Esporte no ensino fundamental: presença e valores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: PEREIRA, Rudson Jesus
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/340
Resumo: A observação informal do comportamento de alunos ingressantes no Ensino Médio nas práticas esportivas das aulas de Educação Física deixou entrever discentes aparentemente constrangidos e inibidos, distantes do grupo, como se desejassem não participar do jogo. Esse comportamento de desmotivação e desinteresse que muitos mostraram relativamente à prática esportiva suscitou a curiosidade sobre a percepção discente acerca das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental no tocante a técnicas, táticas, rendimento, competição e regras esportivos, bem como sobre os valores que assimilam e vivenciam. Essa percepção se materializa neste estudo, embasado em pesquisa que partiu deste questionamento: como conhecimento da Educação Física, o esporte em suas diferentes temáticas está sendo realmente aprendido nas as aulas no nível fundamental? A pesquisa objetivou identificar e analisar os indícios de aprendizagem do conhecimento esportivo segundo a percepção de ex-alunos do nível fundamental. Como pesquisa bibliográfica e descritiva, a investigação se desdobrou transversalmente e à luz da abordagem qualitativa. Os dados advêm de questionário (com questões fechadas e discursivas) aplicado a estudantes das redes educacionais federal, estadual e particular de Itumbiara (GO); e foram analisados mediante descrição estatística e a técnica adaptada de elaboração de análise de unidades de significado. Os resultados mostram, dentre outros pontos, que os avanços produzidos pela reflexão e teorização sobre o ensino de Educação Física escolar influenciaram pouco a presença hegemônica de esportes ditos tradicionais: não se ampliaram as atividades presumidas pela cultura esportiva; a oferta de conteúdos da Educação Física escolar se resume ao futsal, voleibol e handebol. Subjacente à falta de oportunidade de vivenciar outras práticas esportivas estaria a falta de infraestrutura, sistematização e planejamento de conteúdos. Além disso, as práticas esportivas ainda reteriam elementos do esporte de alto rendimento, a exemplo do resultado como fim único. Disso de deduz que a aptidão física ainda permeia as aulas, pois não se nota o desenvolvimento de oportunidades práticas que incentivem os escolares a gostar da cultura esportiva: a aprender o esporte e, nesse aprendizado, assimilar valores úteis à configuração cultural da condição humana no homem.
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Essa percepção se materializa neste estudo, embasado em pesquisa que partiu deste questionamento: como conhecimento da Educação Física, o esporte em suas diferentes temáticas está sendo realmente aprendido nas as aulas no nível fundamental? A pesquisa objetivou identificar e analisar os indícios de aprendizagem do conhecimento esportivo segundo a percepção de ex-alunos do nível fundamental. Como pesquisa bibliográfica e descritiva, a investigação se desdobrou transversalmente e à luz da abordagem qualitativa. Os dados advêm de questionário (com questões fechadas e discursivas) aplicado a estudantes das redes educacionais federal, estadual e particular de Itumbiara (GO); e foram analisados mediante descrição estatística e a técnica adaptada de elaboração de análise de unidades de significado. Os resultados mostram, dentre outros pontos, que os avanços produzidos pela reflexão e teorização sobre o ensino de Educação Física escolar influenciaram pouco a presença hegemônica de esportes ditos tradicionais: não se ampliaram as atividades presumidas pela cultura esportiva; a oferta de conteúdos da Educação Física escolar se resume ao futsal, voleibol e handebol. Subjacente à falta de oportunidade de vivenciar outras práticas esportivas estaria a falta de infraestrutura, sistematização e planejamento de conteúdos. Além disso, as práticas esportivas ainda reteriam elementos do esporte de alto rendimento, a exemplo do resultado como fim único. Disso de deduz que a aptidão física ainda permeia as aulas, pois não se nota o desenvolvimento de oportunidades práticas que incentivem os escolares a gostar da cultura esportiva: a aprender o esporte e, nesse aprendizado, assimilar valores úteis à configuração cultural da condição humana no homem.Informal observation of the behavior of students newly enrolled in high school during sport activities in Physical Education classes revealed pupils apparently constrained, inhibited, away from the group, as if they would not want to take part in the game. Such apparent lack of motivation and interest in sports practice raised the curiosity of understanding how students see Physical Education classes in elementary school as to technical, tactical, performance, competition and sporting rules as well as the values they learn. This understanding is described in this study based on a research whose starting point is the following question: as knowledge of physical education, sport in its different themes is actually being learned in classes at the fundamental level? The research aimed to identify and analyze learning evidence of sports knowledge through the perception of former students from elementary level. As a bibliographic and descriptive research, it followed qualitative approach. Data come from questionnaire (with closed and open-ended questions) applied to students of public and private schools of Itumbiara, state of Goiás. They were analyzed through a statistical description and the technique of units of meaning. Results show, among other aspects, that the advances produced by theoretical thought on physical education teaching have changed little the hegemony of so-called traditional sports in classes. Physical education’ contents students are provided with are still restrained to indoor soccer, volleyball, and handball. Underlying the lack of opportunity to experience other modalities would be the lack of infrastructure, organization, and content planning. In addition, sports practice still would retain certain elements of high performance sports such positive results as the ultimate end of sport practice in schools. These results allow saying that the physical aptitude still permeates Physical Education classes, above all because it lacks practice opportunities that could encourage students to enjoy the culture of the sport so that that learning sports meant to incorporate useful values to reinforce man’s cultural and human condition.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaCAMPOS, Luiz Antonio Silva11683767187http://lattes.cnpq.br/5364849248453335PEREIRA, Rudson Jesus2016-08-02T13:19:34Z2015-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPEREIRA, Rudson Jesus. Esporte no ensino fundamental: presença e valores. 2015. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/340porBALBINO, H. F. Jogos desportivos coletivos e os estímulos das inteligências múltiplas: bases para uma proposta em pedagogia do esporte. 2001. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. BARBIERI, C. A. S. Esporte educacional: uma possibilidade para a restauração do humano no homem. Canoas: ed. ULBRA, 2001. BARROSO, A. L. B.; DARIDO, S. C. Escola, educação física e esporte: possibilidades pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, Rio Claro, v. 1, n. 4, p. 101–14, dez. 2006. BENTO, J. O. Corpo e desporto: reflexões em torno dessa relação. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas: Papirus, 2006a, p. 155–82. BENTO, J. O. Definições, conceitos e orientações. 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