Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: LIMA, Lucas Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/578
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar os sentidos de corpo/corporeidade e pedagogia do esporte presentes nas ações pedagógicas dos treinadores e auxiliares técnicos das categorias de base do futebol brasileiro localizadas no Estado de São Paulo. Para a consecução deste objetivo, o estudo contou com duas etapas. A primeira foi construída por meio de uma exaustiva pesquisa bibliográfica trazendo à tona vários autores de referência nas temáticas corpo, corporeidade, pedagogia do esporte e futebol. Já a segunda foi caracterizada através de uma pesquisa de campo calcada em uma abordagem qualitativa, denominada Análise do Fenômeno Situado. As coletas de dados foram realizadas ao longo de sete dias para cada treinador e auxiliar técnico, perfazendo um total de 28 sessões. Para elaboração dos resultados, uma matriz norteadora contendo as principais convergências e divergências identificadas nas ações pedagógicas dos treinadores e auxiliares técnicos foi construída. Com base na interpretação dos resultados, pudemos destacar três pontos. Primeiro, apesar de 100% dos pesquisados possuírem graduação em Educação Física, observamos que aspectos relacionados às ciências humanas, como o trato com a corporeidade, ainda carecem de maior atenção por parte das universidades responsáveis pela formação na área. Segundo, observamos a ausência do binômio cuidar-educar como pressuposto indissociável na prática, propiciando a utilização da pedagogia do esporte apenas em prol da consecução de resultados. Por último observamos a necessidade emergente da elaboração de uma periodização do treinamento em que o sentido e a atitude da corporeidade esteja presente em todas as ações pedagógicas dos responsáveis pelo processo de ensinoaprendizagem em futebol.
id UFTM_919173afc4f5b69cd4fa04a6d297add1
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/578
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campoFutebol.Categorias de Base.Corporeidade.Pedagogia do Esporte.Football.Base Categories.Corporeity.Sports Pedagogy.Educação FísicaO presente trabalho tem como objetivo identificar os sentidos de corpo/corporeidade e pedagogia do esporte presentes nas ações pedagógicas dos treinadores e auxiliares técnicos das categorias de base do futebol brasileiro localizadas no Estado de São Paulo. Para a consecução deste objetivo, o estudo contou com duas etapas. A primeira foi construída por meio de uma exaustiva pesquisa bibliográfica trazendo à tona vários autores de referência nas temáticas corpo, corporeidade, pedagogia do esporte e futebol. Já a segunda foi caracterizada através de uma pesquisa de campo calcada em uma abordagem qualitativa, denominada Análise do Fenômeno Situado. As coletas de dados foram realizadas ao longo de sete dias para cada treinador e auxiliar técnico, perfazendo um total de 28 sessões. Para elaboração dos resultados, uma matriz norteadora contendo as principais convergências e divergências identificadas nas ações pedagógicas dos treinadores e auxiliares técnicos foi construída. Com base na interpretação dos resultados, pudemos destacar três pontos. Primeiro, apesar de 100% dos pesquisados possuírem graduação em Educação Física, observamos que aspectos relacionados às ciências humanas, como o trato com a corporeidade, ainda carecem de maior atenção por parte das universidades responsáveis pela formação na área. Segundo, observamos a ausência do binômio cuidar-educar como pressuposto indissociável na prática, propiciando a utilização da pedagogia do esporte apenas em prol da consecução de resultados. Por último observamos a necessidade emergente da elaboração de uma periodização do treinamento em que o sentido e a atitude da corporeidade esteja presente em todas as ações pedagógicas dos responsáveis pelo processo de ensinoaprendizagem em futebol.The present work aims to identify the body/corporeity and pedagogy senses of the sport present in the pedagogical actions of coaches and technical assistants of the basic categories of Brazilian football located in the State of São Paulo. The first one was carried out through an exhaustive bibliographical research bringing to the fore several authors of reference in the themes body, corporeity, pedagogy of the sport and football. The second stage was followed by a field survey based on a qualitative approach called analysis of the phenomenon. The data were collected over seven days for each trainer and technical assistant, making a total of 28 sessions. To elaborate the results, a guiding matrix containing the main convergences and divergences identified in the pedagogical actions of the coaches and technical assistants was built. Based on the interpretation of the results, we could highlight three points. First, even with 100% of those surveyed as graduates in Physical Education, we observe that aspects related to human sciences, such as dealing with corporeality, still lack interest by the universities responsible for training in the area. We also observed the absence of the caring-educating binomial in an inseparable way in practice. Because, we only identify the use of sport pedagogy for results. Finally, we observe the emerging need to elaborate a periodization of training in which corporality is omnipresent in all the pedagogical actions of those responsible for the teaching-learning process in football.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaMOREIRA, Wagner Wey48504576891http://lattes.cnpq.br/5798244047692726LIMA, Lucas Oliveira2018-07-06T17:00:17Z2018-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLIMA, Lucas Oliveira. Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/578porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-04-01T14:03:10Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/578Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2019-04-01T14:03:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo
title Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo
spellingShingle Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo
LIMA, Lucas Oliveira
Futebol.
Categorias de Base.
Corporeidade.
Pedagogia do Esporte.
Football.
Base Categories.
Corporeity.
Sports Pedagogy.
Educação Física
title_short Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo
title_full Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo
title_fullStr Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo
title_full_unstemmed Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo
title_sort Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo
author LIMA, Lucas Oliveira
author_facet LIMA, Lucas Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOREIRA, Wagner Wey
48504576891
http://lattes.cnpq.br/5798244047692726
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Lucas Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol.
Categorias de Base.
Corporeidade.
Pedagogia do Esporte.
Football.
Base Categories.
Corporeity.
Sports Pedagogy.
Educação Física
topic Futebol.
Categorias de Base.
Corporeidade.
Pedagogia do Esporte.
Football.
Base Categories.
Corporeity.
Sports Pedagogy.
Educação Física
description O presente trabalho tem como objetivo identificar os sentidos de corpo/corporeidade e pedagogia do esporte presentes nas ações pedagógicas dos treinadores e auxiliares técnicos das categorias de base do futebol brasileiro localizadas no Estado de São Paulo. Para a consecução deste objetivo, o estudo contou com duas etapas. A primeira foi construída por meio de uma exaustiva pesquisa bibliográfica trazendo à tona vários autores de referência nas temáticas corpo, corporeidade, pedagogia do esporte e futebol. Já a segunda foi caracterizada através de uma pesquisa de campo calcada em uma abordagem qualitativa, denominada Análise do Fenômeno Situado. As coletas de dados foram realizadas ao longo de sete dias para cada treinador e auxiliar técnico, perfazendo um total de 28 sessões. Para elaboração dos resultados, uma matriz norteadora contendo as principais convergências e divergências identificadas nas ações pedagógicas dos treinadores e auxiliares técnicos foi construída. Com base na interpretação dos resultados, pudemos destacar três pontos. Primeiro, apesar de 100% dos pesquisados possuírem graduação em Educação Física, observamos que aspectos relacionados às ciências humanas, como o trato com a corporeidade, ainda carecem de maior atenção por parte das universidades responsáveis pela formação na área. Segundo, observamos a ausência do binômio cuidar-educar como pressuposto indissociável na prática, propiciando a utilização da pedagogia do esporte apenas em prol da consecução de resultados. Por último observamos a necessidade emergente da elaboração de uma periodização do treinamento em que o sentido e a atitude da corporeidade esteja presente em todas as ações pedagógicas dos responsáveis pelo processo de ensinoaprendizagem em futebol.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-06T17:00:17Z
2018-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Lucas Oliveira. Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/578
identifier_str_mv LIMA, Lucas Oliveira. Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221191503577088