Formação docente: conhecimento do conteúdo específico. Se eu não entendo, como posso explicar?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Teixeira Júnior, José Gonçalves lattes
Orientador(a): Silva, Rejane Maria Ghisolfi da lattes
Banca de defesa: Rodrigues Filho, Guimes lattes, Schnetzler, Roseli Pacheco lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Química
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17463
Resumo: This study had as purpose to investigate and to analyze the learning of the Chemistry pre-service teachers on chemical equilibrium identifying their difficulties to develop it, carried through in an Undergraduate Chemistry Course of a university. It was appealed to the qualitative research, with the analysis of questionnaires with opened questions, half-structuralized interviews and lesson plans done by the preservice teachers. To get the necessary data is was delimited as object of research, all of the 47 students registered in specifics subjects of Undergraduate Chemistry Course. The analysis of the data showed that the education of the topic about chemical equilibrium in the teachers formation is guided (for great part of the professors) by a conception that stimulates the mechanical way, reproductive, emphasizing much more the repetitive character than the potential to support the construction of concepts. According to the pre-service teachers reports, the professors unconsidered their previous knowledge and although this is a subject of High School, they need to deepen their knowledge in this area. The analysis of the questionnaires suggest that the students have difficulties with the conceptualization of the chemical equilibrium, the application of the rules of Le Chatelier and the equilibrium in watery way.
id UFU_63f4df673102df6ceb7c29152eec6123
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17463
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:48:42Z2015-10-212016-06-22T18:48:42Z2007-08-27TEIXEIRA JÚNIOR, José Gonçalves. Teaching formation: knowledge of the specific content. If I do not understand, as I can explain?. 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17463This study had as purpose to investigate and to analyze the learning of the Chemistry pre-service teachers on chemical equilibrium identifying their difficulties to develop it, carried through in an Undergraduate Chemistry Course of a university. It was appealed to the qualitative research, with the analysis of questionnaires with opened questions, half-structuralized interviews and lesson plans done by the preservice teachers. To get the necessary data is was delimited as object of research, all of the 47 students registered in specifics subjects of Undergraduate Chemistry Course. The analysis of the data showed that the education of the topic about chemical equilibrium in the teachers formation is guided (for great part of the professors) by a conception that stimulates the mechanical way, reproductive, emphasizing much more the repetitive character than the potential to support the construction of concepts. According to the pre-service teachers reports, the professors unconsidered their previous knowledge and although this is a subject of High School, they need to deepen their knowledge in this area. The analysis of the questionnaires suggest that the students have difficulties with the conceptualization of the chemical equilibrium, the application of the rules of Le Chatelier and the equilibrium in watery way.Este estudo propõe investigar e analisar as aprendizagens dos futuros professores de Química sobre Equilíbrio Químico, identificando suas dificuldades e condicionantes em uma universidade pública do estado de Minas Gerais. Para subsidiar este trabalho, recorreu-se à pesquisa qualitativa, que se consolidou em um estudo de caso, que envolveu a análise de questionários, entrevistas semiestruturadas e planos de aula elaborados pelos alunos. Foram investigados 47 licenciandos matriculados em disciplinas sobre ensino de Química, mais especificamente, nas disciplinas de Prática de Ensino, Instrumentação para o Ensino de Química e metodologia de Ensino de Química. A análise dos dados revelou que o ensino do tópico sobre Equilíbrio Químico na formação inicial de professores é orientado (por grande parte dos formadores) de modo mecânico, reprodutivo, enfatizando muito mais o caráter repetitivo do que seu potencial para a construção de conceitos. Ficou evidenciado que os alunos detêm dificuldades com a conceituação de Equilíbrio Químico, com a aplicação das regras de Le Chatelier e em relação ao equilíbrio em meio aquoso, o que possibilita a proposição de situações de ensino que favorecem abordagens superficiais sobre o tema no Ensino Médio.Mestre em Químicaapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em QuímicaUFUBRCiências Exatas e da TerraEquilíbrio químicoFormação docenteQuímica - Formação de professoresChemical equilibriumTeacher formationChemistryCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAFormação docente: conhecimento do conteúdo específico. Se eu não entendo, como posso explicar?Teaching formation: knowledge of the specific content. If I do not understand, as I can explain?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva, Rejane Maria Ghisolfi dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768945J1Rodrigues Filho, Guimeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786434E5Schnetzler, Roseli Pachecohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781531T2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133821P6Teixeira Júnior, José Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILFormacaoDocenteConhecimento_parte 4.pdf.jpgFormacaoDocenteConhecimento_parte 4.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1376https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/11/FormacaoDocenteConhecimento_parte%204.pdf.jpga780bb77826dead13943ddc2cba94568MD511FormacaoDocenteConhecimento_parte 3.pdf.jpgFormacaoDocenteConhecimento_parte 3.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/12/FormacaoDocenteConhecimento_parte%203.pdf.jpg26f35ac1a8146934d122511dc55fb23cMD512FormacaoDocenteConhecimento_parte 1.pdf.jpgFormacaoDocenteConhecimento_parte 1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1370https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/13/FormacaoDocenteConhecimento_parte%201.pdf.jpg2df8a277dc63b0bf62c529305b3eb4ceMD513FormacaoDocenteConhecimento_parte 2.pdf.jpgFormacaoDocenteConhecimento_parte 2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1733https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/14/FormacaoDocenteConhecimento_parte%202.pdf.jpgb1f73ffb465ebd0452a146dc576f6eb5MD514FormacaoDocenteConhecimento_parte 5.pdf.jpgFormacaoDocenteConhecimento_parte 5.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/15/FormacaoDocenteConhecimento_parte%205.pdf.jpg6f1dae0fa8fd3ce7677e2fd85252c8ccMD515ORIGINALFormacaoDocenteConhecimento_parte 4.pdfapplication/pdf1872356https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/1/FormacaoDocenteConhecimento_parte%204.pdf101c67f1a5a967dff8b47c2c368d4410MD51FormacaoDocenteConhecimento_parte 3.pdfapplication/pdf1696997https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/2/FormacaoDocenteConhecimento_parte%203.pdf9cb04d3a6df4bec671b65d849c1c8d09MD52FormacaoDocenteConhecimento_parte 1.pdfapplication/pdf1387237https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/3/FormacaoDocenteConhecimento_parte%201.pdfcedeb310eef046a0968f5d207f5c9156MD53FormacaoDocenteConhecimento_parte 2.pdfapplication/pdf1126961https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/4/FormacaoDocenteConhecimento_parte%202.pdfa39633ee9a7187142f2f95fff9abf122MD54FormacaoDocenteConhecimento_parte 5.pdfapplication/pdf1413309https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/5/FormacaoDocenteConhecimento_parte%205.pdf3798d9571eb0baab31ecdafdf67b2c91MD55TEXTFormacaoDocenteConhecimento_parte 4.pdf.txtFormacaoDocenteConhecimento_parte 4.pdf.txtExtracted texttext/plain274https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/6/FormacaoDocenteConhecimento_parte%204.pdf.txt755981a410abe792d619cc333ac908e8MD56FormacaoDocenteConhecimento_parte 3.pdf.txtFormacaoDocenteConhecimento_parte 3.pdf.txtExtracted texttext/plain3199https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/7/FormacaoDocenteConhecimento_parte%203.pdf.txta48c0a36618e14d7265861cd76d4bbacMD57FormacaoDocenteConhecimento_parte 1.pdf.txtFormacaoDocenteConhecimento_parte 1.pdf.txtExtracted texttext/plain142591https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/8/FormacaoDocenteConhecimento_parte%201.pdf.txt91717575338dee06bca9763fa24f4a3aMD58FormacaoDocenteConhecimento_parte 2.pdf.txtFormacaoDocenteConhecimento_parte 2.pdf.txtExtracted texttext/plain77585https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/9/FormacaoDocenteConhecimento_parte%202.pdf.txtbb48265c9d9a60a5234bbdd672b573aaMD59FormacaoDocenteConhecimento_parte 5.pdf.txtFormacaoDocenteConhecimento_parte 5.pdf.txtExtracted texttext/plain263https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/10/FormacaoDocenteConhecimento_parte%205.pdf.txt8a33fa0e301619bc2361a3bca0d5d3b1MD510123456789/174632016-06-23 04:51:30.482oai:repositorio.ufu.br:123456789/17463Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T07:51:30Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação docente: conhecimento do conteúdo específico. Se eu não entendo, como posso explicar?
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Teaching formation: knowledge of the specific content. If I do not understand, as I can explain?
title Formação docente: conhecimento do conteúdo específico. Se eu não entendo, como posso explicar?
spellingShingle Formação docente: conhecimento do conteúdo específico. Se eu não entendo, como posso explicar?
Teixeira Júnior, José Gonçalves
Equilíbrio químico
Formação docente
Química - Formação de professores
Chemical equilibrium
Teacher formation
Chemistry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Formação docente: conhecimento do conteúdo específico. Se eu não entendo, como posso explicar?
title_full Formação docente: conhecimento do conteúdo específico. Se eu não entendo, como posso explicar?
title_fullStr Formação docente: conhecimento do conteúdo específico. Se eu não entendo, como posso explicar?
title_full_unstemmed Formação docente: conhecimento do conteúdo específico. Se eu não entendo, como posso explicar?
title_sort Formação docente: conhecimento do conteúdo específico. Se eu não entendo, como posso explicar?
author Teixeira Júnior, José Gonçalves
author_facet Teixeira Júnior, José Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768945J1
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodrigues Filho, Guimes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786434E5
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Schnetzler, Roseli Pacheco
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781531T2
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133821P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira Júnior, José Gonçalves
contributor_str_mv Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
Rodrigues Filho, Guimes
Schnetzler, Roseli Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Equilíbrio químico
Formação docente
Química - Formação de professores
topic Equilíbrio químico
Formação docente
Química - Formação de professores
Chemical equilibrium
Teacher formation
Chemistry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Chemical equilibrium
Teacher formation
Chemistry
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description This study had as purpose to investigate and to analyze the learning of the Chemistry pre-service teachers on chemical equilibrium identifying their difficulties to develop it, carried through in an Undergraduate Chemistry Course of a university. It was appealed to the qualitative research, with the analysis of questionnaires with opened questions, half-structuralized interviews and lesson plans done by the preservice teachers. To get the necessary data is was delimited as object of research, all of the 47 students registered in specifics subjects of Undergraduate Chemistry Course. The analysis of the data showed that the education of the topic about chemical equilibrium in the teachers formation is guided (for great part of the professors) by a conception that stimulates the mechanical way, reproductive, emphasizing much more the repetitive character than the potential to support the construction of concepts. According to the pre-service teachers reports, the professors unconsidered their previous knowledge and although this is a subject of High School, they need to deepen their knowledge in this area. The analysis of the questionnaires suggest that the students have difficulties with the conceptualization of the chemical equilibrium, the application of the rules of Le Chatelier and the equilibrium in watery way.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-27
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-21
2016-06-22T18:48:42Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:48:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TEIXEIRA JÚNIOR, José Gonçalves. Teaching formation: knowledge of the specific content. If I do not understand, as I can explain?. 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17463
identifier_str_mv TEIXEIRA JÚNIOR, José Gonçalves. Teaching formation: knowledge of the specific content. If I do not understand, as I can explain?. 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Química
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/11/FormacaoDocenteConhecimento_parte%204.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/12/FormacaoDocenteConhecimento_parte%203.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/13/FormacaoDocenteConhecimento_parte%201.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/14/FormacaoDocenteConhecimento_parte%202.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/15/FormacaoDocenteConhecimento_parte%205.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/1/FormacaoDocenteConhecimento_parte%204.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/2/FormacaoDocenteConhecimento_parte%203.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/3/FormacaoDocenteConhecimento_parte%201.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/4/FormacaoDocenteConhecimento_parte%202.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/5/FormacaoDocenteConhecimento_parte%205.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/6/FormacaoDocenteConhecimento_parte%204.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/7/FormacaoDocenteConhecimento_parte%203.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/8/FormacaoDocenteConhecimento_parte%201.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/9/FormacaoDocenteConhecimento_parte%202.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17463/10/FormacaoDocenteConhecimento_parte%205.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a780bb77826dead13943ddc2cba94568
26f35ac1a8146934d122511dc55fb23c
2df8a277dc63b0bf62c529305b3eb4ce
b1f73ffb465ebd0452a146dc576f6eb5
6f1dae0fa8fd3ce7677e2fd85252c8cc
101c67f1a5a967dff8b47c2c368d4410
9cb04d3a6df4bec671b65d849c1c8d09
cedeb310eef046a0968f5d207f5c9156
a39633ee9a7187142f2f95fff9abf122
3798d9571eb0baab31ecdafdf67b2c91
755981a410abe792d619cc333ac908e8
a48c0a36618e14d7265861cd76d4bbac
91717575338dee06bca9763fa24f4a3a
bb48265c9d9a60a5234bbdd672b573aa
8a33fa0e301619bc2361a3bca0d5d3b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331444973993984