As doses da literatura pós-colonial moçambicana: um olhar sobre a linguagem, a representação e o trágico em Venenos de Deus, Remédios do diabo, de Mia Couto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Zanutim, Lorraine lattes
Orientador(a): Cunha, Betina Ribeiro Rodrigues da lattes
Banca de defesa: Morais, Carlos Francisco de lattes, Carmo, Maria Suzana Moreira do lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17771
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.183
Resumo: No presente estudo, que tem como foco de abordagem a narrativa literária Venenos de Deus, Remédios do diabo, do autor moçambicano Mia Couto, pretende-se demonstrar a forma como o autor opera a articulação entre o período pós-colonial moçambicano e as consequências desse período para os povos colonizados, como a busca de suas identidades. O romance institui-se como um adequado modelo para se representar os dramas humanos, por permitir todo o tipo de linguagem e de hibridismos. Dessa forma, através do drama da estirpe do povo moçambicano, o autor busca caminhos para unir passado e presente, fundindo-os em um futuro possivelmente integrador. Observa-se em Mia Couto um trabalho com a linguagem referente às narrativas orais, com a criação e transcriação de provérbios e máximas, além de um olhar atento às memórias das personagens, elemento crucial para a retomada do período colonial e para o entendimento da busca por um projeto identitário. Investiga-se, além disso, os elementos trágicos na obra, consequências de uma trama articulada entre as personagens. Para tanto, o embasamento teórico será realizado a partir das teorias de Ernst Cassirer, Ana Malfalda Leite, Walter Benjamin, Ángel Rama, Stuart Hall, Fernando Ortíz e outros.
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Dessa forma, através do drama da estirpe do povo moçambicano, o autor busca caminhos para unir passado e presente, fundindo-os em um futuro possivelmente integrador. Observa-se em Mia Couto um trabalho com a linguagem referente às narrativas orais, com a criação e transcriação de provérbios e máximas, além de um olhar atento às memórias das personagens, elemento crucial para a retomada do período colonial e para o entendimento da busca por um projeto identitário. Investiga-se, além disso, os elementos trágicos na obra, consequências de uma trama articulada entre as personagens. Para tanto, o embasamento teórico será realizado a partir das teorias de Ernst Cassirer, Ana Malfalda Leite, Walter Benjamin, Ángel Rama, Stuart Hall, Fernando Ortíz e outros.This study which its focus is the Veneno de Deus, Remédios do diabo’s literary narrative approach of the Mozambican author Mia Couto intends to demonstrate the way the author works with the articulation between the Mozambican post-colonial period and its consequences to the colonized people such as the search for their indentities. The novel establishes itself like an adequate model to represent the human dramas by allowing every type of language and hybridisms. Thus, by the race’s drama of the Mozambican people, the author looks for ways to connect the past and the present, fusing them in a possible integrated future. It can be observed in Mia Couto’s productions a language work referring to the oral narratives by the creation and transcription of the proverbs and maxims, besides a watchful look into the characters’ memories, crucial element to the post-colonial resumption and to the understanding of a indentitary project search. It can also be invetigated the tragic elements in the book which are consequences of an articulated plot between the characters. Therefore, the theoretical basis will be accomplished from Ernst Cassirer, Ana Malfalda Leite, Walter Benjamin, Ángel Rama, Stuart Hall, Fernando Ortíz and others’ theories.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em LetrasBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLiteraturaLiteratura moçambicana - História e críticaCouto, Mia, 1955- - Crítica e interpretaçãoLiteratura e históriaPós-colonialMoçambiqueIdentidadeMia CoutoPost-colonialMozambiqueIdentityAs doses da literatura pós-colonial moçambicana: um olhar sobre a linguagem, a representação e o trágico em Venenos de Deus, Remédios do diabo, de Mia Coutoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCunha, Betina Ribeiro Rodrigues dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763649D6Morais, Carlos Francisco dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782243E4Carmo, Maria Suzana Moreira dohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735827T8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279334J4Zanutim, Lorraine102info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILDosesLiteraturaPosColonial.pdf.jpgDosesLiteraturaPosColonial.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1292https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17771/4/DosesLiteraturaPosColonial.pdf.jpg7485df76b3e2a16f1d6977aa123723ddMD54ORIGINALDosesLiteraturaPosColonial.pdfDosesLiteraturaPosColonial.pdfDissertaçãoapplication/pdf1701499https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17771/1/DosesLiteraturaPosColonial.pdf32d8647564706607787350fb20920009MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17771/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTDosesLiteraturaPosColonial.pdf.txtDosesLiteraturaPosColonial.pdf.txtExtracted texttext/plain216262https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17771/3/DosesLiteraturaPosColonial.pdf.txt52dd096ec145bc3bbaf2edbf9dd661a6MD53123456789/177712020-09-29 21:48:12.427oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-30T00:48:12Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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