Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Fonseca, Mônica Maria Lopes da lattes
Orientador(a): Cicillini, Graça Aparecida lattes
Banca de defesa: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz lattes, Guido, Lúcia de Fátima Estevinho lattes, Carvalho, Luiz Marcelo de lattes, Pessoa, Jadir de Morais lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68
Resumo: The thesis approaches the teacher s formation, aiming more specifically at the environmental education proportioned by the course of Pedagogy of the Land of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. The methodology design followed three phases: an analysis of the documents regarding the official program offered to the students; a survey answered by the students of the curse and a third one done in the setting were the students practice and develop their teaching work, constituted by interviews with students-teachers. Although some of our initial questions were not answered by the research findings, therefore needing other future studies a relevant conclusion is offered by this research. It arouse the knowledge that the environmental education, in the formal/institutional framework is needed to achieve any change in the environmental field through new lines of thought and life behavior. As such it has been already included in the Licenciatura em Educação do Campo in the Faculty of Education of the Federal University of Goiás.
id UFU_422622fc5bb5aa04980695bcdb40cd61
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/13653
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:35:43Z2013-10-312016-06-22T18:35:43Z2013-07-17FONSECA, Mônica Maria Lopes da. Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68The thesis approaches the teacher s formation, aiming more specifically at the environmental education proportioned by the course of Pedagogy of the Land of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. The methodology design followed three phases: an analysis of the documents regarding the official program offered to the students; a survey answered by the students of the curse and a third one done in the setting were the students practice and develop their teaching work, constituted by interviews with students-teachers. Although some of our initial questions were not answered by the research findings, therefore needing other future studies a relevant conclusion is offered by this research. It arouse the knowledge that the environmental education, in the formal/institutional framework is needed to achieve any change in the environmental field through new lines of thought and life behavior. As such it has been already included in the Licenciatura em Educação do Campo in the Faculty of Education of the Federal University of Goiás.Esta tese aborda a formação de professores, tendo como objeto específico a formação em educação ambiental proporcionada pelo Curso de Pedagogia da Terra da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. O desenho metodológico da pesquisa contemplou três etapas distintas: análise documental do curso (projetos, planos currículo, entre outros), um questionário com questões abertas e fechadas e as entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados sob um enfoque teórico que contemplou principalmente autores como Pierre Bourdieu, Francisco de Oliveira, Enrique Leff, Miguel Arroyo, Lucy Sauvé, Maria da Glória Gohn, Maria Isabel de Carvalho, Roseli Caldart, entre outros. O entendimento de que a construção de conhecimentos na educação ambiental deve trazer um caráter transformador de comportamentos e atitudes permitiu caracterizar a educação ambiental ofertada nos dois espaços formativos, o curso e a sala de aula do sujeito professor, para além de um modelo comportamentalista ou atitudinal. Há uma imbricação dessas duas concepções. Avanços foram apontados, como o pensar a educação ambiental como uma educação para a cidadania e uma educação política, que pode ser apreendida no acompanhamento dos projetos desenvolvidos nas escolas visitadas dos assentamentos durante os períodos da pesquisa de campo. Uma das conclusões deste trabalho é de que o Curso serviu para apontar novos caminhos, dentre eles o de se ofertar um curso regular de Licenciatura em Educação do Campo na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDoutor em Educaçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasEducação do campoEducação ambientalFormação de professoresProfessores - FormaçãoField educationEnvironmental educationFormation of the teacherCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCicillini, Graça Aparecidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4Silva, Elenita Pinheiro de Queirozhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700793D1Guido, Lúcia de Fátima Estevinhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713374D4Carvalho, Luiz Marcelo dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788111Z4Pessoa, Jadir de Moraishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785795U7http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708383Y6Fonseca, Mônica Maria Lopes da81754038info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILPedagogiaTerraInterfaces.pdf.jpgPedagogiaTerraInterfaces.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13653/3/PedagogiaTerraInterfaces.pdf.jpg9adb7ad9aeec32d3d027d23a8321f5bcMD53ORIGINALPedagogiaTerraInterfaces.pdfapplication/pdf1207399https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13653/1/PedagogiaTerraInterfaces.pdf934e24ff89a752f75547990afb0677d1MD51TEXTPedagogiaTerraInterfaces.pdf.txtPedagogiaTerraInterfaces.pdf.txtExtracted texttext/plain288404https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13653/2/PedagogiaTerraInterfaces.pdf.txt413de3345287c988aa1bb0586e0cf529MD52123456789/136532022-08-09 15:38:29.205oai:repositorio.ufu.br:123456789/13653Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-09T18:38:29Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
title Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
spellingShingle Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
Fonseca, Mônica Maria Lopes da
Educação do campo
Educação ambiental
Formação de professores
Professores - Formação
Field education
Environmental education
Formation of the teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
title_full Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
title_fullStr Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
title_full_unstemmed Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
title_sort Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
author Fonseca, Mônica Maria Lopes da
author_facet Fonseca, Mônica Maria Lopes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cicillini, Graça Aparecida
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700793D1
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Guido, Lúcia de Fátima Estevinho
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713374D4
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carvalho, Luiz Marcelo de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788111Z4
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pessoa, Jadir de Morais
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785795U7
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708383Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Mônica Maria Lopes da
contributor_str_mv Cicillini, Graça Aparecida
Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Guido, Lúcia de Fátima Estevinho
Carvalho, Luiz Marcelo de
Pessoa, Jadir de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Educação ambiental
Formação de professores
Professores - Formação
topic Educação do campo
Educação ambiental
Formação de professores
Professores - Formação
Field education
Environmental education
Formation of the teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Field education
Environmental education
Formation of the teacher
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The thesis approaches the teacher s formation, aiming more specifically at the environmental education proportioned by the course of Pedagogy of the Land of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. The methodology design followed three phases: an analysis of the documents regarding the official program offered to the students; a survey answered by the students of the curse and a third one done in the setting were the students practice and develop their teaching work, constituted by interviews with students-teachers. Although some of our initial questions were not answered by the research findings, therefore needing other future studies a relevant conclusion is offered by this research. It arouse the knowledge that the environmental education, in the formal/institutional framework is needed to achieve any change in the environmental field through new lines of thought and life behavior. As such it has been already included in the Licenciatura em Educação do Campo in the Faculty of Education of the Federal University of Goiás.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-31
2016-06-22T18:35:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:35:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSECA, Mônica Maria Lopes da. Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68
identifier_str_mv FONSECA, Mônica Maria Lopes da. Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13653/3/PedagogiaTerraInterfaces.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13653/1/PedagogiaTerraInterfaces.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13653/2/PedagogiaTerraInterfaces.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9adb7ad9aeec32d3d027d23a8321f5bc
934e24ff89a752f75547990afb0677d1
413de3345287c988aa1bb0586e0cf529
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331578147340288