Formação de professores em uma escola da zona rural do município de Uberlândia: das necessidades formativas à formação contínua
Ano de defesa: | 2019 |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
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Programa de Pós-graduação em Educação
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Resumo: | Esta pesquisa de mestrado insere-se na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e versa sobre as necessidades formativas de professores do ensino fundamental I e II que atuam em uma escola da zona rural do município de Uberlândia, estado de Minas Gerais. O processo de formação contínuo analisado neste estudo se refere a 2015 e 2016, período em que a política pública no município estava sendo implantada com o aparato legal da Lei no 11.444/2013, a qual instituiu a Rede Pública Municipal pelo Direito de Ensinar e de Aprender. O objetivo geral deste estudo foi identificar e analisar as necessidades formativas dos professores que atuam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental responsáveis pelos diversos conteúdos curriculares, com o intuito de oferecer subsídios para o desenvolvimento de programas de formação contínua em serviço. No intuito de identificar outras pesquisas desenvolvidas no campo educacional sobre as necessidades formativas de docentes, fizemos um levantamento bibliográfico para conhecer termos e conceitos inerentes à profissão docente, à formação de professores e à relação com as necessidades formativas que diretamente estão envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. Importantes contribuições teóricas, como as de Borges (2013), Campos (2016, 2017), Freire (1979, 1996, 2001, 2015), Gatti e Barreto (2009), Gatti, Barreto e André (2011), Imbernón (2000, 2009, 2011), Nóvoa (1991, 1992, 1995, 2009), Pimenta e Almeida (2011), Rodrigues e Esteves (1993) e Tardif (2002, 2013), oportunizaram a ampliação da análise e reflexão a respeito do objeto de investigação. O percurso teórico-metodológico se pautou na pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, a partir da análise documental e empírica. O instrumento para a construção dos dados foi escolhido com a intenção de dar voz aos professores, de modo que pudessem refletir sobre a relevância da (re)definição de ações formativas mais significativas ao trabalho pedagógico por eles realizado. Assim, optamos pelo questionário com questões abertas e fechadas. Os sujeitos participantes são professores efetivos do quadro do magistério que atuam há mais de cinco anos na escola pesquisada. Os resultados da pesquisa revelaram que os docentes têm interesse em participar dos cursos de formação contínua, mas querem contribuir com a construção desses processos, atuando como sujeitos que se movem e se manifestam em função das suas necessidades formativas, que passam pela unidade teoria-prática e por um olhar diferenciado para a educação no campo. Consideramos que a participação dos professores na planificação das ações formativas se constituiu em contributo essencial para ampliar as condições de pesquisa, discussões para evidenciar novas formas de trabalho e da prática educativa dos profissionais da educação. Depreendemos que a pesquisa tem sua relevância por contribuir com os estudos sobre o papel político e social dos professores, uma vez que os seus saberes, mobilizados nas práticas pedagógicas, em geral, tornam-se referências no processo de aprendizagem na educação básica. |
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2019-06-27T14:28:00Z2019-06-27T14:28:00Z2019-04-30SANTOS, Ivana Ferreira dos. Formação de professores em uma escola da zona rural do município de Uberlândia: das necessidades formativas à formação contínua. 2019.186f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2081.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25530http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2081Esta pesquisa de mestrado insere-se na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e versa sobre as necessidades formativas de professores do ensino fundamental I e II que atuam em uma escola da zona rural do município de Uberlândia, estado de Minas Gerais. O processo de formação contínuo analisado neste estudo se refere a 2015 e 2016, período em que a política pública no município estava sendo implantada com o aparato legal da Lei no 11.444/2013, a qual instituiu a Rede Pública Municipal pelo Direito de Ensinar e de Aprender. O objetivo geral deste estudo foi identificar e analisar as necessidades formativas dos professores que atuam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental responsáveis pelos diversos conteúdos curriculares, com o intuito de oferecer subsídios para o desenvolvimento de programas de formação contínua em serviço. No intuito de identificar outras pesquisas desenvolvidas no campo educacional sobre as necessidades formativas de docentes, fizemos um levantamento bibliográfico para conhecer termos e conceitos inerentes à profissão docente, à formação de professores e à relação com as necessidades formativas que diretamente estão envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. Importantes contribuições teóricas, como as de Borges (2013), Campos (2016, 2017), Freire (1979, 1996, 2001, 2015), Gatti e Barreto (2009), Gatti, Barreto e André (2011), Imbernón (2000, 2009, 2011), Nóvoa (1991, 1992, 1995, 2009), Pimenta e Almeida (2011), Rodrigues e Esteves (1993) e Tardif (2002, 2013), oportunizaram a ampliação da análise e reflexão a respeito do objeto de investigação. O percurso teórico-metodológico se pautou na pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, a partir da análise documental e empírica. O instrumento para a construção dos dados foi escolhido com a intenção de dar voz aos professores, de modo que pudessem refletir sobre a relevância da (re)definição de ações formativas mais significativas ao trabalho pedagógico por eles realizado. Assim, optamos pelo questionário com questões abertas e fechadas. Os sujeitos participantes são professores efetivos do quadro do magistério que atuam há mais de cinco anos na escola pesquisada. Os resultados da pesquisa revelaram que os docentes têm interesse em participar dos cursos de formação contínua, mas querem contribuir com a construção desses processos, atuando como sujeitos que se movem e se manifestam em função das suas necessidades formativas, que passam pela unidade teoria-prática e por um olhar diferenciado para a educação no campo. Consideramos que a participação dos professores na planificação das ações formativas se constituiu em contributo essencial para ampliar as condições de pesquisa, discussões para evidenciar novas formas de trabalho e da prática educativa dos profissionais da educação. Depreendemos que a pesquisa tem sua relevância por contribuir com os estudos sobre o papel político e social dos professores, uma vez que os seus saberes, mobilizados nas práticas pedagógicas, em geral, tornam-se referências no processo de aprendizagem na educação básica.This master's degree research is included in the research line of Educational Knowledge and Practices of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Uberlândia and deals with the training needs of primary education teachers who work in a rural school in the municipality of Uberlândia, in the state of Minas Gerais. The ongoing training process analyzed in this study refers to 2015 and 2016, a period in which public policy in the municipality was being implemented with the legal apparatus of Law No. 11.444/2013, which established the Municipal Public Network for the Right to Teach and Learn. The general objective of this study was to identify and analyze the training needs of teachers who work from the 1st to the 9th year responsible for the various curricular contents, with the purpose of offering subsidies for the development of in-service training programs. In order to identify other researches developed in the educational field on the training needs of teachers, we did a bibliographical survey to know terms and concepts inherent to the teaching profession, the training of teachers and the relationship with the training needs that are directly involved in the teaching and learning process. Important theoretical contributions, such as Borges (2013), Campos (2017), Freire (1979, 1996, 2001, 2015), Gatti and Barreto (2009), Gatti, Barreto and André (2011), Imbernón (2000, 2009,2011), Nóvoa (1991, 1992, 1995, 2009), Pimenta and Almeida (2011), Rodrigues and Esteves (1993) and Tardif (2002, 2013), provided an opportunity to broaden the analysis and reflection on the subject of research. The theoreticalmethodological route was based on exploratory research with a qualitative approach, from the documentary and empirical analysis. The instrument for the construction of the data was chosen with the intention of giving voice to the teachers, so that they could reflect on the relevance of (re) definition of more significant formative actions to the pedagogical work performed by them. Therefore, we opted for the questionnaire with open and closed questions. Participating subjects are effective teachers of the professorship who have been working for more than five years in the school researched. The results of the research revealed that teachers have an interest in participating in continuing education courses but want to contribute to the construction of these processes, acting as subjects that move and manifest themselves according to their training needs, which go through the theory-practice unit and for a differentiated look at educational field. We consider that the participation of teachers in the planning of training actions was an essential contribution to broaden the research conditions, discussions to highlight new forms of work and educational practice of education professionals. We conclude that research is relevant because it contributes to studies about the political and social role of teachers, since their knowledge, mobilized in pedagogical practices, in general, becomes a reference in the learning process in basic education.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASFormação de professoresEducaçãoFormação Inicial e ContínuaNecessidades Formativas DocentesEducaçãoTeacher TrainingTeacher TrainingInitial and Continuous TrainingFormação de professores em uma escola da zona rural do município de Uberlândia: das necessidades formativas à formação contínuaTraining of teachers in a school in the rural area of Uberland: from the neurological needs to continuous traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCampos, Vanessa Therezinha Buenohttp://lattes.cnpq.br/3108076655490154Nunes, Silma Carmohttp://lattes.cnpq.br/9156201829562408Borges, Maria Céliahttp://lattes.cnpq.br/5826866488560826http://lattes.cnpq.br/3221306456816113Santos, Ivana Ferreira dos18658931804reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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Esta pesquisa de mestrado insere-se na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e versa sobre as necessidades formativas de professores do ensino fundamental I e II que atuam em uma escola da zona rural do município de Uberlândia, estado de Minas Gerais. O processo de formação contínuo analisado neste estudo se refere a 2015 e 2016, período em que a política pública no município estava sendo implantada com o aparato legal da Lei no 11.444/2013, a qual instituiu a Rede Pública Municipal pelo Direito de Ensinar e de Aprender. O objetivo geral deste estudo foi identificar e analisar as necessidades formativas dos professores que atuam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental responsáveis pelos diversos conteúdos curriculares, com o intuito de oferecer subsídios para o desenvolvimento de programas de formação contínua em serviço. No intuito de identificar outras pesquisas desenvolvidas no campo educacional sobre as necessidades formativas de docentes, fizemos um levantamento bibliográfico para conhecer termos e conceitos inerentes à profissão docente, à formação de professores e à relação com as necessidades formativas que diretamente estão envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. Importantes contribuições teóricas, como as de Borges (2013), Campos (2016, 2017), Freire (1979, 1996, 2001, 2015), Gatti e Barreto (2009), Gatti, Barreto e André (2011), Imbernón (2000, 2009, 2011), Nóvoa (1991, 1992, 1995, 2009), Pimenta e Almeida (2011), Rodrigues e Esteves (1993) e Tardif (2002, 2013), oportunizaram a ampliação da análise e reflexão a respeito do objeto de investigação. O percurso teórico-metodológico se pautou na pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, a partir da análise documental e empírica. O instrumento para a construção dos dados foi escolhido com a intenção de dar voz aos professores, de modo que pudessem refletir sobre a relevância da (re)definição de ações formativas mais significativas ao trabalho pedagógico por eles realizado. Assim, optamos pelo questionário com questões abertas e fechadas. Os sujeitos participantes são professores efetivos do quadro do magistério que atuam há mais de cinco anos na escola pesquisada. Os resultados da pesquisa revelaram que os docentes têm interesse em participar dos cursos de formação contínua, mas querem contribuir com a construção desses processos, atuando como sujeitos que se movem e se manifestam em função das suas necessidades formativas, que passam pela unidade teoria-prática e por um olhar diferenciado para a educação no campo. Consideramos que a participação dos professores na planificação das ações formativas se constituiu em contributo essencial para ampliar as condições de pesquisa, discussões para evidenciar novas formas de trabalho e da prática educativa dos profissionais da educação. Depreendemos que a pesquisa tem sua relevância por contribuir com os estudos sobre o papel político e social dos professores, uma vez que os seus saberes, mobilizados nas práticas pedagógicas, em geral, tornam-se referências no processo de aprendizagem na educação básica. |
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