Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35290 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.259 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta a análise de performances que utilizam objetos e temas religiosos em cena. Ela tem como objeto de estudo as performances O Culto, trabalho de minha autoria, Desenhando com Terços, da artista brasileira Márcia X., e o espetáculo O Evangelho segundo Jesus, Rainha do céu, protagonizado no Brasil pela atriz transexual Renata Carvalho. O objetivo é fazer uma análise crítica dos discursos cristãos/bíblicos a partir das performances, com foco nas questões de gênero e sexualidade, estabelecendo relação com acontecimentos históricos, sociais, políticos, religiosos e jurídicos que envolvem esses temas. Durante o processo de análise, foi possível identificar que essas obras problematizam a religião no viés da profanação, conceito articulado por Agamben (2007), ao ignorar o sentido sagrado e esvaziar o conceito imposto pela religião a esses temas e objetos. Por meio desta perspectiva, a escrita é desenvolvida. |
id |
UFU_2b2f8b3bd25a00f9a82ebc42ba63f594 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/35290 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-07-22T14:15:43Z2022-07-22T14:15:43Z2022-05-12LIMA, Mariana Dias Pereira de. Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.259https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35290http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.259Esta pesquisa apresenta a análise de performances que utilizam objetos e temas religiosos em cena. Ela tem como objeto de estudo as performances O Culto, trabalho de minha autoria, Desenhando com Terços, da artista brasileira Márcia X., e o espetáculo O Evangelho segundo Jesus, Rainha do céu, protagonizado no Brasil pela atriz transexual Renata Carvalho. O objetivo é fazer uma análise crítica dos discursos cristãos/bíblicos a partir das performances, com foco nas questões de gênero e sexualidade, estabelecendo relação com acontecimentos históricos, sociais, políticos, religiosos e jurídicos que envolvem esses temas. Durante o processo de análise, foi possível identificar que essas obras problematizam a religião no viés da profanação, conceito articulado por Agamben (2007), ao ignorar o sentido sagrado e esvaziar o conceito imposto pela religião a esses temas e objetos. Por meio desta perspectiva, a escrita é desenvolvida.This research presents an analysis performances that use objects and religious themes on stage. It has as object of study the performances O Culto, a work of my own authorship, Desenhando com terços, by the Brazilian artist Márcia X., and the show The Gospel according to Jesus, Queen of heaven, starring in Brazil by the transsexual actress Renata Carvalho. Its goal is to make a critical analysis of Christian/Biblical discourses from the performances, focusing on gender and sexuality issues, establishing a relationship with historical, social, political, religious and legal events that involve these themes. During the analysis process, it was possible to identify that these works problematize religion in the bias of desecration, a concept articulated by Agamben (2007), by ignoring the sacred sense and emptying the concept imposed by religion on these themes and objects. Through this perspective, the writing is developed.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROTeatroArtes cênicasProfanaçãoPerformancesPerformanceGêneroSexualidadeReligiãoProfanaçãoGenderSexualityReligionDesecrationO CultoDesenhando com TerçosO Evangelho segundo Jesus, Rainha do céuTeatroTheaterThe Gospel according to Jesus, Queen of heavenMárcia X.Renata CarvalhoPerformancesArte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religiãoProfane art: an analysis of performances that discuss gender, sexuality and religioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLeal, Mara Luciahttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853Aguiar, Daniella dehttp://lattes.cnpq.br/3089944755374031Fischer, Stela Reginahttp://lattes.cnpq.br/2582613400358249http://lattes.cnpq.br/8400413677977247Lima, Mariana Dias Pereira de119116248502reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALArteProfanaAnálise.pdfArteProfanaAnálise.pdfapplication/pdf5595523https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35290/1/ArteProfanaAn%c3%a1lise.pdff31fafec30509334fdee142e1cfbc5a5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35290/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35290/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53TEXTArteProfanaAnálise.pdf.txtArteProfanaAnálise.pdf.txtExtracted texttext/plain283351https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35290/4/ArteProfanaAn%c3%a1lise.pdf.txta15d0c626d47861fce675920be0403cbMD54THUMBNAILArteProfanaAnálise.pdf.jpgArteProfanaAnálise.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35290/5/ArteProfanaAn%c3%a1lise.pdf.jpg37e4bf68057b4af9cb9d5882ef2e1c83MD55123456789/352902022-07-23 03:21:25.039oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-07-23T06:21:25Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Profane art: an analysis of performances that discuss gender, sexuality and religion |
title |
Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião |
spellingShingle |
Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião Lima, Mariana Dias Pereira de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO Performance Gênero Sexualidade Religião Profanação Gender Sexuality Religion Desecration O Culto Desenhando com Terços O Evangelho segundo Jesus, Rainha do céu Teatro Theater The Gospel according to Jesus, Queen of heaven Márcia X. Renata Carvalho Performances Teatro Artes cênicas Profanação Performances |
title_short |
Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião |
title_full |
Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião |
title_fullStr |
Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião |
title_full_unstemmed |
Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião |
title_sort |
Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião |
author |
Lima, Mariana Dias Pereira de |
author_facet |
Lima, Mariana Dias Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leal, Mara Lucia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9710632359254853 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Aguiar, Daniella de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3089944755374031 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fischer, Stela Regina |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2582613400358249 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8400413677977247 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Mariana Dias Pereira de |
contributor_str_mv |
Leal, Mara Lucia Aguiar, Daniella de Fischer, Stela Regina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO Performance Gênero Sexualidade Religião Profanação Gender Sexuality Religion Desecration O Culto Desenhando com Terços O Evangelho segundo Jesus, Rainha do céu Teatro Theater The Gospel according to Jesus, Queen of heaven Márcia X. Renata Carvalho Performances Teatro Artes cênicas Profanação Performances |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Gênero Sexualidade Religião Profanação Gender Sexuality Religion Desecration O Culto Desenhando com Terços O Evangelho segundo Jesus, Rainha do céu Teatro Theater The Gospel according to Jesus, Queen of heaven Márcia X. Renata Carvalho Performances |
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro Artes cênicas Profanação Performances |
description |
Esta pesquisa apresenta a análise de performances que utilizam objetos e temas religiosos em cena. Ela tem como objeto de estudo as performances O Culto, trabalho de minha autoria, Desenhando com Terços, da artista brasileira Márcia X., e o espetáculo O Evangelho segundo Jesus, Rainha do céu, protagonizado no Brasil pela atriz transexual Renata Carvalho. O objetivo é fazer uma análise crítica dos discursos cristãos/bíblicos a partir das performances, com foco nas questões de gênero e sexualidade, estabelecendo relação com acontecimentos históricos, sociais, políticos, religiosos e jurídicos que envolvem esses temas. Durante o processo de análise, foi possível identificar que essas obras problematizam a religião no viés da profanação, conceito articulado por Agamben (2007), ao ignorar o sentido sagrado e esvaziar o conceito imposto pela religião a esses temas e objetos. Por meio desta perspectiva, a escrita é desenvolvida. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-22T14:15:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-22T14:15:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Mariana Dias Pereira de. Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.259 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35290 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.259 |
identifier_str_mv |
LIMA, Mariana Dias Pereira de. Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.259 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35290 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35290/1/ArteProfanaAn%c3%a1lise.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35290/2/license_rdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35290/3/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35290/4/ArteProfanaAn%c3%a1lise.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35290/5/ArteProfanaAn%c3%a1lise.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f31fafec30509334fdee142e1cfbc5a5 9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 a15d0c626d47861fce675920be0403cb 37e4bf68057b4af9cb9d5882ef2e1c83 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331529235464192 |