Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Lorrayne Tomé da lattes
Orientador(a): Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira de lattes
Banca de defesa: Egg, André Acastro lattes, Baia, Silvano Fernandes lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33958
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo das repercussões da música dos paı́ses da América Latina na música popular do Brasil, particularmente na década de 1970, momento no qual, por uma conjunção de fatores, as trocas culturais e musicais na região ocorreram de maneira mais expressiva. É inicialmente apresentado um breve histórico das latinidades na música popular do Brasil e avaliado como as trocas culturais ocorreram desde o final do século XIX e quais foram os gêneros latino-americanos que mais se fundiram com as músicas brasileiras. A seguir, será abordado o conceito de América Latina e se desenvolverá uma reflexão sobre como ocorreu a construção da ideia de unidade cultural na região, que supostamente vai além do mero aspecto geográfico. Com o objetivo de melhor avaliar suas hibridações com a música brasileira, será apresentado um panorama dos gêneros musicais latino-americanos com mais repercussões na música do Brasil e serão descritas as caracterı́sticas desses gêneros, bem como quais são os instrumentos mais utilizados e representativos. No curso da pesquisa, foi identificada a presença de sonoridades latino-americanas nas músicas das regiões de fronteira com paı́ses vizinhos – caso da guarânia, da lambada e do chamamé –, no estilo cancional chamado de “romântico” – no qual destaca-se a presença do bolero – e no amplo espectro de gêneros considerados como parte da MPB, que dialogou com a Nueva Canción e a Nueva Trova. Foram analisadas canções selecionas nesses repertórios, como parte da argumentação para fundamentar a afirmação da presença de sonoridades latino-americanas na música popular do Brasil.
id UFU_7125b2d862e7e25c6955b8e89576e685
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33958
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2022-01-17T14:08:46Z2022-01-17T14:08:46Z2021-07-30SILVA, Lorrayne Tomé da . Sonoridades latino-americanas na música popular do Brasil nos anos 1970. Dissertação (Mestrado em Música). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2021. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33958http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582Esta dissertação apresenta um estudo das repercussões da música dos paı́ses da América Latina na música popular do Brasil, particularmente na década de 1970, momento no qual, por uma conjunção de fatores, as trocas culturais e musicais na região ocorreram de maneira mais expressiva. É inicialmente apresentado um breve histórico das latinidades na música popular do Brasil e avaliado como as trocas culturais ocorreram desde o final do século XIX e quais foram os gêneros latino-americanos que mais se fundiram com as músicas brasileiras. A seguir, será abordado o conceito de América Latina e se desenvolverá uma reflexão sobre como ocorreu a construção da ideia de unidade cultural na região, que supostamente vai além do mero aspecto geográfico. Com o objetivo de melhor avaliar suas hibridações com a música brasileira, será apresentado um panorama dos gêneros musicais latino-americanos com mais repercussões na música do Brasil e serão descritas as caracterı́sticas desses gêneros, bem como quais são os instrumentos mais utilizados e representativos. No curso da pesquisa, foi identificada a presença de sonoridades latino-americanas nas músicas das regiões de fronteira com paı́ses vizinhos – caso da guarânia, da lambada e do chamamé –, no estilo cancional chamado de “romântico” – no qual destaca-se a presença do bolero – e no amplo espectro de gêneros considerados como parte da MPB, que dialogou com a Nueva Canción e a Nueva Trova. Foram analisadas canções selecionas nesses repertórios, como parte da argumentação para fundamentar a afirmação da presença de sonoridades latino-americanas na música popular do Brasil.Esta disertación presenta un estudio de las repercusiones de la música latinoamericana en la música popular de Brasil, particularmente en la década de 1970, época en la que, por una conjunción de factores, los intercambios culturales y musicales en la región ocurrieron de manera más expresiva. Inicialmente, se presenta una breve historia de las latinidades en la música popular brasileña y se evalúa cómo se produjeron los intercambios culturales desde finales del siglo XIX y qué géneros musicales latinoamericanos se fusionaron más con la música brasileña. A continuación, se aborda el concepto de América Latina y se desarrolla una reflexión sobre cómo se produjo la construcción de la idea de unidad cultural de la región, que supuestamente va más allá del mero aspecto geográfico. Para evaluar mejor sus hibridaciones con la música brasileña, se presentará un panorama de los géneros musicales latinoamericanos con más repercusión en la música brasileña y se describirán las caracterı́sticas de estos géneros, ası́ como los instrumentos más utilizados y representativos. A lo largo de la investigación, se identificó la presencia de sonoridades latinoamericanas en las canciones de las regiones fronterizas con los paı́ses vecinos - como la guarânia, la lambada y el chamamé -, en el estilo de canción llamado "romántico" - en el que se destaca la presencia del bolero - y en el amplio espectro de géneros considerados parte de la MPB, que dialogó con la Nueva Canción y la Nueva Trova. Se analizaron canciones seleccionadas de estos repertorios como parte de la argumentación para apoyar la afirmación de la presencia de sonoridades latinoamericanas en la música popular brasileña.This Master thesis presents a study of the repercussions of Latin American music in the popular music of Brazil, particularly in the 1970s, a time when, by a conjunction of factors, the cultural and musical exchanges in the region occurred more expressively. Initially, a brief history of "latinities" in Brazilian popular music is presented and it is evaluated how cultural exchanges occurred since late 19th century and which Latin American musical genres merged most with Brazilian music. Next, the concept of Latin America will be approached and a reflection will be developed on how the construction of the idea of the region's cultural unity occurred, which supposedly goes beyond the mere geographical aspect. In order to better evaluate its hybridizations with Brazilian music, a panorama of Latin American musical genres with more repercussions in Brazilian music will be presented and the characteristics of these genres will be described, as well as the most used and representative instruments. In the course of the research, the presence of Latin American sonorities was identified in the songs from the border regions with neighbouring countries – such as guarânia, lambada and chamamé –, in the song style called "romantic" – in which the presence of bolero stands out – and in the broad spectrum of genres considered to be part of MPB, which dialogued with Nueva Canción and Nueva Trova. Selected songs from these repertoires were analysed as part of the argumentation to support the affirmation of the presence of Latin American sonorities in Brazilian popular music.FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em MúsicaBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMúsica popular brasileiraMúsica latino-americanaAmérica LatinaMúsica popular brasileñaMúsica latinoamericanaAmérica LatinaBrazilian popular musicLatin American musicLatin AmericaSonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970Musicalidades latinoamericanas en la música popular brasileña de la década de 1970Latin American sonorities in Brazilian popular music in the 1970sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMenezes Junior, Carlos Roberto Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/0897956176968775Egg, André Acastrohttp://lattes.cnpq.br/9736814640486992Baia, Silvano Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/6160754226227248http://lattes.cnpq.br/9939561323527408Silva, Lorrayne Tomé da183037382e4-c7c2-4b58-b24f-1f679362741ereponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALSonoridades latino-americanas.pdfSonoridades latino-americanas.pdfDissertação ou Teseapplication/pdf10037001https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/1/Sonoridades%20latino-americanas.pdfea0eda9c98557ef3e4cc41978441b0cfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53TEXTSonoridades latino-americanas.pdf.txtSonoridades latino-americanas.pdf.txtExtracted texttext/plain486714https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/4/Sonoridades%20latino-americanas.pdf.txtbc9ff6f3cc8f4a8c59f6a54382aae42cMD54THUMBNAILSonoridades latino-americanas.pdf.jpgSonoridades latino-americanas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/5/Sonoridades%20latino-americanas.pdf.jpg976f711c1db3bc39e2712ee728f96024MD55123456789/339582022-04-26 13:11:52.63oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-26T16:11:52Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Musicalidades latinoamericanas en la música popular brasileña de la década de 1970
Latin American sonorities in Brazilian popular music in the 1970s
title Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970
spellingShingle Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970
Silva, Lorrayne Tomé da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Música popular brasileira
Música latino-americana
América Latina
Música popular brasileña
Música latinoamericana
América Latina
Brazilian popular music
Latin American music
Latin America
title_short Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970
title_full Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970
title_fullStr Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970
title_full_unstemmed Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970
title_sort Sonoridades latino-americanas na música popular do brasil nos anos 1970
author Silva, Lorrayne Tomé da
author_facet Silva, Lorrayne Tomé da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0897956176968775
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Egg, André Acastro
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9736814640486992
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Baia, Silvano Fernandes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6160754226227248
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9939561323527408
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lorrayne Tomé da
contributor_str_mv Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira de
Egg, André Acastro
Baia, Silvano Fernandes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Música popular brasileira
Música latino-americana
América Latina
Música popular brasileña
Música latinoamericana
América Latina
Brazilian popular music
Latin American music
Latin America
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular brasileira
Música latino-americana
América Latina
Música popular brasileña
Música latinoamericana
América Latina
Brazilian popular music
Latin American music
Latin America
description Esta dissertação apresenta um estudo das repercussões da música dos paı́ses da América Latina na música popular do Brasil, particularmente na década de 1970, momento no qual, por uma conjunção de fatores, as trocas culturais e musicais na região ocorreram de maneira mais expressiva. É inicialmente apresentado um breve histórico das latinidades na música popular do Brasil e avaliado como as trocas culturais ocorreram desde o final do século XIX e quais foram os gêneros latino-americanos que mais se fundiram com as músicas brasileiras. A seguir, será abordado o conceito de América Latina e se desenvolverá uma reflexão sobre como ocorreu a construção da ideia de unidade cultural na região, que supostamente vai além do mero aspecto geográfico. Com o objetivo de melhor avaliar suas hibridações com a música brasileira, será apresentado um panorama dos gêneros musicais latino-americanos com mais repercussões na música do Brasil e serão descritas as caracterı́sticas desses gêneros, bem como quais são os instrumentos mais utilizados e representativos. No curso da pesquisa, foi identificada a presença de sonoridades latino-americanas nas músicas das regiões de fronteira com paı́ses vizinhos – caso da guarânia, da lambada e do chamamé –, no estilo cancional chamado de “romântico” – no qual destaca-se a presença do bolero – e no amplo espectro de gêneros considerados como parte da MPB, que dialogou com a Nueva Canción e a Nueva Trova. Foram analisadas canções selecionas nesses repertórios, como parte da argumentação para fundamentar a afirmação da presença de sonoridades latino-americanas na música popular do Brasil.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-17T14:08:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-17T14:08:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Lorrayne Tomé da . Sonoridades latino-americanas na música popular do Brasil nos anos 1970. Dissertação (Mestrado em Música). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2021. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33958
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582
identifier_str_mv SILVA, Lorrayne Tomé da . Sonoridades latino-americanas na música popular do Brasil nos anos 1970. Dissertação (Mestrado em Música). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2021. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33958
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Música
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/1/Sonoridades%20latino-americanas.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/2/license_rdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/3/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/4/Sonoridades%20latino-americanas.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33958/5/Sonoridades%20latino-americanas.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ea0eda9c98557ef3e4cc41978441b0cf
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
bc9ff6f3cc8f4a8c59f6a54382aae42c
976f711c1db3bc39e2712ee728f96024
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331554644557824