Ações de educação permanente na Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto de práticas educativas ao idoso: diagnóstico e levantamento de lacunas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: ALVES, Flavia Ribeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1418
Resumo: Este estudo parte do objetivo de investigar e identificar características relacionadas as atividades de educação em saúde desenvolvidas por profissionais de nível superior na atenção primária em saúde num município do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, transversal, com abordagem qualiquantitativa, que utiliza como estratégia metodológica a pesquisa-ação. Na pesquisa-ação existe ênfase na ação. As ações são discutidas, analisadas, deliberadas e decididas com pleno consenso ou não. Ressalta-se que o presente estudo é parte integrante de projetos direcionados a ampliação e requalificação das ações de educação em saúde a idosos na cidade de Uberaba. Foram convidados para o estudo profissionais de nível superior, que atuam na APS da zona urbana do município de Uberaba. A amostra foi constituída com base em uma amostragem abrangente por conveniência. O instrumento adaptado é próprio do grupo de pesquisa ao qual o projeto está vinculado e de autoria do pesquisador responsável. Este instrumento apresenta-se dividido em três partes, buscando identificar os dados sociodemográficos e profissionais do participante, aspectos sobre educação em saúde e aspectos sobre formação profissional quanto ao tema educação em saúde com idosos. Os resultados desta pesquisa apontam uma maioria de profissionais da enfermagem, do sexo feminino, de 40 anos, católicas e casadas. A maioria percebe a importância de atividades de educação em saúde, e dizem que ações desse tipo acontecem em suas unidades de saúde. A maioria dos participantes não tinham treinamento específico em saúde do idoso, mas falaram que a graduação ofereceu certo suporte na temática. O grupo de educação em saúde mais citado foi o grupo Hiperdia. Como temas mais citados foram o uso de medicação e patologias específicas. Diante dos resultados, pode-se destacar que a relevância da educação em saúde para a promoção do envelhecimento saudável parece não estar sendo investigada nas pesquisas científicas, considerando a incipiência das publicações sobre a temática no período estudado.
id UFTM_20959ce09db73ad34df4bc34ffdb8cf2
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1418
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Ações de educação permanente na Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto de práticas educativas ao idoso: diagnóstico e levantamento de lacunasIdoso.Estratégia Saúde da Família.Atenção Primária em Saúde.Elderly.Family Health Strategy.Primary Health Care.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAEste estudo parte do objetivo de investigar e identificar características relacionadas as atividades de educação em saúde desenvolvidas por profissionais de nível superior na atenção primária em saúde num município do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, transversal, com abordagem qualiquantitativa, que utiliza como estratégia metodológica a pesquisa-ação. Na pesquisa-ação existe ênfase na ação. As ações são discutidas, analisadas, deliberadas e decididas com pleno consenso ou não. Ressalta-se que o presente estudo é parte integrante de projetos direcionados a ampliação e requalificação das ações de educação em saúde a idosos na cidade de Uberaba. Foram convidados para o estudo profissionais de nível superior, que atuam na APS da zona urbana do município de Uberaba. A amostra foi constituída com base em uma amostragem abrangente por conveniência. O instrumento adaptado é próprio do grupo de pesquisa ao qual o projeto está vinculado e de autoria do pesquisador responsável. Este instrumento apresenta-se dividido em três partes, buscando identificar os dados sociodemográficos e profissionais do participante, aspectos sobre educação em saúde e aspectos sobre formação profissional quanto ao tema educação em saúde com idosos. Os resultados desta pesquisa apontam uma maioria de profissionais da enfermagem, do sexo feminino, de 40 anos, católicas e casadas. A maioria percebe a importância de atividades de educação em saúde, e dizem que ações desse tipo acontecem em suas unidades de saúde. A maioria dos participantes não tinham treinamento específico em saúde do idoso, mas falaram que a graduação ofereceu certo suporte na temática. O grupo de educação em saúde mais citado foi o grupo Hiperdia. Como temas mais citados foram o uso de medicação e patologias específicas. Diante dos resultados, pode-se destacar que a relevância da educação em saúde para a promoção do envelhecimento saudável parece não estar sendo investigada nas pesquisas científicas, considerando a incipiência das publicações sobre a temática no período estudado.This study is based on the objective of Investigating and identifying characteristics related to health education activities developed by higher education professionals in primary health care in a municipality in the interior of Minas Gerais. This is a descriptive, transversal research, with a quali-quantitative approach, which uses action research as a methodological strategy. In action research there is an emphasis on action. Actions are discussed, analyzed, deliberated, decided with full consensus or not. It is noteworthy that the present study is an integral part of projects aimed at the expansion and requalification of health education actions for the elderly in the city of Uberaba. Higher education professionals who work in the PHC in the city of Uberaba, in the urban area, were invited to the study. The sample was constituted on the basis of comprehensive convenience sampling. The adapted instrument belongs to the research group to which the project is linked and authored by the responsible researcher. This instrument is divided into three parts, seeking to identify the sociodemographic and professional data of the participant, aspects of health education and aspects of professional training on the topic of health education with the elderly. The results of this research point to a majority of nursing professionals, female, 40 years old, Catholic and married. Most realize the importance of health education activities, and say that actions of this type take place in their health units. Most participants did not have specific training in the health of the elderly, but they said that the graduation offered some support on the subject. The most cited health education group was the Hiperdia group. As the most cited topics, the use of medication and specific pathologies were mentioned. In view of the results, it can be highlighted that the relevance of health education for the promotion of healthy aging does not seem to be being investigated in scientific research, considering the incipience of publications on the subject in the period studied.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeSANTOS, Alvaro da Silva04009689838http://lattes.cnpq.br/5110245118519872ALVES, Flavia Ribeiro2022-10-20T16:49:55Z2022-02-212022-10-20T16:49:55Z2022-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-10-21T02:02:43Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-10-21T02:02:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações de educação permanente na Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto de práticas educativas ao idoso: diagnóstico e levantamento de lacunas
title Ações de educação permanente na Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto de práticas educativas ao idoso: diagnóstico e levantamento de lacunas
spellingShingle Ações de educação permanente na Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto de práticas educativas ao idoso: diagnóstico e levantamento de lacunas
ALVES, Flavia Ribeiro
Idoso.
Estratégia Saúde da Família.
Atenção Primária em Saúde.
Elderly.
Family Health Strategy.
Primary Health Care.
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
title_short Ações de educação permanente na Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto de práticas educativas ao idoso: diagnóstico e levantamento de lacunas
title_full Ações de educação permanente na Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto de práticas educativas ao idoso: diagnóstico e levantamento de lacunas
title_fullStr Ações de educação permanente na Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto de práticas educativas ao idoso: diagnóstico e levantamento de lacunas
title_full_unstemmed Ações de educação permanente na Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto de práticas educativas ao idoso: diagnóstico e levantamento de lacunas
title_sort Ações de educação permanente na Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto de práticas educativas ao idoso: diagnóstico e levantamento de lacunas
author ALVES, Flavia Ribeiro
author_facet ALVES, Flavia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Alvaro da Silva
04009689838
http://lattes.cnpq.br/5110245118519872
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Flavia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso.
Estratégia Saúde da Família.
Atenção Primária em Saúde.
Elderly.
Family Health Strategy.
Primary Health Care.
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
topic Idoso.
Estratégia Saúde da Família.
Atenção Primária em Saúde.
Elderly.
Family Health Strategy.
Primary Health Care.
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
description Este estudo parte do objetivo de investigar e identificar características relacionadas as atividades de educação em saúde desenvolvidas por profissionais de nível superior na atenção primária em saúde num município do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, transversal, com abordagem qualiquantitativa, que utiliza como estratégia metodológica a pesquisa-ação. Na pesquisa-ação existe ênfase na ação. As ações são discutidas, analisadas, deliberadas e decididas com pleno consenso ou não. Ressalta-se que o presente estudo é parte integrante de projetos direcionados a ampliação e requalificação das ações de educação em saúde a idosos na cidade de Uberaba. Foram convidados para o estudo profissionais de nível superior, que atuam na APS da zona urbana do município de Uberaba. A amostra foi constituída com base em uma amostragem abrangente por conveniência. O instrumento adaptado é próprio do grupo de pesquisa ao qual o projeto está vinculado e de autoria do pesquisador responsável. Este instrumento apresenta-se dividido em três partes, buscando identificar os dados sociodemográficos e profissionais do participante, aspectos sobre educação em saúde e aspectos sobre formação profissional quanto ao tema educação em saúde com idosos. Os resultados desta pesquisa apontam uma maioria de profissionais da enfermagem, do sexo feminino, de 40 anos, católicas e casadas. A maioria percebe a importância de atividades de educação em saúde, e dizem que ações desse tipo acontecem em suas unidades de saúde. A maioria dos participantes não tinham treinamento específico em saúde do idoso, mas falaram que a graduação ofereceu certo suporte na temática. O grupo de educação em saúde mais citado foi o grupo Hiperdia. Como temas mais citados foram o uso de medicação e patologias específicas. Diante dos resultados, pode-se destacar que a relevância da educação em saúde para a promoção do envelhecimento saudável parece não estar sendo investigada nas pesquisas científicas, considerando a incipiência das publicações sobre a temática no período estudado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20T16:49:55Z
2022-02-21
2022-10-20T16:49:55Z
2022-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1418
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221196429787136