A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Paiva, Dieter Sergei Sardeli de
Orientador(a): Naves, Marisa Lomônaco de Paula lattes
Banca de defesa: Laffin, Marcos lattes, Marques, Mara Rubia Alves lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13817
Resumo: The aim of this search is to investigate the occurrence of reflexivity phenomenon as it was developed by Donald Shön (1992), among Management graduated college professors. The goal was to unveil, in spite of the rational basis which characterizes this kind of professional, their own-reflexive capacity, in order to understand the formation possibilities to the reflexive practice exercise in professors environment. The search uses a qualitative approach, in which is clear the option for an epistomological reference associated to post modernity and to the reflexive teacher concept. Half-guided interviews were done to six both sexes professors in Management Course in Federal University of Uberlandia, Minas Gerais. These professors have wide experience in docent academic environment. Data analysis shows that there are limitations to a reflexive practice among the Management professors, mainly when one observes the theoretical management approaches and the weak preparation in the pedagogical knowledge, but it is also possible to find and to characterize a half-consolidated reflexivity, as a fruit from personal experiences and routes; The conclusion is that it is possible to insert the reflexive teacher perspective in continued formation programs in this area as well it is configured as an opportunity for personal development of the professors in this area.
id UFU_0e645634dd2a93f2400f359bf4d84012
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/13817
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:36:13Z2006-05-112016-06-22T18:36:13Z2005-08-19PAIVA, Dieter Sergei Sardeli de. A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13817The aim of this search is to investigate the occurrence of reflexivity phenomenon as it was developed by Donald Shön (1992), among Management graduated college professors. The goal was to unveil, in spite of the rational basis which characterizes this kind of professional, their own-reflexive capacity, in order to understand the formation possibilities to the reflexive practice exercise in professors environment. The search uses a qualitative approach, in which is clear the option for an epistomological reference associated to post modernity and to the reflexive teacher concept. Half-guided interviews were done to six both sexes professors in Management Course in Federal University of Uberlandia, Minas Gerais. These professors have wide experience in docent academic environment. Data analysis shows that there are limitations to a reflexive practice among the Management professors, mainly when one observes the theoretical management approaches and the weak preparation in the pedagogical knowledge, but it is also possible to find and to characterize a half-consolidated reflexivity, as a fruit from personal experiences and routes; The conclusion is that it is possible to insert the reflexive teacher perspective in continued formation programs in this area as well it is configured as an opportunity for personal development of the professors in this area.O estudo tem por objetivo investigar a ocorrência do fenômeno da reflexividade, tal qual desenvolvido por Donald Schön (1992), entre professores universitários formados em Administração. Intenta desvendar, a despeito das bases racionalistas que caracterizam a formação do profissional desta área, a capacidade crítico-reflexiva dos professores, a fim de compreender as possibilidades de formação para o exercício de uma prática reflexiva no seio desse professorado. Utiliza uma abordagem qualitativa, na qual transparece a opção por um referencial epistemológico associado à pós-modernidade e pelo conceito do professor reflexivo. Foram realizadas entrevistas semidirigidas com seis professores e professoras do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia MG que possuem larga experiência no meio acadêmico da docência. A análise dos dados mostra que existem limitações para uma prática reflexiva entre os professores de Administração, notadamente quando se observam os referenciais teóricos da ciência administrativa e a pouca preparação nos saberes pedagógicos, mas também que é possível encontrar e caracterizar uma reflexividade parcialmente consolidada, fruto de experiências e percursos individuais. Conclui que é possível inserir a perspectiva do professor reflexivo em programas de formação continuada na área e que esta se configura como uma oportunidade de desenvolvimento profissional dos docentes da área.Mestre em Educaçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasAdministraçãoEducaçãoEnsino superiorProfessor reflexivoProfessores - FormaçãoProfessores universitáriosManagementEducationHigh schoolReflexive teacherCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNaves, Marisa Lomônaco de Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708092A9Laffin, Marcoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708103Z5Marques, Mara Rubia Alveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6Paiva, Dieter Sergei Sardeli deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILDSSPaivaDISSPRT.pdf.jpgDSSPaivaDISSPRT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1307https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/3/DSSPaivaDISSPRT.pdf.jpg6a1644c928efbf8e18bd6d4d9b9e2bd8MD53DocenciaEnsinoSuperior.pdf.jpgDocenciaEnsinoSuperior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1307https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/5/DocenciaEnsinoSuperior.pdf.jpg6a1644c928efbf8e18bd6d4d9b9e2bd8MD55ORIGINALDocenciaEnsinoSuperior.pdfapplication/pdf527234https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/1/DocenciaEnsinoSuperior.pdf7ba8b5e2068709c2ef1050984d5b524eMD51TEXTDSSPaivaDISSPRT.pdf.txtDSSPaivaDISSPRT.pdf.txtExtracted texttext/plain226531https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/2/DSSPaivaDISSPRT.pdf.txtab60628e6f962c58cbb1f3105ae3c323MD52DocenciaEnsinoSuperior.pdf.txtDocenciaEnsinoSuperior.pdf.txtExtracted texttext/plain226516https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/4/DocenciaEnsinoSuperior.pdf.txt7bba9ab78c0531ef8d7bc8be97c33465MD54123456789/138172020-02-22 03:01:12.177oai:repositorio.ufu.br:123456789/13817Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-22T06:01:12Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo
title A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo
spellingShingle A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo
Paiva, Dieter Sergei Sardeli de
Administração
Educação
Ensino superior
Professor reflexivo
Professores - Formação
Professores universitários
Management
Education
High school
Reflexive teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo
title_full A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo
title_fullStr A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo
title_full_unstemmed A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo
title_sort A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo
author Paiva, Dieter Sergei Sardeli de
author_facet Paiva, Dieter Sergei Sardeli de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Naves, Marisa Lomônaco de Paula
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708092A9
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Laffin, Marcos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708103Z5
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marques, Mara Rubia Alves
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Dieter Sergei Sardeli de
contributor_str_mv Naves, Marisa Lomônaco de Paula
Laffin, Marcos
Marques, Mara Rubia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Educação
Ensino superior
Professor reflexivo
Professores - Formação
Professores universitários
topic Administração
Educação
Ensino superior
Professor reflexivo
Professores - Formação
Professores universitários
Management
Education
High school
Reflexive teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Management
Education
High school
Reflexive teacher
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The aim of this search is to investigate the occurrence of reflexivity phenomenon as it was developed by Donald Shön (1992), among Management graduated college professors. The goal was to unveil, in spite of the rational basis which characterizes this kind of professional, their own-reflexive capacity, in order to understand the formation possibilities to the reflexive practice exercise in professors environment. The search uses a qualitative approach, in which is clear the option for an epistomological reference associated to post modernity and to the reflexive teacher concept. Half-guided interviews were done to six both sexes professors in Management Course in Federal University of Uberlandia, Minas Gerais. These professors have wide experience in docent academic environment. Data analysis shows that there are limitations to a reflexive practice among the Management professors, mainly when one observes the theoretical management approaches and the weak preparation in the pedagogical knowledge, but it is also possible to find and to characterize a half-consolidated reflexivity, as a fruit from personal experiences and routes; The conclusion is that it is possible to insert the reflexive teacher perspective in continued formation programs in this area as well it is configured as an opportunity for personal development of the professors in this area.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-08-19
dc.date.available.fl_str_mv 2006-05-11
2016-06-22T18:36:13Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:36:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAIVA, Dieter Sergei Sardeli de. A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13817
identifier_str_mv PAIVA, Dieter Sergei Sardeli de. A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/3/DSSPaivaDISSPRT.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/5/DocenciaEnsinoSuperior.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/1/DocenciaEnsinoSuperior.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/2/DSSPaivaDISSPRT.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/4/DocenciaEnsinoSuperior.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a1644c928efbf8e18bd6d4d9b9e2bd8
6a1644c928efbf8e18bd6d4d9b9e2bd8
7ba8b5e2068709c2ef1050984d5b524e
ab60628e6f962c58cbb1f3105ae3c323
7bba9ab78c0531ef8d7bc8be97c33465
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331542226272256