Ensino de eletroquímica no ensino médio por meio de uma proposta didática com abordagem de equilíbrios simultâneos de oxirredução e de complexação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: SILVEIRA, Nathalia Julio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1421
Resumo: Eletroquímica é um conteúdo que envolve dificuldade no processo de ensino e aprendizagem, tanto no Ensino Médio como no Superior. Visando-se contribuir com o ensino de conceitos de eletroquímica na educação básica, utilizou-se uma sequência de aulas a partir de tecnologias digitais, simulação por computador e experimentação, utilizando-se um kit experimental confeccionado a partir de uma questão do vestibular de 2019 do Instituto Militar de Engenharia (IME), ferramentas estas que podem facilitar o ensino desses conceitos, permitindo uma associação entre três níveis representacionais: macroscópico, microscópico e simbólico. O trabalho foi desenvolvido em um colégio Estadual da Polícia Militar, na cidade de Itumbiara-GO, no período de pandemia da COVID-19, com aulas remotas. Porém, com o retorno presencial gradual, após quase dois anos de aulas remotas, a atividade experimental foi realizada presencialmente. A proposta didática foi desenvolvida com a participação de 11 alunos do 2º ano do Ensino Médio (exceto na atividade experimental presencial, onde contou-se com a participação de 7 alunos), durante 11 aulas de 50 minutos, ministradas nos meses de setembro e outubro de 2021, fora do horário de aula regular dos alunos. As atividades foram realizadas na seguinte sequência: i) diagnóstico sobre os conhecimentos dos alunos em eletroquímica, por meio da aplicação de três instrumentos; ii) aulas utilizando slides do powerpoint contendo aspectos teóricos sobre eletroquímica e equilíbrio químico; iii) uso de um simulador, focando na célula galvânica conhecida como Pilha de Daniell e avaliação da atividade; iv) resolução da questão do vestibular do IME-2019, de alta complexidade, que inspirou a confecção do kit experimental, montagem e utilização do kit experimental de eletroquímica e avaliação da atividade; e v) reaplicação dos três instrumentos do item i), o que permitiu avaliar a eficiência da proposta didática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos indicam a eficiência da proposta didática no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, pois houve uma melhora do desempenho dos mesmos em todos os instrumentos, comparando-se os dois momentos de sua aplicação, ou seja, antes e após o desenvolvimento da proposta didática. Isso mostra indícios de que a simulação por computador e a experimentação são recursos pedagógicos que podem se complementar e, quando associados às aulas expositivas tradicionais, podem culminar numa melhoria do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de química na educação básica. Dessa forma, por meio de aulas diversificadas, torna-se possível ao professor explorar vários conceitos, como reação de oxirredução, reação de complexação, célula galvânica, equação de Nernst, constante de equilíbrio, entre outros. Importante ressaltar que o kit experimental desenvolvido nesse trabalho é facilmente reprodutível, confeccionado com materiais de fácil acesso, baixo custo e que pode ser utilizado como ferramenta didática para incrementar o processo de ensino e aprendizagem. O referido kit experimental consiste no produto educacional dessa dissertação, e foi aceito para publicação na seção Experimentação no Ensino de Química da revista Química Nova na Escola (QNEsc).
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spelling Ensino de eletroquímica no ensino médio por meio de uma proposta didática com abordagem de equilíbrios simultâneos de oxirredução e de complexaçãoEnsino de eletroquímica.Kit experimental.Simulador.Teaching of electrochemistry.Experimental kit.Simulator.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::ELETROQUIMICAEletroquímica é um conteúdo que envolve dificuldade no processo de ensino e aprendizagem, tanto no Ensino Médio como no Superior. Visando-se contribuir com o ensino de conceitos de eletroquímica na educação básica, utilizou-se uma sequência de aulas a partir de tecnologias digitais, simulação por computador e experimentação, utilizando-se um kit experimental confeccionado a partir de uma questão do vestibular de 2019 do Instituto Militar de Engenharia (IME), ferramentas estas que podem facilitar o ensino desses conceitos, permitindo uma associação entre três níveis representacionais: macroscópico, microscópico e simbólico. O trabalho foi desenvolvido em um colégio Estadual da Polícia Militar, na cidade de Itumbiara-GO, no período de pandemia da COVID-19, com aulas remotas. Porém, com o retorno presencial gradual, após quase dois anos de aulas remotas, a atividade experimental foi realizada presencialmente. A proposta didática foi desenvolvida com a participação de 11 alunos do 2º ano do Ensino Médio (exceto na atividade experimental presencial, onde contou-se com a participação de 7 alunos), durante 11 aulas de 50 minutos, ministradas nos meses de setembro e outubro de 2021, fora do horário de aula regular dos alunos. As atividades foram realizadas na seguinte sequência: i) diagnóstico sobre os conhecimentos dos alunos em eletroquímica, por meio da aplicação de três instrumentos; ii) aulas utilizando slides do powerpoint contendo aspectos teóricos sobre eletroquímica e equilíbrio químico; iii) uso de um simulador, focando na célula galvânica conhecida como Pilha de Daniell e avaliação da atividade; iv) resolução da questão do vestibular do IME-2019, de alta complexidade, que inspirou a confecção do kit experimental, montagem e utilização do kit experimental de eletroquímica e avaliação da atividade; e v) reaplicação dos três instrumentos do item i), o que permitiu avaliar a eficiência da proposta didática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos indicam a eficiência da proposta didática no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, pois houve uma melhora do desempenho dos mesmos em todos os instrumentos, comparando-se os dois momentos de sua aplicação, ou seja, antes e após o desenvolvimento da proposta didática. Isso mostra indícios de que a simulação por computador e a experimentação são recursos pedagógicos que podem se complementar e, quando associados às aulas expositivas tradicionais, podem culminar numa melhoria do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de química na educação básica. Dessa forma, por meio de aulas diversificadas, torna-se possível ao professor explorar vários conceitos, como reação de oxirredução, reação de complexação, célula galvânica, equação de Nernst, constante de equilíbrio, entre outros. Importante ressaltar que o kit experimental desenvolvido nesse trabalho é facilmente reprodutível, confeccionado com materiais de fácil acesso, baixo custo e que pode ser utilizado como ferramenta didática para incrementar o processo de ensino e aprendizagem. O referido kit experimental consiste no produto educacional dessa dissertação, e foi aceito para publicação na seção Experimentação no Ensino de Química da revista Química Nova na Escola (QNEsc).Electrochemistry is a content that involves difficulty in the teaching and learning process, both in high school and college. Aiming to contribute to the teaching of electrochemistry concepts in basic education, a sequence of classes based on digital technologies, computer simulation and experimentation was used, using an experimental kit made from a question of the 2019 entrance exam from the Instituto Militar de Engenharia (IME), tools that can facilitate the teaching of these concepts, allowing an association between three representational levels: macroscopic, microscopic and symbolic. The work was developed in a State College of the Military Police, in the city of Itumbiara-GO, during the COVID-19 pandemic, with remote classes. However, with the gradual in person return, after almost two years of remote classes, the experimental activity was carried out in person. The didactic proposal was developed with the participation of 11 students from the 2nd year of high school (except in the face-to-face experimental activity, where 7 students participated), during 11 50- minute classes, taught in september and october 2021, outside the students' regular class hours. The activities were carried out in the following sequence: i) diagnosis of the students' knowledge in electrochemistry, through the application of three instruments; ii) classes using powerpoint slides containing theoretical aspects of electrochemistry and chemical equilibrium; iii) use of a simulator, focusing on the galvanic cell known as Daniell's Cell and evaluation of the activity; iv) resolution of the highly complex IME-2019 entrance exam question, which inspired the making of the experimental kit, assembly and use of the electrochemistry experimental kit and activity evaluation; and v) reapplication of the three instruments of item i), which made it possible to evaluate the efficiency of the didactic proposal in the teaching-learning process of the students. The results obtained indicate the efficiency of the didactic proposal in the teaching-learning process of the students, as there was an improvement in their performance in all instruments, comparing the two moments of its application, that is, before and after the development of the didactic proposal. This shows evidence that computer simulation and experimentation are pedagogical resources that can complement each other and, when associated with traditional lectures, can lead to an improvement in the teaching-learning process of chemistry content in basic education. Thus, through diversified classes, it becomes possible for the teacher to explore various concepts, such as oxide-reduction reaction, complexation reaction, galvanic cell, Nernst equation, equilibrium constant, among others. It is important to emphasize that the experimental kit developed in this work is easily reproducible, made with easily accessible, low-cost materials that can be used as a didactic tool to enhance the teaching and learning process. This experimental kit consists of the educational product of this dissertation, and was accepted for publication in the Experimentation in Chemistry Teaching section of the journal Química Nova na Escola (QNEsc).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENEBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede NacionalALVES, Valeria Almeida07825958802http://lattes.cnpq.br/7008628048249437SILVA, Luis Antonio da47663944615http://lattes.cnpq.br/2977605962943043SILVEIRA, Nathalia Julio2022-10-25T18:24:59Z2022-06-032022-10-25T18:24:59Z2022-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1421porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-10-26T02:02:32Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-10-26T02:02:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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