Diesel de cana-de-açúcar: uma nova proposta energética
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Tocantins
Palmas |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Agroenergia - PPGA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11612/574 |
Resumo: | O Brasil possui um território com capacidade de haver à expansão da agricultura da cana-deaçúcar, além de ser o país que mais produz cana. O objetivo deste trabalho foi realizar levantamento histórico sobre o Diesel de cana-de-açúcar, focado na questão ambiental, social e energética. A metodologia adotada foi à pesquisa exploratória e a pesquisa explicativa. Os combustíveis Biofene, Ultra Clean e Soladiesel das respectivas empresas Amyris, Ls9 e Solazyme mostraram que possuem potencial de mitigação dos gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos. Todos estes combustíveis se enquadram nas normas de utilização nacionais e internacionais. Porém, o Diesel da Amyris não se enquadrou nas normas do PROCONVE e EURO V. O Diesel da LS9 mostrou-se enquadrado nas normas e o Diesel da Solazyme não teve avaliação, por não existir na literatura dados suficientes. Observou-se que o Biofene da Amyris, possui uma superioridade em relação à produção por hectare e a autonomia que dá aos veículos em relação ao Biodiesel de soja. Um hectare o Diesel de cana tem produção entre 800% e 1114% superior ao Biodiesel de soja, dependendo da tecnologia de produção. Quanto à autonomia varia de 800% a 1121% maior que o Biodiesel. O que definirá se o Brasil investirá ou não nestas parcerias serão seus interesses políticos, pois se trata de uma commodity, sendo assim todos os benefícios ambientais, sociais, energéticos e também políticos deverão ser analisados para esta tomada de decisão. |
id |
UFT_38963d6d3063a3cf6404192ffd30ba23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/574 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Andrade, Aécio AlvesZukowski Junior, Joel Carlos2017-10-16T17:12:09Z2017-10-16T17:12:09Z2015-10-08ANDRADE, Aécio Alves. Diesel de cana-de-açúcar: uma nova proposta energética.2015.104f. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Agroenergia, Palmas, 2015.http://hdl.handle.net/11612/574O Brasil possui um território com capacidade de haver à expansão da agricultura da cana-deaçúcar, além de ser o país que mais produz cana. O objetivo deste trabalho foi realizar levantamento histórico sobre o Diesel de cana-de-açúcar, focado na questão ambiental, social e energética. A metodologia adotada foi à pesquisa exploratória e a pesquisa explicativa. Os combustíveis Biofene, Ultra Clean e Soladiesel das respectivas empresas Amyris, Ls9 e Solazyme mostraram que possuem potencial de mitigação dos gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos. Todos estes combustíveis se enquadram nas normas de utilização nacionais e internacionais. Porém, o Diesel da Amyris não se enquadrou nas normas do PROCONVE e EURO V. O Diesel da LS9 mostrou-se enquadrado nas normas e o Diesel da Solazyme não teve avaliação, por não existir na literatura dados suficientes. Observou-se que o Biofene da Amyris, possui uma superioridade em relação à produção por hectare e a autonomia que dá aos veículos em relação ao Biodiesel de soja. Um hectare o Diesel de cana tem produção entre 800% e 1114% superior ao Biodiesel de soja, dependendo da tecnologia de produção. Quanto à autonomia varia de 800% a 1121% maior que o Biodiesel. O que definirá se o Brasil investirá ou não nestas parcerias serão seus interesses políticos, pois se trata de uma commodity, sendo assim todos os benefícios ambientais, sociais, energéticos e também políticos deverão ser analisados para esta tomada de decisão.Brazil has a territory with the capacity to be the expansion of sugarcane agriculture, besides being the country that produces sugar cane. The aim of this study was historical survey on diesel sugarcane, focused on environmental issues, social and energy. The methodology adopted was the exploratory and explanatory research. The Biofene fuels, Ultra Clean and Soladiesel their respective companies Amyris, LS9 and Solazyme shown that have the potential mitigation of greenhouse gases and air pollutants. All these fuels fit into the norms of national and international use. But the Diesel Amyris did not fit the rules of PROCONVE and EURO V. The Diesel LS9 proved to be framed in the rules and Diesel had no Solazyme evaluation, not enough data exist in the literature. It was observed that the Amyris Biofene, has a superiority over the production per hectare and the autonomy that gives vehicles to soy biodiesel. Diesel one hectare of sugarcane production has between 800% and 1114% higher than soybean biodiesel, depending on the production technology. As for autonomy varies from 800% to 1121% higher than the Biodiesel. What will define whether Brazil will invest or not these partnerships will be their political interests, because it is a commodity, therefore all environmental, social, energy and also politicians should be analyzed for this decisionmaking.application/pdfUniversidade Federal do TocantinsPalmasPrograma de Pós-Graduação em Agroenergia - PPGABRCNPQ::CIENCIAS AGRARIASDiesel renovávelBiotecnologiaCana-de- açúcarMatriz energéticaRenewable DieselBiotechnologySugar CaneEnergy MatrixDiesel de cana-de-açúcar: uma nova proposta energéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTTEXTAécio Alves Andrade - Dissertação.pdf.txtAécio Alves Andrade - Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain193676http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/574/3/A%c3%a9cio%20Alves%20Andrade%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtd6d0a8db3fed5930c1362ad4dbfc9b22MD53THUMBNAILAécio Alves Andrade - Dissertação.pdf.jpgAécio Alves Andrade - Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/574/4/A%c3%a9cio%20Alves%20Andrade%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg3c176d184ba1fef13532b22007c72ea6MD54ORIGINALAécio Alves Andrade - Dissertação.pdfAécio Alves Andrade - Dissertação.pdfapplication/pdf1934408http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/574/1/A%c3%a9cio%20Alves%20Andrade%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf378ed810a1ec60ef66d65adc6c584f57MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8508http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/574/2/license.txt0a9e77404315487775b2e0c2b887ae47MD5211612/5742019-05-25 03:15:13.435oai:repositorio.uft.edu.br:11612/574TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRvIHRyYWJhbGhvIHN1cHJhY2l0YWRvLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG7CsCA5LjYxMC85OCwgYXV0b3Jpem8gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBUb2NhbnRpbnMsIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBjb25mb3JtZSBwZXJtaXNzw7VlcyBhc3NpbmFsYWRhcyBhY2ltYSwgbyBkb2N1bWVudG8gZW0gbWVpbyBlbGV0csO0bmljbywgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZSBuYSBCaWJsaW90ZWNhIERpZ2l0YWwgZGUgVGVzZXMgZSBEaXNzZXJ0YcOnw7VlcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIFBERiwgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsIGltcHJlc3PDo28gb3UgZG93bmxvYWQsIGEgcGFydGlyIGRlc3RhIGRhdGEsIGVtIGNvbmZvcm1pZGFkZSBjb20gYSBSZXNvbHXDp8OjbyBDT05TRVBFIG7CuiAwNS8yMDExLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2019-05-25T06:15:13Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diesel de cana-de-açúcar: uma nova proposta energética |
title |
Diesel de cana-de-açúcar: uma nova proposta energética |
spellingShingle |
Diesel de cana-de-açúcar: uma nova proposta energética Andrade, Aécio Alves CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS Diesel renovável Biotecnologia Cana-de- açúcar Matriz energética Renewable Diesel Biotechnology Sugar Cane Energy Matrix |
title_short |
Diesel de cana-de-açúcar: uma nova proposta energética |
title_full |
Diesel de cana-de-açúcar: uma nova proposta energética |
title_fullStr |
Diesel de cana-de-açúcar: uma nova proposta energética |
title_full_unstemmed |
Diesel de cana-de-açúcar: uma nova proposta energética |
title_sort |
Diesel de cana-de-açúcar: uma nova proposta energética |
author |
Andrade, Aécio Alves |
author_facet |
Andrade, Aécio Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Aécio Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zukowski Junior, Joel Carlos |
contributor_str_mv |
Zukowski Junior, Joel Carlos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS Diesel renovável Biotecnologia Cana-de- açúcar Matriz energética Renewable Diesel Biotechnology Sugar Cane Energy Matrix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diesel renovável Biotecnologia Cana-de- açúcar Matriz energética Renewable Diesel Biotechnology Sugar Cane Energy Matrix |
description |
O Brasil possui um território com capacidade de haver à expansão da agricultura da cana-deaçúcar, além de ser o país que mais produz cana. O objetivo deste trabalho foi realizar levantamento histórico sobre o Diesel de cana-de-açúcar, focado na questão ambiental, social e energética. A metodologia adotada foi à pesquisa exploratória e a pesquisa explicativa. Os combustíveis Biofene, Ultra Clean e Soladiesel das respectivas empresas Amyris, Ls9 e Solazyme mostraram que possuem potencial de mitigação dos gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos. Todos estes combustíveis se enquadram nas normas de utilização nacionais e internacionais. Porém, o Diesel da Amyris não se enquadrou nas normas do PROCONVE e EURO V. O Diesel da LS9 mostrou-se enquadrado nas normas e o Diesel da Solazyme não teve avaliação, por não existir na literatura dados suficientes. Observou-se que o Biofene da Amyris, possui uma superioridade em relação à produção por hectare e a autonomia que dá aos veículos em relação ao Biodiesel de soja. Um hectare o Diesel de cana tem produção entre 800% e 1114% superior ao Biodiesel de soja, dependendo da tecnologia de produção. Quanto à autonomia varia de 800% a 1121% maior que o Biodiesel. O que definirá se o Brasil investirá ou não nestas parcerias serão seus interesses políticos, pois se trata de uma commodity, sendo assim todos os benefícios ambientais, sociais, energéticos e também políticos deverão ser analisados para esta tomada de decisão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-10-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-16T17:12:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-16T17:12:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDRADE, Aécio Alves. Diesel de cana-de-açúcar: uma nova proposta energética.2015.104f. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Agroenergia, Palmas, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/574 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Aécio Alves. Diesel de cana-de-açúcar: uma nova proposta energética.2015.104f. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Agroenergia, Palmas, 2015. |
url |
http://hdl.handle.net/11612/574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Palmas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Agroenergia - PPGA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Palmas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/574/3/A%c3%a9cio%20Alves%20Andrade%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/574/4/A%c3%a9cio%20Alves%20Andrade%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/574/1/A%c3%a9cio%20Alves%20Andrade%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/574/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d6d0a8db3fed5930c1362ad4dbfc9b22 3c176d184ba1fef13532b22007c72ea6 378ed810a1ec60ef66d65adc6c584f57 0a9e77404315487775b2e0c2b887ae47 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1797427565732823040 |