A implantação da reforma do ensino médio e a organização do trabalho pedagógico em uma escola de Minas Gerais: diretrizes e práticas
Ano de defesa: | 2019 |
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Universidade Federal de Uberlândia
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Programa de Pós-graduação em Educação
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
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Resumo: | A presente dissertação de Mestrado se insere na linha de Estado, Política e Gestão da Educação sobre a Reforma do Ensino Médio (EM) . Trata-se de uma pesquisa sobre a implementação da reforma do Ensino Médio, Lei Federal nº 13.415, de 2017, no estado de Minas Gerais, a partir das Orientações da Secretaria de Estado da Educação. Vale salientar que diversos questionamentos pairam sobre tal reforma. No entanto, focaremos nossa problematização em como a reforma do EM está sendo implementada em Minas Gerais. Nesta perspectiva indagamos: Quais são as orientações para a Organização do Trabalho Pedagógico nas escolas que implementarão as reformas? Quais as concepções de educação e formação presentes nos documentos orientadores? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as orientações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para a implementação da reforma do EM, concretizada por meio da Lei Federal nº 13.415, de 2017, nas escolas de Minas Gerais. Dessa maneira, para a efetivação desta pesquisa, buscamos alternativas por meio dos seguintes objetivos específicos: analisar as políticas educacionais para o EM, a partir da Constituição Federal de 1988 até o golpe de 2016; apresentar, e analisar, a reforma do Ensino Médio regulamentada pela Lei Federal nº 13415/2017 e o contexto de sua implementação; compreender princípios e concepções da organização do trabalho pedagógico nas escolas; coletar e analisar os documentos em vigor que orientam a organização do trabalho pedagógico no EM em escolas da rede estadual, de acordo com a Lei 13.415/2017; compreender e analisar o processo de regulamentação e implementação da reforma do EM no estado de Minas Gerais, por meio das orientações da Secretaria de Estado de Educação – SEE, encaminhada às escolas estaduais de Minas Gerais; identificar e discutir como se efetiva a organização do trabalho pedagógico nas escolas a partir das orientações para a implementação da Reforma do EM em Minas Gerais. Para tal finalidade foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, análise documental das diretrizes e orientações para a organização do trabalho pedagógico das escolas e pesquisa bibliográfica embasada em Dourado (2007), Freire (2000), Freitas (2008) (2015) (2018) (2019), Frigotto (2018), Krawczyk (1999) (2011) (2014), Oliveira (2010), entre outros, visando uma formação crítica, sendo a educação um caminho para a formação da cidadania. Os dados revelam que a legislação reformula o EM compreendendo a perspectiva mercadológica de acordo com o sistema neoliberal, sendo uma educação voltada para o mercado de trabalho. |
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2021-04-19T12:53:46Z2021-04-19T12:53:46Z2019-08-30BARBOSA, Beatriz Menezes. A implantação da reforma do ensino médio e a organização do trabalho pedagógico em uma escola de Minas Gerais: diretrizes e práticas. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6022https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31586http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6022A presente dissertação de Mestrado se insere na linha de Estado, Política e Gestão da Educação sobre a Reforma do Ensino Médio (EM) . Trata-se de uma pesquisa sobre a implementação da reforma do Ensino Médio, Lei Federal nº 13.415, de 2017, no estado de Minas Gerais, a partir das Orientações da Secretaria de Estado da Educação. Vale salientar que diversos questionamentos pairam sobre tal reforma. No entanto, focaremos nossa problematização em como a reforma do EM está sendo implementada em Minas Gerais. 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Para tal finalidade foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, análise documental das diretrizes e orientações para a organização do trabalho pedagógico das escolas e pesquisa bibliográfica embasada em Dourado (2007), Freire (2000), Freitas (2008) (2015) (2018) (2019), Frigotto (2018), Krawczyk (1999) (2011) (2014), Oliveira (2010), entre outros, visando uma formação crítica, sendo a educação um caminho para a formação da cidadania. Os dados revelam que a legislação reformula o EM compreendendo a perspectiva mercadológica de acordo com o sistema neoliberal, sendo uma educação voltada para o mercado de trabalho.This Master’s dissertation is inserted in the line of research “State, Politics and Education Management” on the curriculum reform in High School Education. It is a study on the implementation of the High School Education Reform according to the Brazilian Federal Law 13.415/2017 in the state of Minas Gerais based on guidelines of the Secretariat of Education of Minas Gerais (SEE/MG). Several questions emerged regarding this reform; however, our focus is on how this reform is being implemented in Minas Gerais. Under this perspective, the following questions should be answered: What are the guidelines for the Pedagogical Work Organization in the schools, which will implement the reforms? What are the concepts of education and student training present in the guidance documents? The general aim of this research is to analyse the guidelines of the Secretariat of Education of Minas Gerais (SEE/MG) for the implementation of the High School Education reform, carried out by means of the Brazilian Federal Law 13.415/2017 in schools in the state of Minas Gerais. In order to achieve our aims, we searched alternatives through the following specific objectives: analyze the educational politics for High School Education , based on the Brazilian Federal 1988 Constitution until the coup d'état of 2016; present and analyze the High School Education reform regulated by the Brazilian Federal Law 13.415/2017, and the context of its implementation; understand the principles and concepts of the pedagogical work in schools; collect and analyze documents that guide the pedagogical work on High School Education in schools in Minas Gerais, according to the Brazilian Law 13.415/2017; understand and analyze the process of legislation and implementation of the High School reform in the state of Minas Gerais, based on guidelines of the Secretariat of Education of Minas Gerais (SEE/MG), sent to the state-owned schools of Minas Gerais; identify and discuss how effective pedagogical work organization is in state-owned schools of Minas Gerais, concerning the guidelines to implement the High School Education curriculum reform. In order to achieve this purpose, a methodological qualitative approach research was conducted, besides some document analysis of the guidelines and legislation used for the organization of the pedagogical work. This bibliographic research was based on Dourado (2007), Freire (2000), Freitas (2008) (2015) (2018) (2019), Frigotto (2018), Krawczyk (1999) (2011) (2014), Oliveira (2010), among others, aiming at training on critical thinking, an education seen as a way to achieve citizenship. Data reveal the legislation on High School Education Reform changes the curriculum under a market perspective, according to the neoliberal system in which education aims at the job market.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino MédioOrganização pedagógicaNeoliberalismoReforma do Ensino MédioEnsino MédioNeoliberalismoHigh School Education ReformHigh SchoolNeoliberalismA implantação da reforma do ensino médio e a organização do trabalho pedagógico em uma escola de Minas Gerais: diretrizes e práticasThe implementation of high school reform and the organization of pedagogical work in a school in Minas Gerais: guidelines and practicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisValente, Lucia de Fatimahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731454P1&tokenCaptchar=03AGdBq25eX-aRnOgMeXUifQdpFLL04vslnV_bzdaXXiROA_uqpsqWDH55ocKcTo2F4zSTyuX9OxI064x-3BeGYYvgk-XgKTfQ153DFKxvjYkwAk6G3t3ZvI_-sO2g1dPM6CcQN0QqpqAr6IVNWtRJvmVo4-QtcLMGFG-qvOxBvsRKP6kPMNqwMBfzDVdSEzlBKr4VHfJ-XD1Qj9t-mnbA3gWoRGhnMJ232Ui4hXlUZYYymaoqd5LMvIwyeyUaniPfJvNfSaukZdbPM8RxTfiUVBX_CjHOi-PTQpykviwnGNPj97MuJ7F5CYijey8qNhF-Yu91dCeggGV7fyXZjy-XEwG46l8o8br_w0KYwOnRHtJ4Iymu864m8hiyq0OIM5EzGA33VRf6h9dciHvqI1yVAl7eLTg-GhHjV-O-GH9a8OglAyRWKZJUbNS8lsDseqmzKkahzrJEwNROO_-lgnyxxdXcyAnMntIeDABorges, Maria Céliahttp://lattes.cnpq.br/5826866488560826Ribeiro, Elisa Antoniahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4498536E6&tokenCaptchar=03AGdBq27LJZtTbFKXqmWCXEGGovLPip8WvXOdLvQixHzXA-g-L4jIJwKGF7xTSkiw8Qsot7k-VEEdbjvEvDywfUSWEteCtPNpyPJXBEivjI0G-FpJWCLGiSNxE9Ac-_5OpECRecLXGkDYFDnj1di1BgPTGEXBjrgWKIixyJO2r0MYWD9-O4MhuOTMOFWgb123vCCeyBsxqAyy0Q9uPYlyezvRmVvZ2Y6GUh1Fvcj5RB-dJ_w-CGvPR_kqbet_1tUvA1oVRZEsCVMycyasksOJRD9wdO7lYvB0bILEZdhWeALAvF0FRsOfXWm993iH4a3wA-YiOz9fPQUvc0667WAXN4QJPrlrRXhdvjALhoQMYpbMom3tP4hA2kn9ettZpomPZ2JAAL4pfICbNzSMzYtuAeadPx5xJV6nFMubNG4VMVUReOD-EY7vEy54-0PRLzze9PUhAqp8NcJxuHKuHFmWmLtDsDzLwfHz5wBarbosa, Beatriz Menezes12592461556483b5096-f624-438d-a5d7-c1f15f81b450info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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A presente dissertação de Mestrado se insere na linha de Estado, Política e Gestão da Educação sobre a Reforma do Ensino Médio (EM) . Trata-se de uma pesquisa sobre a implementação da reforma do Ensino Médio, Lei Federal nº 13.415, de 2017, no estado de Minas Gerais, a partir das Orientações da Secretaria de Estado da Educação. Vale salientar que diversos questionamentos pairam sobre tal reforma. No entanto, focaremos nossa problematização em como a reforma do EM está sendo implementada em Minas Gerais. Nesta perspectiva indagamos: Quais são as orientações para a Organização do Trabalho Pedagógico nas escolas que implementarão as reformas? Quais as concepções de educação e formação presentes nos documentos orientadores? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as orientações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para a implementação da reforma do EM, concretizada por meio da Lei Federal nº 13.415, de 2017, nas escolas de Minas Gerais. Dessa maneira, para a efetivação desta pesquisa, buscamos alternativas por meio dos seguintes objetivos específicos: analisar as políticas educacionais para o EM, a partir da Constituição Federal de 1988 até o golpe de 2016; apresentar, e analisar, a reforma do Ensino Médio regulamentada pela Lei Federal nº 13415/2017 e o contexto de sua implementação; compreender princípios e concepções da organização do trabalho pedagógico nas escolas; coletar e analisar os documentos em vigor que orientam a organização do trabalho pedagógico no EM em escolas da rede estadual, de acordo com a Lei 13.415/2017; compreender e analisar o processo de regulamentação e implementação da reforma do EM no estado de Minas Gerais, por meio das orientações da Secretaria de Estado de Educação – SEE, encaminhada às escolas estaduais de Minas Gerais; identificar e discutir como se efetiva a organização do trabalho pedagógico nas escolas a partir das orientações para a implementação da Reforma do EM em Minas Gerais. Para tal finalidade foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, análise documental das diretrizes e orientações para a organização do trabalho pedagógico das escolas e pesquisa bibliográfica embasada em Dourado (2007), Freire (2000), Freitas (2008) (2015) (2018) (2019), Frigotto (2018), Krawczyk (1999) (2011) (2014), Oliveira (2010), entre outros, visando uma formação crítica, sendo a educação um caminho para a formação da cidadania. Os dados revelam que a legislação reformula o EM compreendendo a perspectiva mercadológica de acordo com o sistema neoliberal, sendo uma educação voltada para o mercado de trabalho. |
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BARBOSA, Beatriz Menezes. A implantação da reforma do ensino médio e a organização do trabalho pedagógico em uma escola de Minas Gerais: diretrizes e práticas. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6022 |
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