Cálculo diferencial e integral e geogebra: ferramentas para o ensino da física na educação básica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: DIAS, Antonio Alberto de Sousa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/887
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de abordagem do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Básico de maneira a auxiliar na aprendizagem da Física. Como ferramenta utilizamos o software de Geometria Dinâmica, o Geogebra, que possibilita por meio de construção e análise gráfica, trabalhar concepções intuitivas de velocidade, aceleração média e instantânea, formalizar conceitos de taxa de variação média e variação instantânea de funções, entre outros. A abordagem sugerida auxilia na compreensão de fenômenos físicos, pois é por meio do Cálculo Diferencial e Integral que definimos as grandezas envolvidas na Cinemática.
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spelling Cálculo diferencial e integral e geogebra: ferramentas para o ensino da física na educação básicaFísica.Geogebra.Cálculo diferencial e integral.Ensino básico.Physics.Geogebra.Diferential and integral calculus.Basic education.MatemáticaO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de abordagem do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Básico de maneira a auxiliar na aprendizagem da Física. Como ferramenta utilizamos o software de Geometria Dinâmica, o Geogebra, que possibilita por meio de construção e análise gráfica, trabalhar concepções intuitivas de velocidade, aceleração média e instantânea, formalizar conceitos de taxa de variação média e variação instantânea de funções, entre outros. A abordagem sugerida auxilia na compreensão de fenômenos físicos, pois é por meio do Cálculo Diferencial e Integral que definimos as grandezas envolvidas na Cinemática.The objective of this paper is to present a proposed approach of Di erential and Integral Calculus in Basic Education to assist in learning of Physics. As a tool we use the software of Dynamic Geometry, The Geogebra, enabling through construction and graphical analysis, working intuitive concepts of speed, average and instantaneous acceleration, to formalize concepts of average rate of change and instanteneous variation of functions, among others. The suggested approach aids in the understanding of physical phenomena, because it is through the Di erential and Integral Calculus that we de ne the quantities involved in the Kinematics.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalPEIXOTO, Rafael06210645640http://lattes.cnpq.br/9958510518111613DIAS, Antonio Alberto de Sousa2019-10-23T18:50:23Z2016-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfDIAS, Antonio Alberto de Sousa. Cálculo diferencial e integral e geogebra: ferramentas para o ensino da física na educação básica. 2016. 90f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/887porAVILA, G. Limites e Derivadas no Ensino Médio? - Revista do Professor de Matemática n0 60. Lopes, 1999. AVILA, G. Por que não ensinamos Cálculo? p 1 - RPM - 1991. AZEVEDO, M. M. Uma introdução do cálculo no ensino da física - Profmat - Universidade Federal do Tocantins - Palmas - 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário oficial da União, 23 de dezembro de 1996. FRESCKI, F.B. - PIGATTO, P. Dificuldades na aprendizagem de cálculo diferencial e integral na educação tecnologica: proposta de um curso de nivelamento - I Simposio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia - UTFPR - 2009. IEZZI, G.; DOLCE, O.; TEIXEIRA, J.C.; MACHADO, N. J.; GOULART, M. C. C., SILVEIRA, L.R.; MACHADO, A. Santos - Matemática - 2o grau - Atual Editora Ltda - São Paulo - Brasil - 1980. LEWIS, K. Cálculo e Álgebra Linear. LTC - 1972. LOPES, A. Algumas reflexões sobre a questão do alto índice de reprovação nos cursos de Cálculo da UFRGS. Sociedade Brasileira de Matemática. Rio de Janeiro, n.26/27, p.123-146, jun./dez. 1999. (Matemática Universitária) PENTEADO, M.G. Redes de trabalho: expansão das possibilidades da informática na educação matemática da escola básica. In: BICUDO, M.A.V. ; BORBA, M.C. (Org.) Educação Matemática: pesquisa em movimento. Sao Paulo: Cortez, p. 283-295, 2004. RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; WALKER, J. / LTC . Fundamentos de Física I - 2005 - 7a edição. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SANTOS, D. A. T. A Inclusão do Cálculo Diferencial e Integral no Currículo do Ensino Médio - 2006. SANTAROSA, M. C. P.; MOREIRA, M. A. O Cálculo nas aulas de Física na UFRGS: Um Estudo Exploratório - Rio Grande do sul - 2011. SANTAROSA, M. C. P. - Investigações em Ensino de Ciências - V18(1), pp. 215-235, 2013. SANTAROSA, M. C. P. Os lugares da Matemática na Física e suas dificuldades contextuais: Implicações para um sistema de ensino integrado. (Relations between Mathematics and Physics and their contextual di culties: implications for integrated education system) [maria.cecilia@ufrgs.br] Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, Brasil. Volume 18 número 1. SILVA, G. H. G.. Que possibilidades pedagógicas os professores consideram ao se trabalhar com o software Geogebra no ensino da Matemática em uma abordagem investigativa? - Rio Claro - SP. SPINA. C. O. C. Modelagem Matemática no processo de ensino aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 117p., 2002. STEWART, J. Cálculo. Vol 1 - Ed Saraiva - 7a edição - 2013. YAMAMOTO, Kazuhito; FUKE, Luiz Felipe. Física para o Ensino Médio. Vol 1- Ed. Saraiva - 3a edição - 2013 - São Paulo.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-10-24T04:00:18Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/887Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2019-10-24T04:00:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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