Educação Física Escolar e a prova do ENEM: convergências e divergências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: ZAGHI, Flávio Henrique Lara da Silveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/323
Resumo: Desde 1996, a Educação Física é assegurada por lei como sendo componente curricular obrigatório da Educação Básica, porém muito se tem discutido acerca da legitimidade desta disciplina no contexto escolar. No ano de 2009, houve um acontecimento que pode ser considerado um divisor de águas para esta área de conhecimento: a Educação Física ser uma das disciplinas avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta pesquisa ocupou-se em investigar se os conteúdos da área Educação Física apresentados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estão presentes nas aulas de Educação Física do Ensino Médio das escolas de Passos - MG. Na tentativa de alcançar êxito, , inicialmente, fez-se a revisão de literatura, abarcando temas como a discussão acerca da legalidade x legitimidade, a participação e a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, bem como os conteúdos deste componente curricular. Em um segundo momento, foi abordada a reforma do Ensino Médio e suas novas proposituras, embasada nos documentos oficiais e, por fim, a relação entre Educação Física escolar e o Enem. A pesquisa de campo, de cunho qualitativo, utilizou entrevistas gravadas com perguntas estruturadas relacionadas ao tema proposto a 22 professores de Educação Física que ministram aulas no Ensino Médio de uma cidade do interior do estado de Minas Gerais. Após a análise de dados, os resultados mostraram que os professores sentem dificuldades em definir os objetivos, os conteúdos e a metodologia de ensino da Educação Física no Ensino Médio. Há predominância para as modalidades esportivas e a metodologia de ensino se pauta nos movimentos que atendem às modalidades esportivas ministradas. Verificou-se que, embora os professores, em linhas gerais, tenham clareza quanto à função social-política do Enem, poucos são os que se preocupam em ministrar, em suas aulas, os conteúdos da Educação Física que estão presentes no exame. Há um descompasso entre a Educação Física escolar trabalhada nas escola e o Enem, pois a maioria dos professores não tem consciência do que está sendo avaliado e nem mesmo se preocupa em ministrar os conteúdos contidos no exame. Dessa forma, apesar de a inserção dessa disciplina no rol das disciplinas avaliadas pelo Enem ter sido importante, o impacto causado foi mínimo A Educação Física ainda não onseguiu deixar estágio entre o “não mais e ainda não”.
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spelling Educação Física Escolar e a prova do ENEM: convergências e divergênciasEducação Física EscolarEnsino MédioENEMPhysical Education SchoolContentsNational High School ExamEducação FísicaDesde 1996, a Educação Física é assegurada por lei como sendo componente curricular obrigatório da Educação Básica, porém muito se tem discutido acerca da legitimidade desta disciplina no contexto escolar. No ano de 2009, houve um acontecimento que pode ser considerado um divisor de águas para esta área de conhecimento: a Educação Física ser uma das disciplinas avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta pesquisa ocupou-se em investigar se os conteúdos da área Educação Física apresentados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estão presentes nas aulas de Educação Física do Ensino Médio das escolas de Passos - MG. Na tentativa de alcançar êxito, , inicialmente, fez-se a revisão de literatura, abarcando temas como a discussão acerca da legalidade x legitimidade, a participação e a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, bem como os conteúdos deste componente curricular. Em um segundo momento, foi abordada a reforma do Ensino Médio e suas novas proposituras, embasada nos documentos oficiais e, por fim, a relação entre Educação Física escolar e o Enem. A pesquisa de campo, de cunho qualitativo, utilizou entrevistas gravadas com perguntas estruturadas relacionadas ao tema proposto a 22 professores de Educação Física que ministram aulas no Ensino Médio de uma cidade do interior do estado de Minas Gerais. Após a análise de dados, os resultados mostraram que os professores sentem dificuldades em definir os objetivos, os conteúdos e a metodologia de ensino da Educação Física no Ensino Médio. Há predominância para as modalidades esportivas e a metodologia de ensino se pauta nos movimentos que atendem às modalidades esportivas ministradas. Verificou-se que, embora os professores, em linhas gerais, tenham clareza quanto à função social-política do Enem, poucos são os que se preocupam em ministrar, em suas aulas, os conteúdos da Educação Física que estão presentes no exame. Há um descompasso entre a Educação Física escolar trabalhada nas escola e o Enem, pois a maioria dos professores não tem consciência do que está sendo avaliado e nem mesmo se preocupa em ministrar os conteúdos contidos no exame. Dessa forma, apesar de a inserção dessa disciplina no rol das disciplinas avaliadas pelo Enem ter sido importante, o impacto causado foi mínimo A Educação Física ainda não onseguiu deixar estágio entre o “não mais e ainda não”.Since 1996 Physical Education is ensured by law curriculum as a mandatory component of basic education, but much has been discussed about the legitimacy of this discipline in the school context. In 2009 there was an event that can be considered a watershed for this area of knowledge that is the entrance of Physical Education in the National Secondary Education Examination (ENEM). - Investigate whether the contents of the Physical Education area presented at the National High School Exam (ESMS), are present in the physical education classes of secondary education schools Passos - MG. In seeking to achieve success, the literature review encompassed topics such as the discussion about the legality x legitimacy, participation, student motivation towards physical education classes in school as well as the contents of this curriculum component. In a second step, we bring as a matter of high school reform and its new propositions, based on official documents, and finally, the relationship between school physical education and Enem. The field research, a qualitative approach was used recorded interviews with structured questions related to the proposed 22 physical education teachers who teach in high school in a city in the state of Minas Gerais theme. For data analysis proposed by Moreira, Oporto and Simões (2005) technique was used. The results showed that teachers find it difficult to define the objectives, content and methodology of teaching Physical Education in High School. Predominance for sports and teaching methodology is guided movements that meet the given sports. Include, in general, teachers have clarity about the social-political Enem function, and few bother to teach in their classes, the contents of the Physical Education who are present at the examination. Thus we can see that there is a mismatch between school physical education and Enem that most teachers are unaware of what is being charged and not even bother to teach the contents contained on the exam. Thus, the impact of the entry of Physical Education in Enem, was minimal, but important to the area, to leave the stage we are in, between "no more and no further".Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaSIMOES, Regina Maria Rovigati02502077885http://lattes.cnpq.br/7770158896621784ZAGHI, Flávio Henrique Lara da Silveira2016-07-26T19:25:16Z2014-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfZAGHI, Flávio Henrique Lara da Silveira. Educação Física Escolar e a prova do ENEM: convergências e divergências. 2014. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/323porABRAMOVAY, M.; CASTRO, M.G. 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description Desde 1996, a Educação Física é assegurada por lei como sendo componente curricular obrigatório da Educação Básica, porém muito se tem discutido acerca da legitimidade desta disciplina no contexto escolar. No ano de 2009, houve um acontecimento que pode ser considerado um divisor de águas para esta área de conhecimento: a Educação Física ser uma das disciplinas avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta pesquisa ocupou-se em investigar se os conteúdos da área Educação Física apresentados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estão presentes nas aulas de Educação Física do Ensino Médio das escolas de Passos - MG. Na tentativa de alcançar êxito, , inicialmente, fez-se a revisão de literatura, abarcando temas como a discussão acerca da legalidade x legitimidade, a participação e a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, bem como os conteúdos deste componente curricular. Em um segundo momento, foi abordada a reforma do Ensino Médio e suas novas proposituras, embasada nos documentos oficiais e, por fim, a relação entre Educação Física escolar e o Enem. A pesquisa de campo, de cunho qualitativo, utilizou entrevistas gravadas com perguntas estruturadas relacionadas ao tema proposto a 22 professores de Educação Física que ministram aulas no Ensino Médio de uma cidade do interior do estado de Minas Gerais. Após a análise de dados, os resultados mostraram que os professores sentem dificuldades em definir os objetivos, os conteúdos e a metodologia de ensino da Educação Física no Ensino Médio. Há predominância para as modalidades esportivas e a metodologia de ensino se pauta nos movimentos que atendem às modalidades esportivas ministradas. Verificou-se que, embora os professores, em linhas gerais, tenham clareza quanto à função social-política do Enem, poucos são os que se preocupam em ministrar, em suas aulas, os conteúdos da Educação Física que estão presentes no exame. Há um descompasso entre a Educação Física escolar trabalhada nas escola e o Enem, pois a maioria dos professores não tem consciência do que está sendo avaliado e nem mesmo se preocupa em ministrar os conteúdos contidos no exame. Dessa forma, apesar de a inserção dessa disciplina no rol das disciplinas avaliadas pelo Enem ter sido importante, o impacto causado foi mínimo A Educação Física ainda não onseguiu deixar estágio entre o “não mais e ainda não”.
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