Interdisciplinaridade e cursos de licenciatura da UFTM: preocupações epistemológicas e culturais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: CARVALHO, Maria Madalena de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/438
Resumo: ransformações sociais profundas mediadas pelo avanço da globalização e desenvolvimento das tecnologias digitais afetam a humanidade em sua dimensão cultural, econômica, social, política, demográfica, religiosa. A complexidade se intensifica e o conhecimento é posto em questão. Nesse cenário, a escola é levada a refletir sobre novas formas de ensinar, construir e reconstruir conhecimentos, uma vez que a lógica do conhecimento fracionado e do racionalismo não acompanha o ritmo dessas mudanças; daí a busca por uma epistemologia que integre os saberes a fim de compor um conhecimento global relacionável com a realidade e seus contextos. Para integrar saberes e disciplinas e fazê-los interagir em prol de um conhecimento globalizante e promover a formação educacional integral, surge a interdisciplinaridade, enfocada neste estudo, que trata de como a universidade se posiciona quando se propõe a efetivar a interdisciplinaridade. O objetivo da pesquisa foi analisar como a UFTM organiza a interdisciplinaridade nos projetos: pedagógicos, institucional e das licenciaturas, visando identificar as concepções, a fundamentação e as metodologias das propostas pedagógicas. A investigação se desdobrou como pesquisa documental e revisão de literatura (GIL, 2008), associada à análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A fundamentação teórico-conceitual adveio de Fazenda (2011), Morin (2002), Assmann (1998), Japiassu (1976) e outros. Os resultados revelam que projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas não estão unificados. Existem duas propostas para o trabalho interdisciplinar. Uma proposta para o curso de Letras — com reagrupamento de conteúdos afins, formando núcleos nos quais se pleiteia alcançar a interdisciplinaridade nas correlações temáticas; uma proposta para as demais licenciaturas — organizada com base no currículo em rede, ciclo comum e educação generalista, relacionados com a interdisciplinaridade. Considerando separadamente cada proposta, a análise permitiu verificar que a interdisciplinaridade é focada como princípio norteador e que sua concepção se associa à integração curricular. Mas não há detalhamento nem definição do marco integrador e das técnicas integrativas. Como entrave à concretização do trabalho interdisciplinar, a pesquisa ratifica a falta de conhecimentos profundos sobre interdisciplinaridade, a necessidade de investir na preparação docente e a falta de recursos humanos, financeiros e espaço físico.
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spelling Interdisciplinaridade e cursos de licenciatura da UFTM: preocupações epistemológicas e culturaisInterdisciplinaridade.Epistemologia.Educação.Licenciaturas.Interdisciplinarity.Epistemology.Education.Undergraduation.Educaçãoransformações sociais profundas mediadas pelo avanço da globalização e desenvolvimento das tecnologias digitais afetam a humanidade em sua dimensão cultural, econômica, social, política, demográfica, religiosa. A complexidade se intensifica e o conhecimento é posto em questão. Nesse cenário, a escola é levada a refletir sobre novas formas de ensinar, construir e reconstruir conhecimentos, uma vez que a lógica do conhecimento fracionado e do racionalismo não acompanha o ritmo dessas mudanças; daí a busca por uma epistemologia que integre os saberes a fim de compor um conhecimento global relacionável com a realidade e seus contextos. Para integrar saberes e disciplinas e fazê-los interagir em prol de um conhecimento globalizante e promover a formação educacional integral, surge a interdisciplinaridade, enfocada neste estudo, que trata de como a universidade se posiciona quando se propõe a efetivar a interdisciplinaridade. O objetivo da pesquisa foi analisar como a UFTM organiza a interdisciplinaridade nos projetos: pedagógicos, institucional e das licenciaturas, visando identificar as concepções, a fundamentação e as metodologias das propostas pedagógicas. A investigação se desdobrou como pesquisa documental e revisão de literatura (GIL, 2008), associada à análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A fundamentação teórico-conceitual adveio de Fazenda (2011), Morin (2002), Assmann (1998), Japiassu (1976) e outros. Os resultados revelam que projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas não estão unificados. Existem duas propostas para o trabalho interdisciplinar. Uma proposta para o curso de Letras — com reagrupamento de conteúdos afins, formando núcleos nos quais se pleiteia alcançar a interdisciplinaridade nas correlações temáticas; uma proposta para as demais licenciaturas — organizada com base no currículo em rede, ciclo comum e educação generalista, relacionados com a interdisciplinaridade. Considerando separadamente cada proposta, a análise permitiu verificar que a interdisciplinaridade é focada como princípio norteador e que sua concepção se associa à integração curricular. Mas não há detalhamento nem definição do marco integrador e das técnicas integrativas. Como entrave à concretização do trabalho interdisciplinar, a pesquisa ratifica a falta de conhecimentos profundos sobre interdisciplinaridade, a necessidade de investir na preparação docente e a falta de recursos humanos, financeiros e espaço físico.evere changes mediated by advancements in globalization and in digital technologies development affect mankind in its economic, social, political, demographic, cultural, and religious dimensions. Education and school are supposed to think of new ways to teach, build knowledge and rebuild it, for rationalism and the logic of knowledge split into disciplines do not follow these changes pace; that is why one searches for an epistemology to integrate knowledge fields into a global knowledge, which is relatable to reality and its contexts. To integrate disciplines, to make them interact in a global knowledge and to promote integral education, interdisciplinarity emerged. This study addresses it in connection with the perspective the university is when this latter has to put interdisciplinarity into practice. It aimed to analyze how a public Brazilian university (Federal University of Triângulo Mineiro region) organizes interdisciplinarity in the pedagogic and institutional projects, as well as in the undergraduation courses projects, in search of conceptions, theoretical background, and methodologies underlying its pedagogical proposals. This inquiry unfolded as a bibliographic research that drew its data from documents in connection with content analysis (BARDIN, 2011). Theoretical and conceptual foundations came from authors such as Fazenda (2011), Morin (2002), Assmann (1998), Japiassu (1976) and others. Results reveal that undergraduation courses’ pedagogical projects are not unified. There are two proposals for interdisciplinary work. One proposal is for graduation in Letras (major in language, linguistics and literature); it regroups related content by forming nucleus where interdisciplinarity is aimed in thematic correlations. The other proposal is for the rest of the graduations courses. It is organized based on the so-called network curriculum, on the common cycle, and on the generalist education; all relates to interdisciplinarity. By taking each proposal separately, the analysis made possible to see that interdisciplinarity is seen as guideline and that its conception relates to the curricular integration. There is, however, no detail or definition of an integrating milestone and of techniques for integration. This study ratifies the lack of deep knowledge on interdisciplinarity, the need for investment in teacher training, and the lack of human, financial resources and physical space as barriers to the development of the interdisciplinary work.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoKARWOSKI, Acir Mário78300142991http://lattes.cnpq.br/0772872573503574CARVALHO, Maria Madalena de2017-11-17T10:23:00Z2017-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCARVALHO, Maria Madalena de. Interdisciplinaridade e cursos de licenciatura da UFTM: preocupações epistemológicas e culturais. 2017. 112f. 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