Humana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Abreu, Tiago Éric de lattes
Orientador(a): Baia, Silvano Fernandes
Banca de defesa: Paschoa, Stefano, Martins, Adriano Eurípedes Medeiros
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Voz
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29812
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.495
Resumo: A tarefa deste estudo é analisar as relações entre as formas de escritura e de performance da voz, em composições vocais monódicas com notação musical do campo ritualístico-religioso da Antiguidade à Idade Média, a fim de refletir sobre as articulações entre melodia e texto musical e, assim, prover elementos para a interpretação do repertório musical antigo, bem como suscitar percepções relevantes para a performance e composição contemporâneas. São estudados manuscritos com notação musical da Antiguidade e da Idade Média, consultados em acervos de manuscritos da Biblioteca Nacional da França (GALLICA, 2020), bem como textos históricos e estudos contemporâneos sobre a monodia grega e latina. Esta abordagem parte de uma perspectiva lítero-musical, atendo-se aos movimentos da voz, em suas dimensões performáticas e suas formas de registro, a fim de problematizar o modo como, nas origens da escrita musical, compõem-se e contrapõem-se as melodias e os textos musicais. Pretende-se desestabilizar territórios conceituais e lançar a possibilidade de descoberta fenomenológica do ato de cantar, a partir de motivos antigos, ou formas “arcaicas” de se conceber o canto. Este trabalho dialoga com a abordagem musicológica do estudioso da música medieval Leo Treitler (2007), e, para problematizar a dicotomia entre tradição oral e prática escritural da música, o estudo principia por refletir sobre os sistemas de notação musical que se desenvolveram desde a Antiguidade até o final da Alta Idade Média. São abordados, primeiramente, os fragmentos de registros musicais escritos da Grécia, nos quais convergem três fenômenos musicais: performance, composição aural e escritura melódica. Para a abordagem do corpus de “canções” ritualísticas medievais – ou litúrgicas –, mobiliza-se os conceitos de vocalidade, composição aural e performance, segundo as perspectivas antropo-sociohistórica e cognitiva – isto é, relativas ao estudo da fenomenologia da percepção musical e das representações simbólicas envolvidas na artesania da composição e da performance. Este estudo se atém à fenomenologia dos atos de cantar, ler e escrever música, colocando questões sobre a forma de constituição semântica da voz na palavra entoada em canto. Após as reflexões preliminares sobre a cultura musical grega e seus reflexos na música cristã, é apresentado o estudo das fontes primárias escritas do cantus, datadas do século IX em diante, portanto, dos primórdios da notação melódica neumática. A pergunta motriz da segunda parte deste estudo é: de que forma as dinâmicas das vozes poético-religiosas materializam-se nas composições vocais monódicas cristãs com escrita neumática? As tradições do cantochão da época estudada indicam que os compositores do cantus medieval concebiam a notação em conjunto com outras práticas mnemônicas: os neumas seriam, originariamente, sinais para a performance. À parte a escrita neumática constituir ou não uma espécie de ideografia da espacialidade da voz, os neumas podem ser lidos como símbolos dos movimentos da voz, que a dimensão manuscrita metamorfoseia em memória. A ênfase deste estudo recai, pois, na música vocal monódica de teor litúrgico, que possibilita relacionar as dimensões linguísticas, mélicas e poéticas da música vocal monódica, e demonstrar de que forma a melodização e as formas textuais cantadas estão imbricadas, de tal modo que os recursos rítmico-melódicos, prosódicos e poéticos se orquestram para a produção de sentidos musicais. Por fim, são feitas reflexões sobre a performance da voz como ato de transmissão e composição aural, concebendo a performance ou interpretação como possibilidades de recriação do repertório, e, logo, como recomposição da memória musical.
id UFU_25103e3cf111a769211883e6e4cfdfd5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/29812
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2020-09-02T14:22:02Z2020-09-02T14:22:02Z2020-08-28ABREU, Tiago Éric de. Humana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocal. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.495.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29812http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.495A tarefa deste estudo é analisar as relações entre as formas de escritura e de performance da voz, em composições vocais monódicas com notação musical do campo ritualístico-religioso da Antiguidade à Idade Média, a fim de refletir sobre as articulações entre melodia e texto musical e, assim, prover elementos para a interpretação do repertório musical antigo, bem como suscitar percepções relevantes para a performance e composição contemporâneas. São estudados manuscritos com notação musical da Antiguidade e da Idade Média, consultados em acervos de manuscritos da Biblioteca Nacional da França (GALLICA, 2020), bem como textos históricos e estudos contemporâneos sobre a monodia grega e latina. Esta abordagem parte de uma perspectiva lítero-musical, atendo-se aos movimentos da voz, em suas dimensões performáticas e suas formas de registro, a fim de problematizar o modo como, nas origens da escrita musical, compõem-se e contrapõem-se as melodias e os textos musicais. Pretende-se desestabilizar territórios conceituais e lançar a possibilidade de descoberta fenomenológica do ato de cantar, a partir de motivos antigos, ou formas “arcaicas” de se conceber o canto. Este trabalho dialoga com a abordagem musicológica do estudioso da música medieval Leo Treitler (2007), e, para problematizar a dicotomia entre tradição oral e prática escritural da música, o estudo principia por refletir sobre os sistemas de notação musical que se desenvolveram desde a Antiguidade até o final da Alta Idade Média. São abordados, primeiramente, os fragmentos de registros musicais escritos da Grécia, nos quais convergem três fenômenos musicais: performance, composição aural e escritura melódica. Para a abordagem do corpus de “canções” ritualísticas medievais – ou litúrgicas –, mobiliza-se os conceitos de vocalidade, composição aural e performance, segundo as perspectivas antropo-sociohistórica e cognitiva – isto é, relativas ao estudo da fenomenologia da percepção musical e das representações simbólicas envolvidas na artesania da composição e da performance. Este estudo se atém à fenomenologia dos atos de cantar, ler e escrever música, colocando questões sobre a forma de constituição semântica da voz na palavra entoada em canto. Após as reflexões preliminares sobre a cultura musical grega e seus reflexos na música cristã, é apresentado o estudo das fontes primárias escritas do cantus, datadas do século IX em diante, portanto, dos primórdios da notação melódica neumática. A pergunta motriz da segunda parte deste estudo é: de que forma as dinâmicas das vozes poético-religiosas materializam-se nas composições vocais monódicas cristãs com escrita neumática? As tradições do cantochão da época estudada indicam que os compositores do cantus medieval concebiam a notação em conjunto com outras práticas mnemônicas: os neumas seriam, originariamente, sinais para a performance. À parte a escrita neumática constituir ou não uma espécie de ideografia da espacialidade da voz, os neumas podem ser lidos como símbolos dos movimentos da voz, que a dimensão manuscrita metamorfoseia em memória. A ênfase deste estudo recai, pois, na música vocal monódica de teor litúrgico, que possibilita relacionar as dimensões linguísticas, mélicas e poéticas da música vocal monódica, e demonstrar de que forma a melodização e as formas textuais cantadas estão imbricadas, de tal modo que os recursos rítmico-melódicos, prosódicos e poéticos se orquestram para a produção de sentidos musicais. Por fim, são feitas reflexões sobre a performance da voz como ato de transmissão e composição aural, concebendo a performance ou interpretação como possibilidades de recriação do repertório, e, logo, como recomposição da memória musical.This is a study of vocal writing forms and voice performance in notated monodic vocal compositions of the ritualistic and religious fields, from Antiquity to the Middle Ages. It is a reflection upon the joint of melody and musical text, that provides elements for the interpretation of Medieval music, and can also bestirs creation through performance and composition. This work puts forth interpretations of Medieval manuscripts of Biblitohèque nationale de France (GALLICA, 2020), History tractates and contemporary studies of Greek and Latin monodies. It is proposed an approach of music and poetical conceptions gathered, searching in the origins of musical scripture elements to widen the conceptions of vocal performance, and asking questions about the ways melodies and sang texts interact semantically. This work intends to destabilize theoretical territories and stick out the possibility of phenomenological discovery of the act of chanting, based on ancient motives or “archaic” forms of conceiving chant. This work dialogues with medievalist Leo Treitler’s (2007) musicological approaches, so as to problematize the dichotomy between oral traditions and music scriptural practices, beginning with a reflection upon the musical notation systems which were developed since Antiquity to the end of High Middle Ages (10th century). The Greek registers of written music are inquired firstly in this study, for they allow us to observe the conjunction of three musical phenomena: performance, aural composition and musical scripture. The approach to the corpus constituted of Medieval ritualistic “songs” – or liturgical chant –, mobilizes the concepts of vocality, aural composition and performance, according to the anthropo-sociohistorical perspective – that is, which deals with the musical perception phenomenology, and with symbolic representations inherent in composition and performance artisanry. Thus, this study expounds a phenomenology of chanting act, of writing and reading music, putting forth questions about the meanings produced by the gathering of voice and chanted lyrics. Even in a notated music, “voice” is incorporated to scripture: in chant, the vocal sounds not only intone definite pitches, but recite speeches, producing verbal, discoursive senses. Then, after introductory discussions about Greek musical culture and its legacy in Christian music, this study focuses the former written sources of the Church cantus or plainchant, dated from 10th century on, thus, in the genesis of neumatic melodic notation. The nuclear question of the second part of this study is: how do poetic-religious voices materialize themselves in Christian monodic vocal composition? The researches of plainsong traditions of the studied period suggest that the cantus was, for a long time, an oral practice which developed mnemonic strategies: the neumes could be conceived as, primarily, signs to perform from memory. Thus, independently of whether neumatic notation meant or not an ideography of voice’s spatiality – along the historical trajectory of the semiotic development of musical notation –, neumes can be read as symbols for the movements of the voice, metamorphosed through memory by the act of manuscription. The emphasis of this study rests upon monodic vocal music chanted in Church rituals; the approach proposed here makes possible to inquire on melic, linguistic and poetic dimensions of vocality. Demonstrating the imbrications of voice and letter in vocal musical genders is to recognize that the rhythmic-melodic, prosodic and poetic resources, allied, orchestrate the production of musical meanings. This work finishes with considerations about voice performance as being an act of transmission and aural composition, conceiving performance and interpretation as recreation of repertories, and recomposition of musical memory.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em MúsicaBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAVozMelodiaNotação musicalMúsica - Aspectos religiososMonodiaMonodyVozVoiceVocalidadeVocalityEscrituraScripturePerformanceHumana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocalHumana vox: the manuscript, performatic and poetic dimensions of vocal monodyHumana vox: las dimensiones manuscrita, escénica y poética de la monodia vocalHumana vox: les dimensions manuscrites, performantes et poétiques de la monodie vocaleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBaia, Silvano FernandesPaschoa, StefanoMartins, Adriano Eurípedes Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/6818862854852128Abreu, Tiago Éric de13679781023reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALHumanaVoxDimensoes.pdfHumanaVoxDimensoes.pdfDissertação de Mestrado em Música de Tiago Éric de Abreu, um estudo dos sentidos da voz na Cristandade.application/pdf14955365https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29812/1/HumanaVoxDimensoes.pdf085fcc501407e09d584ad1c75b2228c7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29812/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29812/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53TEXTHumanaVoxDimensoes.pdf.txtHumanaVoxDimensoes.pdf.txtExtracted texttext/plain290736https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29812/4/HumanaVoxDimensoes.pdf.txtb4e0260af14b56df4c4f80f00be13625MD54THUMBNAILHumanaVoxDimensoes.pdf.jpgHumanaVoxDimensoes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29812/5/HumanaVoxDimensoes.pdf.jpga28b8caa4ffb6833ac55de9d0046054fMD55123456789/298122020-09-03 03:18:37.378oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-03T06:18:37Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Humana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocal
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Humana vox: the manuscript, performatic and poetic dimensions of vocal monody
Humana vox: las dimensiones manuscrita, escénica y poética de la monodia vocal
Humana vox: les dimensions manuscrites, performantes et poétiques de la monodie vocale
title Humana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocal
spellingShingle Humana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocal
Abreu, Tiago Éric de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Monodia
Monody
Voz
Voice
Vocalidade
Vocality
Escritura
Scripture
Performance
Voz
Melodia
Notação musical
Música - Aspectos religiosos
title_short Humana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocal
title_full Humana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocal
title_fullStr Humana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocal
title_full_unstemmed Humana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocal
title_sort Humana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocal
author Abreu, Tiago Éric de
author_facet Abreu, Tiago Éric de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baia, Silvano Fernandes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paschoa, Stefano
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Martins, Adriano Eurípedes Medeiros
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6818862854852128
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Tiago Éric de
contributor_str_mv Baia, Silvano Fernandes
Paschoa, Stefano
Martins, Adriano Eurípedes Medeiros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Monodia
Monody
Voz
Voice
Vocalidade
Vocality
Escritura
Scripture
Performance
Voz
Melodia
Notação musical
Música - Aspectos religiosos
dc.subject.por.fl_str_mv Monodia
Monody
Voz
Voice
Vocalidade
Vocality
Escritura
Scripture
Performance
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv Voz
Melodia
Notação musical
Música - Aspectos religiosos
description A tarefa deste estudo é analisar as relações entre as formas de escritura e de performance da voz, em composições vocais monódicas com notação musical do campo ritualístico-religioso da Antiguidade à Idade Média, a fim de refletir sobre as articulações entre melodia e texto musical e, assim, prover elementos para a interpretação do repertório musical antigo, bem como suscitar percepções relevantes para a performance e composição contemporâneas. São estudados manuscritos com notação musical da Antiguidade e da Idade Média, consultados em acervos de manuscritos da Biblioteca Nacional da França (GALLICA, 2020), bem como textos históricos e estudos contemporâneos sobre a monodia grega e latina. Esta abordagem parte de uma perspectiva lítero-musical, atendo-se aos movimentos da voz, em suas dimensões performáticas e suas formas de registro, a fim de problematizar o modo como, nas origens da escrita musical, compõem-se e contrapõem-se as melodias e os textos musicais. Pretende-se desestabilizar territórios conceituais e lançar a possibilidade de descoberta fenomenológica do ato de cantar, a partir de motivos antigos, ou formas “arcaicas” de se conceber o canto. Este trabalho dialoga com a abordagem musicológica do estudioso da música medieval Leo Treitler (2007), e, para problematizar a dicotomia entre tradição oral e prática escritural da música, o estudo principia por refletir sobre os sistemas de notação musical que se desenvolveram desde a Antiguidade até o final da Alta Idade Média. São abordados, primeiramente, os fragmentos de registros musicais escritos da Grécia, nos quais convergem três fenômenos musicais: performance, composição aural e escritura melódica. Para a abordagem do corpus de “canções” ritualísticas medievais – ou litúrgicas –, mobiliza-se os conceitos de vocalidade, composição aural e performance, segundo as perspectivas antropo-sociohistórica e cognitiva – isto é, relativas ao estudo da fenomenologia da percepção musical e das representações simbólicas envolvidas na artesania da composição e da performance. Este estudo se atém à fenomenologia dos atos de cantar, ler e escrever música, colocando questões sobre a forma de constituição semântica da voz na palavra entoada em canto. Após as reflexões preliminares sobre a cultura musical grega e seus reflexos na música cristã, é apresentado o estudo das fontes primárias escritas do cantus, datadas do século IX em diante, portanto, dos primórdios da notação melódica neumática. A pergunta motriz da segunda parte deste estudo é: de que forma as dinâmicas das vozes poético-religiosas materializam-se nas composições vocais monódicas cristãs com escrita neumática? As tradições do cantochão da época estudada indicam que os compositores do cantus medieval concebiam a notação em conjunto com outras práticas mnemônicas: os neumas seriam, originariamente, sinais para a performance. À parte a escrita neumática constituir ou não uma espécie de ideografia da espacialidade da voz, os neumas podem ser lidos como símbolos dos movimentos da voz, que a dimensão manuscrita metamorfoseia em memória. A ênfase deste estudo recai, pois, na música vocal monódica de teor litúrgico, que possibilita relacionar as dimensões linguísticas, mélicas e poéticas da música vocal monódica, e demonstrar de que forma a melodização e as formas textuais cantadas estão imbricadas, de tal modo que os recursos rítmico-melódicos, prosódicos e poéticos se orquestram para a produção de sentidos musicais. Por fim, são feitas reflexões sobre a performance da voz como ato de transmissão e composição aural, concebendo a performance ou interpretação como possibilidades de recriação do repertório, e, logo, como recomposição da memória musical.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-02T14:22:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-02T14:22:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ABREU, Tiago Éric de. Humana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocal. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.495.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29812
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.495
identifier_str_mv ABREU, Tiago Éric de. Humana vox: as dimensões manuscritas, performáticas e poéticas da monodia vocal. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.495.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29812
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Música
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29812/1/HumanaVoxDimensoes.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29812/2/license_rdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29812/3/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29812/4/HumanaVoxDimensoes.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29812/5/HumanaVoxDimensoes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 085fcc501407e09d584ad1c75b2228c7
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
b4e0260af14b56df4c4f80f00be13625
a28b8caa4ffb6833ac55de9d0046054f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331552941670400