e fatores relacionados e descrever a satisfação idosos octogenários cadastrados na Saúde da Família conforme os serviços de saúde prestados. Trata-se de estudo do tipo inquérito domiciliar, analítico, com delineamento transversal realizado com 338 idosos. Os dados foram coletados por meio de instrumento semiestruturado de caracterização sociodemográfica, condições de saúde e acesso aos serviços, capacidade cognitiva do idoso através da aplicação do Mini Exame do Estado Mental e satisfação com o Questionário de Satisfação com os cuidados primários de Saúde. Foi realizada análise descritiva univariada para o primeiro e segundo objetivos. Para análise do terceiro e quarto objetivo foi empreendida análise bivariada tendo como aspectos influenciadores características sociodemográficas (idade, escolaridade, renda familiar) e características relacionadas aos serviços de saúde (frequência da visita do agente comunitário e frequência de uso da unidade de saúde). Para o quinto objetivo foi empreendida análise univariada descritiva. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFTM, protocolo nº 2.041.624. A maioria dos idosos entrevistados eram do sexo feminino (68,5%), com média de idade de 71,5 anos, estado civil casado(a)/mora com companheiro(a) (44,1%), cor da pele branca (46,2%), de religião católica (62,2%), com escolaridade entre um a quatro anos completos (54,6%), aposentados (84,5%), sem ocupação profissional (81,1%), com rendimento individual de um salário mínimo (52,2%) e rendimento familiar de um a três salários mínimos (58,0%), sendo o arranjo familiar composto por novas formas de arranjos (60,1%), não tabagistas (65,1%) nem etilistas (73,9%), não praticantes de atividade física (59,2%). Considerando o acesso aos serviços de saúde os idosos informaram utilizar o serviço público de saúde (69,7%) e não possuir convênio particular de saúde (66,8%). Quase a metade, informou receber no mínimo uma visita ao mês do ACS (55,0%) e frequentar o serviço de saúde ao qual está cadastrado pelo menos uma vez ao mês (50,0%). Considerando a avaliação da satisfação as dimensões Agentes Comunitários de Saúde, Médicos e Enfermagem foram melhores avaliadas tanto para o grupo de satisfeitos quanto para os muito satisfeitos. Os itens melhores avaliados entre o grupo de idosos Satisfeitos foram: Os Agentes Comunitários são atenciosos (Média=5,7); Os Agentes Comunitários interessam-se pelos seus problemas e pela sua resolução (Média=5,5) e Os Enfermeiros são atenciosos (Média=5,5). Já entre o grupo de idosos Muito Satisfeitos foram: Os Agentes Comunitários são atenciosos (Média=6,7); Os Agentes Comunitários interessam-se pelos seus problemas e sua resolução (Média=6,7) e Os Agentes Comunitários explicam claramente o que o senhor(a) deve fazer (Média=6,7). Com relação aos potenciais fatores de influencia na satisfação entre os idosos apresentaram diferenças significativas para os fatores renda familiar (p=0,041), frequência de visita do Agente Comunitário de Saúde (p=0,001) e raça/cor da pele autodeclarada (p=0,028). Considerando a avaliação da satisfação entres os Distritos Sanitários de Saúde pode ser observado diferenças significativas, sendo as menores avaliações presentes no DS I e para as seguintes dimensões Instalações da unidade (p<0,001), Percepções e necessidades (p=0,023) e Escore Total de Satisfação (p=0,026). Com relação aos idosos octogenários, neste estudo houve predomínio de idosos do sexo feminino, brancos, com escolaridade entre um e quatro anos, aposentados, não desempenhando atividade profissional, com renda individual de um salário mínimo, renda familiar de um a três salários mínimos, não tabagistas, etilistas e não praticantes de atividade física. Com relação a satisfação dos idosos octogenários as dimensões Agentes Comunitários de Saúde, Enfermagem e Instalações da Unidade foram melhores avaliadas para o grupo de satisfeitos e, as dimensões Agentes Comunitários de Saúde, Médicos e Percepções e necessidades melhores avaliados para os muito satisfeitos. Os resultados contribuem para a compreensão do perfil de idosos cadastrados na ESF e a avaliação da satisfação com este serviço. Os idosos encontram-se satisfeitos com os cuidados primários empreendidos pela Saúde da Família, embora alguns fatores possam influenciar negativamente na percepção de satisfação, o que justifica a necessidade demais estudos sobre a temática. Sendo assim, poderão contribuir para sensibilizar os usuários dos serviços sobre a importância de sua valoração nos aspectos que tangenciam o processo de planejamento e a tomada de decisão das ações de saúde, além de fortalecer as políticas públicas de saúde, fomentando ações que incorporem a satisfação dos usuários nas avaliações em saúde.
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spelling Satisfação de idosos com a Estratégia Saúde da Família em município do interior do Triângulo MineiroSatisfaction of the elderly with the Family Health Strategy in a municipality in the interior of the Triângulo MineiroSatisfacción de ancianos con la Estrategia Salud de la Familia en municipio del interior del Triángulo MineroIdoso.Atenção Primária à Saúde.Estratégia Saúde da Família.Satisfação do paciente.Pesquisa sobre Serviços de Saúde.Elderly.Primary Health Care.Family Health Strategy.Patient satisfaction.Research on Health Services.Ancianos.Atención Primaria a la Salud.Estrategia Salud de la Familia.Satisfacción del paciente.Búsqueda de Servicios de Salud.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICAA satisfação com os serviços de saúde podem relacionar-se das relações entre os profissionais de saúde e os usuários deste serviços ao mesmo tempo que, podem estar relacionados também a outros aspectos como a organização e infraestrutura das unidades e também das próprias percepções e necessidades dos usuários. Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil sociodemográfico e de condições de saúde dos idosos cadastrados pela Saúde da Família; avaliar a existência de diferença entre a satisfação dos idosos cadastrados na Saúde da Família conforme os serviços de saúde distribuídos nos distritos sanitários; identificar os aspectos que influenciam a satisfação dos idosos cadastrados na Saúde da Família com os serviços de saúde; verificar se há diferenças nos escores de satisfação dos idosos cadastrados na Saúde da Família conforme os serviços de saúde distribuídos nos Distritos Sanitários e fatores relacionados e descrever a satisfação idosos octogenários cadastrados na Saúde da Família conforme os serviços de saúde prestados. Trata-se de estudo do tipo inquérito domiciliar, analítico, com delineamento transversal realizado com 338 idosos. Os dados foram coletados por meio de instrumento semiestruturado de caracterização sociodemográfica, condições de saúde e acesso aos serviços, capacidade cognitiva do idoso através da aplicação do Mini Exame do Estado Mental e satisfação com o Questionário de Satisfação com os cuidados primários de Saúde. Foi realizada análise descritiva univariada para o primeiro e segundo objetivos. Para análise do terceiro e quarto objetivo foi empreendida análise bivariada tendo como aspectos influenciadores características sociodemográficas (idade, escolaridade, renda familiar) e características relacionadas aos serviços de saúde (frequência da visita do agente comunitário e frequência de uso da unidade de saúde). Para o quinto objetivo foi empreendida análise univariada descritiva. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFTM, protocolo nº 2.041.624. A maioria dos idosos entrevistados eram do sexo feminino (68,5%), com média de idade de 71,5 anos, estado civil casado(a)/mora com companheiro(a) (44,1%), cor da pele branca (46,2%), de religião católica (62,2%), com escolaridade entre um a quatro anos completos (54,6%), aposentados (84,5%), sem ocupação profissional (81,1%), com rendimento individual de um salário mínimo (52,2%) e rendimento familiar de um a três salários mínimos (58,0%), sendo o arranjo familiar composto por novas formas de arranjos (60,1%), não tabagistas (65,1%) nem etilistas (73,9%), não praticantes de atividade física (59,2%). Considerando o acesso aos serviços de saúde os idosos informaram utilizar o serviço público de saúde (69,7%) e não possuir convênio particular de saúde (66,8%). Quase a metade, informou receber no mínimo uma visita ao mês do ACS (55,0%) e frequentar o serviço de saúde ao qual está cadastrado pelo menos uma vez ao mês (50,0%). Considerando a avaliação da satisfação as dimensões Agentes Comunitários de Saúde, Médicos e Enfermagem foram melhores avaliadas tanto para o grupo de satisfeitos quanto para os muito satisfeitos. Os itens melhores avaliados entre o grupo de idosos Satisfeitos foram: Os Agentes Comunitários são atenciosos (Média=5,7); Os Agentes Comunitários interessam-se pelos seus problemas e pela sua resolução (Média=5,5) e Os Enfermeiros são atenciosos (Média=5,5). Já entre o grupo de idosos Muito Satisfeitos foram: Os Agentes Comunitários são atenciosos (Média=6,7); Os Agentes Comunitários interessam-se pelos seus problemas e sua resolução (Média=6,7) e Os Agentes Comunitários explicam claramente o que o senhor(a) deve fazer (Média=6,7). Com relação aos potenciais fatores de influencia na satisfação entre os idosos apresentaram diferenças significativas para os fatores renda familiar (p=0,041), frequência de visita do Agente Comunitário de Saúde (p=0,001) e raça/cor da pele autodeclarada (p=0,028). Considerando a avaliação da satisfação entres os Distritos Sanitários de Saúde pode ser observado diferenças significativas, sendo as menores avaliações presentes no DS I e para as seguintes dimensões Instalações da unidade (p<0,001), Percepções e necessidades (p=0,023) e Escore Total de Satisfação (p=0,026). Com relação aos idosos octogenários, neste estudo houve predomínio de idosos do sexo feminino, brancos, com escolaridade entre um e quatro anos, aposentados, não desempenhando atividade profissional, com renda individual de um salário mínimo, renda familiar de um a três salários mínimos, não tabagistas, etilistas e não praticantes de atividade física. Com relação a satisfação dos idosos octogenários as dimensões Agentes Comunitários de Saúde, Enfermagem e Instalações da Unidade foram melhores avaliadas para o grupo de satisfeitos e, as dimensões Agentes Comunitários de Saúde, Médicos e Percepções e necessidades melhores avaliados para os muito satisfeitos. Os resultados contribuem para a compreensão do perfil de idosos cadastrados na ESF e a avaliação da satisfação com este serviço. Os idosos encontram-se satisfeitos com os cuidados primários empreendidos pela Saúde da Família, embora alguns fatores possam influenciar negativamente na percepção de satisfação, o que justifica a necessidade demais estudos sobre a temática. Sendo assim, poderão contribuir para sensibilizar os usuários dos serviços sobre a importância de sua valoração nos aspectos que tangenciam o processo de planejamento e a tomada de decisão das ações de saúde, além de fortalecer as políticas públicas de saúde, fomentando ações que incorporem a satisfação dos usuários nas avaliações em saúde.Satisfaction with health services can be related to the relationships between health professionals and users of health services, while they may also be related to other aspects such as the organization and infrastructure of the units and also to the perceptions and needs of the patients themselves. users. This study aimed to characterize the sociodemographic profile and the health conditions of the elderly enrolled in Family Health; to evaluate the existence of a difference between the satisfaction of the elderly enrolled in Family Health according to the health services distributed in the health districts; to identify the aspects that influence the satisfaction of the elderly enrolled in Family Health with the health services; to verify if there are differences in the satisfaction scores of the elderly enrolled in Family Health according to the health services distributed in the Health Districts and related factors and to describe the satisfaction octogenarians enrolled in Family Health according to the health services provided. This is a house-type, analytical, cross-sectional study conducted with 338 elderly people. Data were collected through a semistructured instrument of sociodemographic characterization, health conditions and access to services, cognitive ability of the elderly through the application of the Mini Mental State Examination and satisfaction with the Questionnaire for Satisfaction with Primary Health Care. univariate descriptive analysis for the first and second objectives. For the analysis of the third and fourth objective, a bivariate analysis was carried out, having as sociodemographic characteristics (age, education, family income) and characteristics related to health services (frequency of community agent visit and frequency of use of the health unit). For the fifth objective, descriptive univariate analysis was undertaken. This study was approved by the Committee of Ethics in Research with Human Beings of UFTM, protocol nº 2.041.624. The majority of the elderly interviewed were female (68.5%), with a mean age of 71.5 years, marital status married / living with a partner (44.1%), white skin color (46.2%), of Catholic religion (62.2%), with education between one and four full years (54.6%), retired (84.5%), with an individual income of a minimum wage (52.2%) and family income of one to three minimum wages (58.0%), the family arrangement being composed of new forms of arrangements (60.1%), non-smokers , 1%) or alcoholics (73.9%), who did not practice physical activity (59.2%). Considering access to health services, the elderly reported using the public health service (69.7%) and did not have a private health insurance (66.8%). Almost half reported receiving at least one visit to the ACS month (55.0%) and attending the health service to which they are registered at least once a month (50.0%). Considering the evaluation of the satisfaction, the dimensions Community Health Agents, Doctors and Nursing were better evaluated for both satisfied and very satisfied groups. The best evaluated items among the Satisfied elderly group were: The Community Agents are attentive (Average = 5.7); The Community Agents are interested in their problems and their resolution (Average = 5.5) and Nurses are attentive (Average = 5.5). Among the Very Satisfied elderly group were: The Community Agents are attentive (Average = 6,7); The Community Agents are interested in their problems and their resolution (Average = 6,7) and the Community Agents clearly explain what you should do (Average = 6,7). Regarding the potential factors influencing satisfaction among the elderly, there were significant differences for the family income factors (p = 0.041), frequency of visits by the Community Health Agent (p = 0.001) and self-reported skin color / color (p = 0.028 ). Considering the evaluation of satisfaction among the Health Districts of Health can be observed significant differences, being the smaller evaluations present in DS I and for the following dimensions Units of the unit (p <0.001), Perceptions and needs (p = 0,023) and Total Score of Satisfaction (p = 0.026). With regard to the octogenarian elderly, in this study there was a predominance of white female adults, with education between one and four years old, retired, not performing professional activity, with individual income of a minimum wage, family income of one to three minimum wages, non-smokers, alcoholics and non-practitioners of physical activity. With regard to the satisfaction of the octogenarian elderly, the dimensions of the Community Health Agents, Nursing and Facilities of the Unit were better evaluated for the satisfied group, and the dimensions Community Health Agents, Doctors and Perceptions and better evaluated needs for the very satisfied ones. The results contribute to the understanding of the profile of the elderly enrolled in the FHT and the evaluation of satisfaction with this service. The elderly are satisfied with the primary care taken by Family Health, although some factors may negatively influence the perception of satisfaction, which justifies the need for other studies on the subject. Thus, they may contribute to sensitize service users about the importance of their assessment in the aspects that influence the planning process and the decision making of health actions, as well as strengthening public health policies, promoting actions that incorporate satisfaction of users in health assessments.La satisfacción con los servicios de salud puede relacionarse de las relaciones entre los profesionales de la salud y los usuarios de estos servicios al mismo tiempo que pueden estar relacionados también a otros aspectos como la organización e infraestructura de las unidades y también de las propias percepciones y necesidades de los mismos usuarios. Este estudio tuvo como objetivo caracterizar el perfil sociodemográfico y de condiciones de salud de los ancianos catastrados por la Salud de la Familia; evaluar la existencia de diferencia entre la satisfacción de los ancianos registrados en la Salud de la Familia conforme a los servicios de salud distribuidos en los distritos sanitarios; identificar los aspectos que influencian la satisfacción de los ancianos registrados en la Salud de la Familia con los servicios de salud; verificar si hay diferencias en los escores de satisfacción de los ancianos registrados en la Salud de la Familia según los servicios de salud distribuidos en los Distritos Sanitarios y factores relacionados y describir la satisfacción ancianos octogenarios registrados en la Salud de la Familia conforme a los servicios de salud prestados. Se trata de estudio del tipo de encuesta domiciliaria, analítica, con delineamiento transversal realizado con 338 ancianos. Los datos fueron recolectados por medio de un instrumento semiestructurado de caracterización sociodemográfica, condiciones de salud y acceso a los servicios, capacidad cognitiva del anciano a través de la aplicación del Mini Examen del Estado Mental y satisfacción con el Cuestionario de Satisfacción con los cuidados primarios de Salud. el análisis descriptivo univariado para el primer y segundo objetivos. Para el análisis del tercer y cuarto objetivo se emprendió análisis bivariados teniendo como aspectos influenciadores características sociodemográficas (edad, escolaridad, ingreso familiar) y características relacionadas a los servicios de salud (frecuencia de la visita del agente comunitario y frecuencia de uso de la unidad de salud). Para el quinto objetivo se emprendió análisis univariado descriptivo. Este estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación con Seres Humanos de la UFTM, protocolo nº 2.041.624. La mayoría de los ancianos entrevistados eran del sexo femenino (68,5%), con promedio de edad de 71,5 años, estado civil casado (a) / mora con compañero (44,1%), color de la piel blanca (46,2%), de religión católica (62,2%), con escolaridad entre uno a cuatro años completos (54,6%), jubilados (84,5%), sin ocupación profesional (81,1%), con un ingreso individual de un salario mínimo (52,2%) y renta familiar de uno a tres salarios mínimos (58,0%), siendo el arreglo familiar compuesto por nuevas formas de arreglos (60,1%), no tabaquistas (65) , 1%) ni etilistas (73,9%), no practicantes de actividad física (59,2%). Considerando el acceso a los servicios de salud los ancianos informaron utilizar el servicio público de salud (69,7%) y no poseer un convenio particular de salud (66,8%). Casi la mitad, informó recibir al menos una visita al mes del ACS (55,0%) y frecuentar el servicio de salud al que está registrado al menos una vez al mes (50,0%). Considerando la evaluación de la satisfacción las dimensiones Agentes Comunitarios de Salud, Médicos y Enfermería fueron mejor evaluadas tanto para el grupo de satisfechos como para los muy satisfechos. Los ítems mejores evaluados entre el grupo de ancianos Satisfectos fueron: Los Agentes Comunitarios son atencios (Media = 5,7); Los Agentes Comunitarios se interesan por sus problemas y por su resolución (Media = 5,5) y Los enfermeros son atenciosos (media = 5,5). Ya entre el grupo de ancianos Muy Satisfechos fueron: Los Agentes Comunitarios son atenciosos (Media = 6,7); Los Agentes Comunitarios se interesan por sus problemas y su resolución (Media = 6,7) y Los Agentes Comunitarios explican claramente lo que usted debe (Media = 6,7). (P = 0,041), frecuencia de visita del Agente Comunitario de Salud (p = 0,001) y raza / color de la piel autodeclarada (p = 0,028), con relación a los potenciales factores de influencia en la satisfacción entre los ancianos presentaron diferencias significativas para los factores de ingreso familiar (p = 0,041) ). En la evaluación de la satisfacción entre los Distritos Sanitarios de Salud se pueden observar diferencias significativas, siendo las menores evaluaciones presentes en el DS I y para las siguientes dimensiones Instalaciones de la unidad (p <0,001), Percepciones y necesidades (p = 0,023) y Escala Total de Satisfacción (p = 0,026). Con respecto a los ancianos octogenarios, en este estudio hubo predominio de ancianos del sexo femenino, blancos, con escolaridad entre uno y cuatro años, jubilados, no desempeñando actividad profesional, con renta individual de un salario mínimo, renta familiar de uno a tres salarios mínimos, no tabaquistas, etilistas y no practicantes de actividad física. Con respecto a la satisfacción de los ancianos octogenarios las dimensiones Agentes Comunitarios de Salud, Enfermería e Instalaciones de la Unidad fueron mejor evaluadas para el grupo de satisfechos y, las dimensiones Agentes Comunitarios de Salud, Médicos y Percepciones y necesidades mejor evaluadas para los muy satisfechos. Los resultados contribuyen a la comprensión del perfil de ancianos registrados en la ESF y la evaluación de la satisfacción con este servicio. Los ancianos se encuentran satisfechos con los cuidados primarios emprendidos por la Salud de la Familia, aunque algunos factores pueden influenciar negativamente en la percepción de satisfacción, lo que justifica la necesidad de otros estudios sobre la temática. Por lo tanto, pueden contribuir a sensibilizar a los usuarios de los servicios sobre la importancia de su valoración en los aspectos que tangencian el proceso de planificación y la toma de decisión de las acciones de salud, además de fortalecer las políticas públicas de salud, fomentando acciones que incorporen la satisfacción de los usuarios en las evaluaciones en salud.Universidade Federal do Triângulo MineiroPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeSANTOS, Alvaro da Silva04009689838http://lattes.cnpq.br/5110245118519872GARCIA, Luan Augusto Alves2022-10-20T12:37:54Z2018-01-162022-10-20T12:37:54Z2018-01-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1408porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-10-21T02:02:40Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-10-21T02:02:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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GARCIA, Luan Augusto Alves
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Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil sociodemográfico e de condições de saúde dos idosos cadastrados pela Saúde da Família; avaliar a existência de diferença entre a satisfação dos idosos cadastrados na Saúde da Família conforme os serviços de saúde distribuídos nos distritos sanitários; identificar os aspectos que influenciam a satisfação dos idosos cadastrados na Saúde da Família com os serviços de saúde; verificar se há diferenças nos escores de satisfação dos idosos cadastrados na Saúde da Família conforme os serviços de saúde distribuídos nos Distritos Sanitários e fatores relacionados e descrever a satisfação idosos octogenários cadastrados na Saúde da Família conforme os serviços de saúde prestados. Trata-se de estudo do tipo inquérito domiciliar, analítico, com delineamento transversal realizado com 338 idosos. Os dados foram coletados por meio de instrumento semiestruturado de caracterização sociodemográfica, condições de saúde e acesso aos serviços, capacidade cognitiva do idoso através da aplicação do Mini Exame do Estado Mental e satisfação com o Questionário de Satisfação com os cuidados primários de Saúde. Foi realizada análise descritiva univariada para o primeiro e segundo objetivos. Para análise do terceiro e quarto objetivo foi empreendida análise bivariada tendo como aspectos influenciadores características sociodemográficas (idade, escolaridade, renda familiar) e características relacionadas aos serviços de saúde (frequência da visita do agente comunitário e frequência de uso da unidade de saúde). Para o quinto objetivo foi empreendida análise univariada descritiva. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFTM, protocolo nº 2.041.624. A maioria dos idosos entrevistados eram do sexo feminino (68,5%), com média de idade de 71,5 anos, estado civil casado(a)/mora com companheiro(a) (44,1%), cor da pele branca (46,2%), de religião católica (62,2%), com escolaridade entre um a quatro anos completos (54,6%), aposentados (84,5%), sem ocupação profissional (81,1%), com rendimento individual de um salário mínimo (52,2%) e rendimento familiar de um a três salários mínimos (58,0%), sendo o arranjo familiar composto por novas formas de arranjos (60,1%), não tabagistas (65,1%) nem etilistas (73,9%), não praticantes de atividade física (59,2%). Considerando o acesso aos serviços de saúde os idosos informaram utilizar o serviço público de saúde (69,7%) e não possuir convênio particular de saúde (66,8%). Quase a metade, informou receber no mínimo uma visita ao mês do ACS (55,0%) e frequentar o serviço de saúde ao qual está cadastrado pelo menos uma vez ao mês (50,0%). Considerando a avaliação da satisfação as dimensões Agentes Comunitários de Saúde, Médicos e Enfermagem foram melhores avaliadas tanto para o grupo de satisfeitos quanto para os muito satisfeitos. Os itens melhores avaliados entre o grupo de idosos Satisfeitos foram: Os Agentes Comunitários são atenciosos (Média=5,7); Os Agentes Comunitários interessam-se pelos seus problemas e pela sua resolução (Média=5,5) e Os Enfermeiros são atenciosos (Média=5,5). Já entre o grupo de idosos Muito Satisfeitos foram: Os Agentes Comunitários são atenciosos (Média=6,7); Os Agentes Comunitários interessam-se pelos seus problemas e sua resolução (Média=6,7) e Os Agentes Comunitários explicam claramente o que o senhor(a) deve fazer (Média=6,7). Com relação aos potenciais fatores de influencia na satisfação entre os idosos apresentaram diferenças significativas para os fatores renda familiar (p=0,041), frequência de visita do Agente Comunitário de Saúde (p=0,001) e raça/cor da pele autodeclarada (p=0,028). Considerando a avaliação da satisfação entres os Distritos Sanitários de Saúde pode ser observado diferenças significativas, sendo as menores avaliações presentes no DS I e para as seguintes dimensões Instalações da unidade (p<0,001), Percepções e necessidades (p=0,023) e Escore Total de Satisfação (p=0,026). Com relação aos idosos octogenários, neste estudo houve predomínio de idosos do sexo feminino, brancos, com escolaridade entre um e quatro anos, aposentados, não desempenhando atividade profissional, com renda individual de um salário mínimo, renda familiar de um a três salários mínimos, não tabagistas, etilistas e não praticantes de atividade física. Com relação a satisfação dos idosos octogenários as dimensões Agentes Comunitários de Saúde, Enfermagem e Instalações da Unidade foram melhores avaliadas para o grupo de satisfeitos e, as dimensões Agentes Comunitários de Saúde, Médicos e Percepções e necessidades melhores avaliados para os muito satisfeitos. Os resultados contribuem para a compreensão do perfil de idosos cadastrados na ESF e a avaliação da satisfação com este serviço. Os idosos encontram-se satisfeitos com os cuidados primários empreendidos pela Saúde da Família, embora alguns fatores possam influenciar negativamente na percepção de satisfação, o que justifica a necessidade demais estudos sobre a temática. Sendo assim, poderão contribuir para sensibilizar os usuários dos serviços sobre a importância de sua valoração nos aspectos que tangenciam o processo de planejamento e a tomada de decisão das ações de saúde, além de fortalecer as políticas públicas de saúde, fomentando ações que incorporem a satisfação dos usuários nas avaliações em saúde.
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