Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Almeida, Marcelo Paixão lattes
Orientador(a): Domingues, Carlos Roberto lattes
Banca de defesa: Borges, Jacquelaine Florindo, Padrao, Luis Carlos, Lemes, Sandro Valdecir Deretti
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23521
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348
Resumo: Esta pesquisa descreve e analisa os desafios enfrentados na gestão dos Centros de Serviço em organizações privadas multinacionais, relacionando tais desafios com os estágios de desenvolvimento destas organizações. A pesquisa tem caráter funcionalista, abordagem qualitativa e natureza aplicada, valendo-se do estudo de casos múltiplos, e a coleta de dados se realizou através de entrevistas semiestruturadas. O público entrevistado são gestores de três organizações privadas multinacionais, sediados em Centros de Serviços no sul e sudeste do Brasil, em setores distintos da economia. Cada uma das três organizações encontra-se em uma diferente etapa daquelas três identificadas que caracterizam a evolução de um Centro de Serviços: pré-implementação, implementação e pós-implementação. Os resultados mostram que os desafios emergem conforme o grau de desenvolvimento do Centro e estão relacionados com os seguintes fatores: Estrutura Organizacional; Redução de Custos; Gestão de Relacionamento com o Cliente; e Processos. Alguns desafios são recorrentes ao longo de toda a existência do Centro, outros apresentam menor relevância inicial para depois crescerem em importância, enquanto ainda outros decrescem em complexidade ao longo do tempo, apenas para se apresentarem com criticidade renovada em um momento posterior, dadas as condições propícias. Como aplicação prática deste trabalho, foram elaborados mapas conceituais descrevendo estes desafios conforme as etapas em que ocorrem, visando assim prover aos gestores destas organizações uma ferramenta para situar-se, posicionarse estrategicamente e, portanto, planejar seus próximos passos, fazendo uso eficaz de seus recursos e tempo.
id UFU_7dcc1eab89abd29a2e57fa78ddab7823
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/23521
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2018-12-21T10:59:38Z2018-12-21T10:59:38Z2018-07-06ALMEIDA, Marcelo Paixão. Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento. 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23521http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348Esta pesquisa descreve e analisa os desafios enfrentados na gestão dos Centros de Serviço em organizações privadas multinacionais, relacionando tais desafios com os estágios de desenvolvimento destas organizações. A pesquisa tem caráter funcionalista, abordagem qualitativa e natureza aplicada, valendo-se do estudo de casos múltiplos, e a coleta de dados se realizou através de entrevistas semiestruturadas. O público entrevistado são gestores de três organizações privadas multinacionais, sediados em Centros de Serviços no sul e sudeste do Brasil, em setores distintos da economia. Cada uma das três organizações encontra-se em uma diferente etapa daquelas três identificadas que caracterizam a evolução de um Centro de Serviços: pré-implementação, implementação e pós-implementação. Os resultados mostram que os desafios emergem conforme o grau de desenvolvimento do Centro e estão relacionados com os seguintes fatores: Estrutura Organizacional; Redução de Custos; Gestão de Relacionamento com o Cliente; e Processos. Alguns desafios são recorrentes ao longo de toda a existência do Centro, outros apresentam menor relevância inicial para depois crescerem em importância, enquanto ainda outros decrescem em complexidade ao longo do tempo, apenas para se apresentarem com criticidade renovada em um momento posterior, dadas as condições propícias. Como aplicação prática deste trabalho, foram elaborados mapas conceituais descrevendo estes desafios conforme as etapas em que ocorrem, visando assim prover aos gestores destas organizações uma ferramenta para situar-se, posicionarse estrategicamente e, portanto, planejar seus próximos passos, fazendo uso eficaz de seus recursos e tempo.This research describes and analyzes the challenges in managing Service Centers in private multinational organizations, relating such challenges with the developmental stages of such organizations. The research has a functionalist approach, of qualitative profile and of an applied nature, using multiple cases study, and the data collection was made through semi-structured interviews. The public interviewed are managers from three private multinational organizations, based in Service Centers in the South and Southeast of Brazil, from different economic sectors. Each of the three organizations is in one of the three different stages that mark the evolution of a Service Center: pre-implementation, implementation, and post-implementation. The conclusion is that the challenges can effectively be located according to the level of development of the Center, and they are related to the following factors: Organizational Structure; Costs Reduction; Customer Relationship Management; and Processes. Some challenges are recurring for the entire existence of the Center, some present less initial relevance, gaining relevance later, while still other challenges have their complexity diminished over time, only to gain criticality on later stages, given the proper conditions. As practical application of this research, conceptual maps were prepared describing the challenges according to the stages where they are present, allowing the leaders of such organizations a tool to place themselves, position strategically and, therefore, plan their next steps, making the best out of their resources and time.USIMINAS - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/AVALE S. A.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)BrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::NEGOCIOS INTERNACIONAISCentro de ServiçosEstágios do Centro de ServiçosService CenterGestãoMultinacionaisShared ServicesAdministraçãoCentros de atendimento ao clienteDesenvolvimento organizacionalEmpresas multinacionaisCentros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimentoService centers: analyzing their challenges according to their developmental stageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDomingues, Carlos Robertohttp://lattes.cnpq.br/4672727057809200Borges, Jacquelaine FlorindoPadrao, Luis CarlosLemes, Sandro Valdecir Derettihttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=FE41B042419AFE104004DE25559FC207#Almeida, Marcelo Paixão174info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALCentroServiçosAnálise.pdfCentroServiçosAnálise.pdfVersao finalapplication/pdf1320772https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/1/CentroServi%c3%a7osAn%c3%a1lise.pdfb0d49530e50b11706971fc14087dd1d7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTCentroServiçosAnálise.pdf.txtCentroServiçosAnálise.pdf.txtExtracted texttext/plain384993https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/3/CentroServi%c3%a7osAn%c3%a1lise.pdf.txt3ddc1c9ae0ab3da4cb9bcf068d6d12bbMD53THUMBNAILCentroServiçosAnálise.pdf.jpgCentroServiçosAnálise.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/4/CentroServi%c3%a7osAn%c3%a1lise.pdf.jpg84d29baf2f6c54f1dcb820e2c2733d73MD54123456789/235212018-12-21 09:08:49.78oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-12-21T11:08:49Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Service centers: analyzing their challenges according to their developmental stage
title Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento
spellingShingle Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento
Almeida, Marcelo Paixão
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::NEGOCIOS INTERNACIONAIS
Centro de Serviços
Estágios do Centro de Serviços
Service Center
Gestão
Multinacionais
Shared Services
Administração
Centros de atendimento ao cliente
Desenvolvimento organizacional
Empresas multinacionais
title_short Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento
title_full Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento
title_fullStr Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento
title_full_unstemmed Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento
title_sort Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento
author Almeida, Marcelo Paixão
author_facet Almeida, Marcelo Paixão
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Domingues, Carlos Roberto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4672727057809200
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Borges, Jacquelaine Florindo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Padrao, Luis Carlos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lemes, Sandro Valdecir Deretti
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=FE41B042419AFE104004DE25559FC207#
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marcelo Paixão
contributor_str_mv Domingues, Carlos Roberto
Borges, Jacquelaine Florindo
Padrao, Luis Carlos
Lemes, Sandro Valdecir Deretti
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::NEGOCIOS INTERNACIONAIS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::NEGOCIOS INTERNACIONAIS
Centro de Serviços
Estágios do Centro de Serviços
Service Center
Gestão
Multinacionais
Shared Services
Administração
Centros de atendimento ao cliente
Desenvolvimento organizacional
Empresas multinacionais
dc.subject.por.fl_str_mv Centro de Serviços
Estágios do Centro de Serviços
Service Center
Gestão
Multinacionais
Shared Services
Administração
Centros de atendimento ao cliente
Desenvolvimento organizacional
Empresas multinacionais
description Esta pesquisa descreve e analisa os desafios enfrentados na gestão dos Centros de Serviço em organizações privadas multinacionais, relacionando tais desafios com os estágios de desenvolvimento destas organizações. A pesquisa tem caráter funcionalista, abordagem qualitativa e natureza aplicada, valendo-se do estudo de casos múltiplos, e a coleta de dados se realizou através de entrevistas semiestruturadas. O público entrevistado são gestores de três organizações privadas multinacionais, sediados em Centros de Serviços no sul e sudeste do Brasil, em setores distintos da economia. Cada uma das três organizações encontra-se em uma diferente etapa daquelas três identificadas que caracterizam a evolução de um Centro de Serviços: pré-implementação, implementação e pós-implementação. Os resultados mostram que os desafios emergem conforme o grau de desenvolvimento do Centro e estão relacionados com os seguintes fatores: Estrutura Organizacional; Redução de Custos; Gestão de Relacionamento com o Cliente; e Processos. Alguns desafios são recorrentes ao longo de toda a existência do Centro, outros apresentam menor relevância inicial para depois crescerem em importância, enquanto ainda outros decrescem em complexidade ao longo do tempo, apenas para se apresentarem com criticidade renovada em um momento posterior, dadas as condições propícias. Como aplicação prática deste trabalho, foram elaborados mapas conceituais descrevendo estes desafios conforme as etapas em que ocorrem, visando assim prover aos gestores destas organizações uma ferramenta para situar-se, posicionarse estrategicamente e, portanto, planejar seus próximos passos, fazendo uso eficaz de seus recursos e tempo.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-21T10:59:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-21T10:59:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Marcelo Paixão. Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento. 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23521
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348
identifier_str_mv ALMEIDA, Marcelo Paixão. Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento. 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23521
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/1/CentroServi%c3%a7osAn%c3%a1lise.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/3/CentroServi%c3%a7osAn%c3%a1lise.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/4/CentroServi%c3%a7osAn%c3%a1lise.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0d49530e50b11706971fc14087dd1d7
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
3ddc1c9ae0ab3da4cb9bcf068d6d12bb
84d29baf2f6c54f1dcb820e2c2733d73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331542169649152