A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Educação
|
Departamento: |
Ciências Humanas
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13817 |
Resumo: | The aim of this search is to investigate the occurrence of reflexivity phenomenon as it was developed by Donald Shön (1992), among Management graduated college professors. The goal was to unveil, in spite of the rational basis which characterizes this kind of professional, their own-reflexive capacity, in order to understand the formation possibilities to the reflexive practice exercise in professors environment. The search uses a qualitative approach, in which is clear the option for an epistomological reference associated to post modernity and to the reflexive teacher concept. Half-guided interviews were done to six both sexes professors in Management Course in Federal University of Uberlandia, Minas Gerais. These professors have wide experience in docent academic environment. Data analysis shows that there are limitations to a reflexive practice among the Management professors, mainly when one observes the theoretical management approaches and the weak preparation in the pedagogical knowledge, but it is also possible to find and to characterize a half-consolidated reflexivity, as a fruit from personal experiences and routes; The conclusion is that it is possible to insert the reflexive teacher perspective in continued formation programs in this area as well it is configured as an opportunity for personal development of the professors in this area. |
id |
UFU_0e645634dd2a93f2400f359bf4d84012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/13817 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:36:13Z2006-05-112016-06-22T18:36:13Z2005-08-19PAIVA, Dieter Sergei Sardeli de. A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13817The aim of this search is to investigate the occurrence of reflexivity phenomenon as it was developed by Donald Shön (1992), among Management graduated college professors. The goal was to unveil, in spite of the rational basis which characterizes this kind of professional, their own-reflexive capacity, in order to understand the formation possibilities to the reflexive practice exercise in professors environment. The search uses a qualitative approach, in which is clear the option for an epistomological reference associated to post modernity and to the reflexive teacher concept. Half-guided interviews were done to six both sexes professors in Management Course in Federal University of Uberlandia, Minas Gerais. These professors have wide experience in docent academic environment. Data analysis shows that there are limitations to a reflexive practice among the Management professors, mainly when one observes the theoretical management approaches and the weak preparation in the pedagogical knowledge, but it is also possible to find and to characterize a half-consolidated reflexivity, as a fruit from personal experiences and routes; The conclusion is that it is possible to insert the reflexive teacher perspective in continued formation programs in this area as well it is configured as an opportunity for personal development of the professors in this area.O estudo tem por objetivo investigar a ocorrência do fenômeno da reflexividade, tal qual desenvolvido por Donald Schön (1992), entre professores universitários formados em Administração. Intenta desvendar, a despeito das bases racionalistas que caracterizam a formação do profissional desta área, a capacidade crítico-reflexiva dos professores, a fim de compreender as possibilidades de formação para o exercício de uma prática reflexiva no seio desse professorado. Utiliza uma abordagem qualitativa, na qual transparece a opção por um referencial epistemológico associado à pós-modernidade e pelo conceito do professor reflexivo. Foram realizadas entrevistas semidirigidas com seis professores e professoras do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia MG que possuem larga experiência no meio acadêmico da docência. A análise dos dados mostra que existem limitações para uma prática reflexiva entre os professores de Administração, notadamente quando se observam os referenciais teóricos da ciência administrativa e a pouca preparação nos saberes pedagógicos, mas também que é possível encontrar e caracterizar uma reflexividade parcialmente consolidada, fruto de experiências e percursos individuais. Conclui que é possível inserir a perspectiva do professor reflexivo em programas de formação continuada na área e que esta se configura como uma oportunidade de desenvolvimento profissional dos docentes da área.Mestre em Educaçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasAdministraçãoEducaçãoEnsino superiorProfessor reflexivoProfessores - FormaçãoProfessores universitáriosManagementEducationHigh schoolReflexive teacherCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNaves, Marisa Lomônaco de Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708092A9Laffin, Marcoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708103Z5Marques, Mara Rubia Alveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6Paiva, Dieter Sergei Sardeli deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILDSSPaivaDISSPRT.pdf.jpgDSSPaivaDISSPRT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1307https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/3/DSSPaivaDISSPRT.pdf.jpg6a1644c928efbf8e18bd6d4d9b9e2bd8MD53DocenciaEnsinoSuperior.pdf.jpgDocenciaEnsinoSuperior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1307https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/5/DocenciaEnsinoSuperior.pdf.jpg6a1644c928efbf8e18bd6d4d9b9e2bd8MD55ORIGINALDocenciaEnsinoSuperior.pdfapplication/pdf527234https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/1/DocenciaEnsinoSuperior.pdf7ba8b5e2068709c2ef1050984d5b524eMD51TEXTDSSPaivaDISSPRT.pdf.txtDSSPaivaDISSPRT.pdf.txtExtracted texttext/plain226531https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/2/DSSPaivaDISSPRT.pdf.txtab60628e6f962c58cbb1f3105ae3c323MD52DocenciaEnsinoSuperior.pdf.txtDocenciaEnsinoSuperior.pdf.txtExtracted texttext/plain226516https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/4/DocenciaEnsinoSuperior.pdf.txt7bba9ab78c0531ef8d7bc8be97c33465MD54123456789/138172020-02-22 03:01:12.177oai:repositorio.ufu.br:123456789/13817Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-22T06:01:12Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo |
title |
A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo |
spellingShingle |
A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo Paiva, Dieter Sergei Sardeli de Administração Educação Ensino superior Professor reflexivo Professores - Formação Professores universitários Management Education High school Reflexive teacher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo |
title_full |
A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo |
title_fullStr |
A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo |
title_full_unstemmed |
A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo |
title_sort |
A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo |
author |
Paiva, Dieter Sergei Sardeli de |
author_facet |
Paiva, Dieter Sergei Sardeli de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Naves, Marisa Lomônaco de Paula |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708092A9 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Laffin, Marcos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708103Z5 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marques, Mara Rubia Alves |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Dieter Sergei Sardeli de |
contributor_str_mv |
Naves, Marisa Lomônaco de Paula Laffin, Marcos Marques, Mara Rubia Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Educação Ensino superior Professor reflexivo Professores - Formação Professores universitários |
topic |
Administração Educação Ensino superior Professor reflexivo Professores - Formação Professores universitários Management Education High school Reflexive teacher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Management Education High school Reflexive teacher |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The aim of this search is to investigate the occurrence of reflexivity phenomenon as it was developed by Donald Shön (1992), among Management graduated college professors. The goal was to unveil, in spite of the rational basis which characterizes this kind of professional, their own-reflexive capacity, in order to understand the formation possibilities to the reflexive practice exercise in professors environment. The search uses a qualitative approach, in which is clear the option for an epistomological reference associated to post modernity and to the reflexive teacher concept. Half-guided interviews were done to six both sexes professors in Management Course in Federal University of Uberlandia, Minas Gerais. These professors have wide experience in docent academic environment. Data analysis shows that there are limitations to a reflexive practice among the Management professors, mainly when one observes the theoretical management approaches and the weak preparation in the pedagogical knowledge, but it is also possible to find and to characterize a half-consolidated reflexivity, as a fruit from personal experiences and routes; The conclusion is that it is possible to insert the reflexive teacher perspective in continued formation programs in this area as well it is configured as an opportunity for personal development of the professors in this area. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-08-19 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-05-11 2016-06-22T18:36:13Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:36:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAIVA, Dieter Sergei Sardeli de. A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13817 |
identifier_str_mv |
PAIVA, Dieter Sergei Sardeli de. A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/3/DSSPaivaDISSPRT.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/5/DocenciaEnsinoSuperior.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/1/DocenciaEnsinoSuperior.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/2/DSSPaivaDISSPRT.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13817/4/DocenciaEnsinoSuperior.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a1644c928efbf8e18bd6d4d9b9e2bd8 6a1644c928efbf8e18bd6d4d9b9e2bd8 7ba8b5e2068709c2ef1050984d5b524e ab60628e6f962c58cbb1f3105ae3c323 7bba9ab78c0531ef8d7bc8be97c33465 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331542226272256 |