História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Silva, Abílio Tomaz Coelho da lattes
Orientador(a): Silveira, Hélder Eterno da lattes
Banca de defesa: Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa lattes, Marques, Deividi Márcio
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Química
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17367
Resumo: This dissertation presents a case study of ethnographic type about the use of History of Science in High School Chemistry classes at Uberlândia-MG. In order to choose the subjects of the research we applied fifteen questionnaires in six schools of this city. From the analysis of these questionnaires we chose two teachers that had their classes accompanied and recorded from April to June of 2011 and, after that the recordings were transcribed. We also verified some conceptions about science and about its teaching. The results demonstrated that the teachers have a varied range of concepts, from empiricist visions about science to the view that science knowledge is changeable. They used textbooks as their main source to prepare their classes and as consequence they use the History of Chemistry attached to the main subject as curiosities and biographies of some famous characters. The methodologies for this approach vary from the description of some experiments performed by some scientist to asking the student to search some biographical information about some characters such as Lavoisier and Proust.
id UFU_b00ae8c892766258b96ab02e80d3ae58
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17367
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:48:31Z2012-12-072016-06-22T18:48:31Z2012-08-03SILVA, Abílio Tomaz Coelho da. História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17367This dissertation presents a case study of ethnographic type about the use of History of Science in High School Chemistry classes at Uberlândia-MG. In order to choose the subjects of the research we applied fifteen questionnaires in six schools of this city. From the analysis of these questionnaires we chose two teachers that had their classes accompanied and recorded from April to June of 2011 and, after that the recordings were transcribed. We also verified some conceptions about science and about its teaching. The results demonstrated that the teachers have a varied range of concepts, from empiricist visions about science to the view that science knowledge is changeable. They used textbooks as their main source to prepare their classes and as consequence they use the History of Chemistry attached to the main subject as curiosities and biographies of some famous characters. The methodologies for this approach vary from the description of some experiments performed by some scientist to asking the student to search some biographical information about some characters such as Lavoisier and Proust.Essa dissertação apresenta um estudo de caso do tipo etnográfico sobre o uso da História da Ciência em aulas de Ensino Médio de Química no município de Uberlândia-MG. Com o objetivo de escolher os sujeitos de pesquisa foram aplicados quinze questionários em seis escolas desse município. A análise dos questionários resultou na escolha de duas professoras que tiveram suas aulas acompanhadas e gravadas durante os meses de Abril a Junho de 2011, em seguida as gravações foram transcritas. Verificamos também algumas concepções sobre ciências e sobre seu ensino. Os resultados demonstram que as docentes possuem uma gama de concepções que vão desde visões empiristas sobre ciências até a consideração sobre a mutabilidade do conhecimento científico. As professoras utilizam como principal fonte para a preparação para suas aulas o livro didático e, por consequência, muitas vezes abordam a História da Química de forma anexa ao conteúdo, como curiosidades e biografias de personagens ilustres. As metodologias para essa abordagem vão desde a descrição de alguns experimentos realizados por alguns cientistas até trabalhos em que os alunos deveriam buscar informações biográficas sobre alguns personagens tais como Lavoisier e Proust.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMestre em Químicaapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em QuímicaUFUBRCiências Exatas e da TerraHistória da químicaNatureza da ciênciaConcepções de professoresEstudo de casoEnsino médioQuímica - Estudo e ensinoQuímica HistóriaQuímica (Segundo grau)History of chemistryNature of scienceTeachers conceptionscase studyHigh schoolCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAHistória da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilveira, Hélder Eterno dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761611H9Soares, Márlon Herbert Flora Barbosahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706110E7Marques, Deividi Márciohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214495E5Silva, Abílio Tomaz Coelho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILd.pdf.jpgd.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1407https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17367/3/d.pdf.jpgf7b9ba50f6dba333ad3ab45bb32436d3MD53ORIGINALd.pdfapplication/pdf883860https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17367/1/d.pdf91992f95d7afe5d7d75b2e6a07ae6ac9MD51TEXTd.pdf.txtd.pdf.txtExtracted texttext/plain308454https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17367/2/d.pdf.txte7adf2aa8f54565f60b7ab7eca59fec4MD52123456789/173672016-06-23 04:48:41.646oai:repositorio.ufu.br:123456789/17367Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T07:48:41Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
title História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
spellingShingle História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
Silva, Abílio Tomaz Coelho da
História da química
Natureza da ciência
Concepções de professores
Estudo de caso
Ensino médio
Química - Estudo e ensino
Química História
Química (Segundo grau)
History of chemistry
Nature of science
Teachers conceptions
case study
High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
title_full História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
title_fullStr História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
title_full_unstemmed História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
title_sort História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
author Silva, Abílio Tomaz Coelho da
author_facet Silva, Abílio Tomaz Coelho da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Hélder Eterno da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761611H9
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706110E7
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marques, Deividi Márcio
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214495E5
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Abílio Tomaz Coelho da
contributor_str_mv Silveira, Hélder Eterno da
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Marques, Deividi Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv História da química
Natureza da ciência
Concepções de professores
Estudo de caso
Ensino médio
Química - Estudo e ensino
Química História
Química (Segundo grau)
topic História da química
Natureza da ciência
Concepções de professores
Estudo de caso
Ensino médio
Química - Estudo e ensino
Química História
Química (Segundo grau)
History of chemistry
Nature of science
Teachers conceptions
case study
High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
dc.subject.eng.fl_str_mv History of chemistry
Nature of science
Teachers conceptions
case study
High school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description This dissertation presents a case study of ethnographic type about the use of History of Science in High School Chemistry classes at Uberlândia-MG. In order to choose the subjects of the research we applied fifteen questionnaires in six schools of this city. From the analysis of these questionnaires we chose two teachers that had their classes accompanied and recorded from April to June of 2011 and, after that the recordings were transcribed. We also verified some conceptions about science and about its teaching. The results demonstrated that the teachers have a varied range of concepts, from empiricist visions about science to the view that science knowledge is changeable. They used textbooks as their main source to prepare their classes and as consequence they use the History of Chemistry attached to the main subject as curiosities and biographies of some famous characters. The methodologies for this approach vary from the description of some experiments performed by some scientist to asking the student to search some biographical information about some characters such as Lavoisier and Proust.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-07
2016-06-22T18:48:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:48:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Abílio Tomaz Coelho da. História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17367
identifier_str_mv SILVA, Abílio Tomaz Coelho da. História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Química
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17367/3/d.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17367/1/d.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17367/2/d.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f7b9ba50f6dba333ad3ab45bb32436d3
91992f95d7afe5d7d75b2e6a07ae6ac9
e7adf2aa8f54565f60b7ab7eca59fec4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331537555914752