Experimentação no ensino de células galvânicas utilizando o método Jigsaw

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: DINIZ, Bruno Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/871
Resumo: Foram desenvolvidos três kits experimentais para auxiliar no ensino de conceitos de células galvânicas, pilhas e baterias. Os kits experimentais foram confeccionados a partir de materiais de baixo custo e fácil acesso, que exploraram diferentes associações de pilhas comerciais e células galvânicas, visando ensinar tais conceitos por meio da aprendizagem cooperativa utilizando o método jigsaw. Os alunos foram divididos em seis grupos de especialistas (GE). Foram preparados dois kits experimentais para cada um dos três subtópicos de Eletroquímica: Kit experimental Nº. 1 - entendendo o funcionamento das pilhas comerciais, Kit experimental Nº. 2 - entendendo o funcionamento das células galvânicas, Kit experimental Nº. 3 - verificando a ocorrência das reações de oxidorredução. Cada subtópico foi trabalhado por dois GEs. Após isso, os GEs se separaram e foram formados seis grupos de base (GB), cada um contendo pelo menos um especialista de cada subtópico; cada GB consolidou a aprendizagem dos três subtópicos. Realizou-se um diagnóstico de como os alunos avaliaram a atividade didática e se a mesma contribuiu para auxiliar a aprendizagem dos estudantes. A pesquisa foi realizada com os alunos de uma turma do 2 º ano do Ensino Médio de um Colégio particular de Patrocínio, Minas Gerais, e demandou 16 aulas, das quais 5 referiram-se ao método tradicional e 11 foram destinadas à pesquisa e aplicação do método jigsaw. Foram aplicados questionários antes e após a realização da proposta didática. As respostas dos grupos, com relação aos trabalhos com os kits experimentais, foram classificadas em três níveis: “Incorpora”, “Tangencia” ou “Distancia”. Considerando os GEs, o kit experimental Nº. 1 teve um alto percentual de respostas que incorporaram e tangenciaram o conteúdo, com cerca de 86%, demonstrando um bom aproveitamento do tópico contemplado. Para o kit experimental Nº. 2, cerca de 89% das respostas incorporaram e tangenciaram o conteúdo abordado e, para o kit experimental Nº. 3, tivemos 100% das respostas classificadas como “Incorpora” e “Tangencia”, refletindo um excelente aproveitamento dos conteúdos abordados nesse grupo. Quando somamos as respostas classificadas como “Incorpora” e “Tangencia”, em relação aos GBs, temos para o kit experimental Nº. 1, 83% das respostas, para o kit experimental Nº. 2, 100% das respostas e para o kit experimental Nº. 3, 67% das respostas, demonstrando um alto nível de aprendizado e interação dos alunos que absorveram o conhecimento a partir dos GEs e compartilharam através dos GBs. Ainda, foram avaliadas as percepções dos alunos sobre a disciplina de Química, sobre o método jigsaw e acerca das atividades experimentais, respectivamente, utilizando a escala Likert, indicando uma ótima receptividade dos alunos em relação ao método jigsaw e à experimentação. A proposta didática, além de motivadora, auxiliou a aprendizagem dos estudantes, proporcionando bons resultados, que consolidam a utilização do método jigsaw, associado a atividades experimentais, no ensino de células galvânicas.
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Cada subtópico foi trabalhado por dois GEs. Após isso, os GEs se separaram e foram formados seis grupos de base (GB), cada um contendo pelo menos um especialista de cada subtópico; cada GB consolidou a aprendizagem dos três subtópicos. Realizou-se um diagnóstico de como os alunos avaliaram a atividade didática e se a mesma contribuiu para auxiliar a aprendizagem dos estudantes. A pesquisa foi realizada com os alunos de uma turma do 2 º ano do Ensino Médio de um Colégio particular de Patrocínio, Minas Gerais, e demandou 16 aulas, das quais 5 referiram-se ao método tradicional e 11 foram destinadas à pesquisa e aplicação do método jigsaw. Foram aplicados questionários antes e após a realização da proposta didática. As respostas dos grupos, com relação aos trabalhos com os kits experimentais, foram classificadas em três níveis: “Incorpora”, “Tangencia” ou “Distancia”. Considerando os GEs, o kit experimental Nº. 1 teve um alto percentual de respostas que incorporaram e tangenciaram o conteúdo, com cerca de 86%, demonstrando um bom aproveitamento do tópico contemplado. Para o kit experimental Nº. 2, cerca de 89% das respostas incorporaram e tangenciaram o conteúdo abordado e, para o kit experimental Nº. 3, tivemos 100% das respostas classificadas como “Incorpora” e “Tangencia”, refletindo um excelente aproveitamento dos conteúdos abordados nesse grupo. Quando somamos as respostas classificadas como “Incorpora” e “Tangencia”, em relação aos GBs, temos para o kit experimental Nº. 1, 83% das respostas, para o kit experimental Nº. 2, 100% das respostas e para o kit experimental Nº. 3, 67% das respostas, demonstrando um alto nível de aprendizado e interação dos alunos que absorveram o conhecimento a partir dos GEs e compartilharam através dos GBs. Ainda, foram avaliadas as percepções dos alunos sobre a disciplina de Química, sobre o método jigsaw e acerca das atividades experimentais, respectivamente, utilizando a escala Likert, indicando uma ótima receptividade dos alunos em relação ao método jigsaw e à experimentação. A proposta didática, além de motivadora, auxiliou a aprendizagem dos estudantes, proporcionando bons resultados, que consolidam a utilização do método jigsaw, associado a atividades experimentais, no ensino de células galvânicas.Three experimental kits were developed to aid in the teaching of electrochemistry: galvanic cells, cells and batteries, and series and / or parallel associations. The kit were made from low cost and easy access materials and were used to teach concepts of electrochemistry, through cooperative learning using the jigsaw method. The students were divided into six groups of specialists (GE). Two experimental kits were prepared for each of the three subtopics of Electrochemistry: Experimental kit No. 1 - understanding the operation of commercial cells; Experimental kit No. 2 - understanding the operation of galvanic cells; and Experimental kit No. 3 - verifying the occurrence of reactions of oxidoreduction. Each subtopic was worked by two GEs. After the work, the GEs separated as pieces of a puzzle, and students formed the base groups (GB), each containing at least one expert from each subtopic. Six GBs were formed, each of which consolidated the learning of the three subtopics. A diagnosis was made of how the students evaluated the didactic activity and verified if the proposal helped to help students learn from the content worked. The research was carried out with the students of a group of the 2nd year of the High School of a Private College of Patrocínio, Minas Gerais and required 16 classes, of which 5 referred to the traditional method and 11 were designed for research and application of the jigsaw method. Questionnaires were applied before and after the didactic proposal. The groups' responses, in relation to the experimental kits, were grouped into three levels: "Incorporates", "Tangency" or "Distance". Considering the GEs, the experimental kit Nº. 1 had a high percentage of responses that incorporated and tainted the content, with about 86%, demonstrating a good use of the topic contemplated. For the experimental kit Nº. 2, about 89% of the responses incorporated and tainted the content addressed and, for the experimental kit Nº. 3, we had 100% of the answers classified as "Incorporates" and "Tangency", reflecting an excellent use of the contents covered in this group. When we add the answers classified as "Incorporates" and "Tangency", in relation to the GBs, we have for the experimental kit Nº. 1, 83% of the responses, for the experimental kit Nº. 2, 100% of the responses and for the experimental kit Nº. 3, 67% of the answers, demonstrating a high level of learning and interaction of the students that absorbed the knowledge from the GEs and shared through the GBs. The students' perceptions about chemistry, the jigsaw method and the experimental activities, respectively, were evaluated using the Likert scale, which indicated an excellent receptivity of the students in relation to the jigsaw method and the experimentation. We consider that the didactic proposal, besides motivating, helped the students' learning, providing good results, which consolidate the use of the jigsaw method, associated to experimental activities, in the teaching of galvanic cells.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENEBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede NacionalALVES, Valéria Almeida07825958802http://lattes.cnpq.br/7008628048249437SILVA, Luís Antônio da47663944615http://lattes.cnpq.br/2977605962943043DINIZ, Bruno Pereira2019-10-10T19:19:13Z2019-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfDINIZ, Bruno Pereira. Experimentação no ensino de células galvânicas utilizando o método Jigsaw. 2019. 130f . Dissertação (Mestrado em Química) - Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/871porADÚRIZ-BRAVO, A.; AYMERICH, M. I. Acerca de la didáctica de las ciencias como disciplina autônoma. Revista Electrónica de Enseñanza de las ciencias, v. 1, n. 3, 2002. ARONSON, E.; BLANEY, N.; STEPHIN, C.; SIKES, J.; SNAPP, M. The Jigsaw Classroom. Sage Publishing Company: Beverly Hills, CA, 1978. BACHELARD, G. A Formação do espírito científico. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BARBOSA, R. M. N. ; JOFILI, Z. M. S. Aprendizagem cooperativa e ensino de química: parceria que dá certo. Ciência & Educação. (Bauru), Bauru , v. 10, n. 1, p. 55-61, 2004.Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 jan. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100004. 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Jigsaw.
Química
description Foram desenvolvidos três kits experimentais para auxiliar no ensino de conceitos de células galvânicas, pilhas e baterias. Os kits experimentais foram confeccionados a partir de materiais de baixo custo e fácil acesso, que exploraram diferentes associações de pilhas comerciais e células galvânicas, visando ensinar tais conceitos por meio da aprendizagem cooperativa utilizando o método jigsaw. Os alunos foram divididos em seis grupos de especialistas (GE). Foram preparados dois kits experimentais para cada um dos três subtópicos de Eletroquímica: Kit experimental Nº. 1 - entendendo o funcionamento das pilhas comerciais, Kit experimental Nº. 2 - entendendo o funcionamento das células galvânicas, Kit experimental Nº. 3 - verificando a ocorrência das reações de oxidorredução. Cada subtópico foi trabalhado por dois GEs. Após isso, os GEs se separaram e foram formados seis grupos de base (GB), cada um contendo pelo menos um especialista de cada subtópico; cada GB consolidou a aprendizagem dos três subtópicos. Realizou-se um diagnóstico de como os alunos avaliaram a atividade didática e se a mesma contribuiu para auxiliar a aprendizagem dos estudantes. A pesquisa foi realizada com os alunos de uma turma do 2 º ano do Ensino Médio de um Colégio particular de Patrocínio, Minas Gerais, e demandou 16 aulas, das quais 5 referiram-se ao método tradicional e 11 foram destinadas à pesquisa e aplicação do método jigsaw. Foram aplicados questionários antes e após a realização da proposta didática. As respostas dos grupos, com relação aos trabalhos com os kits experimentais, foram classificadas em três níveis: “Incorpora”, “Tangencia” ou “Distancia”. Considerando os GEs, o kit experimental Nº. 1 teve um alto percentual de respostas que incorporaram e tangenciaram o conteúdo, com cerca de 86%, demonstrando um bom aproveitamento do tópico contemplado. Para o kit experimental Nº. 2, cerca de 89% das respostas incorporaram e tangenciaram o conteúdo abordado e, para o kit experimental Nº. 3, tivemos 100% das respostas classificadas como “Incorpora” e “Tangencia”, refletindo um excelente aproveitamento dos conteúdos abordados nesse grupo. Quando somamos as respostas classificadas como “Incorpora” e “Tangencia”, em relação aos GBs, temos para o kit experimental Nº. 1, 83% das respostas, para o kit experimental Nº. 2, 100% das respostas e para o kit experimental Nº. 3, 67% das respostas, demonstrando um alto nível de aprendizado e interação dos alunos que absorveram o conhecimento a partir dos GEs e compartilharam através dos GBs. Ainda, foram avaliadas as percepções dos alunos sobre a disciplina de Química, sobre o método jigsaw e acerca das atividades experimentais, respectivamente, utilizando a escala Likert, indicando uma ótima receptividade dos alunos em relação ao método jigsaw e à experimentação. A proposta didática, além de motivadora, auxiliou a aprendizagem dos estudantes, proporcionando bons resultados, que consolidam a utilização do método jigsaw, associado a atividades experimentais, no ensino de células galvânicas.
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2019-05-17
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