Educação e cidadania na pós-modernidade
Ano de defesa: | 1996 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Educação
|
Departamento: |
Ciências Humanas
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13736 |
Resumo: | Mestre em Educação |
id |
UFU_545f5597a0ed56a88a8277c04eda87d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/13736 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:36:01Z2008-10-232016-06-22T18:36:01Z1996-09-11MARQUES, Mara Rúbia Alves. Educação e cidadania na pós-modernidade. 1996. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13736application/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasCidadaniaSociologia educacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação e cidadania na pós-modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva, Jefferson Ildefonso dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761102E6Sancevero, Marisilda Sacanihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788185Z3Borges, Vilmar Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735976D3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6Marques, Mara Rúbia AlvesMestre em EducaçãoConsiderando a referência recorrente à formação da cidadania como objetivo prescípuo das políticas e práticas educacionais, o presente trabalho consistiu num processo de auto-crítica pedagógica que teve como objetivo entender a relação entre educação e cidadania no contexto da Pós-Modernidade, com vistas a compreender o significado de se educar para a cidadania hoje. Para tanto, fizemos a crítica das bases liberais modernas do conceito de cidadão, que associou mais conhecimento/razão a progresso e transformação social, colocando a educação escolar no centro da vida social, como locus cultural racionalista, dissociado do mundo social, por uma interpretação enviezada do significado da cidadania. Partimos do pressuposto de que a cidadania se define não pelo conteúdo racional enquanto produto da socialização de conhecimentos universalmente válidos, mas pelo processo histórico de lutas por qualificação existencial através das práticas e movimentos sociais, isto é, o sujeito é concebido enquanto movimento social. Metodologicamente, analisamos, num primeiro momento, a cidadania à luz das conformações histórico-societais da Pós-Modernidade, por nesse período a cidadania estar se expressando através dos mais novos movimentos sociais emancipatórios e/ou contestatórios ao nível da sociedade civil. Num segundo momento, consideramos criticamente os pilares do pensamento moderno em função das suas interpretações acerca das relações entre as condições históricas e o próprio conhecimento e de suas influências nas principais teorias pedagógicas modernas que têm marcado as atuais práticas e políticas em educação. Num terceiro momento recuperamos alguns pressupostos teóricos pósmodernos, concernentes às condições societais da Pós-Modernidade, no sentido de identificar elementos de uma teoria crítica pós-moderna que possam fundamentar os discursos educacionais acerca da cidadania. Concluímos que a cidadania é uma categoria epistêmica fundamental na educação escolar porque permite a percepção das experiências culturais coletivas e individuais ligadas a um padrão democrático global de relações sociais, possibilita uma inversão das concepções acerca da Modernidade enquanto espaço de lutas e contradições sociais e, por fim, para além do âmbito do saber formal dominante, considera as dimensões de outros saberes, enquanto produções culturais e simbólicas, incorporando novas linguagens e padrões de racionalidade correspondentes à pluralidade das práticas sociais. Nesse sentido, a reconstrução do conceito de cidadania no campo educacional mostrou-se importante como categoria que articula as dimensões constitutivas da práxis sócio-histórica - a epistemológica, a histórico-societal e a pedagógica - que sintetizam as relações dos sujeitos ou subjetividades com o conhecimento, com o social e com a educação.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILMara Rubia.pdf.jpgMara Rubia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1308https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13736/3/Mara%20Rubia.pdf.jpgb8e38e399d1432991985c3bdd2f6450cMD53ORIGINALMara Rubia.pdfapplication/pdf737384https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13736/1/Mara%20Rubia.pdf846e36ce0ce4ad772fef30f897150ea9MD51TEXTMara Rubia.pdf.txtMara Rubia.pdf.txtExtracted texttext/plain318098https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13736/2/Mara%20Rubia.pdf.txtf661a9cb6098cc2e538b0a74d076288eMD52123456789/137362016-06-23 03:35:42.326oai:repositorio.ufu.br:123456789/13736Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:35:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação e cidadania na pós-modernidade |
title |
Educação e cidadania na pós-modernidade |
spellingShingle |
Educação e cidadania na pós-modernidade Marques, Mara Rúbia Alves Cidadania Sociologia educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação e cidadania na pós-modernidade |
title_full |
Educação e cidadania na pós-modernidade |
title_fullStr |
Educação e cidadania na pós-modernidade |
title_full_unstemmed |
Educação e cidadania na pós-modernidade |
title_sort |
Educação e cidadania na pós-modernidade |
author |
Marques, Mara Rúbia Alves |
author_facet |
Marques, Mara Rúbia Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Jefferson Ildefonso da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761102E6 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sancevero, Marisilda Sacani |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788185Z3 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Borges, Vilmar José |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735976D3 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Mara Rúbia Alves |
contributor_str_mv |
Silva, Jefferson Ildefonso da Sancevero, Marisilda Sacani Borges, Vilmar José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Sociologia educacional |
topic |
Cidadania Sociologia educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Mestre em Educação |
publishDate |
1996 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1996-09-11 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-10-23 2016-06-22T18:36:01Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:36:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARQUES, Mara Rúbia Alves. Educação e cidadania na pós-modernidade. 1996. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13736 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Mara Rúbia Alves. Educação e cidadania na pós-modernidade. 1996. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13736/3/Mara%20Rubia.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13736/1/Mara%20Rubia.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13736/2/Mara%20Rubia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8e38e399d1432991985c3bdd2f6450c 846e36ce0ce4ad772fef30f897150ea9 f661a9cb6098cc2e538b0a74d076288e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331422283857920 |