A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Filosofia
|
Departamento: |
Ciências Humanas
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15547 |
Resumo: | The Adorno s philosophy makes its way out of the tradition since the starting point, since the relationship between thought and reality that outlines. As a consequence, differentiates itself from this tradition by its way to consider the constitution of the reality, by the new cognitive procedures that uses, by the linguistic treatment required for the expression of them and, at last, by the approximation to the discourse of art, more specifically to the atonal music. At the same time, Adorno refuses and denounces the pretension of a total knowledge, the imposition of a rational order to reality, the procedure of abstraction as a tool of the identity thinking, the textual form of the philosophic treatise with its systematic configuration, the making of an absolute logic and the scientific inspiration of the tradition. This text is an attempt to reproduce this itinerary of Adorno and its concomitant critique to the traditional philosophic projects. With this, shows the reasons of the propagated similarity between Adorno s philosophy and Schoenberg s music, or, in other words, presents the origins of the need to approximate the philosophic discourse to the discourse of music. |
id |
UFU_3ed6cef33f8b78a6f420056fc2e2b688 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/15547 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:42:46Z2012-03-162016-06-22T18:42:46Z2011-11-03POMBO, Rafael Reis. A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno. 2011. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15547The Adorno s philosophy makes its way out of the tradition since the starting point, since the relationship between thought and reality that outlines. As a consequence, differentiates itself from this tradition by its way to consider the constitution of the reality, by the new cognitive procedures that uses, by the linguistic treatment required for the expression of them and, at last, by the approximation to the discourse of art, more specifically to the atonal music. At the same time, Adorno refuses and denounces the pretension of a total knowledge, the imposition of a rational order to reality, the procedure of abstraction as a tool of the identity thinking, the textual form of the philosophic treatise with its systematic configuration, the making of an absolute logic and the scientific inspiration of the tradition. This text is an attempt to reproduce this itinerary of Adorno and its concomitant critique to the traditional philosophic projects. With this, shows the reasons of the propagated similarity between Adorno s philosophy and Schoenberg s music, or, in other words, presents the origins of the need to approximate the philosophic discourse to the discourse of music.A filosofia de Adorno traça seu caminho fora da tradição desde o seu ponto de partida, desde a relação entre pensamento e realidade que esboça. Como consequência, diferencia-se dessa tradição por sua maneira de considerar a constituição da realidade, pelos novos procedimentos cognitivos adotados, pelo trabalho linguístico necessário à expressão destes e, por fim, pela aproximação ao discurso da arte, mais especificamente da música atonal. Ao mesmo tempo, Adorno recusa e denuncia a pretensão de um conhecimento total, a imposição de uma ordem racional ao real, o procedimento da abstração como ferramenta do pensamento identificador, a forma textual do tratado filosófico com sua configuração sistemática, a absolutização da lógica e a inspiração científica da tradição. Este texto é uma tentativa de reproduzir esse itinerário adorniano e sua concomitante crítica aos projetos filosóficos tradicionais. Com isso, mostra os motivos da propalada semelhança entre a filosofia de Adorno e a música de Schoenberg, ou, em outras palavras, apresenta as origens da necessidade de se aproximar o discurso filosófico ao discurso musical.Mestre em Filosofiaapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em FilosofiaUFUBRCiências HumanasEpistemologiaLinguagemLógicaArteMúsicaAtonalismoAdorno, Theodor W., 1903-1969 - Crítica e interpretaçãoFilosofia moderna - Séc. XXMúsica - Filosofia e estéticaEpistemologyLanguageLogicArtMusicAtonalismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAA música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adornoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva, Rafael Cordeirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784343H3Gomide, Ana Paula de ávilahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778920D8Silva, Eduardo Soares Neveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794721E5http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250668J9Pombo, Rafael Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILdiss rafael.pdf.jpgdiss rafael.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15547/3/diss%20rafael.pdf.jpg8dfcb9bed59c03fe32f443313f867c97MD53ORIGINALdiss rafael.pdfapplication/pdf1627843https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15547/1/diss%20rafael.pdfb847b61215cdc9cda70da046da3da54aMD51TEXTdiss rafael.pdf.txtdiss rafael.pdf.txtExtracted texttext/plain521159https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15547/2/diss%20rafael.pdf.txt6f51c5b5b2a4ff1558fe3f0167380510MD52123456789/155472017-06-27 15:46:30.492oai:repositorio.ufu.br:123456789/15547Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-06-27T18:46:30Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno |
title |
A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno |
spellingShingle |
A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno Pombo, Rafael Reis Epistemologia Linguagem Lógica Arte Música Atonalismo Adorno, Theodor W., 1903-1969 - Crítica e interpretação Filosofia moderna - Séc. XX Música - Filosofia e estética Epistemology Language Logic Art Music Atonalism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
title_short |
A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno |
title_full |
A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno |
title_fullStr |
A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno |
title_full_unstemmed |
A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno |
title_sort |
A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno |
author |
Pombo, Rafael Reis |
author_facet |
Pombo, Rafael Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rafael Cordeiro |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784343H3 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gomide, Ana Paula de ávila |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778920D8 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Eduardo Soares Neves |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794721E5 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250668J9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pombo, Rafael Reis |
contributor_str_mv |
Silva, Rafael Cordeiro Gomide, Ana Paula de ávila Silva, Eduardo Soares Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia Linguagem Lógica Arte Música Atonalismo Adorno, Theodor W., 1903-1969 - Crítica e interpretação Filosofia moderna - Séc. XX Música - Filosofia e estética |
topic |
Epistemologia Linguagem Lógica Arte Música Atonalismo Adorno, Theodor W., 1903-1969 - Crítica e interpretação Filosofia moderna - Séc. XX Música - Filosofia e estética Epistemology Language Logic Art Music Atonalism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Epistemology Language Logic Art Music Atonalism |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
description |
The Adorno s philosophy makes its way out of the tradition since the starting point, since the relationship between thought and reality that outlines. As a consequence, differentiates itself from this tradition by its way to consider the constitution of the reality, by the new cognitive procedures that uses, by the linguistic treatment required for the expression of them and, at last, by the approximation to the discourse of art, more specifically to the atonal music. At the same time, Adorno refuses and denounces the pretension of a total knowledge, the imposition of a rational order to reality, the procedure of abstraction as a tool of the identity thinking, the textual form of the philosophic treatise with its systematic configuration, the making of an absolute logic and the scientific inspiration of the tradition. This text is an attempt to reproduce this itinerary of Adorno and its concomitant critique to the traditional philosophic projects. With this, shows the reasons of the propagated similarity between Adorno s philosophy and Schoenberg s music, or, in other words, presents the origins of the need to approximate the philosophic discourse to the discourse of music. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-11-03 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-03-16 2016-06-22T18:42:46Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:42:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
POMBO, Rafael Reis. A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno. 2011. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15547 |
identifier_str_mv |
POMBO, Rafael Reis. A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno. 2011. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Filosofia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15547/3/diss%20rafael.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15547/1/diss%20rafael.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15547/2/diss%20rafael.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8dfcb9bed59c03fe32f443313f867c97 b847b61215cdc9cda70da046da3da54a 6f51c5b5b2a4ff1558fe3f0167380510 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331559904215040 |