Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Música
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33958 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo das repercussões da música dos paı́ses da América Latina na música popular do Brasil, particularmente na década de 1970, momento no qual, por uma conjunção de fatores, as trocas culturais e musicais na região ocorreram de maneira mais expressiva. É inicialmente apresentado um breve histórico das latinidades na música popular do Brasil e avaliado como as trocas culturais ocorreram desde o final do século XIX e quais foram os gêneros latino-americanos que mais se fundiram com as músicas brasileiras. A seguir, será abordado o conceito de América Latina e se desenvolverá uma reflexão sobre como ocorreu a construção da ideia de unidade cultural na região, que supostamente vai além do mero aspecto geográfico. Com o objetivo de melhor avaliar suas hibridações com a música brasileira, será apresentado um panorama dos gêneros musicais latino-americanos com mais repercussões na música do Brasil e serão descritas as caracterı́sticas desses gêneros, bem como quais são os instrumentos mais utilizados e representativos. No curso da pesquisa, foi identificada a presença de sonoridades latino-americanas nas músicas das regiões de fronteira com paı́ses vizinhos – caso da guarânia, da lambada e do chamamé –, no estilo cancional chamado de “romântico” – no qual destaca-se a presença do bolero – e no amplo espectro de gêneros considerados como parte da MPB, que dialogou com a Nueva Canción e a Nueva Trova. Foram analisadas canções selecionas nesses repertórios, como parte da argumentação para fundamentar a afirmação da presença de sonoridades latino-americanas na música popular do Brasil. |
id |
UFU_7125b2d862e7e25c6955b8e89576e685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/33958 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-01-17T14:08:46Z2022-01-17T14:08:46Z2021-07-30SILVA, Lorrayne Tomé da . Sonoridades latino-americanas na música popular do Brasil nos anos 1970. Dissertação (Mestrado em Música). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2021. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33958http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582Esta dissertação apresenta um estudo das repercussões da música dos paı́ses da América Latina na música popular do Brasil, particularmente na década de 1970, momento no qual, por uma conjunção de fatores, as trocas culturais e musicais na região ocorreram de maneira mais expressiva. É inicialmente apresentado um breve histórico das latinidades na música popular do Brasil e avaliado como as trocas culturais ocorreram desde o final do século XIX e quais foram os gêneros latino-americanos que mais se fundiram com as músicas brasileiras. A seguir, será abordado o conceito de América Latina e se desenvolverá uma reflexão sobre como ocorreu a construção da ideia de unidade cultural na região, que supostamente vai além do mero aspecto geográfico. Com o objetivo de melhor avaliar suas hibridações com a música brasileira, será apresentado um panorama dos gêneros musicais latino-americanos com mais repercussões na música do Brasil e serão descritas as caracterı́sticas desses gêneros, bem como quais são os instrumentos mais utilizados e representativos. No curso da pesquisa, foi identificada a presença de sonoridades latino-americanas nas músicas das regiões de fronteira com paı́ses vizinhos – caso da guarânia, da lambada e do chamamé –, no estilo cancional chamado de “romântico” – no qual destaca-se a presença do bolero – e no amplo espectro de gêneros considerados como parte da MPB, que dialogou com a Nueva Canción e a Nueva Trova. Foram analisadas canções selecionas nesses repertórios, como parte da argumentação para fundamentar a afirmação da presença de sonoridades latino-americanas na música popular do Brasil.Esta disertación presenta un estudio de las repercusiones de la música latinoamericana en la música popular de Brasil, particularmente en la década de 1970, época en la que, por una conjunción de factores, los intercambios culturales y musicales en la región ocurrieron de manera más expresiva. Inicialmente, se presenta una breve historia de las latinidades en la música popular brasileña y se evalúa cómo se produjeron los intercambios culturales desde finales del siglo XIX y qué géneros musicales latinoamericanos se fusionaron más con la música brasileña. A continuación, se aborda el concepto de América Latina y se desarrolla una reflexión sobre cómo se produjo la construcción de la idea de unidad cultural de la región, que supuestamente va más allá del mero aspecto geográfico. Para evaluar mejor sus hibridaciones con la música brasileña, se presentará un panorama de los géneros musicales latinoamericanos con más repercusión en la música brasileña y se describirán las caracterı́sticas de estos géneros, ası́ como los instrumentos más utilizados y representativos. A lo largo de la investigación, se identificó la presencia de sonoridades latinoamericanas en las canciones de las regiones fronterizas con los paı́ses vecinos - como la guarânia, la lambada y el chamamé -, en el estilo de canción llamado "romántico" - en el que se destaca la presencia del bolero - y en el amplio espectro de géneros considerados parte de la MPB, que dialogó con la Nueva Canción y la Nueva Trova. Se analizaron canciones seleccionadas de estos repertorios como parte de la argumentación para apoyar la afirmación de la presencia de sonoridades latinoamericanas en la música popular brasileña.This Master thesis presents a study of the repercussions of Latin American music in the popular music of Brazil, particularly in the 1970s, a time when, by a conjunction of factors, the cultural and musical exchanges in the region occurred more expressively. Initially, a brief history of "latinities" in Brazilian popular music is presented and it is evaluated how cultural exchanges occurred since late 19th century and which Latin American musical genres merged most with Brazilian music. Next, the concept of Latin America will be approached and a reflection will be developed on how the construction of the idea of the region's cultural unity occurred, which supposedly goes beyond the mere geographical aspect. In order to better evaluate its hybridizations with Brazilian music, a panorama of Latin American musical genres with more repercussions in Brazilian music will be presented and the characteristics of these genres will be described, as well as the most used and representative instruments. In the course of the research, the presence of Latin American sonorities was identified in the songs from the border regions with neighbouring countries – such as guarânia, lambada and chamamé –, in the song style called "romantic" – in which the presence of bolero stands out – and in the broad spectrum of genres considered to be part of MPB, which dialogued with Nueva Canción and Nueva Trova. Selected songs from these repertoires were analysed as part of the argumentation to support the affirmation of the presence of Latin American sonorities in Brazilian popular music.FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em MúsicaBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMúsica popular brasileiraMúsica latino-americanaAmérica LatinaMúsica popular brasileñaMúsica latinoamericanaAmérica LatinaBrazilian popular musicLatin American musicLatin AmericaSonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970Musicalidades latinoamericanas en la música popular brasileña de la década de 1970Latin American sonorities in Brazilian popular music in the 1970sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMenezes Junior, Carlos Roberto Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/0897956176968775Egg, André Acastrohttp://lattes.cnpq.br/9736814640486992Baia, Silvano Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/6160754226227248http://lattes.cnpq.br/9939561323527408Silva, Lorrayne Tomé da183037382e4-c7c2-4b58-b24f-1f679362741ereponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALSonoridades latino-americanas.pdfSonoridades latino-americanas.pdfDissertação ou Teseapplication/pdf10037001https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/1/Sonoridades%20latino-americanas.pdfea0eda9c98557ef3e4cc41978441b0cfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53TEXTSonoridades latino-americanas.pdf.txtSonoridades latino-americanas.pdf.txtExtracted texttext/plain486714https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/4/Sonoridades%20latino-americanas.pdf.txtbc9ff6f3cc8f4a8c59f6a54382aae42cMD54THUMBNAILSonoridades latino-americanas.pdf.jpgSonoridades latino-americanas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/5/Sonoridades%20latino-americanas.pdf.jpg976f711c1db3bc39e2712ee728f96024MD55123456789/339582022-04-26 13:11:52.63oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-26T16:11:52Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970 |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Musicalidades latinoamericanas en la música popular brasileña de la década de 1970 Latin American sonorities in Brazilian popular music in the 1970s |
title |
Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970 |
spellingShingle |
Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970 Silva, Lorrayne Tomé da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Música popular brasileira Música latino-americana América Latina Música popular brasileña Música latinoamericana América Latina Brazilian popular music Latin American music Latin America |
title_short |
Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970 |
title_full |
Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970 |
title_fullStr |
Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970 |
title_full_unstemmed |
Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970 |
title_sort |
Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970 |
author |
Silva, Lorrayne Tomé da |
author_facet |
Silva, Lorrayne Tomé da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0897956176968775 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Egg, André Acastro |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9736814640486992 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Baia, Silvano Fernandes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6160754226227248 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9939561323527408 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lorrayne Tomé da |
contributor_str_mv |
Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira de Egg, André Acastro Baia, Silvano Fernandes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Música popular brasileira Música latino-americana América Latina Música popular brasileña Música latinoamericana América Latina Brazilian popular music Latin American music Latin America |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música popular brasileira Música latino-americana América Latina Música popular brasileña Música latinoamericana América Latina Brazilian popular music Latin American music Latin America |
description |
Esta dissertação apresenta um estudo das repercussões da música dos paı́ses da América Latina na música popular do Brasil, particularmente na década de 1970, momento no qual, por uma conjunção de fatores, as trocas culturais e musicais na região ocorreram de maneira mais expressiva. É inicialmente apresentado um breve histórico das latinidades na música popular do Brasil e avaliado como as trocas culturais ocorreram desde o final do século XIX e quais foram os gêneros latino-americanos que mais se fundiram com as músicas brasileiras. A seguir, será abordado o conceito de América Latina e se desenvolverá uma reflexão sobre como ocorreu a construção da ideia de unidade cultural na região, que supostamente vai além do mero aspecto geográfico. Com o objetivo de melhor avaliar suas hibridações com a música brasileira, será apresentado um panorama dos gêneros musicais latino-americanos com mais repercussões na música do Brasil e serão descritas as caracterı́sticas desses gêneros, bem como quais são os instrumentos mais utilizados e representativos. No curso da pesquisa, foi identificada a presença de sonoridades latino-americanas nas músicas das regiões de fronteira com paı́ses vizinhos – caso da guarânia, da lambada e do chamamé –, no estilo cancional chamado de “romântico” – no qual destaca-se a presença do bolero – e no amplo espectro de gêneros considerados como parte da MPB, que dialogou com a Nueva Canción e a Nueva Trova. Foram analisadas canções selecionas nesses repertórios, como parte da argumentação para fundamentar a afirmação da presença de sonoridades latino-americanas na música popular do Brasil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-17T14:08:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-17T14:08:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Lorrayne Tomé da . Sonoridades latino-americanas na música popular do Brasil nos anos 1970. Dissertação (Mestrado em Música). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2021. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33958 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582 |
identifier_str_mv |
SILVA, Lorrayne Tomé da . Sonoridades latino-americanas na música popular do Brasil nos anos 1970. Dissertação (Mestrado em Música). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2021. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33958 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Música |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/1/Sonoridades%20latino-americanas.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/2/license_rdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/3/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/4/Sonoridades%20latino-americanas.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/5/Sonoridades%20latino-americanas.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea0eda9c98557ef3e4cc41978441b0cf 9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 bc9ff6f3cc8f4a8c59f6a54382aae42c 976f711c1db3bc39e2712ee728f96024 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331554644557824 |