As competências do professor da Educação à Distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: PIRES, Márcia Regina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/455
Resumo: Esta dissertação de mestrado vincula-se à linha de pesquisa Fundamentos e práticas educacionais, do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e tematiza acerca das competências do professor da Educação a Distância, tendo como problema de pesquisa – Quais são as competências do professor da modalidade da Educação a Distância? –, e como objetivo geral – Delinear as competências do professor da modalidade de Educação a Distância. Como procedimento metodológico foi utilizada a pesquisa bibliográfica. A pesquisa caracterizou a modalidade de Educação a Distância no Brasil – situando o contexto dessa modalidade de ensino, ressaltando sua historicidade, bem como os pontos positivos e os desafios a serem superados; descreveu o que são competências e, por último, identificou as competências do professor-conteudista, do professor-especialista, do professor-tutor e do professor perfil-geral, descritas nos artigos da CAPES, no decênio 2006 – 2016. Foram identificadas trezentas e doze competências específicas que constituem nove competências gerais do professor a distância, sendo elas: planejamento, acolhimento empático, motivação, acompanhamento, tecnologia digital, mediação, autodesenvolvimento docente, criação do percurso didático e produção de material didático. Ao desvelar o desdobramento das competências docentes do professor de Educação a Distância, a pesquisa mostrou uma tendência do desenvolvimento desses docentes em propiciar uma educação que leve em conta a singularidade dos aprendizes, que intervenha de forma efetiva em seu desenvolvimento, considerando as dimensões biológicas, afetivas, sociais e intelectuais dos educandos, para uma formação autônoma.
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spelling As competências do professor da Educação à DistânciaEducação.Educação a Distância.Competências.Docência.Education.Distance Education.Competences.Teaching.EducaçãoEsta dissertação de mestrado vincula-se à linha de pesquisa Fundamentos e práticas educacionais, do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e tematiza acerca das competências do professor da Educação a Distância, tendo como problema de pesquisa – Quais são as competências do professor da modalidade da Educação a Distância? –, e como objetivo geral – Delinear as competências do professor da modalidade de Educação a Distância. Como procedimento metodológico foi utilizada a pesquisa bibliográfica. A pesquisa caracterizou a modalidade de Educação a Distância no Brasil – situando o contexto dessa modalidade de ensino, ressaltando sua historicidade, bem como os pontos positivos e os desafios a serem superados; descreveu o que são competências e, por último, identificou as competências do professor-conteudista, do professor-especialista, do professor-tutor e do professor perfil-geral, descritas nos artigos da CAPES, no decênio 2006 – 2016. Foram identificadas trezentas e doze competências específicas que constituem nove competências gerais do professor a distância, sendo elas: planejamento, acolhimento empático, motivação, acompanhamento, tecnologia digital, mediação, autodesenvolvimento docente, criação do percurso didático e produção de material didático. Ao desvelar o desdobramento das competências docentes do professor de Educação a Distância, a pesquisa mostrou uma tendência do desenvolvimento desses docentes em propiciar uma educação que leve em conta a singularidade dos aprendizes, que intervenha de forma efetiva em seu desenvolvimento, considerando as dimensões biológicas, afetivas, sociais e intelectuais dos educandos, para uma formação autônoma.This master´s dissertation is linked to the research line „Fundamentals and educational practices‟ of the Masters in Education at Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) and it examines the competences of the distance education professor, having as its research problem – What are the competences of the professor in the Distance Education modality? –, and as its general objective – To outline the competences of the professor in the Distance Education modality. As its methodological procedure, the bibliographic research was used. The research characterized the Distance Education modality in Brazil – by situating its context, highlighting its historicity, as well as the strengths and the challenges to be overcome; described what competences are and, lastly, identified the competences of the content-professor, specialist-professor, tutor-professor and general profile-professor, as described in CAPES´ papers in the decennial 2006-2016. Three hundred and twelve specific competences that constitute nine general competences of the long distance professor have been identified, namely: planning, empathic hosting, motivation, accompaniment, digital technology, mediation, teaching self-development, didactic route creation and didactic material production. When disclosing the unfolding of the distance education professor´s teaching competences, the research showed a development tendency of these teachers in order to provide education that takes into account learners´ singularities, effectively intervening in their development, by considering pupils´ biological, affective, social and intelectual dimensions to an autonomous learning.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBELLO, Osvaldo Dalberio dall32280807653http://lattes.cnpq.br/3145062026626452PIRES, Márcia Regina2017-12-08T11:43:22Z2016-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPIRES, Márcia Regina. A s competências do professor da Educação à Distância. 2016. 129f. 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author PIRES, Márcia Regina
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Educação a Distância.
Competências.
Docência.
Education.
Distance Education.
Competences.
Teaching.
Educação
topic Educação.
Educação a Distância.
Competências.
Docência.
Education.
Distance Education.
Competences.
Teaching.
Educação
description Esta dissertação de mestrado vincula-se à linha de pesquisa Fundamentos e práticas educacionais, do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e tematiza acerca das competências do professor da Educação a Distância, tendo como problema de pesquisa – Quais são as competências do professor da modalidade da Educação a Distância? –, e como objetivo geral – Delinear as competências do professor da modalidade de Educação a Distância. Como procedimento metodológico foi utilizada a pesquisa bibliográfica. A pesquisa caracterizou a modalidade de Educação a Distância no Brasil – situando o contexto dessa modalidade de ensino, ressaltando sua historicidade, bem como os pontos positivos e os desafios a serem superados; descreveu o que são competências e, por último, identificou as competências do professor-conteudista, do professor-especialista, do professor-tutor e do professor perfil-geral, descritas nos artigos da CAPES, no decênio 2006 – 2016. Foram identificadas trezentas e doze competências específicas que constituem nove competências gerais do professor a distância, sendo elas: planejamento, acolhimento empático, motivação, acompanhamento, tecnologia digital, mediação, autodesenvolvimento docente, criação do percurso didático e produção de material didático. Ao desvelar o desdobramento das competências docentes do professor de Educação a Distância, a pesquisa mostrou uma tendência do desenvolvimento desses docentes em propiciar uma educação que leve em conta a singularidade dos aprendizes, que intervenha de forma efetiva em seu desenvolvimento, considerando as dimensões biológicas, afetivas, sociais e intelectuais dos educandos, para uma formação autônoma.
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Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
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Programa de Pós-Graduação em Educação
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