Educação e cidadania na pós-modernidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1996
Autor(a) principal: Marques, Mara Rúbia Alves lattes
Orientador(a): Silva, Jefferson Ildefonso da lattes
Banca de defesa: Sancevero, Marisilda Sacani lattes, Borges, Vilmar José lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13736
Resumo: Mestre em Educação
id UFU_545f5597a0ed56a88a8277c04eda87d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/13736
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:36:01Z2008-10-232016-06-22T18:36:01Z1996-09-11MARQUES, Mara Rúbia Alves. Educação e cidadania na pós-modernidade. 1996. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13736application/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasCidadaniaSociologia educacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação e cidadania na pós-modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva, Jefferson Ildefonso dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761102E6Sancevero, Marisilda Sacanihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788185Z3Borges, Vilmar Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735976D3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6Marques, Mara Rúbia AlvesMestre em EducaçãoConsiderando a referência recorrente à formação da cidadania como objetivo prescípuo das políticas e práticas educacionais, o presente trabalho consistiu num processo de auto-crítica pedagógica que teve como objetivo entender a relação entre educação e cidadania no contexto da Pós-Modernidade, com vistas a compreender o significado de se educar para a cidadania hoje. Para tanto, fizemos a crítica das bases liberais modernas do conceito de cidadão, que associou mais conhecimento/razão a progresso e transformação social, colocando a educação escolar no centro da vida social, como locus cultural racionalista, dissociado do mundo social, por uma interpretação enviezada do significado da cidadania. Partimos do pressuposto de que a cidadania se define não pelo conteúdo racional enquanto produto da socialização de conhecimentos universalmente válidos, mas pelo processo histórico de lutas por qualificação existencial através das práticas e movimentos sociais, isto é, o sujeito é concebido enquanto movimento social. Metodologicamente, analisamos, num primeiro momento, a cidadania à luz das conformações histórico-societais da Pós-Modernidade, por nesse período a cidadania estar se expressando através dos mais novos movimentos sociais emancipatórios e/ou contestatórios ao nível da sociedade civil. Num segundo momento, consideramos criticamente os pilares do pensamento moderno em função das suas interpretações acerca das relações entre as condições históricas e o próprio conhecimento e de suas influências nas principais teorias pedagógicas modernas que têm marcado as atuais práticas e políticas em educação. Num terceiro momento recuperamos alguns pressupostos teóricos pósmodernos, concernentes às condições societais da Pós-Modernidade, no sentido de identificar elementos de uma teoria crítica pós-moderna que possam fundamentar os discursos educacionais acerca da cidadania. Concluímos que a cidadania é uma categoria epistêmica fundamental na educação escolar porque permite a percepção das experiências culturais coletivas e individuais ligadas a um padrão democrático global de relações sociais, possibilita uma inversão das concepções acerca da Modernidade enquanto espaço de lutas e contradições sociais e, por fim, para além do âmbito do saber formal dominante, considera as dimensões de outros saberes, enquanto produções culturais e simbólicas, incorporando novas linguagens e padrões de racionalidade correspondentes à pluralidade das práticas sociais. Nesse sentido, a reconstrução do conceito de cidadania no campo educacional mostrou-se importante como categoria que articula as dimensões constitutivas da práxis sócio-histórica - a epistemológica, a histórico-societal e a pedagógica - que sintetizam as relações dos sujeitos ou subjetividades com o conhecimento, com o social e com a educação.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILMara Rubia.pdf.jpgMara Rubia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1308https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13736/3/Mara%20Rubia.pdf.jpgb8e38e399d1432991985c3bdd2f6450cMD53ORIGINALMara Rubia.pdfapplication/pdf737384https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13736/1/Mara%20Rubia.pdf846e36ce0ce4ad772fef30f897150ea9MD51TEXTMara Rubia.pdf.txtMara Rubia.pdf.txtExtracted texttext/plain318098https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13736/2/Mara%20Rubia.pdf.txtf661a9cb6098cc2e538b0a74d076288eMD52123456789/137362016-06-23 03:35:42.326oai:repositorio.ufu.br:123456789/13736Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:35:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação e cidadania na pós-modernidade
title Educação e cidadania na pós-modernidade
spellingShingle Educação e cidadania na pós-modernidade
Marques, Mara Rúbia Alves
Cidadania
Sociologia educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação e cidadania na pós-modernidade
title_full Educação e cidadania na pós-modernidade
title_fullStr Educação e cidadania na pós-modernidade
title_full_unstemmed Educação e cidadania na pós-modernidade
title_sort Educação e cidadania na pós-modernidade
author Marques, Mara Rúbia Alves
author_facet Marques, Mara Rúbia Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Jefferson Ildefonso da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761102E6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sancevero, Marisilda Sacani
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788185Z3
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Borges, Vilmar José
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735976D3
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Mara Rúbia Alves
contributor_str_mv Silva, Jefferson Ildefonso da
Sancevero, Marisilda Sacani
Borges, Vilmar José
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Sociologia educacional
topic Cidadania
Sociologia educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Mestre em Educação
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996-09-11
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-23
2016-06-22T18:36:01Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:36:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Mara Rúbia Alves. Educação e cidadania na pós-modernidade. 1996. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13736
identifier_str_mv MARQUES, Mara Rúbia Alves. Educação e cidadania na pós-modernidade. 1996. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13736/3/Mara%20Rubia.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13736/1/Mara%20Rubia.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13736/2/Mara%20Rubia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b8e38e399d1432991985c3bdd2f6450c
846e36ce0ce4ad772fef30f897150ea9
f661a9cb6098cc2e538b0a74d076288e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331422283857920