O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autoapalpação das mamas e do exame papanicolau entre estudantes de escolas públicas do período noturno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: MENDES, Lorena Campos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/280
Resumo: Introdução: O câncer (CA) atualmente é um problema de saúde pública, uma vez que o Sistema de Informação sobre Mortalidade registra que ele representa a segunda causa de morte por doença no Brasil. Neste contexto, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Brasil, as estimativas para o ano de 2014, apontam a ocorrência de aproximadamente 576 mil novos casos de neoplasia. Assim, destaca-se a neoplasia ginecológica como responsável por mais da metade das mortes por CA entre mulheres brasileiras, principalmente os cânceres de mama e de colo do útero. Sob este prisma, as atividades educativas são de grande importância, já que muitas mulheres, por seus valores e cultura, não reconhecem as medidas de prevenção e detecção desses cânceres. Objetivo: Verificar a eficácia da atividade de educação em saúde realizada com estudantes do ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e magistério do período noturno de escolas públicas, a respeito da Autopalpação das Mamas (APM) e do exame de Papanicolaou. Procedimentos metodológicos: Estudo quase experimental do tipo antes e depois. A pesquisa foi desenvolvida com mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, estudantes do ensino médio, EJA e magistério do período noturno de escolas públicas de Uberaba-MG perfazendo o total de 20 escolas e 540 alunas. Foi elaborado um instrumento auto-aplicado, estruturado com perguntas abertas e fechadas, contendo dados do perfil sociodemográfico e sexual e questões relativas à APM e ao exame Papanicolaou. Inicialmente, o instrumento foi aplicado aos sujeitos com o intuito de verificar o conhecimento prévio a respeito do tema. Em seguida, foi realizada uma atividade educativa, relativa aos exames Papanicolaou e APM. Em seguida, o instrumento foi reaplicado aos sujeitos, com a finalidade de mensurar o conhecimento adquirido e compará-lo com o conhecimento prévio. Resultados: O grupo foi composto por mulheres, em sua maioria com idade entre 18 e 29 anos (63,3%), residente em Uberaba (90,7%), estudantes do EJA (34,1%), exercendo atividades não remuneradas (39,8%), solteiras (46,9%) e usuárias de internet (68,0%). Com relação ao perfil sexual a grande maioria afirmou já ter tido relação sexual (92,6%) e possuir parceiro sexual (76,1%). No contexto geral, as mulheres apresentaram um déficit maior de conhecimento no que se refere à APM, em comparação ao exame Papanicolaou. A questão sobre quem deveria realizar a APM foi a que obteve proporcionalmente mais acertos, 44,1%, outra questão que despertou atenção relacionava-se à serventia da APM, já que o percentual de erros foi significativo. A necessidade de se fazer o exame Papanicolaou foi outra questão importante, já que 102 (18,9%) mulheres disseram nunca ter realizado o exame. Os testes estatísticos mostraram que houve acréscimo no conhecimento tanto em relação à APM quanto ao Papanicolaou. Conclusão: O conhecimento e a prática da APM e do Papanicolaou ainda são baixos entre as mulheres. No entanto, atividades educativas apresentaram impacto positivo sobre tal conhecimento. Percebeu-se a necessidade da transmissão de informações referente ao tema, que é de extrema importância para as diversas populações.
id UFTM_a4d0de63726a9aba5d044c3ef0338ed0
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/280
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autoapalpação das mamas e do exame papanicolau entre estudantes de escolas públicas do período noturnoAutoexame de mamaEducação em saúdeEnfermagemEsfregaço vaginalSaúde da mulherBreast Self-ExaminationHealth EducationNursingVaginal SmearsWomen's HealthAutoexamen de MamasEducación en SaludEnfermeríaFrotis VaginalSalud de la MujerEnfermagemIntrodução: O câncer (CA) atualmente é um problema de saúde pública, uma vez que o Sistema de Informação sobre Mortalidade registra que ele representa a segunda causa de morte por doença no Brasil. Neste contexto, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Brasil, as estimativas para o ano de 2014, apontam a ocorrência de aproximadamente 576 mil novos casos de neoplasia. Assim, destaca-se a neoplasia ginecológica como responsável por mais da metade das mortes por CA entre mulheres brasileiras, principalmente os cânceres de mama e de colo do útero. Sob este prisma, as atividades educativas são de grande importância, já que muitas mulheres, por seus valores e cultura, não reconhecem as medidas de prevenção e detecção desses cânceres. Objetivo: Verificar a eficácia da atividade de educação em saúde realizada com estudantes do ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e magistério do período noturno de escolas públicas, a respeito da Autopalpação das Mamas (APM) e do exame de Papanicolaou. Procedimentos metodológicos: Estudo quase experimental do tipo antes e depois. A pesquisa foi desenvolvida com mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, estudantes do ensino médio, EJA e magistério do período noturno de escolas públicas de Uberaba-MG perfazendo o total de 20 escolas e 540 alunas. Foi elaborado um instrumento auto-aplicado, estruturado com perguntas abertas e fechadas, contendo dados do perfil sociodemográfico e sexual e questões relativas à APM e ao exame Papanicolaou. Inicialmente, o instrumento foi aplicado aos sujeitos com o intuito de verificar o conhecimento prévio a respeito do tema. Em seguida, foi realizada uma atividade educativa, relativa aos exames Papanicolaou e APM. Em seguida, o instrumento foi reaplicado aos sujeitos, com a finalidade de mensurar o conhecimento adquirido e compará-lo com o conhecimento prévio. Resultados: O grupo foi composto por mulheres, em sua maioria com idade entre 18 e 29 anos (63,3%), residente em Uberaba (90,7%), estudantes do EJA (34,1%), exercendo atividades não remuneradas (39,8%), solteiras (46,9%) e usuárias de internet (68,0%). Com relação ao perfil sexual a grande maioria afirmou já ter tido relação sexual (92,6%) e possuir parceiro sexual (76,1%). No contexto geral, as mulheres apresentaram um déficit maior de conhecimento no que se refere à APM, em comparação ao exame Papanicolaou. A questão sobre quem deveria realizar a APM foi a que obteve proporcionalmente mais acertos, 44,1%, outra questão que despertou atenção relacionava-se à serventia da APM, já que o percentual de erros foi significativo. A necessidade de se fazer o exame Papanicolaou foi outra questão importante, já que 102 (18,9%) mulheres disseram nunca ter realizado o exame. Os testes estatísticos mostraram que houve acréscimo no conhecimento tanto em relação à APM quanto ao Papanicolaou. Conclusão: O conhecimento e a prática da APM e do Papanicolaou ainda são baixos entre as mulheres. No entanto, atividades educativas apresentaram impacto positivo sobre tal conhecimento. Percebeu-se a necessidade da transmissão de informações referente ao tema, que é de extrema importância para as diversas populações.Introduction: Cancer (CA) currently represents a public health problem, once the Information System for Mortality registers that this represents the second cause of death due to illness in Brazil. In this context, and according to data from the National Cancer Institute (INCA) in Brazil, the estimate for the year 2014 points to an occurrence of approximately 567 thousand new cases of neoplasia. Thus, gynecological neoplasia is highlighted as the responsible for more than half of the deaths by CA among Brazilian women, with emphasis on breast and cervical cancer. Under this aspect, educational activities are of great importance as many women, due to their values and culture, do not recognize the measures for prevention and detection of these cancers. Purpose: Verify the efficiency of the educational activity in health carried out with students in high school, Education for Young People and Adults (EJA), and primary teacher training courses in the night period in public schools, concerning Breast Probing (BP) and the Pap Test. Methodological Procedures: It was a practically experimental study of the type before and after. The research was developed with women of 18 years of age or more, students in high school, EJA and primary teacher training courses in the night period in public schools in Uberaba, state of Minas Gerais, making up a total of 20 schools and 540 students. A self-applied instrument was developed, structured with open and closed questions containing socio-demographic and sexual issues as profile information, related to Breast Probing and Pap Tests. Initially, the instrument was applied to the subjects with the intention of verifying their previous knowledge concerning the subject. After this, an educational activity was carried out, concerning Pap Tests and Breast Probing. Immediately after this, the instrument was re-applied to the subjects with the purpose of measuring the knowledge they had acquired and compare it to the previous knowledge. Results: the group was made up of women, mostly between 18 and 29 years of age (63.3%), resident in Uberaba (90.7%), students of EJA (34.1%), carrying out non-paid activities (39.8%), single (46.9%), Internet users (68.0%). Concerning the sexual profile, a great majority declared that they had already had sexual relations (92.6%) and had a sexual partner (76.1%). In a general context, the women showed a higher knowledge deficit related to Breast Probing in comparison to the Pap Test. The question that received the highest proportional rise rate of correct answers, 44.1%, was about who should carry out Breast Probing; another question that called attention was concerning the usefulness of Breast Probing, as the amount of wrong answers was high. Another important factor was related to doing the Pap Test, as 102 (18.9%) women said they had never done the test. Statistic tests showed that there was a rise in knowledge, both in relation to Breast Probing as well as to the Pap Test. Conclusion: The knowledge and practice of Breast Probing and Pap Test is still low among women. However, educational activities showed a positive impact on this knowledge. The need for transmission of information concerning the subject was highlighted, a subject which is of extreme importance to various populations.Introducción: El cáncer (CA) actualmente representa un problema de salud pública, una vez que el Sistema de Informaciones sobre Mortalidad registra que este representa la segunda causa de muerte por enfermedad en el Brasil. En este contexto, de acuerdo con los datos del Instituto Nacional de Cáncer (INCA) en el Brasil, las estimativas para el año de 2014, apuntan la ocurrencia de aproximadamente 576 mil casos nuevos de neoplasia. Así, se destaca la neoplasia ginecológica como responsable por más de la mitad de las muertes por CA entre mujeres brasileñas, teniendo destaque el CA de mama y del cuello del útero. En este prisma, las actividades educativas son de grande importancia, ya que muchas mujeres, por sus valores y cultura, no reconocen las medidas de prevención y detección de eses cánceres. Objetivo: Verificar la eficacia de la actividad de educación en salud realizada con estudiantes del enseño mediano, Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) y magisterio del período nocturno de escuelas públicas, a respecto de la Auto Palpación de las Mamas (APM) y del examen de Papanicolaou. Procedimientos metodológicos: Estudio case experimental del tipo antes y después. La pesquisa fue desarrollada con mujeres con edad igual o superior a 18 años, estudiantes del enseño mediano, EJA y magisterio del período nocturno de escuelas públicas de Uberaba-MG profazando el total de 20 escuelas y 540 alumnas. Fue elaborado un instrumento auto-aplicado, estructurado con preguntas abiertas y cerradas contiendo datos del perfil sociodemográfico y sexual y cuestiones relativas a la APM y al examen de Papanicolaou. Inicialmente, el instrumento fue aplicado a los sujetos con el intuito de verificar el conocimiento previo a respecto del tema. En seguida, fue realizada una actividad educativa, relativa a los exámenes de Papanicolaou y APM. Inmediatamente, pos esta, el instrumento fue reaplicado a los sujetos, con la finalidad de mensurar el conocimiento adquirido y compararlo con el conocimiento previo. Resultados: El grupo fue compuesto por mujeres, en su mayoría con edad entre 18 y 29 años (63,3%), residente en Uberaba (90,7%), estudiantes del EJA (34,1%), ejerciendo actividades no remuneradas (39,8%), solteras (46,9%) y usuarias de internet (68,0%). Con relación al perfil sexual la gran mayoría afirmó ya haber tenido relación sexual (92,6%) y poseer pareja sexual (76,1%). En un contexto general las mujeres poseían un déficit de conocimiento mayor referente a la APM en comparación al examen de Papanicolaou. La cuestión que obtuvo mayor aumento proporcional de aciertos, 44,1%, fue sobre quien debería realizar la APM, otra cuestión que despertó atención fue en relación a la serventía de la APM ya que fue grande el porcentual de errores. Otro factor importante fue referente a la realización del examen de Papanicolaou, ya que 102 (18,9%) mujeres dijeron nunca haber realizado el examen. Los testes estadísticos muestrearon que hubo aumento en el conocimiento, tanto en relación a la APM cuanto al Papanicolaou. Conclusión: el conocimiento y la práctica de la APM y del Papanicolaou aún es bajo entre las mujeres. Sin embargo, las actividades educativas presentaron impacto positivo sobre tal conocimiento. Se percibió la necesidad de la transmisión de informaciones referente al tema, que es de extrema importancia para las diversas poblaciones.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeSILVA, Sueli Riul da00836792866http://lattes.cnpq.br/2794492340593773MENDES, Lorena Campos2016-07-21T12:58:13Z2014-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMENDES, Lorena Campos. O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autoapalpação das mamas e do exame papanicolau entre estudantes de escolas públicas do período noturno. 2014. 78f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/280porACIOLI, Sonia. A prática educativa como expressão do cuidado em saúde pública. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 61, n. 1, p. 117-121, jan. / fev. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n1/19.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2013. ALBUQUERQUE, Carla Lorenna Ferreira et al. Knowledge, attitudes and practices regarding the Pap test among women in northeastern Brazil. São Paulo Med. J. , São Paulo, v. 132, n. 1, p. 3-9, 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/spmj/v132n1/1516-3180-spmj-132-01-00003.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014. ALBUQUERQUE, Kamila Matos de et al. Cobertura do teste de Papanicolaou e fatores associados à não-realização: um olhar sobre o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero em Pernambuco, Brasil. Cad. Saúde Pública., Rio de Janeiro, v. 25, supl 2, p. 301-309, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csp/v25s2/12.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2013. ARRUDA, Felipe da Silva et al. Conhecimento e prática na realização do exame de Papanicolaou e infecção por HPV em adolescentes de escola pública. Rev. Para. Med., v. 27, n. 4, p. 59-65, out. / dez. 2013. Disponível em: < http://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2013/v27n4/a4078.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014. BIM, Cíntia Raquel et al. Early diagnosis of breast and cervical cancer in women from the municipality of Guarapuava, PR, Brazil. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 44, n. 4, p. 939-44, dec. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v44n4/en_12.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de atenção básica: controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_canceres_colo_utero_2013.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção primária: Rastreamento. Brasília, 2010. Disponível em: < http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad29.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/abc_do_cancer_2ed.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. 3ed. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acoes_enfermagem_controle_cancer.pdf. Acesso em: 18 fev. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Controle do câncer de mama: documento de consenso. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: http://www.inca.gov.br/publicacoes/consensointegra.pdf. Acesso em: 08 jul. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. De doença desconhecida a problema de saúde pública: o INCA e o controle do câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2007c. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doenca_desconhecida_saude_publica.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Diretrizes Brasileiras para o rastreamento de câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA, 2011c. Disponível em: <http://www.mg.vivamulher.com.br/downloads/diretrizes_rastreamento_cancer_colo_utero.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2008: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2007b. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estimativa_incidencia_cancer_2008.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2010: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estimativa_2010_incidencia_cancer.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2012: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2011a. Disponível em: <http://portal.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/homepage/estimativas-de-incidencia-de-cancer-2012/estimativas_incidencia_cancer_2012.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2014: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/homepage/outros-destaques/estimativa-de-incidencia-de-cancer-2014/estimativa_cancer_24042014.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Falando sobre Câncer do colo do útero. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/falando_cancer_colo_utero.pdf>. Acesso em: 08 maio. 2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero. Rio de Janeiro, 2011d. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/b88bee004eb683d9878a97f11fae00ee/pdf_pncc_coloutero.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=b88bee004eb683d9878a97f11fae00ee>. Acesso em: 08 ago. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Sistema de informação do controle do câncer de mama (SISMAMA) e do câncer do colo do útero (SISCOLO): Manual gerencial. Rio de Janeiro, 2011b. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Situação de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2007a. BRITO, Luciane Maria Oliveira et al. Conhecimento, prática e atitude sobre o autoexame das mamas de mulheres de uma cidade do Nordeste do Brasil. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro, v. 32, n. 5, p. 241-246, maio. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v32n5/a07v32n5.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2013. CASARIN, Micheli Renata; PICCOLI, Jaqueline da Costa Escobar. Educação em saúde para prevenção do câncer de colo do útero em mulheres do município de Santo Ângelo/RS. Ciênc. Saúde Coletiva., Rio de Janeiro, v. 16, n. 9, p. 3925-3932, set. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n9/a29v16n9.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2013. CEOLIN, Rejane et al. Educação em saúde como ferramenta para uma atenção integral à saúde da mulher: uma reflexão teórica. Rev. Enferm. Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, v. 4 e 5, n. 4 e 5, p. 127-137, 2009. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeenfermagem/article/view/1141/1619>. Acesso em: 5 fev. 2014. CIRINO, Ferla Maria Simas Bastos; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi; BORGES, Ana Luiza Vilela. Conhecimento, atitudes e práticas na prevenção do câncer de colo uterino e HPV em adolescentes. Esc. Anna Neri Esc. Enferm., Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 126-134, jan. /mar. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1a19.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014. COHEN, Jacob. Statistical Power Analysis for the behavioral Sciences. 2ª ed. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erbaum. 1988. CORREA, Dina Albuquerque Duarte; VILLELA, Wilza Vieira; ALMEIDA, Ana Maria de. Challenges to the organization of a cervical cancer screening program in Manaus-AM. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 395-400, apr. /june. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n2/en_a18v21n2.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014. CORREA, Michele da Silva et al. Cobertura e adequação do exame citopatológico de colo uterino em estados das regiões Sul e Nordeste do Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 28, n. 12, p. 2257-2266, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v28n12/05.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2014. COSTA, Larissa Aparecida; GOLDENBERG, Paulete. Papilomavírus Humano (HPV) entre Jovens: um sinal de alerta. Saúde Soc. São Paulo, v. 22, n. 1, p. 249-261, 2013. Disponível em: < http://www.readcube.com/articles/10.1590/S0104-12902013000100022?tab=summary> Acesso em: 10 jun. 2014. DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal; ACIOLLI, Sonia. Mudanças na formação e no trabalho de enfermagem: uma perspectiva da educação popular e de saúde. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 63, n. 1, p. 127-31, jan. /fev. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a21.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2014. DIÓGENES, Maria Albertina Rocha et al. Fatores de risco para câncer cervical e adesão ao exame Papanicolaou entre trabalhadoras de enfermagem. Rev. Rene., v. 13, n. 1, p. 200-10, 2012. Disponível em: <http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/31> Acesso em: 10 jun. 2014. FERNANDES, Maria Clara Porto; BACKES, Vania Marli Schubert. Educação em saúde: perspectivas de uma equipe da Estratégia Saúde da Família sob a óptica de Paulo Freire. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 63, n. 4, p. 567-73, jul. /ago. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/11.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2013. FERREIRA, Maria de Lourdes da Silva Marques. Motivos que influenciam a não-realização do exame de Papanicolaou segundo a percepção de mulheres. Esc. Anna Nery Rev. Enferm., Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 378-84, abr. /jun. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v13n2/v13n2a20.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2014. FREITAS, Catia Regina Pirhardt; TERRA, Karina Lemos; MERCÊS; Nen Nalú Alves das. Conhecimentos dos acadêmicos sobre prevenção do câncer de mama. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 32, n. 4, p. 682-7, dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n4/v32n4a07.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014. GOMES, Ludmila Mourão Xavier et al. Conhecimento e prática do autoexame das mamas por acadêmicas de enfermagem. Rev. Cub. Enferm., Habana, v. 28, n. 4, p. 465-473, set. /dez. 2012. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/pdf/enf/v28n4/enf03412.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2013. HECHAVARRÍA, Gipsy de los Angeles et al. Actividades educativas em mujeres com factores de riesgo de câncer de mama. Medisan., Santiago de Cuba, v. 15, n. 6, p. 754-761, 2011. Disponível em: < http://bvs.sld.cu/revistas/san/vol_15_6_11/san05611.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Códigos de Ocupações. 1991. Disponível em: <http://concla.ibge.gov.br/estrutura/ocupacao-estrutura>. Acesso em: 02 abr. 2013. KIM, Daniel Dongiu et al. Saber é prevenir: uma nova abordagem no combate ao câncer de mama. Ciênc. Saúde Coletiva., Rio de Janeiro, v. 15, supl 1, p. 1377-1381, jun. 2010. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/csc/v15s1/047.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2014. MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa et al. Comportamento sexual de mulheres com papiloma vírus humano em serviços de referência de Fortaleza, Ceará. RBPS, Fortaleza, v. 23, n. 1, p. 43-47, jan./mar. 2010. Disponível em: <http://ojs.unifor.br/index.php/RBPS/article/view/1170/2291>. Acesso em: 14 abr. 2014. MELO, Simone Cristina Castanho Sabaini de et al. Alterações citopatológicas e fatores de risco para a ocorrência do câncer de colo uterino. Rev. Gaúch. Enferm., Porto Alegre, v.30, n.4, p.602-8, out. /dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v30n4/a04v30n4.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2013. MENDES, Lorena Campos; SILVEIRA, Carolina Freitas; SILVA, Sueli Riul. Conhecimento de mulheres a respeito do exame de Papanicolaou e do Autoexame das mamas. Rev. Enferm. Atenção saúde., Uberaba, v. 2, n. 3, p. 4-17, 2013. Disponível em: <http://www.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/403/429>. Acesso em: 06 jun. 2014. MENDONÇA, Vilma Guimarães. Mortalidade por câncer de colo do útero na cidade do recife: tendência temporal e perfil sócio-demográfico. 2006. 115 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Materno-infantil) – Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (IMIP), Recife, 2006. Disponível em: <http://www.imip.org.br/site/arquivos_anexo/mestrado%20vilma%20g;;20071130.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2014. MENKE, Carlos Henrique; DELAZERI, Gerson Jacob. Autoexame ou autoengano? Femina., Rio de Janeiro, v. 38, n. 1, p. 3-6, jan. 2010. Disponível em: <http://files.bvs.br/upload/S/0100-7254/2010/v38n1/a002.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2013. MORAES, Maria Helena Buena. de. Câncer ginecológico. In:______Enfermagem Oncológica. Barueri-SP: Manole, 2007. cap. 18, 285-299 p. MONTAÑEZ, Susel Pardo et al. Modificación de conocimientos sobre cáncer de mama em trabajadoras com factores de riesgo de la enfermedad. Medisan., Santiago de Cuba, v. 15, n.1, p. 92- 98, enero. 2011. Disponível em: < http://scielo.sld.cu/pdf/san/v15n1/san13111.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2014 MOURA, Ana Débora Assis et al. Conhecimento e motivações das mulheres acerca do exame de Papanicolaou: subsídios para a prática de enfermagem. Rev. RENE., Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 94-104, jan. /mar. 2010. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/4013/1/2010_art_adamoura.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2014. O’BRIEN, Matthew J et al. Community Health Worker Intervention to Decrease Cervical Cancer Disparities in Hispanic Women. J. Gen. Intern. Med., Philadelphia, v. 25, n. 11, p. 1186–92, 2010. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2947642/pdf/11606_2010_Article_1434.pd>. Acesso em: 14 abr. 2014. OLIVEIRA, Andressa Mendonça et al. Extension activities aimed at the prevention and treatment of gynecological and breast cancer: an experience report. Rev. Esc. Enferm. USP., São Paulo, v. 46, n. 1, p. 231-6, feb. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en_v46n1a32.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2014. PORTELA, Joel R. Sánchez; TIRADO, Belkis Verga. Cáncer de mama: ¿Es posible prevenirlo?. Rev. Cienc. Med., Cuba, v. 15, n. 1, p: 14-28, enero. /marzo. 2011. Disponível em: < http://scielo.sld.cu/pdf/rpr/v15n1/rpr03111.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2013. RODRIGUES, Anselmo Duarte; BUSTAMANTE-TEIXEIRA, Maria Teresa. Mortalidade por câncer de mama e câncer de colo do útero em município de porte médio da Região Sudeste do Brasil, 1980-2006. Cad. Saúde Pública., Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 241-248, fev. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csp/v27n2/05.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2014. SILVA, Irene de Jesus et al. Care, self-care and caring for yourself: a paradigmatic understanding thought for nursing care. Rev. Esc. Enferm. USP., São Paulo, vol. 43, n. 3, p. 697-703, sept. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n3/en_a28v43n3.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2013. SILVA, Naiara Riquelme de Ataíde; SOARES, Daniela Arruda; REGO de Jesus, Sandra. Conocimiento y práctica del autoexamen de mamas por usuarias de la Unidad de Salud de la Familia. Ver. Enfermería Global., n. 29, p. 463-476, enero. 2013. Disponível em: <http://digitum.um.es/xmlui/bitstream/10201/29574/1/Conocimiento%20y%20pr%C3%A1ctica%20del%20autoexamen%20de%20mamas%20por%20usuarias%20de%20la%20Unidad%20de%20Salud%20de%20la%20Familia.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2014. SILVA, Pamella Araujo, RIUL, Sueli da Silva. Câncer de mama: fatores de risco e detecção precoce. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 64, n. 6, p.1016-2, nov. /dez. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v64n6/v64n6a05.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2013. SILVA, Sueli Riul da et al. Atividades educativas na área da saúde da mulher: um relato de experiência. Rev. Enferm. Atenção Saúde., Uberaba, v. 1, n. 1, p. 106-12, 2012. Disponível em: < http://www.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/299/283>. Acesso em: 06 ago. 2013. SOARES, Elisângela Maria; SILVA, Sueli Riul da. Perfil de pacientes com câncer ginecológico em tratamento quimioterápico. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 63, n. 4, p. 517-22, jul. /ago. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/03.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2013. THORNTON, Hazel. PILLARISETTI, Raghu Ram. ‘Breast awareness’ and ‘breast self-examination’ are not the same. What do these terms mean? Why are they confused? What can we do? Eur. J. Cancer., Oxford, [s.l.], v. 44, n.15, p. 2118-21, 2008. Disponível em: < http://ac.els-cdn.com/S0959804908006643/1-s2.0-S0959804908006643-main.pdf?_tid=eab9905a-6b51-11e4-8f60-00000aab0f6c&acdnat=1415896210_4fcc0672b85c6a4448b6cc8e806c34da>. Acesso em: 06 jul. 2013. VALENTE, Carolina Amancio et al. Women’s knowledge about the papanicolaou exam. Rev. Esc. Enferm. USP., São Paulo, v. 43 (Esp2), p. 1193-8, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43nspe2/en_a08v43s2.pdf>. Acesso em: 08 set. 2013. VASCONCELOS, Camila Teixeira Moreira et al. Knowledge, attitude and practice related to the pap smear test among users of a primary health unit. Rev. Latinoam. Enferm., Ribeirão Preto, v. 19, n. 1, p. 97-105, jan. /feb. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v19n1/14.pdf>. Acesso em: 08 set. 2013.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2018-03-21T18:25:09Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/280Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2018-03-21T18:25:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autoapalpação das mamas e do exame papanicolau entre estudantes de escolas públicas do período noturno
title O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autoapalpação das mamas e do exame papanicolau entre estudantes de escolas públicas do período noturno
spellingShingle O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autoapalpação das mamas e do exame papanicolau entre estudantes de escolas públicas do período noturno
MENDES, Lorena Campos
Autoexame de mama
Educação em saúde
Enfermagem
Esfregaço vaginal
Saúde da mulher
Breast Self-Examination
Health Education
Nursing
Vaginal Smears
Women's Health
Autoexamen de Mamas
Educación en Salud
Enfermería
Frotis Vaginal
Salud de la Mujer
Enfermagem
title_short O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autoapalpação das mamas e do exame papanicolau entre estudantes de escolas públicas do período noturno
title_full O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autoapalpação das mamas e do exame papanicolau entre estudantes de escolas públicas do período noturno
title_fullStr O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autoapalpação das mamas e do exame papanicolau entre estudantes de escolas públicas do período noturno
title_full_unstemmed O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autoapalpação das mamas e do exame papanicolau entre estudantes de escolas públicas do período noturno
title_sort O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autoapalpação das mamas e do exame papanicolau entre estudantes de escolas públicas do período noturno
author MENDES, Lorena Campos
author_facet MENDES, Lorena Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Sueli Riul da
00836792866
http://lattes.cnpq.br/2794492340593773
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, Lorena Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Autoexame de mama
Educação em saúde
Enfermagem
Esfregaço vaginal
Saúde da mulher
Breast Self-Examination
Health Education
Nursing
Vaginal Smears
Women's Health
Autoexamen de Mamas
Educación en Salud
Enfermería
Frotis Vaginal
Salud de la Mujer
Enfermagem
topic Autoexame de mama
Educação em saúde
Enfermagem
Esfregaço vaginal
Saúde da mulher
Breast Self-Examination
Health Education
Nursing
Vaginal Smears
Women's Health
Autoexamen de Mamas
Educación en Salud
Enfermería
Frotis Vaginal
Salud de la Mujer
Enfermagem
description Introdução: O câncer (CA) atualmente é um problema de saúde pública, uma vez que o Sistema de Informação sobre Mortalidade registra que ele representa a segunda causa de morte por doença no Brasil. Neste contexto, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Brasil, as estimativas para o ano de 2014, apontam a ocorrência de aproximadamente 576 mil novos casos de neoplasia. Assim, destaca-se a neoplasia ginecológica como responsável por mais da metade das mortes por CA entre mulheres brasileiras, principalmente os cânceres de mama e de colo do útero. Sob este prisma, as atividades educativas são de grande importância, já que muitas mulheres, por seus valores e cultura, não reconhecem as medidas de prevenção e detecção desses cânceres. Objetivo: Verificar a eficácia da atividade de educação em saúde realizada com estudantes do ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e magistério do período noturno de escolas públicas, a respeito da Autopalpação das Mamas (APM) e do exame de Papanicolaou. Procedimentos metodológicos: Estudo quase experimental do tipo antes e depois. A pesquisa foi desenvolvida com mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, estudantes do ensino médio, EJA e magistério do período noturno de escolas públicas de Uberaba-MG perfazendo o total de 20 escolas e 540 alunas. Foi elaborado um instrumento auto-aplicado, estruturado com perguntas abertas e fechadas, contendo dados do perfil sociodemográfico e sexual e questões relativas à APM e ao exame Papanicolaou. Inicialmente, o instrumento foi aplicado aos sujeitos com o intuito de verificar o conhecimento prévio a respeito do tema. Em seguida, foi realizada uma atividade educativa, relativa aos exames Papanicolaou e APM. Em seguida, o instrumento foi reaplicado aos sujeitos, com a finalidade de mensurar o conhecimento adquirido e compará-lo com o conhecimento prévio. Resultados: O grupo foi composto por mulheres, em sua maioria com idade entre 18 e 29 anos (63,3%), residente em Uberaba (90,7%), estudantes do EJA (34,1%), exercendo atividades não remuneradas (39,8%), solteiras (46,9%) e usuárias de internet (68,0%). Com relação ao perfil sexual a grande maioria afirmou já ter tido relação sexual (92,6%) e possuir parceiro sexual (76,1%). No contexto geral, as mulheres apresentaram um déficit maior de conhecimento no que se refere à APM, em comparação ao exame Papanicolaou. A questão sobre quem deveria realizar a APM foi a que obteve proporcionalmente mais acertos, 44,1%, outra questão que despertou atenção relacionava-se à serventia da APM, já que o percentual de erros foi significativo. A necessidade de se fazer o exame Papanicolaou foi outra questão importante, já que 102 (18,9%) mulheres disseram nunca ter realizado o exame. Os testes estatísticos mostraram que houve acréscimo no conhecimento tanto em relação à APM quanto ao Papanicolaou. Conclusão: O conhecimento e a prática da APM e do Papanicolaou ainda são baixos entre as mulheres. No entanto, atividades educativas apresentaram impacto positivo sobre tal conhecimento. Percebeu-se a necessidade da transmissão de informações referente ao tema, que é de extrema importância para as diversas populações.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
2016-07-21T12:58:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Lorena Campos. O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autoapalpação das mamas e do exame papanicolau entre estudantes de escolas públicas do período noturno. 2014. 78f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/280
identifier_str_mv MENDES, Lorena Campos. O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autoapalpação das mamas e do exame papanicolau entre estudantes de escolas públicas do período noturno. 2014. 78f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ACIOLI, Sonia. A prática educativa como expressão do cuidado em saúde pública. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 61, n. 1, p. 117-121, jan. / fev. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n1/19.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2013. ALBUQUERQUE, Carla Lorenna Ferreira et al. Knowledge, attitudes and practices regarding the Pap test among women in northeastern Brazil. São Paulo Med. J. , São Paulo, v. 132, n. 1, p. 3-9, 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/spmj/v132n1/1516-3180-spmj-132-01-00003.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014. ALBUQUERQUE, Kamila Matos de et al. Cobertura do teste de Papanicolaou e fatores associados à não-realização: um olhar sobre o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero em Pernambuco, Brasil. Cad. Saúde Pública., Rio de Janeiro, v. 25, supl 2, p. 301-309, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csp/v25s2/12.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2013. ARRUDA, Felipe da Silva et al. Conhecimento e prática na realização do exame de Papanicolaou e infecção por HPV em adolescentes de escola pública. Rev. Para. Med., v. 27, n. 4, p. 59-65, out. / dez. 2013. Disponível em: < http://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2013/v27n4/a4078.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014. BIM, Cíntia Raquel et al. Early diagnosis of breast and cervical cancer in women from the municipality of Guarapuava, PR, Brazil. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 44, n. 4, p. 939-44, dec. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v44n4/en_12.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de atenção básica: controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_canceres_colo_utero_2013.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção primária: Rastreamento. Brasília, 2010. Disponível em: < http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad29.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/abc_do_cancer_2ed.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. 3ed. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acoes_enfermagem_controle_cancer.pdf. Acesso em: 18 fev. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Controle do câncer de mama: documento de consenso. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: http://www.inca.gov.br/publicacoes/consensointegra.pdf. Acesso em: 08 jul. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. De doença desconhecida a problema de saúde pública: o INCA e o controle do câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2007c. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doenca_desconhecida_saude_publica.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Diretrizes Brasileiras para o rastreamento de câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA, 2011c. Disponível em: <http://www.mg.vivamulher.com.br/downloads/diretrizes_rastreamento_cancer_colo_utero.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2008: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2007b. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estimativa_incidencia_cancer_2008.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2010: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estimativa_2010_incidencia_cancer.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2012: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2011a. Disponível em: <http://portal.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/homepage/estimativas-de-incidencia-de-cancer-2012/estimativas_incidencia_cancer_2012.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2014: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/homepage/outros-destaques/estimativa-de-incidencia-de-cancer-2014/estimativa_cancer_24042014.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Falando sobre Câncer do colo do útero. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/falando_cancer_colo_utero.pdf>. Acesso em: 08 maio. 2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero. Rio de Janeiro, 2011d. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/b88bee004eb683d9878a97f11fae00ee/pdf_pncc_coloutero.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=b88bee004eb683d9878a97f11fae00ee>. Acesso em: 08 ago. 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Sistema de informação do controle do câncer de mama (SISMAMA) e do câncer do colo do útero (SISCOLO): Manual gerencial. Rio de Janeiro, 2011b. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Situação de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2007a. BRITO, Luciane Maria Oliveira et al. Conhecimento, prática e atitude sobre o autoexame das mamas de mulheres de uma cidade do Nordeste do Brasil. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro, v. 32, n. 5, p. 241-246, maio. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v32n5/a07v32n5.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2013. CASARIN, Micheli Renata; PICCOLI, Jaqueline da Costa Escobar. Educação em saúde para prevenção do câncer de colo do útero em mulheres do município de Santo Ângelo/RS. Ciênc. Saúde Coletiva., Rio de Janeiro, v. 16, n. 9, p. 3925-3932, set. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n9/a29v16n9.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2013. CEOLIN, Rejane et al. Educação em saúde como ferramenta para uma atenção integral à saúde da mulher: uma reflexão teórica. Rev. Enferm. Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, v. 4 e 5, n. 4 e 5, p. 127-137, 2009. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeenfermagem/article/view/1141/1619>. Acesso em: 5 fev. 2014. CIRINO, Ferla Maria Simas Bastos; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi; BORGES, Ana Luiza Vilela. Conhecimento, atitudes e práticas na prevenção do câncer de colo uterino e HPV em adolescentes. Esc. Anna Neri Esc. Enferm., Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 126-134, jan. /mar. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1a19.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014. COHEN, Jacob. Statistical Power Analysis for the behavioral Sciences. 2ª ed. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erbaum. 1988. CORREA, Dina Albuquerque Duarte; VILLELA, Wilza Vieira; ALMEIDA, Ana Maria de. Challenges to the organization of a cervical cancer screening program in Manaus-AM. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 395-400, apr. /june. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n2/en_a18v21n2.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014. CORREA, Michele da Silva et al. Cobertura e adequação do exame citopatológico de colo uterino em estados das regiões Sul e Nordeste do Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 28, n. 12, p. 2257-2266, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v28n12/05.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2014. COSTA, Larissa Aparecida; GOLDENBERG, Paulete. Papilomavírus Humano (HPV) entre Jovens: um sinal de alerta. Saúde Soc. São Paulo, v. 22, n. 1, p. 249-261, 2013. Disponível em: < http://www.readcube.com/articles/10.1590/S0104-12902013000100022?tab=summary> Acesso em: 10 jun. 2014. DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal; ACIOLLI, Sonia. Mudanças na formação e no trabalho de enfermagem: uma perspectiva da educação popular e de saúde. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 63, n. 1, p. 127-31, jan. /fev. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a21.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2014. DIÓGENES, Maria Albertina Rocha et al. Fatores de risco para câncer cervical e adesão ao exame Papanicolaou entre trabalhadoras de enfermagem. Rev. Rene., v. 13, n. 1, p. 200-10, 2012. Disponível em: <http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/31> Acesso em: 10 jun. 2014. FERNANDES, Maria Clara Porto; BACKES, Vania Marli Schubert. Educação em saúde: perspectivas de uma equipe da Estratégia Saúde da Família sob a óptica de Paulo Freire. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 63, n. 4, p. 567-73, jul. /ago. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/11.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2013. FERREIRA, Maria de Lourdes da Silva Marques. Motivos que influenciam a não-realização do exame de Papanicolaou segundo a percepção de mulheres. Esc. Anna Nery Rev. Enferm., Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 378-84, abr. /jun. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v13n2/v13n2a20.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2014. FREITAS, Catia Regina Pirhardt; TERRA, Karina Lemos; MERCÊS; Nen Nalú Alves das. Conhecimentos dos acadêmicos sobre prevenção do câncer de mama. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 32, n. 4, p. 682-7, dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n4/v32n4a07.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014. GOMES, Ludmila Mourão Xavier et al. Conhecimento e prática do autoexame das mamas por acadêmicas de enfermagem. Rev. Cub. Enferm., Habana, v. 28, n. 4, p. 465-473, set. /dez. 2012. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/pdf/enf/v28n4/enf03412.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2013. HECHAVARRÍA, Gipsy de los Angeles et al. Actividades educativas em mujeres com factores de riesgo de câncer de mama. Medisan., Santiago de Cuba, v. 15, n. 6, p. 754-761, 2011. Disponível em: < http://bvs.sld.cu/revistas/san/vol_15_6_11/san05611.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Códigos de Ocupações. 1991. Disponível em: <http://concla.ibge.gov.br/estrutura/ocupacao-estrutura>. Acesso em: 02 abr. 2013. KIM, Daniel Dongiu et al. Saber é prevenir: uma nova abordagem no combate ao câncer de mama. Ciênc. Saúde Coletiva., Rio de Janeiro, v. 15, supl 1, p. 1377-1381, jun. 2010. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/csc/v15s1/047.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2014. MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa et al. Comportamento sexual de mulheres com papiloma vírus humano em serviços de referência de Fortaleza, Ceará. RBPS, Fortaleza, v. 23, n. 1, p. 43-47, jan./mar. 2010. Disponível em: <http://ojs.unifor.br/index.php/RBPS/article/view/1170/2291>. Acesso em: 14 abr. 2014. MELO, Simone Cristina Castanho Sabaini de et al. Alterações citopatológicas e fatores de risco para a ocorrência do câncer de colo uterino. Rev. Gaúch. Enferm., Porto Alegre, v.30, n.4, p.602-8, out. /dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v30n4/a04v30n4.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2013. MENDES, Lorena Campos; SILVEIRA, Carolina Freitas; SILVA, Sueli Riul. Conhecimento de mulheres a respeito do exame de Papanicolaou e do Autoexame das mamas. Rev. Enferm. Atenção saúde., Uberaba, v. 2, n. 3, p. 4-17, 2013. Disponível em: <http://www.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/403/429>. Acesso em: 06 jun. 2014. MENDONÇA, Vilma Guimarães. Mortalidade por câncer de colo do útero na cidade do recife: tendência temporal e perfil sócio-demográfico. 2006. 115 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Materno-infantil) – Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (IMIP), Recife, 2006. Disponível em: <http://www.imip.org.br/site/arquivos_anexo/mestrado%20vilma%20g;;20071130.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2014. MENKE, Carlos Henrique; DELAZERI, Gerson Jacob. Autoexame ou autoengano? Femina., Rio de Janeiro, v. 38, n. 1, p. 3-6, jan. 2010. Disponível em: <http://files.bvs.br/upload/S/0100-7254/2010/v38n1/a002.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2013. MORAES, Maria Helena Buena. de. Câncer ginecológico. In:______Enfermagem Oncológica. Barueri-SP: Manole, 2007. cap. 18, 285-299 p. MONTAÑEZ, Susel Pardo et al. Modificación de conocimientos sobre cáncer de mama em trabajadoras com factores de riesgo de la enfermedad. Medisan., Santiago de Cuba, v. 15, n.1, p. 92- 98, enero. 2011. Disponível em: < http://scielo.sld.cu/pdf/san/v15n1/san13111.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2014 MOURA, Ana Débora Assis et al. Conhecimento e motivações das mulheres acerca do exame de Papanicolaou: subsídios para a prática de enfermagem. Rev. RENE., Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 94-104, jan. /mar. 2010. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/4013/1/2010_art_adamoura.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2014. O’BRIEN, Matthew J et al. Community Health Worker Intervention to Decrease Cervical Cancer Disparities in Hispanic Women. J. Gen. Intern. Med., Philadelphia, v. 25, n. 11, p. 1186–92, 2010. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2947642/pdf/11606_2010_Article_1434.pd>. Acesso em: 14 abr. 2014. OLIVEIRA, Andressa Mendonça et al. Extension activities aimed at the prevention and treatment of gynecological and breast cancer: an experience report. Rev. Esc. Enferm. USP., São Paulo, v. 46, n. 1, p. 231-6, feb. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en_v46n1a32.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2014. PORTELA, Joel R. Sánchez; TIRADO, Belkis Verga. Cáncer de mama: ¿Es posible prevenirlo?. Rev. Cienc. Med., Cuba, v. 15, n. 1, p: 14-28, enero. /marzo. 2011. Disponível em: < http://scielo.sld.cu/pdf/rpr/v15n1/rpr03111.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2013. RODRIGUES, Anselmo Duarte; BUSTAMANTE-TEIXEIRA, Maria Teresa. Mortalidade por câncer de mama e câncer de colo do útero em município de porte médio da Região Sudeste do Brasil, 1980-2006. Cad. Saúde Pública., Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 241-248, fev. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csp/v27n2/05.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2014. SILVA, Irene de Jesus et al. Care, self-care and caring for yourself: a paradigmatic understanding thought for nursing care. Rev. Esc. Enferm. USP., São Paulo, vol. 43, n. 3, p. 697-703, sept. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n3/en_a28v43n3.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2013. SILVA, Naiara Riquelme de Ataíde; SOARES, Daniela Arruda; REGO de Jesus, Sandra. Conocimiento y práctica del autoexamen de mamas por usuarias de la Unidad de Salud de la Familia. Ver. Enfermería Global., n. 29, p. 463-476, enero. 2013. Disponível em: <http://digitum.um.es/xmlui/bitstream/10201/29574/1/Conocimiento%20y%20pr%C3%A1ctica%20del%20autoexamen%20de%20mamas%20por%20usuarias%20de%20la%20Unidad%20de%20Salud%20de%20la%20Familia.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2014. SILVA, Pamella Araujo, RIUL, Sueli da Silva. Câncer de mama: fatores de risco e detecção precoce. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 64, n. 6, p.1016-2, nov. /dez. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v64n6/v64n6a05.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2013. SILVA, Sueli Riul da et al. Atividades educativas na área da saúde da mulher: um relato de experiência. Rev. Enferm. Atenção Saúde., Uberaba, v. 1, n. 1, p. 106-12, 2012. Disponível em: < http://www.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/299/283>. Acesso em: 06 ago. 2013. SOARES, Elisângela Maria; SILVA, Sueli Riul da. Perfil de pacientes com câncer ginecológico em tratamento quimioterápico. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 63, n. 4, p. 517-22, jul. /ago. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/03.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2013. THORNTON, Hazel. PILLARISETTI, Raghu Ram. ‘Breast awareness’ and ‘breast self-examination’ are not the same. What do these terms mean? Why are they confused? What can we do? Eur. J. Cancer., Oxford, [s.l.], v. 44, n.15, p. 2118-21, 2008. Disponível em: < http://ac.els-cdn.com/S0959804908006643/1-s2.0-S0959804908006643-main.pdf?_tid=eab9905a-6b51-11e4-8f60-00000aab0f6c&acdnat=1415896210_4fcc0672b85c6a4448b6cc8e806c34da>. Acesso em: 06 jul. 2013. VALENTE, Carolina Amancio et al. Women’s knowledge about the papanicolaou exam. Rev. Esc. Enferm. USP., São Paulo, v. 43 (Esp2), p. 1193-8, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43nspe2/en_a08v43s2.pdf>. Acesso em: 08 set. 2013. VASCONCELOS, Camila Teixeira Moreira et al. Knowledge, attitude and practice related to the pap smear test among users of a primary health unit. Rev. Latinoam. Enferm., Ribeirão Preto, v. 19, n. 1, p. 97-105, jan. /feb. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v19n1/14.pdf>. Acesso em: 08 set. 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221194236166144