Os agentes de risco ocupacional: suas influências na precarização do trabalho de motorista e cobrador, do gênero feminino, no transporte coletivo urbano de Uberlândia-MG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Chagas, Sueli Matos Souza lattes
Orientador(a): Sampaio, Antonio Carlos Freire lattes
Banca de defesa: Moura, Gerusa Gonçalves lattes, Rosenburg, Eleusa Gallo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18472
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.567
Resumo: A proposta deste estudo surgiu do contraste entre o adoecimento de motoristas e cobradoras do transporte coletivo urbano de Uberlândia (MG) em comparação com o adoecimento dos indivíduos do gênero masculino desempenhando a mesma função. Partiu-se da premissa de que a profissão de motorista e a de cobrador são reconhecidas socialmente como atividades do gênero masculino, mas, na atualidade, as mulheres têm assumido profissões como estas de forma cada vez mais frequente. Nesse sentido, a partir de nosso objetivo geral, que é a comparação do adoecimento entre os dois gêneros, outros mais específicos também são contemplados, a saber: descrever de que adoecem as motoristas e cobradoras do transporte coletivo; identificar os principais agentes de risco da profissão de motorista e cobradora; levantar e descrever quais são as estratégias de prevenção de riscos ambientais para a saúde e segurança do trabalhador, que constam no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO-NR7) e no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA-NR9). Os resultados desta pesquisa demonstram que os agentes de risco ocupacionais e as condições de trabalho, pertinentes às profissões estudadas, são responsáveis pelo adoecimento das trabalhadoras e que as mesmas, em termos percentuais, apresentam índice menor de adoecimento em comparação aos do gênero masculino. A necessidade de conhecer as doenças se baseia na perspectiva de promover uma discussão em torno da carência de ações de prevenção mais efetivas, fundamentadas nas políticas públicas já existentes que minimizam o adoecimento das trabalhadoras, visto que o processo de trabalho também pode causar prejuízo à saúde. Sendo assim, esta pesquisa é quantitativa, resultando na formação de um banco de dados, e, para efetivá-la, a população estudada foi de 100% dos motoristas e cobradores. Coletaram-se os dados em setembro de 2016, fornecidos pelas empresas do transporte coletivo da cidade, sobre os adoecimentos que geraram afastamento do trabalho, no período de janeiro a agosto de 2016, identificando-se as doenças através do CID. Os dados obtidos foram analisados segundo o gênero dos trabalhadores. O presente trabalho de estudo sobre a saúde do trabalhador identifica que o adoecimento do empregado vai além dos elementos ambientais, químicos, físicos, biológicos, mecânicos e organizacionais, tendo em vista a necessidade de implantação efetiva de políticas públicas, não só para a saúde do trabalhador, mas também de promoção da saúde coletiva.
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Nesse sentido, a partir de nosso objetivo geral, que é a comparação do adoecimento entre os dois gêneros, outros mais específicos também são contemplados, a saber: descrever de que adoecem as motoristas e cobradoras do transporte coletivo; identificar os principais agentes de risco da profissão de motorista e cobradora; levantar e descrever quais são as estratégias de prevenção de riscos ambientais para a saúde e segurança do trabalhador, que constam no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO-NR7) e no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA-NR9). Os resultados desta pesquisa demonstram que os agentes de risco ocupacionais e as condições de trabalho, pertinentes às profissões estudadas, são responsáveis pelo adoecimento das trabalhadoras e que as mesmas, em termos percentuais, apresentam índice menor de adoecimento em comparação aos do gênero masculino. 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In this sense, based on our general objective, which is the illness´comparison between the two genders, other more specific are also contemplated, namely: describe that drivers and collectors of collective transportation are sick; Identify the main risk agents of the driver and collector profession; (PCMSO-NR7) and the Environmental Hazard Prevention Program (PPRA-NR9). The objective of this study is to identify the environmental risk prevention strategies for workers' health and safety, which are contained in the Occupational Health Medical Control Program. The results of this research demonstrate that occupational risk agents and working conditions, pertinent to the professions studied, are responsible for the sickness of female workers and that, in percentage terms, they have a lower rate of illness compared to males. The necessity to know about diseases is based on the perspective of promoting a discussion about the lack of more effective prevention actions, based on existing public policies that minimize the sickness of workers, since the work process can also cause harm to health. So, this research is quantitative, resulting in the formation of a database, and, in order to make it effective, the population studied was 100% of the drivers and collectors. The data were collected in September 2016, provided by the city's collective transportation companies, about the illnesses that caused them to leave work, from January to August of 2016, identifying the diseases through the ICD. Data were analyzed according to the worker´s gender. This work is about the worker´s health, identifies that the employee sickness goes beyond the environmental, chemical, physical, biological, mechanical and organizational elements, considering the need for effective implementation of public policies, not only for the worker´s health, but also for the collective health promotion.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)BrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAGeografiaGeografia médicaTransportes coletivosUberlândiaDoenças profissionaisServiços de transporteTrabalho femininoLicença médicaSaúde do trabalhadorTransport servicesFemale workMedical licenseWorker's healthOs agentes de risco ocupacional: suas influências na precarização do trabalho de motorista e cobrador, do gênero feminino, no transporte coletivo urbano de Uberlândia-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSampaio, Antonio Carlos Freirehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772957Y5Moura, Gerusa Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708640E0Rosenburg, Eleusa Gallohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711349U2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366040H9Chagas, Sueli Matos Souza8181764099346e3418-c190-4110-8517-756f37a83f9finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILAgentesRiscoOcupacional.pdf.jpgAgentesRiscoOcupacional.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1269https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18472/4/AgentesRiscoOcupacional.pdf.jpg56f968b22bd636462f8e59af9a789574MD54TEXTAgentesRiscoOcupacional.pdf.txtAgentesRiscoOcupacional.pdf.txtExtracted texttext/plain168029https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18472/3/AgentesRiscoOcupacional.pdf.txt771500083944113a284b917d0ff0a46cMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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