Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23521 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348 |
Resumo: | Esta pesquisa descreve e analisa os desafios enfrentados na gestão dos Centros de Serviço em organizações privadas multinacionais, relacionando tais desafios com os estágios de desenvolvimento destas organizações. A pesquisa tem caráter funcionalista, abordagem qualitativa e natureza aplicada, valendo-se do estudo de casos múltiplos, e a coleta de dados se realizou através de entrevistas semiestruturadas. O público entrevistado são gestores de três organizações privadas multinacionais, sediados em Centros de Serviços no sul e sudeste do Brasil, em setores distintos da economia. Cada uma das três organizações encontra-se em uma diferente etapa daquelas três identificadas que caracterizam a evolução de um Centro de Serviços: pré-implementação, implementação e pós-implementação. Os resultados mostram que os desafios emergem conforme o grau de desenvolvimento do Centro e estão relacionados com os seguintes fatores: Estrutura Organizacional; Redução de Custos; Gestão de Relacionamento com o Cliente; e Processos. Alguns desafios são recorrentes ao longo de toda a existência do Centro, outros apresentam menor relevância inicial para depois crescerem em importância, enquanto ainda outros decrescem em complexidade ao longo do tempo, apenas para se apresentarem com criticidade renovada em um momento posterior, dadas as condições propícias. Como aplicação prática deste trabalho, foram elaborados mapas conceituais descrevendo estes desafios conforme as etapas em que ocorrem, visando assim prover aos gestores destas organizações uma ferramenta para situar-se, posicionarse estrategicamente e, portanto, planejar seus próximos passos, fazendo uso eficaz de seus recursos e tempo. |
id |
UFU_7dcc1eab89abd29a2e57fa78ddab7823 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/23521 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-12-21T10:59:38Z2018-12-21T10:59:38Z2018-07-06ALMEIDA, Marcelo Paixão. Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento. 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23521http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348Esta pesquisa descreve e analisa os desafios enfrentados na gestão dos Centros de Serviço em organizações privadas multinacionais, relacionando tais desafios com os estágios de desenvolvimento destas organizações. A pesquisa tem caráter funcionalista, abordagem qualitativa e natureza aplicada, valendo-se do estudo de casos múltiplos, e a coleta de dados se realizou através de entrevistas semiestruturadas. O público entrevistado são gestores de três organizações privadas multinacionais, sediados em Centros de Serviços no sul e sudeste do Brasil, em setores distintos da economia. Cada uma das três organizações encontra-se em uma diferente etapa daquelas três identificadas que caracterizam a evolução de um Centro de Serviços: pré-implementação, implementação e pós-implementação. Os resultados mostram que os desafios emergem conforme o grau de desenvolvimento do Centro e estão relacionados com os seguintes fatores: Estrutura Organizacional; Redução de Custos; Gestão de Relacionamento com o Cliente; e Processos. Alguns desafios são recorrentes ao longo de toda a existência do Centro, outros apresentam menor relevância inicial para depois crescerem em importância, enquanto ainda outros decrescem em complexidade ao longo do tempo, apenas para se apresentarem com criticidade renovada em um momento posterior, dadas as condições propícias. Como aplicação prática deste trabalho, foram elaborados mapas conceituais descrevendo estes desafios conforme as etapas em que ocorrem, visando assim prover aos gestores destas organizações uma ferramenta para situar-se, posicionarse estrategicamente e, portanto, planejar seus próximos passos, fazendo uso eficaz de seus recursos e tempo.This research describes and analyzes the challenges in managing Service Centers in private multinational organizations, relating such challenges with the developmental stages of such organizations. The research has a functionalist approach, of qualitative profile and of an applied nature, using multiple cases study, and the data collection was made through semi-structured interviews. The public interviewed are managers from three private multinational organizations, based in Service Centers in the South and Southeast of Brazil, from different economic sectors. Each of the three organizations is in one of the three different stages that mark the evolution of a Service Center: pre-implementation, implementation, and post-implementation. The conclusion is that the challenges can effectively be located according to the level of development of the Center, and they are related to the following factors: Organizational Structure; Costs Reduction; Customer Relationship Management; and Processes. Some challenges are recurring for the entire existence of the Center, some present less initial relevance, gaining relevance later, while still other challenges have their complexity diminished over time, only to gain criticality on later stages, given the proper conditions. As practical application of this research, conceptual maps were prepared describing the challenges according to the stages where they are present, allowing the leaders of such organizations a tool to place themselves, position strategically and, therefore, plan their next steps, making the best out of their resources and time.USIMINAS - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/AVALE S. A.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)BrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::NEGOCIOS INTERNACIONAISCentro de ServiçosEstágios do Centro de ServiçosService CenterGestãoMultinacionaisShared ServicesAdministraçãoCentros de atendimento ao clienteDesenvolvimento organizacionalEmpresas multinacionaisCentros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimentoService centers: analyzing their challenges according to their developmental stageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDomingues, Carlos Robertohttp://lattes.cnpq.br/4672727057809200Borges, Jacquelaine FlorindoPadrao, Luis CarlosLemes, Sandro Valdecir Derettihttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=FE41B042419AFE104004DE25559FC207#Almeida, Marcelo Paixão174info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALCentroServiçosAnálise.pdfCentroServiçosAnálise.pdfVersao finalapplication/pdf1320772https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/1/CentroServi%c3%a7osAn%c3%a1lise.pdfb0d49530e50b11706971fc14087dd1d7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTCentroServiçosAnálise.pdf.txtCentroServiçosAnálise.pdf.txtExtracted texttext/plain384993https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/3/CentroServi%c3%a7osAn%c3%a1lise.pdf.txt3ddc1c9ae0ab3da4cb9bcf068d6d12bbMD53THUMBNAILCentroServiçosAnálise.pdf.jpgCentroServiçosAnálise.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/4/CentroServi%c3%a7osAn%c3%a1lise.pdf.jpg84d29baf2f6c54f1dcb820e2c2733d73MD54123456789/235212018-12-21 09:08:49.78oai:repositorio.ufu.br:123456789/23521w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLCBhbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYSBsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0gY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkbyBlLW1haWwgIHJlcG9zaXRvcmlvQHVmdS5ici4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-12-21T11:08:49Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Service centers: analyzing their challenges according to their developmental stage |
title |
Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento |
spellingShingle |
Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento Almeida, Marcelo Paixão CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::NEGOCIOS INTERNACIONAIS Centro de Serviços Estágios do Centro de Serviços Service Center Gestão Multinacionais Shared Services Administração Centros de atendimento ao cliente Desenvolvimento organizacional Empresas multinacionais |
title_short |
Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento |
title_full |
Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento |
title_fullStr |
Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento |
title_sort |
Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento |
author |
Almeida, Marcelo Paixão |
author_facet |
Almeida, Marcelo Paixão |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Domingues, Carlos Roberto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4672727057809200 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Borges, Jacquelaine Florindo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Padrao, Luis Carlos |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Lemes, Sandro Valdecir Deretti |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=FE41B042419AFE104004DE25559FC207# |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Marcelo Paixão |
contributor_str_mv |
Domingues, Carlos Roberto Borges, Jacquelaine Florindo Padrao, Luis Carlos Lemes, Sandro Valdecir Deretti |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::NEGOCIOS INTERNACIONAIS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::NEGOCIOS INTERNACIONAIS Centro de Serviços Estágios do Centro de Serviços Service Center Gestão Multinacionais Shared Services Administração Centros de atendimento ao cliente Desenvolvimento organizacional Empresas multinacionais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro de Serviços Estágios do Centro de Serviços Service Center Gestão Multinacionais Shared Services Administração Centros de atendimento ao cliente Desenvolvimento organizacional Empresas multinacionais |
description |
Esta pesquisa descreve e analisa os desafios enfrentados na gestão dos Centros de Serviço em organizações privadas multinacionais, relacionando tais desafios com os estágios de desenvolvimento destas organizações. A pesquisa tem caráter funcionalista, abordagem qualitativa e natureza aplicada, valendo-se do estudo de casos múltiplos, e a coleta de dados se realizou através de entrevistas semiestruturadas. O público entrevistado são gestores de três organizações privadas multinacionais, sediados em Centros de Serviços no sul e sudeste do Brasil, em setores distintos da economia. Cada uma das três organizações encontra-se em uma diferente etapa daquelas três identificadas que caracterizam a evolução de um Centro de Serviços: pré-implementação, implementação e pós-implementação. Os resultados mostram que os desafios emergem conforme o grau de desenvolvimento do Centro e estão relacionados com os seguintes fatores: Estrutura Organizacional; Redução de Custos; Gestão de Relacionamento com o Cliente; e Processos. Alguns desafios são recorrentes ao longo de toda a existência do Centro, outros apresentam menor relevância inicial para depois crescerem em importância, enquanto ainda outros decrescem em complexidade ao longo do tempo, apenas para se apresentarem com criticidade renovada em um momento posterior, dadas as condições propícias. Como aplicação prática deste trabalho, foram elaborados mapas conceituais descrevendo estes desafios conforme as etapas em que ocorrem, visando assim prover aos gestores destas organizações uma ferramenta para situar-se, posicionarse estrategicamente e, portanto, planejar seus próximos passos, fazendo uso eficaz de seus recursos e tempo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-21T10:59:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-21T10:59:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Marcelo Paixão. Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento. 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23521 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Marcelo Paixão. Centros de serviços: análise de seus desafios em diferentes estágios do desenvolvimento. 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23521 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional) |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/1/CentroServi%c3%a7osAn%c3%a1lise.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/3/CentroServi%c3%a7osAn%c3%a1lise.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23521/4/CentroServi%c3%a7osAn%c3%a1lise.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b0d49530e50b11706971fc14087dd1d7 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 3ddc1c9ae0ab3da4cb9bcf068d6d12bb 84d29baf2f6c54f1dcb820e2c2733d73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331542169649152 |