Níveis de atividade física e barreiras e facilitadores para sua prática entre adolescentes surdos e ouvintes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: ANDRADE, Luana Foroni
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
CIF
ICF
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/248
Resumo: Hoje uma das maiores preocupações discutidas em relação à população de crianças e adolescentes tem sido a prática insuficiente de atividade física ou o uso de dietas não saudáveis, com grandes desequilíbrios energéticos com sérias implicações para a saúde e o bem estar. Pesquisas com enfoque nas causas e na descrição desses cenários visando a implementação de ações que incentivem mudanças de comportamento nos indivíduos, famílias e comunidades, principalmente em populações em minoria linguística cultural, como os surdos, não foram encontradas na literatura. Assim, este estudo tem por objetivo investigar e comparar os fatores ambientais para a prática de atividades físicas segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF, bem como os níveis de atividade física entre adolescentes surdos e ouvintes. Esta pesquisa quantitativa, descritiva de natureza investigativa analítica e comparativa utilizou-se dos instrumentos Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA) e Checklist da CIF com enfoque nos fatores contextuais, ambientais, sendo estes traduzidos e aplicados com a população surda em língua brasileira de sinais (LIBRAS). Os resultados angariados mostraram diferença estatística significativa entre os adolescentes surdos e ouvintes quanto aos níveis de atividade física, sendo que 29,03% do grupo de adolescentes surdos foram classificados como ativos, enquanto 61,29% dos adolescentes ouvintes assim foram classificados (p<0,05). Apesar dos adolescentes surdos também apresentarem mais barreiras e menos facilitadores que os ouvintes, a diferença entre grupos não foi estatisticamente significativa. Este estudo corroborou com outros estudos nacionais que estudam à prática de atividade física na população de adolescentes, confirmando os baixos níveis de atividade física também encontrados em outras amostras de adolescentes no país. Apesar do grupo surdos ter apresentado desfechos mais negativos comparado ao grupo de ouvintes os resultados encontrados em uma população e outra não expõem incapacidades relacionadas à condição biológica, mas refletem desafios quanto à condição cultural. Ser surdo em um ambiente pouco sensível à multiplicidade, adaptado apenas ao ouvinte, pode acarretar em resultados negativos à essa população se comparada à população de ouvintes.
id UFTM_9904b81de4ef3cb96402b9c4457a5c29
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/248
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Níveis de atividade física e barreiras e facilitadores para sua prática entre adolescentes surdos e ouvintesSurdezAdolescenteCIFExercícioLinguagem de SinaisDeafnessAdolescentICFExerciseSign LanguageEducação FísicaHoje uma das maiores preocupações discutidas em relação à população de crianças e adolescentes tem sido a prática insuficiente de atividade física ou o uso de dietas não saudáveis, com grandes desequilíbrios energéticos com sérias implicações para a saúde e o bem estar. Pesquisas com enfoque nas causas e na descrição desses cenários visando a implementação de ações que incentivem mudanças de comportamento nos indivíduos, famílias e comunidades, principalmente em populações em minoria linguística cultural, como os surdos, não foram encontradas na literatura. Assim, este estudo tem por objetivo investigar e comparar os fatores ambientais para a prática de atividades físicas segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF, bem como os níveis de atividade física entre adolescentes surdos e ouvintes. Esta pesquisa quantitativa, descritiva de natureza investigativa analítica e comparativa utilizou-se dos instrumentos Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA) e Checklist da CIF com enfoque nos fatores contextuais, ambientais, sendo estes traduzidos e aplicados com a população surda em língua brasileira de sinais (LIBRAS). Os resultados angariados mostraram diferença estatística significativa entre os adolescentes surdos e ouvintes quanto aos níveis de atividade física, sendo que 29,03% do grupo de adolescentes surdos foram classificados como ativos, enquanto 61,29% dos adolescentes ouvintes assim foram classificados (p<0,05). Apesar dos adolescentes surdos também apresentarem mais barreiras e menos facilitadores que os ouvintes, a diferença entre grupos não foi estatisticamente significativa. Este estudo corroborou com outros estudos nacionais que estudam à prática de atividade física na população de adolescentes, confirmando os baixos níveis de atividade física também encontrados em outras amostras de adolescentes no país. Apesar do grupo surdos ter apresentado desfechos mais negativos comparado ao grupo de ouvintes os resultados encontrados em uma população e outra não expõem incapacidades relacionadas à condição biológica, mas refletem desafios quanto à condição cultural. Ser surdo em um ambiente pouco sensível à multiplicidade, adaptado apenas ao ouvinte, pode acarretar em resultados negativos à essa população se comparada à população de ouvintes.Today one of the major concerns discussed in relation to the population of children and adolescents has been insufficient physical activity or the use of unhealthy diets, with large energy imbalances with serious implications for health and well-being. Research focused on the causes and description of these scenarios for the implementation of actions that encourage behavioral changes in individuals, families and communities, especially in populations in cultural linguistic minority as deaf, were not found in the literature. Thus, this study aims to investigate and compare the environmental factors for physical activity according to the International Classification of Functioning, Disability and Health - ICF and the physical activity levels among deaf and hearing adolescents. This quantitative, descriptive and comparative analytical investigative nature we used the Physical Activity Questionnaire for Adolescents (QAFA) and ICF Checklist instruments with a focus on contextual and environmental factors, which are translated and applied to the deaf population in Brazilian signs language (LIBRAS). The results raised significant statistical difference between the deaf and hearing adolescents in their levels of physical activity, with 29.03% of the group of deaf adolescents were classified as active, while 61.29% of the adolescents hearing were classified active (p <0.05). Despite deaf adolescents, also present more barriers and fewer facilitators than adolescents hearing, the difference between groups was not statistically significant. This study corroborated with other national studies that study the physical activity in the population of adolescents, confirming low levels of physical activity also found in other samples of adolescents in the country. Despite the deaf group presented with more negative outcomes compared to the group of hearing the results for one population and not expose other disabilities related to biological condition, but reflect challenges regarding cultural condition. Being Deaf in a bit sensitive to the multiplicity environment, tailored only to the hearing, can result in negative outcomes for this population compared to the population of hearing.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaCASTRO, Shamyr Sulyvan de03022225610http://lattes.cnpq.br/6911072543095408ANDRADE, Luana Foroni2016-07-06T20:41:23Z2015-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfANDRADE, Luana Foroni. Níveis de atividade física e barreiras e facilitadores para sua prática entre adolescentes surdos e ouvintes. 2015. 84f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/248porALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis; MARQUES, Renato. Qualidade de Vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa (FACH.). São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP, 2012. ALVES, João Guilherme Bezerra; MONTENEGRO, Fernanda Maria Ulisses; OLIVEIRA, Fernando Antonio; ALVES, Roseane Victor. Prática de esportes durante a adolescência e atividade física de lazer na vida adulta. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 11, n. 5, Set/Out, 2005. ALVEZ, Carla Barbosa; FERREIRA, Josimário de Paula; DAMÁZIO, Mirlene Macedo. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial [Fortaleza], Universidade Federal do Ceará, 2010. AZEVEDO JUNIOR, Mario Renato; ARAÚJO, Cora Luiza Pavin; PEREIRA, Flávio Medeiros. Atividades físicas e esportivas na adolescência: mudanças de preferências ao longo das últimas décadas. Revista Brasileira Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 51-58, jan./mar. 2006. BRASIL. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. (1994). Declaração de Salamanca. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2014. _______. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, 13 de julho, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso: 5 nov. 2014. _______. Lei nº °10.379, de 10 de janeiro de 1991. Reconhece oficialmente, no Estado de Minas Gerais, como meio de comunicação objetiva e de uso corrente, a linguagem gestual codificada na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. (1991). Lei n°10.379, de 10 de janeiro de 1991, Belo Horizonte, 10 de janeiro, 1991. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/SISTEMA_CRV/banco_objetos_crv/%7B90AA857A-F928-4861-A7F3-44076BD2BB60%7D_LEI%2010379,%20de%2010%20DE%20JANEIRO%20DE%201991.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2014. _______. Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, 24 de abril, 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: 11 nov. 2014. _______. Ministério da Educação. Educação infantil : saberes e práticas da inclusão : dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. [4. ed.] / elaboração profª Daisy Maria Collet de Araujo Lima – Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal... [et. al.] – Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006a. ________. Ministério da Saúde. Doenças cardiovasculares causam quase 30% das mortes no País. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/saude/2011/09/doencas-cardiovasculares-causam-quase-30-das-mortes-no-pais>. Acesso em: fev. 2015. ________. Ministério da Saúde. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes / Secretaria de Atenção à Saúde, Área de Saúde do Adolescente e do Jovem. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005. ________. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007a. ________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. A pessoa com deficiência e o Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007b. ________. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008. ________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção em Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010a. ________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Prevenção clínica de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília : Ministério da Saúde, 2006b. ________. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 3. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010b. _______. Ministério da Saúde. Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL). (2014) Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/abril/30/Lancamento-Vigitel-28-04-ok.pdf>. Acesso em: 15 out. 2014. _______. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. / Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, set. 2007c. BREMM, Eduardo Scarantti; BISOL, Cláudia Alquati. Sinalizando a Adolescência: Narrativas de Adolescentes Surdos. Psicologia Ciência e Profissão, v. 28, n. 2, p. 272-287, 2008. BORSA, Juliane Callegaro; DAMÁSIO, Brumo Figueiredo; BANDEIRA, Denise Ruschel. Adaptação e Validação de Instrumentos Psicológicos entre Culturas. Algunas Consideraciones, v. 22, n. 53, p. 423–432, set./dez. 2012. CARDOSO Ilda. Aspectos Transculturais na Adaptação de Instrumentos de Avaliação Psicológica. Interacções, v. 10, n. 1, p. 98–112, 2006. CASPERSEN, C.J., POWELL, K.E., CHRISTENSON, G.M. Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Public health reports, v. 100, n. 2, p.126–31, mar./apr.1985. CASTANEDA, Luciana; CASTRO, Shamyr Sulyvan de. Brazilian publications on the International Classification of Functioning. Acta Fisiátrica, v. 20, n. 1, p. 29-36, 2013. CASTRO, Shamyr Sulyvan de. Pessoas com deficiência e o uso dos serviços de saúde: a questão da (in)acessibilidade. BIS, Boletim do Instituto de Saúde (Impr.) [online], v. 13, n. 2, p. 162-169. ISSN 1518-1812, 2011. CASTRO, Shamyr Sulyvan; CASTANEDA, Luciana; SILVEIRA, Heitor. Identification of common content between the questionnaire of the Health Survey (ISA-SP) and the International Classification of Functionality, Disability, and Health. Revista Brasileira de Epidemiologia [online], v.17, n. 1, p. 59-70. ISSN 1415-790X, 2014. CASTRO, Shamyr Sulyvan; LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti; CESAR, Chester Luiz Galvão. Accessibility to health services by persons with disabilities. Revista de Saúde Pública [online], v. 45, n. 1, p. 99-105. Epub Oct 29, 2010. ISSN 0034-8910, 2011. CASTRO, Shamyr Sulyvan de; PAIVA, Karina Mary; CESAR, Chester Luiz Galvão. Communication difficulties between individuals with hearing disability and health professionals: a public health matter. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia [online], v. 17, n. 2, p. 128-134. ISSN 1982-0232, 2012. CHAVEIRO, Neuma; BARBOSA, Maria Alves; PORTO, Celmo Celeno. Revisão de literatura sobre o atendimento ao paciente surdo pelos profissionais da saúde. Revista da Escola de Enfermagem - USP, v. 42, n. 3, p. 578–83, set. 2008. CORRADI, Juliane Adne Mesa. Ambientes informacionais digitais e usuários surdos: questões de acessibilidade. 2007. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007. DI NUBILA, Heloisa Brunow Ventura; BUCHALLA, Cassia Maria. O papel das Classificações da OMS - CID e CIF nas definições de deficiência e incapacidade. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 1, n. 2, p. 324-35, jun. 2008. ENES, Carla Cristina; PEGOLO, Giovana Eliza; SILVA, M. V. da. Influência do consumo alimentar e do padrão de atividade física sobre o estado nutricional de adolescentes de Piedade, São Paulo. Revista Paulista de Pediatria, v. 27, n. 3, p. 265–271, 2009. ERLICHMAN J, KERBEY AL, JAMES WP. Physical activity and its impact on health outcomes. Paper 1: The impact of physical activity on cardiovascular disease and all-cause mortality: an historical perspective. Obesity Reviews, 2002, v. 3, p. 257-71. EUROPEAN HEART NETWORK [The]. Children and Young People – the importance of physical activity. The European Heart Health Initiative. THE EUROPEAN HEART NETWORK: Bélgica, 2001. FAJARDO I.; CANÃS J. J.; SALMERÓN L.; ABASCAL J.. Improving deaf users’ accessibility in hypertext information retrieval: are graphical interfaces useful for them? Behaviour & Information Technology, v. 25, n. 6, p. 455–467, nov.–dec. 2006. FARIAS, Edson dos Santos; SALVADOR, Maria Regina Domingos. Antropometria, composição corporal e atividade física de escolares. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 7, n. 1, p.21-29, 2005. FARIAS, Norma; BUCHALLA, Cassia Maria. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da organização mundial da saúde: conceitos, usos e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v.8, n. 2, p. 187-93, jun. 2005. FELICIANO, Daniel Alves. Avaliação da prática esportiva como fator de socialização com deficientes auditivos a partir do teste sociométrico de Jacob Levi Moreno. 2010. 71.f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília – UnB, Brasília, 2010. FERREIRA, Luana Talita Diniz; CASTRO, Shamyr Sulyvan de; BUCHALLA, Cassia Maria. The International Classification of Functioning, Disability and Health: progress and opportunities. Ciências & Saúde Coletiva [online], v.19, n. 2, p. 469-474. ISSN 1413-8123, 2014. FLORINDO, Alex Antonio; SALVADOR, Emanuel Péricles; REIS, Rodrigo Siqueira; GUIMARÃES, Vanessa Valente. Percepção do ambiente e prática de atividade física em adultos residentes em região de baixo nível socioeconômico. Revista de Saúde Pública, v. 45, n. 2, p.302-310, 2011. FLORINDO, Alex Antonio; ROMERO, Alexandre; PERES, Stela Verzinhasse; SILVA, Marina Vieira da; SLATER, Betzabeth. Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da atividade física para adolescentes. Revista de Sáude Pública, v. 40, n. 5, p. 802–809, out. 2006. GARCIA, Leandro Martin Totaro; FISBERG, Mauro. Physical activities and barriers reported by adolescents attending a health service. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano (Online) [online], v. 13, n. 3, p. 163-169. ISSN 1980-0037, 2011. GONÇALVES, Amanda Regina (Org.) Memórias, territorialidades e identidades em Uberaba - MG: bairro Estados Unidos e Escola Estadual Quintiliano Jardim. Uberaba (MG): UFTM, 2011. GONÇALVES, Helen; HALLAL, Pedro C.; AMORIM, Tales C.; ARAÚJO, Cora L. P.; MENEZES, Ana M. B.. Fatores socioculturais e nível de atividade física no início da adolescência. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 22, n. 4, 2007. GORDON-LARSEN, Penny; MCMURRAY, Robert G, POPKIN, Barry M. Determinants of Adolescent Physical Activity and Inactivity Patterns. Pediatrics,105;e83 DOI: 10.1542, 2000. GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete R.P. Atividade física, aptidão física e saúde. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 1, n. 1, p. 18–35, 1995. GUIMARÃES, Angela Deise Santos. Leitores surdos e acessibilidade virtual mediada por tecnologias de informação e comunicação. 2009. 75 f. Trabalho de Conclusão Curso (de Especialização em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Cuiabá, 2009. HALLAL, Pedro Curi; KNUTH, Alan Goularte; CRUZ, Danielle Keylla Alencar; MENDES, Maria Isabel; MALTA, Deborah Carvalho. Prática de atividade física em adolescentes brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, (Supl. 2), p.:3035-3042, 2010. IANNI, Aurea; PEREIRA, Patrícia Cristina Andrade. Acesso da Comunidade Surda à Rede Básica de Saúde. Saúde e Sociedade, v.18, supl.2, 2009. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2010: Resultados Gerais da Amostra. [2010]. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2125&i d_pagina=1>. Acesso em: set. 2012. INTERDONATO, Giovana Carla; GREGUOL, Márcia. Qualidade de vida e prática habitual de atividade física em adolescentes com deficiência. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 21, n. 2, p. 282-295, 2011. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno Cedes, Campinas, vol. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006. LOPES, Maura Corcini; VEIGA-NETO, Alfredo. Marcadores culturais surdos: quando eles se constituem no espaço escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. Especial, p. 81-100, jul./dez. 2006. MARIN, Carla Regina; GÓES, Maria Cecília Rafael de. A experiência de pessoas surdas em esferas de atividade do cotidiano. Caderno Cedes, Campinas, v. 26, n. 69, p. 231–249, mai./ago. 2006. MARTIN, Daniela; BAT-CHAVA, Y. Negotiating deaf–hearing friendships: coping strategies of deaf boys and girls in mainstream schools. Child: Care, Health & Development, v. 29, n. 6, p. 511 – 521, 2003. MATSUDO, Sandra Marcela Mahecha; ARAUJO, Timóteo Leandro; MATSUDO, Victor Keihan Rodrigues; ANDRADE, Douglas Roque; VALQUER W. Nível de atividade física adolescente. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 3, n. 4, p. 14–26, 1998. MUNGUBA, Marilene Calderaro. Abordagem da Terapia Ocupacional na Disfunção Auditiva. In: CAVALCANTI, Alessandra; GALVÃO, Cláudia. Terapia Ocupacional: Fundamentação & Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. (Dissertação) Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras. Área de Literaturas, Artes e Culturas. Universidade de Lisboa: Lisboa, 2012. NETO, Carlos. Mudanças Sociais, Desporto e Desenvolvimento Humano. Associação Portuguesa de Gestão, Lisboa, (s/d.). Disponível em: <http://www.fmh.utl.pt/Cmotricidade/dm/textoscn/mudancassociais.pdf>. Acesso em: 07 out. 2013. NÓBREGA, Juliana Donato; ANDRADE, Andréa Batista de; PONTES, Ricardo José Soares; BOSI, Maria Lúcia Magalhães; MACHADO, Márcia Maria Tavares. Identidade surda e intervencoes em saude na perspectiva de uma comunidade usuaria de lingua de sinais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, mar. 2012. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Direção-Geral da Saúde: Lisboa, 2004. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. OZELLA, Sergio; AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. Desmistificando a Concepção de Adolescência. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 133, p. 97-125, jan./abr. 2008. PAPALIA, Diane E. et. al. Desenvolvimento Humano. 10ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2010. PATE, Russel R.; PATTY, Freedson S.; SALLIS, James F.; TAYLOR, Wendell C.; Sirard, John; TROST, Stewart G.; DOWDA, Marsha. Compliance with physical activity guidelines: prevalence in a population of children and youth. Annals of epidemiology, v. 12, n. 5, p. 303–8, jul. 2002. PATE, Russel R, PRATT, Michael, BLAIR, Steve N. Physical activity and public health: a recommendation from the Centers for Disease Control and Prevention and the American College of Sports Medicine. JAMA 1995; v. 5, p. 273:402-7. PERLIN, Gladis. Histórias de vida surda: Identidades em questão. 1998. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998. PEREIRA, Patrícia Cristina Andrade; FORTES, Paulo Antonio de Carvalho. Communication and Information Barriers to Health Assistance for Deaf Patients. American Annals of the Deaf, v. 155, n. 1, p. 31-37, Spring 2010. PETERSON, Michelle S.; LAWMAN, Hannah G.; FAIRCHILD, Amanda; WILSON, Dawn K; VAN HORN, M. Lee. The Association of Self-Efficacy and Parent Social Support on Physical Activity in Male and Female Adolescents. Health Psychology, v. 32, n. 6, p. 666–674, June 2013. doi:10.1037/a0029129. PITANGA, Francisco José Gondim. Epidemiologia, atividade física e saúde. Revista Brasileira de Ciências e Movimento, Brasília, v.10, n. 3, p. 49-54, jul. 2002. PRADO, Crisley Vanessa; LIMA, Alex Vieira; FERMINO, Rogério César; AÑEZ Ciro Romelio Rodriguez; REIS, Rodrigo Siqueira. Apoio social e prática de atividade física em adolescentes da rede pública de ensino: qual a importância da família e dos amigos? Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro. v. 30, n. 4, p. 827-838, abr. 2014. QUADROS, Ronice Müller de. Educação de Surdos: A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. QUADROS, Ronice Müller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira. Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. REICHENHEIM, Michael Eduardo; MORAES, Claudia Leite. Operacionalização de adaptação transcultural de instrumentos de aferição usados em epidemiologia. Revista de Saúde Pública, v. 41, n. 4, p. 665–673, mai. 2007. RIBEIRO, Amanda Gomes; COTTA, Rosângela Minardi Mitre; RIBEIRO, Sônia Machado Rocha. A promoção da saúde e a prevenção integrada dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Ciência e Saúde Coletiva [online]. 2012, vol.17, n.1, p. 7-17. ISSN 1413-8123. RIBEIRO, Evelyn Helena C.; FLORINDO, Alex Antonio. Efeitos de um programa de intervenção no nível de atividade física de adolescentes de escolas públicas de uma região de baixo nível socioeconômico: descrição dos métodos utilizados. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 15, n. 1, p. 28–34, 2010. ROMERO, Alexandre; FLORINDO, Alex Antonio; VOCI, Silvia Maria; SLATER, Betzabeth. Reprodutibilidade de questionário informatizado de atividade física em adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 16, n. 3, p. 234–239, 2011. ROMERO, Alexandre; SLATER, Betzabeth; FLORINDO, Alex Antonio; LATORRE, Maria do Rosário Dias de Oliveira; CEZAR, Cláudia; SILVA, Marina Vieira da. Determinantes do índice de massa corporal em adolescentes de escolas públicas de Piracicaba, São Paulo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 1, p. 141–149, jan. 2010. SALLES, Heloísa Maria Moreira Lima [et al.]. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. (Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos) Brasília: MEC, SEESP, v. 2, 2004. SAMPAIO, Rosana Ferreira.; LUZ, Madel Terezinha. Funcionalidade e incapacidade humana: explorando o escopo da classificação internacional da Organização Mundial da Saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 475-483, mar, 2009. SANTANA, Ana Paula; BERGAMO, Alexandre. Cultura e Identidade Surdas: Encruzilhada de Lutas Sociais e Teóricas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 565-582, maio/ago. 2005. SANTOS, Mariana Silva, HINO, Adriano Akira Ferreira; REIS, Rodrigo Siqueira; RODRIGUEZ-AÑEZ, Ciro Romélio. Prevalência de barreiras para a prática de atividade física em adolescentes. Revista Brasileira de Epidemiologia [online], 2010, v.13, n.1, pp. 94-104. ISSN 1415-790X. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo Uma Sociedade Para Todos. ed. 8. WVA: São Paulo, 2010. SEABRA, André F. Determinantes biológicos e sócio-culturais associados à prática de atividade física de adolescentes. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, p.721-736, abr. 2008. SEBASTIÃO, Emerson; SCHWINGEL, Andiara; CHODZKO-ZAJKO, Wojtek. Brazilian physical activity guidelines as a strategy for health promotion. Revista de Saúde Pública, v. 48, n. 4 p. 709-712, 2014. SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e; SALLES, Leila Maria Ferreira(orgs.). Jovens, violência e escola: um desafio contemporâneo. Cultura Acadêmica: São Paulo, 2010. SILVA, Márcia do Socorro E. da . Um olhar sobre a Identidade Surda. Educação básica e cultura: diagnósticos, proposições e novos agenciamentos. Fórum Nacional de Crítica Cultural 2. nov. 2010. SKLIAR, Carlos; QUADROS, Ronice Muller de. Invertendo epistemologicamente o problema da inclusão: os ouvintes no mundo dos surdos. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 32-51, 2000. TASSITANO, Rafael Miranda; BEZERRA, Jorge, TENÓRIO, Maria Cecília Marinho, COLARES Viviane, BARROS, Mauro Virgílio Gomes de, HALLAL PC. Atividade Física em adolescentes brasileiros: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 9, n. 1, p. 55–60, 2007. TEIXEIRA, L.; VANÍCOLA, M. C.; GORGATTI, M. G. Deficiência auditiva. In: TEIXEIRA, L. Atividade física adaptada e saúde: da teoria à prática. Barueri, SP: Phorte, 2008. THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. TROST, Stewart.G.; OWEN, Neville.; BAUMAN, Adrian .E.; SALLIS, James .F.; BROWN, Wendy. Correlates of adults’ participation in physical activity: review and update. Medicine and Science in Sports and Exercise, Madison, v.34, n.12, p.1996-2001, 2002. U.S. DEPARTMENT OF HEALTH AND HUMAN SERVICES. Physical Activity Guidelines for Americans. [2008]. Disponível em: <http://www.health.gov/paguidelines/pdf/paguide.pdf>. Acesso: 4 nov. 2014. WILCOX, Sherman; WILCOX, Phyllis Perrin. Aprender a ver: O ensino da Língua de Sinais Americana como segunda língua. [tradução] LEITE, Tarcísio de Arantes. Arara Azul: Petrópolis, 2005. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global strategy on diet, physical activity and health. Geneve: WHO. [2004]. Disponível em: <http://www.who.int/dietphysicalactivity/strategy/eb11344/strategy_english_web.pdf>. Acesso em: 08 out., 2014. _________. Global Recommendations on Physical Activity for Health. WHO. [2011]. Disponível em: <http://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activity-recommendations-5-17years.pdf?ua=1>. Acesso em: 18 nov., 2014.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2018-03-22T17:44:58Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/248Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2018-03-22T17:44:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Níveis de atividade física e barreiras e facilitadores para sua prática entre adolescentes surdos e ouvintes
title Níveis de atividade física e barreiras e facilitadores para sua prática entre adolescentes surdos e ouvintes
spellingShingle Níveis de atividade física e barreiras e facilitadores para sua prática entre adolescentes surdos e ouvintes
ANDRADE, Luana Foroni
Surdez
Adolescente
CIF
Exercício
Linguagem de Sinais
Deafness
Adolescent
ICF
Exercise
Sign Language
Educação Física
title_short Níveis de atividade física e barreiras e facilitadores para sua prática entre adolescentes surdos e ouvintes
title_full Níveis de atividade física e barreiras e facilitadores para sua prática entre adolescentes surdos e ouvintes
title_fullStr Níveis de atividade física e barreiras e facilitadores para sua prática entre adolescentes surdos e ouvintes
title_full_unstemmed Níveis de atividade física e barreiras e facilitadores para sua prática entre adolescentes surdos e ouvintes
title_sort Níveis de atividade física e barreiras e facilitadores para sua prática entre adolescentes surdos e ouvintes
author ANDRADE, Luana Foroni
author_facet ANDRADE, Luana Foroni
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CASTRO, Shamyr Sulyvan de
03022225610
http://lattes.cnpq.br/6911072543095408
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Luana Foroni
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Adolescente
CIF
Exercício
Linguagem de Sinais
Deafness
Adolescent
ICF
Exercise
Sign Language
Educação Física
topic Surdez
Adolescente
CIF
Exercício
Linguagem de Sinais
Deafness
Adolescent
ICF
Exercise
Sign Language
Educação Física
description Hoje uma das maiores preocupações discutidas em relação à população de crianças e adolescentes tem sido a prática insuficiente de atividade física ou o uso de dietas não saudáveis, com grandes desequilíbrios energéticos com sérias implicações para a saúde e o bem estar. Pesquisas com enfoque nas causas e na descrição desses cenários visando a implementação de ações que incentivem mudanças de comportamento nos indivíduos, famílias e comunidades, principalmente em populações em minoria linguística cultural, como os surdos, não foram encontradas na literatura. Assim, este estudo tem por objetivo investigar e comparar os fatores ambientais para a prática de atividades físicas segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF, bem como os níveis de atividade física entre adolescentes surdos e ouvintes. Esta pesquisa quantitativa, descritiva de natureza investigativa analítica e comparativa utilizou-se dos instrumentos Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA) e Checklist da CIF com enfoque nos fatores contextuais, ambientais, sendo estes traduzidos e aplicados com a população surda em língua brasileira de sinais (LIBRAS). Os resultados angariados mostraram diferença estatística significativa entre os adolescentes surdos e ouvintes quanto aos níveis de atividade física, sendo que 29,03% do grupo de adolescentes surdos foram classificados como ativos, enquanto 61,29% dos adolescentes ouvintes assim foram classificados (p<0,05). Apesar dos adolescentes surdos também apresentarem mais barreiras e menos facilitadores que os ouvintes, a diferença entre grupos não foi estatisticamente significativa. Este estudo corroborou com outros estudos nacionais que estudam à prática de atividade física na população de adolescentes, confirmando os baixos níveis de atividade física também encontrados em outras amostras de adolescentes no país. Apesar do grupo surdos ter apresentado desfechos mais negativos comparado ao grupo de ouvintes os resultados encontrados em uma população e outra não expõem incapacidades relacionadas à condição biológica, mas refletem desafios quanto à condição cultural. Ser surdo em um ambiente pouco sensível à multiplicidade, adaptado apenas ao ouvinte, pode acarretar em resultados negativos à essa população se comparada à população de ouvintes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-05
2016-07-06T20:41:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Luana Foroni. Níveis de atividade física e barreiras e facilitadores para sua prática entre adolescentes surdos e ouvintes. 2015. 84f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/248
identifier_str_mv ANDRADE, Luana Foroni. Níveis de atividade física e barreiras e facilitadores para sua prática entre adolescentes surdos e ouvintes. 2015. 84f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis; MARQUES, Renato. Qualidade de Vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa (FACH.). São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP, 2012. ALVES, João Guilherme Bezerra; MONTENEGRO, Fernanda Maria Ulisses; OLIVEIRA, Fernando Antonio; ALVES, Roseane Victor. Prática de esportes durante a adolescência e atividade física de lazer na vida adulta. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 11, n. 5, Set/Out, 2005. ALVEZ, Carla Barbosa; FERREIRA, Josimário de Paula; DAMÁZIO, Mirlene Macedo. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial [Fortaleza], Universidade Federal do Ceará, 2010. AZEVEDO JUNIOR, Mario Renato; ARAÚJO, Cora Luiza Pavin; PEREIRA, Flávio Medeiros. Atividades físicas e esportivas na adolescência: mudanças de preferências ao longo das últimas décadas. Revista Brasileira Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 51-58, jan./mar. 2006. BRASIL. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. (1994). Declaração de Salamanca. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2014. _______. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, 13 de julho, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso: 5 nov. 2014. _______. Lei nº °10.379, de 10 de janeiro de 1991. Reconhece oficialmente, no Estado de Minas Gerais, como meio de comunicação objetiva e de uso corrente, a linguagem gestual codificada na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. (1991). Lei n°10.379, de 10 de janeiro de 1991, Belo Horizonte, 10 de janeiro, 1991. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/SISTEMA_CRV/banco_objetos_crv/%7B90AA857A-F928-4861-A7F3-44076BD2BB60%7D_LEI%2010379,%20de%2010%20DE%20JANEIRO%20DE%201991.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2014. _______. Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, 24 de abril, 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: 11 nov. 2014. _______. Ministério da Educação. Educação infantil : saberes e práticas da inclusão : dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. [4. ed.] / elaboração profª Daisy Maria Collet de Araujo Lima – Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal... [et. al.] – Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006a. ________. Ministério da Saúde. Doenças cardiovasculares causam quase 30% das mortes no País. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/saude/2011/09/doencas-cardiovasculares-causam-quase-30-das-mortes-no-pais>. Acesso em: fev. 2015. ________. Ministério da Saúde. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes / Secretaria de Atenção à Saúde, Área de Saúde do Adolescente e do Jovem. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005. ________. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007a. ________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. A pessoa com deficiência e o Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007b. ________. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008. ________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção em Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010a. ________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Prevenção clínica de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília : Ministério da Saúde, 2006b. ________. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 3. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010b. _______. Ministério da Saúde. Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL). (2014) Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/abril/30/Lancamento-Vigitel-28-04-ok.pdf>. Acesso em: 15 out. 2014. _______. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. / Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, set. 2007c. BREMM, Eduardo Scarantti; BISOL, Cláudia Alquati. Sinalizando a Adolescência: Narrativas de Adolescentes Surdos. Psicologia Ciência e Profissão, v. 28, n. 2, p. 272-287, 2008. BORSA, Juliane Callegaro; DAMÁSIO, Brumo Figueiredo; BANDEIRA, Denise Ruschel. Adaptação e Validação de Instrumentos Psicológicos entre Culturas. Algunas Consideraciones, v. 22, n. 53, p. 423–432, set./dez. 2012. CARDOSO Ilda. Aspectos Transculturais na Adaptação de Instrumentos de Avaliação Psicológica. Interacções, v. 10, n. 1, p. 98–112, 2006. CASPERSEN, C.J., POWELL, K.E., CHRISTENSON, G.M. Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Public health reports, v. 100, n. 2, p.126–31, mar./apr.1985. CASTANEDA, Luciana; CASTRO, Shamyr Sulyvan de. Brazilian publications on the International Classification of Functioning. Acta Fisiátrica, v. 20, n. 1, p. 29-36, 2013. CASTRO, Shamyr Sulyvan de. Pessoas com deficiência e o uso dos serviços de saúde: a questão da (in)acessibilidade. BIS, Boletim do Instituto de Saúde (Impr.) [online], v. 13, n. 2, p. 162-169. ISSN 1518-1812, 2011. CASTRO, Shamyr Sulyvan; CASTANEDA, Luciana; SILVEIRA, Heitor. Identification of common content between the questionnaire of the Health Survey (ISA-SP) and the International Classification of Functionality, Disability, and Health. Revista Brasileira de Epidemiologia [online], v.17, n. 1, p. 59-70. ISSN 1415-790X, 2014. CASTRO, Shamyr Sulyvan; LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti; CESAR, Chester Luiz Galvão. Accessibility to health services by persons with disabilities. Revista de Saúde Pública [online], v. 45, n. 1, p. 99-105. Epub Oct 29, 2010. ISSN 0034-8910, 2011. CASTRO, Shamyr Sulyvan de; PAIVA, Karina Mary; CESAR, Chester Luiz Galvão. Communication difficulties between individuals with hearing disability and health professionals: a public health matter. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia [online], v. 17, n. 2, p. 128-134. ISSN 1982-0232, 2012. CHAVEIRO, Neuma; BARBOSA, Maria Alves; PORTO, Celmo Celeno. Revisão de literatura sobre o atendimento ao paciente surdo pelos profissionais da saúde. Revista da Escola de Enfermagem - USP, v. 42, n. 3, p. 578–83, set. 2008. CORRADI, Juliane Adne Mesa. Ambientes informacionais digitais e usuários surdos: questões de acessibilidade. 2007. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007. DI NUBILA, Heloisa Brunow Ventura; BUCHALLA, Cassia Maria. O papel das Classificações da OMS - CID e CIF nas definições de deficiência e incapacidade. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 1, n. 2, p. 324-35, jun. 2008. ENES, Carla Cristina; PEGOLO, Giovana Eliza; SILVA, M. V. da. Influência do consumo alimentar e do padrão de atividade física sobre o estado nutricional de adolescentes de Piedade, São Paulo. Revista Paulista de Pediatria, v. 27, n. 3, p. 265–271, 2009. ERLICHMAN J, KERBEY AL, JAMES WP. Physical activity and its impact on health outcomes. Paper 1: The impact of physical activity on cardiovascular disease and all-cause mortality: an historical perspective. Obesity Reviews, 2002, v. 3, p. 257-71. EUROPEAN HEART NETWORK [The]. Children and Young People – the importance of physical activity. The European Heart Health Initiative. THE EUROPEAN HEART NETWORK: Bélgica, 2001. FAJARDO I.; CANÃS J. J.; SALMERÓN L.; ABASCAL J.. Improving deaf users’ accessibility in hypertext information retrieval: are graphical interfaces useful for them? Behaviour & Information Technology, v. 25, n. 6, p. 455–467, nov.–dec. 2006. FARIAS, Edson dos Santos; SALVADOR, Maria Regina Domingos. Antropometria, composição corporal e atividade física de escolares. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 7, n. 1, p.21-29, 2005. FARIAS, Norma; BUCHALLA, Cassia Maria. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da organização mundial da saúde: conceitos, usos e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v.8, n. 2, p. 187-93, jun. 2005. FELICIANO, Daniel Alves. Avaliação da prática esportiva como fator de socialização com deficientes auditivos a partir do teste sociométrico de Jacob Levi Moreno. 2010. 71.f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília – UnB, Brasília, 2010. FERREIRA, Luana Talita Diniz; CASTRO, Shamyr Sulyvan de; BUCHALLA, Cassia Maria. The International Classification of Functioning, Disability and Health: progress and opportunities. Ciências & Saúde Coletiva [online], v.19, n. 2, p. 469-474. ISSN 1413-8123, 2014. FLORINDO, Alex Antonio; SALVADOR, Emanuel Péricles; REIS, Rodrigo Siqueira; GUIMARÃES, Vanessa Valente. Percepção do ambiente e prática de atividade física em adultos residentes em região de baixo nível socioeconômico. Revista de Saúde Pública, v. 45, n. 2, p.302-310, 2011. FLORINDO, Alex Antonio; ROMERO, Alexandre; PERES, Stela Verzinhasse; SILVA, Marina Vieira da; SLATER, Betzabeth. Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da atividade física para adolescentes. Revista de Sáude Pública, v. 40, n. 5, p. 802–809, out. 2006. GARCIA, Leandro Martin Totaro; FISBERG, Mauro. Physical activities and barriers reported by adolescents attending a health service. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano (Online) [online], v. 13, n. 3, p. 163-169. ISSN 1980-0037, 2011. GONÇALVES, Amanda Regina (Org.) Memórias, territorialidades e identidades em Uberaba - MG: bairro Estados Unidos e Escola Estadual Quintiliano Jardim. Uberaba (MG): UFTM, 2011. GONÇALVES, Helen; HALLAL, Pedro C.; AMORIM, Tales C.; ARAÚJO, Cora L. P.; MENEZES, Ana M. B.. Fatores socioculturais e nível de atividade física no início da adolescência. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 22, n. 4, 2007. GORDON-LARSEN, Penny; MCMURRAY, Robert G, POPKIN, Barry M. Determinants of Adolescent Physical Activity and Inactivity Patterns. Pediatrics,105;e83 DOI: 10.1542, 2000. GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete R.P. Atividade física, aptidão física e saúde. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 1, n. 1, p. 18–35, 1995. GUIMARÃES, Angela Deise Santos. Leitores surdos e acessibilidade virtual mediada por tecnologias de informação e comunicação. 2009. 75 f. Trabalho de Conclusão Curso (de Especialização em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Cuiabá, 2009. HALLAL, Pedro Curi; KNUTH, Alan Goularte; CRUZ, Danielle Keylla Alencar; MENDES, Maria Isabel; MALTA, Deborah Carvalho. Prática de atividade física em adolescentes brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, (Supl. 2), p.:3035-3042, 2010. IANNI, Aurea; PEREIRA, Patrícia Cristina Andrade. Acesso da Comunidade Surda à Rede Básica de Saúde. Saúde e Sociedade, v.18, supl.2, 2009. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2010: Resultados Gerais da Amostra. [2010]. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2125&i d_pagina=1>. Acesso em: set. 2012. INTERDONATO, Giovana Carla; GREGUOL, Márcia. Qualidade de vida e prática habitual de atividade física em adolescentes com deficiência. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 21, n. 2, p. 282-295, 2011. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno Cedes, Campinas, vol. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006. LOPES, Maura Corcini; VEIGA-NETO, Alfredo. Marcadores culturais surdos: quando eles se constituem no espaço escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. Especial, p. 81-100, jul./dez. 2006. MARIN, Carla Regina; GÓES, Maria Cecília Rafael de. A experiência de pessoas surdas em esferas de atividade do cotidiano. Caderno Cedes, Campinas, v. 26, n. 69, p. 231–249, mai./ago. 2006. MARTIN, Daniela; BAT-CHAVA, Y. Negotiating deaf–hearing friendships: coping strategies of deaf boys and girls in mainstream schools. Child: Care, Health & Development, v. 29, n. 6, p. 511 – 521, 2003. MATSUDO, Sandra Marcela Mahecha; ARAUJO, Timóteo Leandro; MATSUDO, Victor Keihan Rodrigues; ANDRADE, Douglas Roque; VALQUER W. Nível de atividade física adolescente. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 3, n. 4, p. 14–26, 1998. MUNGUBA, Marilene Calderaro. Abordagem da Terapia Ocupacional na Disfunção Auditiva. In: CAVALCANTI, Alessandra; GALVÃO, Cláudia. Terapia Ocupacional: Fundamentação & Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. (Dissertação) Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras. Área de Literaturas, Artes e Culturas. Universidade de Lisboa: Lisboa, 2012. NETO, Carlos. Mudanças Sociais, Desporto e Desenvolvimento Humano. Associação Portuguesa de Gestão, Lisboa, (s/d.). Disponível em: <http://www.fmh.utl.pt/Cmotricidade/dm/textoscn/mudancassociais.pdf>. Acesso em: 07 out. 2013. NÓBREGA, Juliana Donato; ANDRADE, Andréa Batista de; PONTES, Ricardo José Soares; BOSI, Maria Lúcia Magalhães; MACHADO, Márcia Maria Tavares. Identidade surda e intervencoes em saude na perspectiva de uma comunidade usuaria de lingua de sinais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, mar. 2012. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Direção-Geral da Saúde: Lisboa, 2004. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. OZELLA, Sergio; AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. Desmistificando a Concepção de Adolescência. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 133, p. 97-125, jan./abr. 2008. PAPALIA, Diane E. et. al. Desenvolvimento Humano. 10ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2010. PATE, Russel R.; PATTY, Freedson S.; SALLIS, James F.; TAYLOR, Wendell C.; Sirard, John; TROST, Stewart G.; DOWDA, Marsha. Compliance with physical activity guidelines: prevalence in a population of children and youth. Annals of epidemiology, v. 12, n. 5, p. 303–8, jul. 2002. PATE, Russel R, PRATT, Michael, BLAIR, Steve N. Physical activity and public health: a recommendation from the Centers for Disease Control and Prevention and the American College of Sports Medicine. JAMA 1995; v. 5, p. 273:402-7. PERLIN, Gladis. Histórias de vida surda: Identidades em questão. 1998. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998. PEREIRA, Patrícia Cristina Andrade; FORTES, Paulo Antonio de Carvalho. Communication and Information Barriers to Health Assistance for Deaf Patients. American Annals of the Deaf, v. 155, n. 1, p. 31-37, Spring 2010. PETERSON, Michelle S.; LAWMAN, Hannah G.; FAIRCHILD, Amanda; WILSON, Dawn K; VAN HORN, M. Lee. The Association of Self-Efficacy and Parent Social Support on Physical Activity in Male and Female Adolescents. Health Psychology, v. 32, n. 6, p. 666–674, June 2013. doi:10.1037/a0029129. PITANGA, Francisco José Gondim. Epidemiologia, atividade física e saúde. Revista Brasileira de Ciências e Movimento, Brasília, v.10, n. 3, p. 49-54, jul. 2002. PRADO, Crisley Vanessa; LIMA, Alex Vieira; FERMINO, Rogério César; AÑEZ Ciro Romelio Rodriguez; REIS, Rodrigo Siqueira. Apoio social e prática de atividade física em adolescentes da rede pública de ensino: qual a importância da família e dos amigos? Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro. v. 30, n. 4, p. 827-838, abr. 2014. QUADROS, Ronice Müller de. Educação de Surdos: A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. QUADROS, Ronice Müller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira. Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. REICHENHEIM, Michael Eduardo; MORAES, Claudia Leite. Operacionalização de adaptação transcultural de instrumentos de aferição usados em epidemiologia. Revista de Saúde Pública, v. 41, n. 4, p. 665–673, mai. 2007. RIBEIRO, Amanda Gomes; COTTA, Rosângela Minardi Mitre; RIBEIRO, Sônia Machado Rocha. A promoção da saúde e a prevenção integrada dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Ciência e Saúde Coletiva [online]. 2012, vol.17, n.1, p. 7-17. ISSN 1413-8123. RIBEIRO, Evelyn Helena C.; FLORINDO, Alex Antonio. Efeitos de um programa de intervenção no nível de atividade física de adolescentes de escolas públicas de uma região de baixo nível socioeconômico: descrição dos métodos utilizados. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 15, n. 1, p. 28–34, 2010. ROMERO, Alexandre; FLORINDO, Alex Antonio; VOCI, Silvia Maria; SLATER, Betzabeth. Reprodutibilidade de questionário informatizado de atividade física em adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 16, n. 3, p. 234–239, 2011. ROMERO, Alexandre; SLATER, Betzabeth; FLORINDO, Alex Antonio; LATORRE, Maria do Rosário Dias de Oliveira; CEZAR, Cláudia; SILVA, Marina Vieira da. Determinantes do índice de massa corporal em adolescentes de escolas públicas de Piracicaba, São Paulo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 1, p. 141–149, jan. 2010. SALLES, Heloísa Maria Moreira Lima [et al.]. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. (Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos) Brasília: MEC, SEESP, v. 2, 2004. SAMPAIO, Rosana Ferreira.; LUZ, Madel Terezinha. Funcionalidade e incapacidade humana: explorando o escopo da classificação internacional da Organização Mundial da Saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 475-483, mar, 2009. SANTANA, Ana Paula; BERGAMO, Alexandre. Cultura e Identidade Surdas: Encruzilhada de Lutas Sociais e Teóricas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 565-582, maio/ago. 2005. SANTOS, Mariana Silva, HINO, Adriano Akira Ferreira; REIS, Rodrigo Siqueira; RODRIGUEZ-AÑEZ, Ciro Romélio. Prevalência de barreiras para a prática de atividade física em adolescentes. Revista Brasileira de Epidemiologia [online], 2010, v.13, n.1, pp. 94-104. ISSN 1415-790X. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo Uma Sociedade Para Todos. ed. 8. WVA: São Paulo, 2010. SEABRA, André F. Determinantes biológicos e sócio-culturais associados à prática de atividade física de adolescentes. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, p.721-736, abr. 2008. SEBASTIÃO, Emerson; SCHWINGEL, Andiara; CHODZKO-ZAJKO, Wojtek. Brazilian physical activity guidelines as a strategy for health promotion. Revista de Saúde Pública, v. 48, n. 4 p. 709-712, 2014. SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e; SALLES, Leila Maria Ferreira(orgs.). Jovens, violência e escola: um desafio contemporâneo. Cultura Acadêmica: São Paulo, 2010. SILVA, Márcia do Socorro E. da . Um olhar sobre a Identidade Surda. Educação básica e cultura: diagnósticos, proposições e novos agenciamentos. Fórum Nacional de Crítica Cultural 2. nov. 2010. SKLIAR, Carlos; QUADROS, Ronice Muller de. Invertendo epistemologicamente o problema da inclusão: os ouvintes no mundo dos surdos. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 32-51, 2000. TASSITANO, Rafael Miranda; BEZERRA, Jorge, TENÓRIO, Maria Cecília Marinho, COLARES Viviane, BARROS, Mauro Virgílio Gomes de, HALLAL PC. Atividade Física em adolescentes brasileiros: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 9, n. 1, p. 55–60, 2007. TEIXEIRA, L.; VANÍCOLA, M. C.; GORGATTI, M. G. Deficiência auditiva. In: TEIXEIRA, L. Atividade física adaptada e saúde: da teoria à prática. Barueri, SP: Phorte, 2008. THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. TROST, Stewart.G.; OWEN, Neville.; BAUMAN, Adrian .E.; SALLIS, James .F.; BROWN, Wendy. Correlates of adults’ participation in physical activity: review and update. Medicine and Science in Sports and Exercise, Madison, v.34, n.12, p.1996-2001, 2002. U.S. DEPARTMENT OF HEALTH AND HUMAN SERVICES. Physical Activity Guidelines for Americans. [2008]. Disponível em: <http://www.health.gov/paguidelines/pdf/paguide.pdf>. Acesso: 4 nov. 2014. WILCOX, Sherman; WILCOX, Phyllis Perrin. Aprender a ver: O ensino da Língua de Sinais Americana como segunda língua. [tradução] LEITE, Tarcísio de Arantes. Arara Azul: Petrópolis, 2005. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global strategy on diet, physical activity and health. Geneve: WHO. [2004]. Disponível em: <http://www.who.int/dietphysicalactivity/strategy/eb11344/strategy_english_web.pdf>. Acesso em: 08 out., 2014. _________. Global Recommendations on Physical Activity for Health. WHO. [2011]. Disponível em: <http://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activity-recommendations-5-17years.pdf?ua=1>. Acesso em: 18 nov., 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221196179177472