Efeitos da estimulação sensorial vestibular no desenvolvimento neuromotor por meio de posicionamento em rede de balanço em prematuros tardios: ensaio clínico randomizado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: SUCUPIRA, Kelly Savana Minaré Baldo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1676
Resumo: Introdução: em crianças com desenvolvimento deficiente e prematuros é comum observar-se déficits sensoriais, e as terapias com intervenção sensorial podem contribuir com a melhora do desenvolvimento neuropsicomotor. Objetivos: esta dissertação de mestrado teve doisobjetivos: 1) mapear o efeito das terapias de integração sensorial no desenvolvimento infantil;avaliar os efeitos da estimulação sensorial vestibular por meio do posicionamento “Hammock” no desenvolvimento neuropsicomotor em prematuros tardios. Métodos: Para o primeiro objetivo foi realizado uma revisão de escopo baseada na metodologia do Joanna Briggs Institute, configurada pelo acrônimo P (Participante), representada por indivíduos com atendimento pediátrico (abaixo de 14 anos completos - 13 anos, 11 meses e 29 dias), acrônimo C (Conceito), efeito das terapias de integração sensorial, é o acrônimo C (Contexto), destacado pelo período de desenvolvimento infantil. Para o segundo objetivo foi realizado Ensaio Clínico Randomizado (ECR) unicêntrico, unicego, comparativo, no período de outubro de 2021 a março de 2022. Os recém-nascidos foram aleatoriamente alocados em dois grupos: 1) estimulação sensorial vestibular por meio do posicionamento “Hammock” (GVA); 2) método de estimulação sensorial vestibular convencional (GVT). Foi avaliado o desenvolvimento neuropsicomotor por meio da General Movement Assessment (GM), Escala Adaptada de Brazelton e pelo Sistema de Codificação da Atividade Facial Neonatal (NFCS) em 4 momentos: (1: basal; 2: após primeira intervenção; 3: antes da última intervenção; 4: após a última intervenção). Resultados: No primeiro estudo foram identificados 5018 estudos, e 10 foram incluídos na síntese qualitativa final. Destes, a maioria aplicou a Terapia de Integração Sensorial Baseada em Sensores e a Integração Sensorial de Ayres em crianças com déficits sensoriais com efeitos significativamente positivos. No estudo 2 foi observado melhora do índice sono e vigília no GVA entre os momentos 4 e 1 (p = 0,0001), 4 e 2 (p = 0,0001), 3 e 1 (p = 0,0001) e 3 e 2 (p = 0,0001). Também foi observado melhora no GVT entre os momentos 4 e 1 (p = 0,0001), 4 e 2 (p = 0,02), 3 e 1 (p = 0,03), e 3 e 2 (p = 0,04). Para o desfecho GM foi observado melhora do padrão de movimentação espontânea no GVA após a intervenção (p = 0,008) e redução dos que apresentaram repertório anormais após a intervenção (p = 0,01). No GVT foi observado o mesmo comportamento, melhora do padrão normal após a intervenção (p = 0,04) e redução dos padrões anormais após a intervenção (p = 0,05). Conclusão: Os efeitos positivos do uso da Terapia de Integração Sensorial Baseada em Sensores e Integração Sensorial de Ayres foram demonstrados no tratamento do desenvolvimento de crianças, principalmente, aquelas diagnosticadas com Transtorno doEspectro Autista, o que contribui para um tratamento mais confiável e eficiente. escolha da terapia. confiável, o que auxilia na tomada de decisão e aplicabilidade na prática clínica. Além disso, observamos que a estimulação sensorial vestibular por meio do posicionamento “Hammock” tem efeitos positivos na qualidade de sono/vigília e desenvolvimento neuromotor de prematuros tardios de maneira similar ao grupo convencional.
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Objetivos: esta dissertação de mestrado teve doisobjetivos: 1) mapear o efeito das terapias de integração sensorial no desenvolvimento infantil;avaliar os efeitos da estimulação sensorial vestibular por meio do posicionamento “Hammock” no desenvolvimento neuropsicomotor em prematuros tardios. Métodos: Para o primeiro objetivo foi realizado uma revisão de escopo baseada na metodologia do Joanna Briggs Institute, configurada pelo acrônimo P (Participante), representada por indivíduos com atendimento pediátrico (abaixo de 14 anos completos - 13 anos, 11 meses e 29 dias), acrônimo C (Conceito), efeito das terapias de integração sensorial, é o acrônimo C (Contexto), destacado pelo período de desenvolvimento infantil. Para o segundo objetivo foi realizado Ensaio Clínico Randomizado (ECR) unicêntrico, unicego, comparativo, no período de outubro de 2021 a março de 2022. Os recém-nascidos foram aleatoriamente alocados em dois grupos: 1) estimulação sensorial vestibular por meio do posicionamento “Hammock” (GVA); 2) método de estimulação sensorial vestibular convencional (GVT). Foi avaliado o desenvolvimento neuropsicomotor por meio da General Movement Assessment (GM), Escala Adaptada de Brazelton e pelo Sistema de Codificação da Atividade Facial Neonatal (NFCS) em 4 momentos: (1: basal; 2: após primeira intervenção; 3: antes da última intervenção; 4: após a última intervenção). Resultados: No primeiro estudo foram identificados 5018 estudos, e 10 foram incluídos na síntese qualitativa final. Destes, a maioria aplicou a Terapia de Integração Sensorial Baseada em Sensores e a Integração Sensorial de Ayres em crianças com déficits sensoriais com efeitos significativamente positivos. No estudo 2 foi observado melhora do índice sono e vigília no GVA entre os momentos 4 e 1 (p = 0,0001), 4 e 2 (p = 0,0001), 3 e 1 (p = 0,0001) e 3 e 2 (p = 0,0001). Também foi observado melhora no GVT entre os momentos 4 e 1 (p = 0,0001), 4 e 2 (p = 0,02), 3 e 1 (p = 0,03), e 3 e 2 (p = 0,04). Para o desfecho GM foi observado melhora do padrão de movimentação espontânea no GVA após a intervenção (p = 0,008) e redução dos que apresentaram repertório anormais após a intervenção (p = 0,01). No GVT foi observado o mesmo comportamento, melhora do padrão normal após a intervenção (p = 0,04) e redução dos padrões anormais após a intervenção (p = 0,05). Conclusão: Os efeitos positivos do uso da Terapia de Integração Sensorial Baseada em Sensores e Integração Sensorial de Ayres foram demonstrados no tratamento do desenvolvimento de crianças, principalmente, aquelas diagnosticadas com Transtorno doEspectro Autista, o que contribui para um tratamento mais confiável e eficiente. escolha da terapia. confiável, o que auxilia na tomada de decisão e aplicabilidade na prática clínica. Além disso, observamos que a estimulação sensorial vestibular por meio do posicionamento “Hammock” tem efeitos positivos na qualidade de sono/vigília e desenvolvimento neuromotor de prematuros tardios de maneira similar ao grupo convencional.Introduction: in children with impaired development and premature infants, it is common to observe sensory deficits, and therapies with sensory intervention can contribute to the improvement of neuropsychomotor development. Objectives: this master's thesis had two objectives: 1) to map the effect of sensory integration therapies on child development; to evaluate the effects of vestibular sensory stimulation through the “Hammock” positioning on neuropsychomotor development in late preterm infants. Methods: For the first objective, a scoping review was carried out based on the Joanna Briggs Institute methodology, configured by the acronym P (Participant), represented by individuals with pediatric care (below 14 years old - 13 years, 11 months and 29 days) , acronym C (Concept), effect of sensory integration therapies, is the acronym C (Context), highlighted by the period of child development. For the second objective, a single-center, single-blind, comparative Randomized Clinical Trial (RCT) was carried out from October 2021 to March 2022. Newborns were randomly allocated into two groups: 1) vestibular sensory stimulation through positioning " Hammock” (GVA); 2) conventional vestibular sensory stimulation (GVT) method. Neuropsychomotor development was evaluated using the General Movement Assessment (GM), Adapted Brazelton Scale and the Neonatal Facial Activity Coding System (NFCS) at 4 time points: (1: baseline; 2: after the first intervention; 3: before last intervention; 4: after the last intervention). Results: In the first study, 5018 studies were identified, and 10 were included in the final qualitative synthesis. Of these, most applied Sensor-Based Sensory Integration Therapy and Ayres Sensory Integration to children with sensory deficits with significantly positive effects. In study 2, an improvement in the sleep and wakefulness index was observed in the GVA between moments 4 and 1 (p = 0.0001), 4 and 2 (p = 0.0001), 3 and 1 (p = 0.0001) and 3 and 2 (p = 0.0001). Improvement was also observed in GVT between moments 4 and 1 (p = 0.0001), 4 and 2 (p = 0.02), 3 and 1 (p = 0.03), and 3 and 2 (p = 0.04). For the GM outcome, an improvement in the pattern of spontaneous movement in the GVA was observed after the intervention (p = 0.008) and a reduction in those who presented abnormal repertoires after the intervention (p = 0.01). In the GVT, the same behavior was observed, improvement of the normal pattern after the intervention (p = 0.04) and reduction of abnormal patterns after the intervention (p = 0.05). Conclusion: The positive effects of the use of Sensory Integration Therapy Based on Sensors and Sensory Integration of Ayres have been demonstrated in the treatment of the development of children, mainly, those diagnosed with Autistic Spectrum, which contributes to a more reliable and efficient treatment. choice of therapy. reliable, which helps in decision making and applicability in clinical practice. In addition, we observed that vestibular sensory stimulationthrough the “Hammock” positioning has positive effects on sleep/wake quality and neuromotor development of late preterm infants in a similar way to the conventional group.Universidade Federal do Triângulo MineiroPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em FisioterapiaSOUZA, Luciane Aparecida Pascucci Sande de25966071829http://lattes.cnpq.br/7897091763745373LUVIZUTTO, Gustavo Jose33779299836http://lattes.cnpq.br/8272302662446006SUCUPIRA, Kelly Savana Minaré Baldo2024-03-04T14:47:45Z2022-06-072024-03-04T14:47:45Z2022-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1676porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2024-03-05T02:02:51Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1676Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-03-05T02:02:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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