"Elis Regina: Dou o tiro, quem mata é Deus!"— performances da cena e da crítica na construção de uma intérprete do Brasil (1964-1978)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Robson Pereira da lattes
Orientador(a): Ramos, Rosangela Patriota lattes, Ramos, Alcides Freire lattes
Banca de defesa: Vieira, Thaís Leão, Gomes, Aguinaldo Rodrigues, Menezes, Marcos Antonio
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em História
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
MPB
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29708
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.372
Resumo: A presente pesquisa tem como proposta a investigação acerca das variações entre a construída singularidade artística de Elis Regina e os diálogos estabelecidos por ela com uma rede coletiva de artistas (encenadores, coreógrafos, músicos, etc.) e críticos musicais e, por conseguinte, os consórcios de interesses diversificados e localizados no campo artístico em relação a sua obra e identidade artística. Essa leitura tem como objeto específico as obras da artista produzidas entre 1974-1978, especialmente, os espetáculos Falso Brilhante (1975) e Transversal do Tempo (1978), na compreensão da maneira pela qual a intérprete se inseria no debate público por meio da cena musical (como espaço de atuação) e produzia atos de relatar a si mesma em diálogos com questões coletivas sob o aspecto cênico. Tais espetáculos se inserem no momento histórico da transição entre o regime ditatorial e as iniciativas que desejavam a reabertura política, em que começava a emergir dissidências no campo artístico acerca dos embates de memória da resistência democrática no país. Nesse processo, a artista foi alçada como “estandarte” de expectativas coletivas que caracterizou na sua imagem a simbolização de projetos plurais. Assim, na conferida centralidade da figura do artista em sua obra, Elis Regina passou a debater problemáticas da esfera cultural e sócio-política de maneira acentuada, a partir do que dispunha em cena num diálogo profundo entre as interpretações atribuídas a ela e o desejo de relatar a si mesma (dentro dos limites de produzir uma narrativa e interpretação acerca de sua vivência histórica). O eixo de proximidade entre as obras aqui escolhidas está alicerçado na experiência da artista em diálogos e problemáticas com questões do Brasil de seu tempo; em uma reflexão histórica e avaliativa que visava transição, permanência e a projeção de transformações. Em outros termos, a urdidura do texto aqui apresentado busca compreender o processo de lutas de representações vivido por Elis Regina atrelado às suas reflexões acerca do papel social do artista em diálogo com seus interlocutores inseridos no campo artístico, frente ao período de reabertura política e os efeitos da ditadura militar no país (1964-1985).
id UFU_c00ba3db8ab72d3489ed377c81a98ed0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/29708
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2020-08-17T21:54:48Z2020-08-17T21:54:48Z2020-02-26SILVA, Robson Pereira da. "Elis Regina: Dou o tiro, quem mata é Deus!" - Performances da cena e da crítica na construção de uma intérprete do Brasil (1964-1978). 2020. 304 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.372https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29708https://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.372A presente pesquisa tem como proposta a investigação acerca das variações entre a construída singularidade artística de Elis Regina e os diálogos estabelecidos por ela com uma rede coletiva de artistas (encenadores, coreógrafos, músicos, etc.) e críticos musicais e, por conseguinte, os consórcios de interesses diversificados e localizados no campo artístico em relação a sua obra e identidade artística. Essa leitura tem como objeto específico as obras da artista produzidas entre 1974-1978, especialmente, os espetáculos Falso Brilhante (1975) e Transversal do Tempo (1978), na compreensão da maneira pela qual a intérprete se inseria no debate público por meio da cena musical (como espaço de atuação) e produzia atos de relatar a si mesma em diálogos com questões coletivas sob o aspecto cênico. Tais espetáculos se inserem no momento histórico da transição entre o regime ditatorial e as iniciativas que desejavam a reabertura política, em que começava a emergir dissidências no campo artístico acerca dos embates de memória da resistência democrática no país. Nesse processo, a artista foi alçada como “estandarte” de expectativas coletivas que caracterizou na sua imagem a simbolização de projetos plurais. Assim, na conferida centralidade da figura do artista em sua obra, Elis Regina passou a debater problemáticas da esfera cultural e sócio-política de maneira acentuada, a partir do que dispunha em cena num diálogo profundo entre as interpretações atribuídas a ela e o desejo de relatar a si mesma (dentro dos limites de produzir uma narrativa e interpretação acerca de sua vivência histórica). O eixo de proximidade entre as obras aqui escolhidas está alicerçado na experiência da artista em diálogos e problemáticas com questões do Brasil de seu tempo; em uma reflexão histórica e avaliativa que visava transição, permanência e a projeção de transformações. Em outros termos, a urdidura do texto aqui apresentado busca compreender o processo de lutas de representações vivido por Elis Regina atrelado às suas reflexões acerca do papel social do artista em diálogo com seus interlocutores inseridos no campo artístico, frente ao período de reabertura política e os efeitos da ditadura militar no país (1964-1985).This research proposes to investigate the variations between Elis Regina's constructed artistic singularity and the dialogues established by her with a collective network of artists (stage directors, choreographers, musicians, etc.) and music critics and, therefore, of diversified interests in the artistic field in relation to their work and artistic identity. This doctoral thesis has as specific object the artist's works produced between 1974-1978, especially the shows Falso Brilhante (1975) and Transversal do Tempo (1978), in the understanding of the way in which the interpreter was inserted in the public debate through the musical scene (as a space for acting) and produced acts of reporting itself in dialogues with collective issues under the scenic aspect. Such spectacles are inserted in the historical moment of the transition between the dictatorial regime and the initiatives that wished the political reopening, in which dissidents began to emerge in the artistic field about the clashes of memory of the democratic resistance in the country. In this process, the artist was raised as a “iconic” of collective expectations that characterized the symbolization of plural projects in her image. Thus, in the centrality of the figure of the artist in her work, Elis Regina began to debate issues in the cultural and socio-political sphere in a marked way, based on what she had on the scene in a deep dialogue between the interpretations attributed to her and the desire to report to yourself (within the limits of producing a narrative and interpretation about your historical experience). The proximity axis between the works chosen here is based on the artist's experience in dialogues and issues with issues of Brazil of her time; in a historical and evaluative reflection that aimed at transition, permanence and the projection of transformations. In these terms, the warp of the text presented here seeks to understand the process of struggles of representations experienced by Elis Regina linked to his reflections on the social role of the artist in dialogue with his interlocutors inserted in the artistic field, in the face of the period of political reopening and the effects of the military dictatorship in the country (1964-1985).Tese (Doutorado)2022-02-26porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICAElis ReginaMPBPerformanceCríticaCultural criticismHistóriaHistoryFalso BrilhanteTransversal do Tempo"Elis Regina: Dou o tiro, quem mata é Deus!"— performances da cena e da crítica na construção de uma intérprete do Brasil (1964-1978)Elis Regina: "I shoot, God is the one who kills” - performance of the scene and criticism in the construction of a singer in Brazil (1964-1978)Elis Regina: "Disparo, Dios es el que mata" - performance de la escena y la crítica en la construcción de un cantante en Brasil (1964-1978)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisRamos, Rosangela Patriotahttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930Ramos, Alcides Freirehttp://lattes.cnpq.br/4887520444879981Vieira, Thaís LeãoGomes, Aguinaldo RodriguesMenezes, Marcos Antoniohttp://lattes.cnpq.br/5608673598392485Silva, Robson Pereira da304789845580d237edd-a739-4adb-a6bb-2a96485ebd4creponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29708/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29708/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53TEXTElisReginaDou.pdf.txtElisReginaDou.pdf.txtExtracted texttext/plain747563https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29708/4/ElisReginaDou.pdf.txt0da3c37bbf0f472216f2971dcc9187feMD54THUMBNAILElisReginaDou.pdf.jpgElisReginaDou.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29708/5/ElisReginaDou.pdf.jpg271f4b0a6ef65beb76370ff2169a9e75MD55ORIGINALElisReginaDou.pdfElisReginaDou.pdfElis Regina - Dou o tiro quem mata é Deus (tese)application/pdf3773083https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29708/1/ElisReginaDou.pdfed7db62ab5ebb9706030d0eeabfc959eMD51123456789/297082022-10-17 16:06:16.044oai:repositorio.ufu.br:123456789/29708w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLCBhbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYSBsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0gY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkbyBlLW1haWwgIHJlcG9zaXRvcmlvQHVmdS5ici4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-10-17T19:06:16Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Elis Regina: Dou o tiro, quem mata é Deus!"— performances da cena e da crítica na construção de uma intérprete do Brasil (1964-1978)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Elis Regina: "I shoot, God is the one who kills” - performance of the scene and criticism in the construction of a singer in Brazil (1964-1978)
Elis Regina: "Disparo, Dios es el que mata" - performance de la escena y la crítica en la construcción de un cantante en Brasil (1964-1978)
title "Elis Regina: Dou o tiro, quem mata é Deus!"— performances da cena e da crítica na construção de uma intérprete do Brasil (1964-1978)
spellingShingle "Elis Regina: Dou o tiro, quem mata é Deus!"— performances da cena e da crítica na construção de uma intérprete do Brasil (1964-1978)
Silva, Robson Pereira da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
Elis Regina
MPB
Performance
Crítica
Cultural criticism
História
History
Falso Brilhante
Transversal do Tempo
title_short "Elis Regina: Dou o tiro, quem mata é Deus!"— performances da cena e da crítica na construção de uma intérprete do Brasil (1964-1978)
title_full "Elis Regina: Dou o tiro, quem mata é Deus!"— performances da cena e da crítica na construção de uma intérprete do Brasil (1964-1978)
title_fullStr "Elis Regina: Dou o tiro, quem mata é Deus!"— performances da cena e da crítica na construção de uma intérprete do Brasil (1964-1978)
title_full_unstemmed "Elis Regina: Dou o tiro, quem mata é Deus!"— performances da cena e da crítica na construção de uma intérprete do Brasil (1964-1978)
title_sort "Elis Regina: Dou o tiro, quem mata é Deus!"— performances da cena e da crítica na construção de uma intérprete do Brasil (1964-1978)
author Silva, Robson Pereira da
author_facet Silva, Robson Pereira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rosangela Patriota
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8434935867197930
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv Ramos, Alcides Freire
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4887520444879981
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vieira, Thaís Leão
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gomes, Aguinaldo Rodrigues
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Menezes, Marcos Antonio
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5608673598392485
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Robson Pereira da
contributor_str_mv Ramos, Rosangela Patriota
Ramos, Alcides Freire
Vieira, Thaís Leão
Gomes, Aguinaldo Rodrigues
Menezes, Marcos Antonio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
Elis Regina
MPB
Performance
Crítica
Cultural criticism
História
History
Falso Brilhante
Transversal do Tempo
dc.subject.por.fl_str_mv Elis Regina
MPB
Performance
Crítica
Cultural criticism
História
History
Falso Brilhante
Transversal do Tempo
description A presente pesquisa tem como proposta a investigação acerca das variações entre a construída singularidade artística de Elis Regina e os diálogos estabelecidos por ela com uma rede coletiva de artistas (encenadores, coreógrafos, músicos, etc.) e críticos musicais e, por conseguinte, os consórcios de interesses diversificados e localizados no campo artístico em relação a sua obra e identidade artística. Essa leitura tem como objeto específico as obras da artista produzidas entre 1974-1978, especialmente, os espetáculos Falso Brilhante (1975) e Transversal do Tempo (1978), na compreensão da maneira pela qual a intérprete se inseria no debate público por meio da cena musical (como espaço de atuação) e produzia atos de relatar a si mesma em diálogos com questões coletivas sob o aspecto cênico. Tais espetáculos se inserem no momento histórico da transição entre o regime ditatorial e as iniciativas que desejavam a reabertura política, em que começava a emergir dissidências no campo artístico acerca dos embates de memória da resistência democrática no país. Nesse processo, a artista foi alçada como “estandarte” de expectativas coletivas que caracterizou na sua imagem a simbolização de projetos plurais. Assim, na conferida centralidade da figura do artista em sua obra, Elis Regina passou a debater problemáticas da esfera cultural e sócio-política de maneira acentuada, a partir do que dispunha em cena num diálogo profundo entre as interpretações atribuídas a ela e o desejo de relatar a si mesma (dentro dos limites de produzir uma narrativa e interpretação acerca de sua vivência histórica). O eixo de proximidade entre as obras aqui escolhidas está alicerçado na experiência da artista em diálogos e problemáticas com questões do Brasil de seu tempo; em uma reflexão histórica e avaliativa que visava transição, permanência e a projeção de transformações. Em outros termos, a urdidura do texto aqui apresentado busca compreender o processo de lutas de representações vivido por Elis Regina atrelado às suas reflexões acerca do papel social do artista em diálogo com seus interlocutores inseridos no campo artístico, frente ao período de reabertura política e os efeitos da ditadura militar no país (1964-1985).
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-17T21:54:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-17T21:54:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Robson Pereira da. "Elis Regina: Dou o tiro, quem mata é Deus!" - Performances da cena e da crítica na construção de uma intérprete do Brasil (1964-1978). 2020. 304 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.372
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29708
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.372
identifier_str_mv SILVA, Robson Pereira da. "Elis Regina: Dou o tiro, quem mata é Deus!" - Performances da cena e da crítica na construção de uma intérprete do Brasil (1964-1978). 2020. 304 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.372
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29708
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29708/2/license_rdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29708/3/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29708/4/ElisReginaDou.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29708/5/ElisReginaDou.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29708/1/ElisReginaDou.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
0da3c37bbf0f472216f2971dcc9187fe
271f4b0a6ef65beb76370ff2169a9e75
ed7db62ab5ebb9706030d0eeabfc959e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331531410210816