A linguagem python como ferramenta no ensino básico.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: BORGES, Brunno de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1667
Resumo: Durante a pandemia, o ambiente escolar se deparou com a necessidade da utilização de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de atividades de ensino. A atividade tecnológica tem interfaces aos cotidianos acadêmicos e profissionais da atualidade. Na docência, verifica-se a necessidade de conectar a programação com o ensino de matemática, com o objetivo de potencializar o aprendizado de certos assuntos matemáticos. Corrobora-se com (RESNICK, 2013) em sua afirmação de que a programação é a forma de expressão deste século e que o ato de programar é um conjunto de ações que formulamos de forma antecipada para atingir certo objetivo, características que são facilmente encontradas nas aulas de matemática do ensino básico durante o desenvolvimento de conteúdos e resolução de exercícios. A linguagem Python (ROSSUM; JR, 1995) foi selecionada para o desenvolvimento das atividades propostas pelo fato de ser uma linguagem de simples entendimento, possuir comandos semelhantes ao inglês, ser dinâmica e flexível, e a IDE (Interface de desenvolvimento) utilizada para a elaboração dos códigos é a PyCharm. Um dos objetivos desta pesquisa é realizar uma discussão sobre os benefícios do aprendizado da programação no ensino básico e também propor atividades que envolvam programação e conteúdos matemáticos, oportunizando a alunos e professores descobertas e caminhos diferentes de uma aula tradicional.
id UFTM_e566455935be2c7d8f2ec4db7d95a74b
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1667
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling A linguagem python como ferramenta no ensino básico.Programação.Ensino Básico.Python.Matemática.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADurante a pandemia, o ambiente escolar se deparou com a necessidade da utilização de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de atividades de ensino. A atividade tecnológica tem interfaces aos cotidianos acadêmicos e profissionais da atualidade. Na docência, verifica-se a necessidade de conectar a programação com o ensino de matemática, com o objetivo de potencializar o aprendizado de certos assuntos matemáticos. Corrobora-se com (RESNICK, 2013) em sua afirmação de que a programação é a forma de expressão deste século e que o ato de programar é um conjunto de ações que formulamos de forma antecipada para atingir certo objetivo, características que são facilmente encontradas nas aulas de matemática do ensino básico durante o desenvolvimento de conteúdos e resolução de exercícios. A linguagem Python (ROSSUM; JR, 1995) foi selecionada para o desenvolvimento das atividades propostas pelo fato de ser uma linguagem de simples entendimento, possuir comandos semelhantes ao inglês, ser dinâmica e flexível, e a IDE (Interface de desenvolvimento) utilizada para a elaboração dos códigos é a PyCharm. Um dos objetivos desta pesquisa é realizar uma discussão sobre os benefícios do aprendizado da programação no ensino básico e também propor atividades que envolvam programação e conteúdos matemáticos, oportunizando a alunos e professores descobertas e caminhos diferentes de uma aula tradicional.During the pandemic, the school environment was faced with the need to use technological tools for the development of teaching activities. Technological activity has interfaces to current academic and professional daily life. In teaching, there is a need to connect programming with mathematics teaching, in order to enhance the learning of certain mathematical subjects. During the pandemic, the school environment was faced with the need to use technological tools for the development of teaching activities. He corroborates (RESNICK, 2013) in his statement that programming is the form of expression of this century and that the act of programming is a set of actions that we formulate in advance to achieve a certain objective, characteristics that are easily found in elementary school math classes during content development and problem solving. The language Python (ROSSUM; JR, 1995) was selected for the development of the proposed activities because it is a simple to understand language, has commands similar to English, is dynamic and flexible, and the IDE (Development Interface) used for the elaboration of the codes is the PyCharm. One of the objectives of this research is to discuss the benefits of learning programming in basic education and also to propose activities that involve programming and mathematical content, providing students and teachers with discoveries and paths that are different from a traditional class.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalSILVA, Leonardo de Amorim e04055255675http://lattes.cnpq.br/3614762538227158BORGES, Brunno de Oliveira2024-02-27T13:01:25Z2021-11-182024-02-27T13:01:25Z2021-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2024-02-28T02:02:49Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-02-28T02:02:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem python como ferramenta no ensino básico.
title A linguagem python como ferramenta no ensino básico.
spellingShingle A linguagem python como ferramenta no ensino básico.
BORGES, Brunno de Oliveira
Programação.
Ensino Básico.
Python.
Matemática.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A linguagem python como ferramenta no ensino básico.
title_full A linguagem python como ferramenta no ensino básico.
title_fullStr A linguagem python como ferramenta no ensino básico.
title_full_unstemmed A linguagem python como ferramenta no ensino básico.
title_sort A linguagem python como ferramenta no ensino básico.
author BORGES, Brunno de Oliveira
author_facet BORGES, Brunno de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Leonardo de Amorim e
04055255675
http://lattes.cnpq.br/3614762538227158
dc.contributor.author.fl_str_mv BORGES, Brunno de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Programação.
Ensino Básico.
Python.
Matemática.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Programação.
Ensino Básico.
Python.
Matemática.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Durante a pandemia, o ambiente escolar se deparou com a necessidade da utilização de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de atividades de ensino. A atividade tecnológica tem interfaces aos cotidianos acadêmicos e profissionais da atualidade. Na docência, verifica-se a necessidade de conectar a programação com o ensino de matemática, com o objetivo de potencializar o aprendizado de certos assuntos matemáticos. Corrobora-se com (RESNICK, 2013) em sua afirmação de que a programação é a forma de expressão deste século e que o ato de programar é um conjunto de ações que formulamos de forma antecipada para atingir certo objetivo, características que são facilmente encontradas nas aulas de matemática do ensino básico durante o desenvolvimento de conteúdos e resolução de exercícios. A linguagem Python (ROSSUM; JR, 1995) foi selecionada para o desenvolvimento das atividades propostas pelo fato de ser uma linguagem de simples entendimento, possuir comandos semelhantes ao inglês, ser dinâmica e flexível, e a IDE (Interface de desenvolvimento) utilizada para a elaboração dos códigos é a PyCharm. Um dos objetivos desta pesquisa é realizar uma discussão sobre os benefícios do aprendizado da programação no ensino básico e também propor atividades que envolvam programação e conteúdos matemáticos, oportunizando a alunos e professores descobertas e caminhos diferentes de uma aula tradicional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-18
2021-11-18
2024-02-27T13:01:25Z
2024-02-27T13:01:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1667
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221204485996544