Acompanhamento de egressos como instrumento de gestão: uma proposta de inovação nas políticas acadêmicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: ALMEIDA, Maria Olívia Duarte Batistuta e
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1228
Resumo: A Educação Superior brasileira é permanentemente avaliada para assegurar a melhoria da qualidade do ensino oferecido à população. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é responsável pelos procedimentos de avaliação das instituições, cursos e alunos do ensino superior e, para isso, faz uso do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). As dimensões avaliadas nesse sistema contemplam, entre outras, as políticas de atendimento aos estudantes, sendo o acompanhamento de egressos um dos principais aspectos observados neste item. Esta pesquisa tem como objetivo propor um instrumento de gestão para acompanhamento de egressos na UFTM, constituindo-se de uma inovação no processo de resposta à avaliação institucional, a julgar que a Universidade ainda não dispõe de mecanismos para suprir essa demanda. A construção do instrumento contou com a avaliação de um comitê de juízes e a coleta de dados foi realizada pelo método de amostragem por conveniência, com aplicação de um questionário on-line em um grupo de ex-alunos do curso de Medicina da Instituição. Os dados foram analisados pela distribuição de frequência das respostas, para apresentar a visão geral dos resultados. Além disso, os dados relacionados especificamente aos critérios de avaliação institucional, também foram submetidos aos procedimentos estatísticos Teste qui-quadrado de Pearson e Análise de Variância - ANOVA, com vistas a realizar comparações entre as percepções de três grupos de egressos categorizados por data de conclusão do curso. Os resultados pressupõem que o instrumento de gestão responde aos critérios de avaliação estabelecidos pelo INEP e firma-se como um mecanismo capaz de manter atualização sistemática de informações a respeito dos egressos, assim como viabiliza a realização de estudo comparativo entre sua atuação no mercado de trabalho e a formação recebida na IES, assim como é capaz de fornecer subsídios para o processo de aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão oferecido pela UFTM.
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Esta pesquisa tem como objetivo propor um instrumento de gestão para acompanhamento de egressos na UFTM, constituindo-se de uma inovação no processo de resposta à avaliação institucional, a julgar que a Universidade ainda não dispõe de mecanismos para suprir essa demanda. A construção do instrumento contou com a avaliação de um comitê de juízes e a coleta de dados foi realizada pelo método de amostragem por conveniência, com aplicação de um questionário on-line em um grupo de ex-alunos do curso de Medicina da Instituição. Os dados foram analisados pela distribuição de frequência das respostas, para apresentar a visão geral dos resultados. Além disso, os dados relacionados especificamente aos critérios de avaliação institucional, também foram submetidos aos procedimentos estatísticos Teste qui-quadrado de Pearson e Análise de Variância - ANOVA, com vistas a realizar comparações entre as percepções de três grupos de egressos categorizados por data de conclusão do curso. Os resultados pressupõem que o instrumento de gestão responde aos critérios de avaliação estabelecidos pelo INEP e firma-se como um mecanismo capaz de manter atualização sistemática de informações a respeito dos egressos, assim como viabiliza a realização de estudo comparativo entre sua atuação no mercado de trabalho e a formação recebida na IES, assim como é capaz de fornecer subsídios para o processo de aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão oferecido pela UFTM.The Brazilian Higher Education is permanently evaluated in order to ensure improvements in the quality of education offered to the population. The Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP) is responsible for evaluating higher education institutions, courses and students; for this, it makes use of the National Higher Education Evaluation System (SINAES). The dimensions assessed in this system include, among others, policies for student support, with graduates follow-up being one of the main aspects observed in this item. This research aims to propose a management instrument for following up graduates from UFTM. Such instrument represents an innovation in the process of responding to institutional evaluation, considering that the University still lacks mechanisms to meet this need. The development of the instrument relied on the evaluation by a committee of judges. Data collection was carried out according to the convenience sampling method, with the application of an online questionnaire to a group of former UFTM students from the Medicine major. Data were analyzed according to the frequency distribution of the responses in order to present an overview of the results. In addition, data specifically related to institutional evaluation criteria were submitted to the statistical procedures Pearson´s chi-square test and analysis of variance - ANOVA, aiming to make comparisons between the perceptions of three groups of graduates categorized by date of course completion. Results suggest that the management instrument meets the evaluation criteria established by INEP and is capable of maintaining systematic updating of information about graduates. The instrument also makes possible to carry out studies comparing students´ performance in the labor market with the training and preparation they received at the Higher Education Institution. Additionally, it provides helpful information for the process of improving teaching, research and outreach activities offered by UFTM.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaGONÇALVES, Julio Cesar de Souza Inácio32715545878http://lattes.cnpq.br/3449617170299224OSIRO, Lauro75946653172http://lattes.cnpq.br/0860367384829554ALMEIDA, Maria Olívia Duarte Batistuta e2022-06-15T19:08:18Z2021-02-102022-06-15T19:08:18Z2021-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-16T02:02:43Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-16T02:02:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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