O professor e os textos de divulgação científica: análise de uma sequência didática para o ensino da temática energia.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: BIELERT NETO, Carlos Alberto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1444
Resumo: Ao olhar para os principais documentos normativos e currículos da educação brasileira vemos o tema energia com destacada importância, havendo em cada diretriz uma ênfase diferente para essa temática. Para isso ressaltamos a relevância do tema na Educação, particularmente para a área de Ciências da Natureza (CN) e, principalmente, no Ensino de Física. Esta temática, devido à pluralidade de formas e sentidos a ela atribuídos, está presente em todos os componentes curriculares que integram a área de CN. Partindo desse tema e das vivências acadêmicas do pesquisador ao longo de sua trajetória, surgiram questionamentos sobre o ensino dessa temática nas aulas de Física, bem como suas potencialidades e fragilidades sob o olhar do professor desta disciplina. Tendo em vista o desafio em tratar a temática, incorporamos em uma atividade Textos de Divulgação Científica (TDC) como recursos didáticos. Entendemos os TDC como a ponte entre o conceito científico e o aluno devido às características que apresentam. Para isso elaboramos em nosso trabalho uma Sequência Didática (SD), inspirada na Sequência de Ensino-Aprendizagem, utilizando TDC com o propósito de investigar as potencialidades deste recurso na dimensão epistêmica e pedagógica no ensino da temática Energia, focalizando o professor de Física atuante no primeiro ano do Ensino Médio. Nesse trabalho utilizamos para a análise qualitativa os construtos da Análise Textual Discursiva e do Losango Didático. O material empírico foi desenvolvido a partir de um questionário respondido pelo professor, bem como entrevista após a realização da SD. Apresentamos nos resultados determinadas características epistemológicas e pedagógicas apontadas no Quadro Teórico construído e que foram visualizadas na prática pedagógica do professor com o uso dos TDC no ensino da temática Energia. Na dimensão epistêmica o professor fez relações com o Conhecimento Científico e o Mundo Material, Articulação Saber Docente Profissional e Conhecimento Científico e Conhecimento historicamente construído e transformações. Na dimensão pedagógica as relações feitas foram a elaboração de materiais no processo de ensino aprendizagem, estratégias didáticas não tradicionais, identificação e superação de dificuldades, interação professor-aluno e afinidade e proatividade. Constatamos que essas relações tiveram impacto direto na atividade e também na formação do saber docente profissional do professor.
id UFTM_9caae3dc6292a90318098ee90ceb58ad
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1444
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling O professor e os textos de divulgação científica: análise de uma sequência didática para o ensino da temática energia.Textos de divulgação científica.Energia.Professor.Ensino de Física.Saberes docentes.Sequência didática.Scientific Dissemination Texts.Energy.Teacher.Physics Teaching.Teacher knowledge.Didactic sequence.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAo olhar para os principais documentos normativos e currículos da educação brasileira vemos o tema energia com destacada importância, havendo em cada diretriz uma ênfase diferente para essa temática. Para isso ressaltamos a relevância do tema na Educação, particularmente para a área de Ciências da Natureza (CN) e, principalmente, no Ensino de Física. Esta temática, devido à pluralidade de formas e sentidos a ela atribuídos, está presente em todos os componentes curriculares que integram a área de CN. Partindo desse tema e das vivências acadêmicas do pesquisador ao longo de sua trajetória, surgiram questionamentos sobre o ensino dessa temática nas aulas de Física, bem como suas potencialidades e fragilidades sob o olhar do professor desta disciplina. Tendo em vista o desafio em tratar a temática, incorporamos em uma atividade Textos de Divulgação Científica (TDC) como recursos didáticos. Entendemos os TDC como a ponte entre o conceito científico e o aluno devido às características que apresentam. Para isso elaboramos em nosso trabalho uma Sequência Didática (SD), inspirada na Sequência de Ensino-Aprendizagem, utilizando TDC com o propósito de investigar as potencialidades deste recurso na dimensão epistêmica e pedagógica no ensino da temática Energia, focalizando o professor de Física atuante no primeiro ano do Ensino Médio. Nesse trabalho utilizamos para a análise qualitativa os construtos da Análise Textual Discursiva e do Losango Didático. O material empírico foi desenvolvido a partir de um questionário respondido pelo professor, bem como entrevista após a realização da SD. Apresentamos nos resultados determinadas características epistemológicas e pedagógicas apontadas no Quadro Teórico construído e que foram visualizadas na prática pedagógica do professor com o uso dos TDC no ensino da temática Energia. Na dimensão epistêmica o professor fez relações com o Conhecimento Científico e o Mundo Material, Articulação Saber Docente Profissional e Conhecimento Científico e Conhecimento historicamente construído e transformações. Na dimensão pedagógica as relações feitas foram a elaboração de materiais no processo de ensino aprendizagem, estratégias didáticas não tradicionais, identificação e superação de dificuldades, interação professor-aluno e afinidade e proatividade. Constatamos que essas relações tiveram impacto direto na atividade e também na formação do saber docente profissional do professor.Looking at the main normative references and Brazilian educational curricula, we see energy as a highlighted theme, having for each guideline a different thematic. To do so, we emphasize the relevance that this theme has in Education, especially for the Natural Sciences (NS) area, and mainly in Physics Teaching. This thematic, due to it’s plurality of ways and meanings, is present in every curricular component that holds the NS area. Starting from this theme and the academic experience of the researcher throughout his Physics classes, questions came out about teaching energy, as well as it’s strengths and weaknesses under the teacher’s point of view. We incorporated Scientific Dissemination Texts (SDT) as a didactic resource to teaching an often present thematic in the student’s routine. We understand that the SDT as a bridge between the scientific knowledge and the student, due to the characteristics that those articles show. For that, we elaborated in our work a Didactic Sequence (DS) inspired by the Teaching-Learning Sequence using SDT with the purpose of investigating the potentialities of this resource in the epistemic and pedagogical dimension related to the teaching of the energy theme, focusing on the Physics teacher that works in the first year of High School. In this research we used a qualitative analysis, titled Discursive Textual Analysis, along with the Didactic Rhombus. The empirical material was developed from a questionnaire answered by the teacher, as well as an interview. We present in the results certain epistemological and pedagogical characteristics pointed out in the Theoretical Framework constructed and which were visualized in the pedagogical practice of the teacher with the use of SDT in the teaching of the thematic energy. In the epistemic dimension, the teacher made relationships with Scientific Knowledge and the Material World, Articulation of Professional Teaching Knowledge and Scientific Knowledge and Historically Constructed Knowledge and transformations. In the pedagogical dimension, the relationships made were the elaboration of materials in the teaching-learning process, non-traditional didactic strategies, identification and overcoming difficulties, teacher-student interaction and affinity and pro-activity. We saw that these relationships had a direct impact on the activity and also on the teacher's professional teaching knowledge.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta35121012837http://lattes.cnpq.br/1037654075125918BIELERT NETO, Carlos Alberto2022-11-17T17:10:24Z2020-02-272022-11-17T17:10:24Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-11-18T02:02:51Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-11-18T02:02:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor e os textos de divulgação científica: análise de uma sequência didática para o ensino da temática energia.
title O professor e os textos de divulgação científica: análise de uma sequência didática para o ensino da temática energia.
spellingShingle O professor e os textos de divulgação científica: análise de uma sequência didática para o ensino da temática energia.
BIELERT NETO, Carlos Alberto
Textos de divulgação científica.
Energia.
Professor.
Ensino de Física.
Saberes docentes.
Sequência didática.
Scientific Dissemination Texts.
Energy.
Teacher.
Physics Teaching.
Teacher knowledge.
Didactic sequence.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O professor e os textos de divulgação científica: análise de uma sequência didática para o ensino da temática energia.
title_full O professor e os textos de divulgação científica: análise de uma sequência didática para o ensino da temática energia.
title_fullStr O professor e os textos de divulgação científica: análise de uma sequência didática para o ensino da temática energia.
title_full_unstemmed O professor e os textos de divulgação científica: análise de uma sequência didática para o ensino da temática energia.
title_sort O professor e os textos de divulgação científica: análise de uma sequência didática para o ensino da temática energia.
author BIELERT NETO, Carlos Alberto
author_facet BIELERT NETO, Carlos Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta
35121012837
http://lattes.cnpq.br/1037654075125918
dc.contributor.author.fl_str_mv BIELERT NETO, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Textos de divulgação científica.
Energia.
Professor.
Ensino de Física.
Saberes docentes.
Sequência didática.
Scientific Dissemination Texts.
Energy.
Teacher.
Physics Teaching.
Teacher knowledge.
Didactic sequence.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Textos de divulgação científica.
Energia.
Professor.
Ensino de Física.
Saberes docentes.
Sequência didática.
Scientific Dissemination Texts.
Energy.
Teacher.
Physics Teaching.
Teacher knowledge.
Didactic sequence.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Ao olhar para os principais documentos normativos e currículos da educação brasileira vemos o tema energia com destacada importância, havendo em cada diretriz uma ênfase diferente para essa temática. Para isso ressaltamos a relevância do tema na Educação, particularmente para a área de Ciências da Natureza (CN) e, principalmente, no Ensino de Física. Esta temática, devido à pluralidade de formas e sentidos a ela atribuídos, está presente em todos os componentes curriculares que integram a área de CN. Partindo desse tema e das vivências acadêmicas do pesquisador ao longo de sua trajetória, surgiram questionamentos sobre o ensino dessa temática nas aulas de Física, bem como suas potencialidades e fragilidades sob o olhar do professor desta disciplina. Tendo em vista o desafio em tratar a temática, incorporamos em uma atividade Textos de Divulgação Científica (TDC) como recursos didáticos. Entendemos os TDC como a ponte entre o conceito científico e o aluno devido às características que apresentam. Para isso elaboramos em nosso trabalho uma Sequência Didática (SD), inspirada na Sequência de Ensino-Aprendizagem, utilizando TDC com o propósito de investigar as potencialidades deste recurso na dimensão epistêmica e pedagógica no ensino da temática Energia, focalizando o professor de Física atuante no primeiro ano do Ensino Médio. Nesse trabalho utilizamos para a análise qualitativa os construtos da Análise Textual Discursiva e do Losango Didático. O material empírico foi desenvolvido a partir de um questionário respondido pelo professor, bem como entrevista após a realização da SD. Apresentamos nos resultados determinadas características epistemológicas e pedagógicas apontadas no Quadro Teórico construído e que foram visualizadas na prática pedagógica do professor com o uso dos TDC no ensino da temática Energia. Na dimensão epistêmica o professor fez relações com o Conhecimento Científico e o Mundo Material, Articulação Saber Docente Profissional e Conhecimento Científico e Conhecimento historicamente construído e transformações. Na dimensão pedagógica as relações feitas foram a elaboração de materiais no processo de ensino aprendizagem, estratégias didáticas não tradicionais, identificação e superação de dificuldades, interação professor-aluno e afinidade e proatividade. Constatamos que essas relações tiveram impacto direto na atividade e também na formação do saber docente profissional do professor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-27
2020-02-27
2022-11-17T17:10:24Z
2022-11-17T17:10:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1444
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221191093583872