Práticas artísticas, setor sul, Goiânia-GO: apropriação e grafitagem na fisionomia urbana de um bairro-jardim

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Neves, Priscila Pires Corrêa lattes
Orientador(a): Laurentiz, Luiz Carlos de lattes
Banca de defesa: Andrade, Marco Antonio Pasqualini de, Pires, Jacira Rosa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23320
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1438
Resumo: O graffiti fenômeno ainda visto por muitos como prática marginal e transgressora tem-se transformado numa importante ferramenta em favor da reurbanização de áreas abandonadas e esquecidas pela sociedade e poder público. Através da intervenção o artista urbano constrói na atmosfera fria e vazia, imaginários e cores. Para os que passam fica no contato visual um cenário cheio de dizeres e imaginários e para o espaço público o imã que atrai para si curiosos e contempladores da arte e do bairro-jardim. Novas sociabilidades foram construídas ao longo dos anos, no Setor Sul em Goiânia-GO. Projetado pelo arquiteto Armando de Godoy e Werner Sonnenberg e à luz dos conhecimentos das teorias de Ebenezer Howard (1902) acerca da cidade-jardim e as referências citadinas de Radburn (1929) e Letchworth (1905) projetadas pelos arquitetos Unwin e Parker de traçados orgânicos, áreas verdes, formado por culs-de-sac – vielas, o bairro representa a espiritualidade transfigurada no desejo de pertencer e ao mesmo tempo no desprezo de seus moradores e do poder público. À espera de mudanças e de dar usos aos jardins internos a sociedade num movimento “faça-você-mesmo” construiu a nova paisagem urbana do bairro-jardim. As expressões urbanas como pichações, graffitis, etc., dialogam com muros, postes, caixas de telefonia pública e áreas verdes. Do processo de degradação do espaço, o fenômeno urbano, além de requalificar o lugar, decifra a história da cidade, a arte, o corpo e a política da sociedade. Identidade e sujeito, segundo Sartre, é o que entende-se por um ponto de referência para se ter característica ou referência. Essa pesquisa investiga o processo histórico ocorrido no Setor Sul assim como o fenômeno urbano do graffiti, símbolo de um processo de ocupação, resistência e persistência dos novos comportamentos sociais na cidade, além do paradoxo do desejo das vivências e descaso nas áreas verdes pelos próprios moradores. O graffiti ainda enfrenta o preconceito da sociedade por ser, em sua essência, prática de contestação e marginalidade. Parte da sociedade ainda considera que o graffiti está distante do que se entende como arte e os muros grafitados passam a ser apenas uma ação transgressora contra a cidade. Por outro lado a prática urbana possui papel fundamental para a retomada das áreas desprezadas pelo poder público e pelos moradores locais, transformando-os numa ferramenta de reurbanização voluntária e que faz ressurgir, para as pessoas que passam ou para aqueles que vão apenas contemplar o local, um cenário cheio de dizeres, imaginários e cores. A sociedade capaz de urbanizar e requalificar com pequenos custos a área que por décadas não tem a intenção adequada do poder público. De uma idealização bastante planejada a uma atmosfera urbana tomada pela arte sem intenção de ser. Essa pesquisa investiga o processo histórico e decadente das áreas verdes do Setor Sul. O reflexo corrosivo do setor é resultado do grave processo de gentrificação que a capital vem sofrendo. A expressão urbana apropria destes vazios urbanos, das áreas indesejadas e impulsiona o uso dos jardins internos no Setor Sul.
id UFU_6c351d531a336c8683b71572b03bd2b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/23320
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2018-12-14T15:00:03Z2018-12-14T15:00:03Z2018-08-28PIRES, Priscila Pires Corrêa. Práticas artísticas, setor sul, Goiânia-GO: apropriação e grafitagem na fisionomia urbana de um bairro-jardim. 2018. 186 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1438https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23320http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1438O graffiti fenômeno ainda visto por muitos como prática marginal e transgressora tem-se transformado numa importante ferramenta em favor da reurbanização de áreas abandonadas e esquecidas pela sociedade e poder público. Através da intervenção o artista urbano constrói na atmosfera fria e vazia, imaginários e cores. Para os que passam fica no contato visual um cenário cheio de dizeres e imaginários e para o espaço público o imã que atrai para si curiosos e contempladores da arte e do bairro-jardim. Novas sociabilidades foram construídas ao longo dos anos, no Setor Sul em Goiânia-GO. Projetado pelo arquiteto Armando de Godoy e Werner Sonnenberg e à luz dos conhecimentos das teorias de Ebenezer Howard (1902) acerca da cidade-jardim e as referências citadinas de Radburn (1929) e Letchworth (1905) projetadas pelos arquitetos Unwin e Parker de traçados orgânicos, áreas verdes, formado por culs-de-sac – vielas, o bairro representa a espiritualidade transfigurada no desejo de pertencer e ao mesmo tempo no desprezo de seus moradores e do poder público. À espera de mudanças e de dar usos aos jardins internos a sociedade num movimento “faça-você-mesmo” construiu a nova paisagem urbana do bairro-jardim. As expressões urbanas como pichações, graffitis, etc., dialogam com muros, postes, caixas de telefonia pública e áreas verdes. Do processo de degradação do espaço, o fenômeno urbano, além de requalificar o lugar, decifra a história da cidade, a arte, o corpo e a política da sociedade. Identidade e sujeito, segundo Sartre, é o que entende-se por um ponto de referência para se ter característica ou referência. Essa pesquisa investiga o processo histórico ocorrido no Setor Sul assim como o fenômeno urbano do graffiti, símbolo de um processo de ocupação, resistência e persistência dos novos comportamentos sociais na cidade, além do paradoxo do desejo das vivências e descaso nas áreas verdes pelos próprios moradores. O graffiti ainda enfrenta o preconceito da sociedade por ser, em sua essência, prática de contestação e marginalidade. Parte da sociedade ainda considera que o graffiti está distante do que se entende como arte e os muros grafitados passam a ser apenas uma ação transgressora contra a cidade. Por outro lado a prática urbana possui papel fundamental para a retomada das áreas desprezadas pelo poder público e pelos moradores locais, transformando-os numa ferramenta de reurbanização voluntária e que faz ressurgir, para as pessoas que passam ou para aqueles que vão apenas contemplar o local, um cenário cheio de dizeres, imaginários e cores. A sociedade capaz de urbanizar e requalificar com pequenos custos a área que por décadas não tem a intenção adequada do poder público. De uma idealização bastante planejada a uma atmosfera urbana tomada pela arte sem intenção de ser. Essa pesquisa investiga o processo histórico e decadente das áreas verdes do Setor Sul. O reflexo corrosivo do setor é resultado do grave processo de gentrificação que a capital vem sofrendo. A expressão urbana apropria destes vazios urbanos, das áreas indesejadas e impulsiona o uso dos jardins internos no Setor Sul.The graffiti phenomenon still seen by many as a marginal and transgressive practice has become an important tool in favor of the redevelopment of abandoned areas and forgotten by society and public power. Through the intervention the urban artist builds in the cold and empty atmosphere, sceneries full of sayings, imagery and colors. For those who pass by those sceneries lingers in the eye contact, and for the public space is the magnet that attracts curious and contemplators of the art and of the garden-neighborhood. New sociabilities were built over the years, in the Southern Sector in Goiânia-GO. Designed by the architect Armando de Godoy and Werner Sonnenberg in the light of Ebenezer Howard’s (1902) theories about the garden-city and the urban references of Radburn (1929) and Letchworth (1905) designed by architects Unwin and Parker of organic tracings, green areas, formed by culs-de-sac, the neighborhood represents the spirituality transfigured in the desire to belong and at the same time in the contempt of its inhabitants and the public power. Waiting for changes and giving uses for the internal gardens, society in a “do-ityourself” movement has built the new urban landscape of the garden-neighborhood. Urban expressions such as graffiti dialogue with walls, poles, public telephone boxes and green areas. From the process of space degradation, the urban phenomenon, besides requalifying the place, deciphers the history of the city, art, body and politics of society. Identity and subject, according to Sartre, is what is understood by a point of reference to have a characteristic or reference. This research investigates the historical process in the Southern Sector as well as the urban phenomenon of graffiti, symbol of a process of occupation, resistance and persistence of the new social behaviors in the city, as well as the paradox of the desire of the experiences and neglect of the green areas by the residents themselves. Graffiti still faces prejudice from society because it is, in its essence, a practice of contestation and marginality. Part of society still believes that graffiti is far from what is understood as art and the graffiti walls are only a transgressive action against the city. On the other hand, urban practice plays a fundamental role for the recovery of areas that are neglected by public authorities and local residents, transforming them into a tool for voluntary redevelopment, for the people that only passes by or those who only go there for sightseeing, a scene full of sayings, imagery and colors can be found. The society able to urbanize and requalify with small costs the area that for decades did not have the appropriate attention of the public power. From a well-planned idealization to an urban atmosphere taken by art with no intention of being one. This research investigates the historical and decaying process of the green areas of the Southern Sector. The corrosive reflection of the sector is the result of the serious process of gentrification that the capital has been suffering. The urban expression appropriates these urban voids, the unwanted areas and boosts the use of the internal gardens in the Southern Sector.FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e UrbanismoBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASSetor SulSouthern SectorBairro-jardimGarden districtArte urbanaUrban artGraffitiApropriaçãoAppropriationRequalificaçãoRequalificationArquiteturaGrafite (Arte)Apropriação (Arte)Arquitetura e cidadeEspaço urbano - Goiânia (GO)Práticas artísticas, setor sul, Goiânia-GO: apropriação e grafitagem na fisionomia urbana de um bairro-jardimArtistic practices, southern sector, Goiânia-GO: appropriation and graffiti in the urban physiognomy of a garden-neighborhoodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLaurentiz, Luiz Carlos dehttp://lattes.cnpq.br/7362972303644174Andrade, Marco Antonio Pasqualini dePires, Jacira Rosahttp://lattes.cnpq.br/2558542126767345Neves, Priscila Pires Corrêa186info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALPráticasArtísticasSetor.pdfPráticasArtísticasSetor.pdfapplication/pdf22195296https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23320/1/Pr%c3%a1ticasArt%c3%adsticasSetor.pdff0219c43a46f71409d4fa61d707ee041MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23320/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTPráticasArtísticasSetor.pdf.txtPráticasArtísticasSetor.pdf.txtExtracted texttext/plain277167https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23320/3/Pr%c3%a1ticasArt%c3%adsticasSetor.pdf.txt1fca3295ee50b2e75cb43c4080e50a71MD53THUMBNAILPráticasArtísticasSetor.pdf.jpgPráticasArtísticasSetor.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1868https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23320/4/Pr%c3%a1ticasArt%c3%adsticasSetor.pdf.jpg4fe4f9f10abb79eacd510c201d3198d6MD54123456789/233202019-06-24 14:51:57.721oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-06-24T17:51:57Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas artísticas, setor sul, Goiânia-GO: apropriação e grafitagem na fisionomia urbana de um bairro-jardim
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Artistic practices, southern sector, Goiânia-GO: appropriation and graffiti in the urban physiognomy of a garden-neighborhood
title Práticas artísticas, setor sul, Goiânia-GO: apropriação e grafitagem na fisionomia urbana de um bairro-jardim
spellingShingle Práticas artísticas, setor sul, Goiânia-GO: apropriação e grafitagem na fisionomia urbana de um bairro-jardim
Neves, Priscila Pires Corrêa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Setor Sul
Southern Sector
Bairro-jardim
Garden district
Arte urbana
Urban art
Graffiti
Apropriação
Appropriation
Requalificação
Requalification
Arquitetura
Grafite (Arte)
Apropriação (Arte)
Arquitetura e cidade
Espaço urbano - Goiânia (GO)
title_short Práticas artísticas, setor sul, Goiânia-GO: apropriação e grafitagem na fisionomia urbana de um bairro-jardim
title_full Práticas artísticas, setor sul, Goiânia-GO: apropriação e grafitagem na fisionomia urbana de um bairro-jardim
title_fullStr Práticas artísticas, setor sul, Goiânia-GO: apropriação e grafitagem na fisionomia urbana de um bairro-jardim
title_full_unstemmed Práticas artísticas, setor sul, Goiânia-GO: apropriação e grafitagem na fisionomia urbana de um bairro-jardim
title_sort Práticas artísticas, setor sul, Goiânia-GO: apropriação e grafitagem na fisionomia urbana de um bairro-jardim
author Neves, Priscila Pires Corrêa
author_facet Neves, Priscila Pires Corrêa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Laurentiz, Luiz Carlos de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7362972303644174
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrade, Marco Antonio Pasqualini de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pires, Jacira Rosa
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2558542126767345
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Priscila Pires Corrêa
contributor_str_mv Laurentiz, Luiz Carlos de
Andrade, Marco Antonio Pasqualini de
Pires, Jacira Rosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Setor Sul
Southern Sector
Bairro-jardim
Garden district
Arte urbana
Urban art
Graffiti
Apropriação
Appropriation
Requalificação
Requalification
Arquitetura
Grafite (Arte)
Apropriação (Arte)
Arquitetura e cidade
Espaço urbano - Goiânia (GO)
dc.subject.por.fl_str_mv Setor Sul
Southern Sector
Bairro-jardim
Garden district
Arte urbana
Urban art
Graffiti
Apropriação
Appropriation
Requalificação
Requalification
Arquitetura
Grafite (Arte)
Apropriação (Arte)
Arquitetura e cidade
Espaço urbano - Goiânia (GO)
description O graffiti fenômeno ainda visto por muitos como prática marginal e transgressora tem-se transformado numa importante ferramenta em favor da reurbanização de áreas abandonadas e esquecidas pela sociedade e poder público. Através da intervenção o artista urbano constrói na atmosfera fria e vazia, imaginários e cores. Para os que passam fica no contato visual um cenário cheio de dizeres e imaginários e para o espaço público o imã que atrai para si curiosos e contempladores da arte e do bairro-jardim. Novas sociabilidades foram construídas ao longo dos anos, no Setor Sul em Goiânia-GO. Projetado pelo arquiteto Armando de Godoy e Werner Sonnenberg e à luz dos conhecimentos das teorias de Ebenezer Howard (1902) acerca da cidade-jardim e as referências citadinas de Radburn (1929) e Letchworth (1905) projetadas pelos arquitetos Unwin e Parker de traçados orgânicos, áreas verdes, formado por culs-de-sac – vielas, o bairro representa a espiritualidade transfigurada no desejo de pertencer e ao mesmo tempo no desprezo de seus moradores e do poder público. À espera de mudanças e de dar usos aos jardins internos a sociedade num movimento “faça-você-mesmo” construiu a nova paisagem urbana do bairro-jardim. As expressões urbanas como pichações, graffitis, etc., dialogam com muros, postes, caixas de telefonia pública e áreas verdes. Do processo de degradação do espaço, o fenômeno urbano, além de requalificar o lugar, decifra a história da cidade, a arte, o corpo e a política da sociedade. Identidade e sujeito, segundo Sartre, é o que entende-se por um ponto de referência para se ter característica ou referência. Essa pesquisa investiga o processo histórico ocorrido no Setor Sul assim como o fenômeno urbano do graffiti, símbolo de um processo de ocupação, resistência e persistência dos novos comportamentos sociais na cidade, além do paradoxo do desejo das vivências e descaso nas áreas verdes pelos próprios moradores. O graffiti ainda enfrenta o preconceito da sociedade por ser, em sua essência, prática de contestação e marginalidade. Parte da sociedade ainda considera que o graffiti está distante do que se entende como arte e os muros grafitados passam a ser apenas uma ação transgressora contra a cidade. Por outro lado a prática urbana possui papel fundamental para a retomada das áreas desprezadas pelo poder público e pelos moradores locais, transformando-os numa ferramenta de reurbanização voluntária e que faz ressurgir, para as pessoas que passam ou para aqueles que vão apenas contemplar o local, um cenário cheio de dizeres, imaginários e cores. A sociedade capaz de urbanizar e requalificar com pequenos custos a área que por décadas não tem a intenção adequada do poder público. De uma idealização bastante planejada a uma atmosfera urbana tomada pela arte sem intenção de ser. Essa pesquisa investiga o processo histórico e decadente das áreas verdes do Setor Sul. O reflexo corrosivo do setor é resultado do grave processo de gentrificação que a capital vem sofrendo. A expressão urbana apropria destes vazios urbanos, das áreas indesejadas e impulsiona o uso dos jardins internos no Setor Sul.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-14T15:00:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-14T15:00:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIRES, Priscila Pires Corrêa. Práticas artísticas, setor sul, Goiânia-GO: apropriação e grafitagem na fisionomia urbana de um bairro-jardim. 2018. 186 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1438
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23320
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1438
identifier_str_mv PIRES, Priscila Pires Corrêa. Práticas artísticas, setor sul, Goiânia-GO: apropriação e grafitagem na fisionomia urbana de um bairro-jardim. 2018. 186 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1438
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23320
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23320/1/Pr%c3%a1ticasArt%c3%adsticasSetor.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23320/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23320/3/Pr%c3%a1ticasArt%c3%adsticasSetor.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23320/4/Pr%c3%a1ticasArt%c3%adsticasSetor.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f0219c43a46f71409d4fa61d707ee041
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
1fca3295ee50b2e75cb43c4080e50a71
4fe4f9f10abb79eacd510c201d3198d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331541490171904