Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
|
Departamento: |
Linguística Letras e Artes
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15336 |
Resumo: | This study tried to focus upon the academic reception which the psychogenetic theory of learning the written symbolic system had among the teachers in the schools of the fundamental level in Uberlândia. Emília Ferreiro directly, Jean Piaget and Lev Vigotski indirectly were brought into the scene as well. The research approach was qualitative and the instruments used in the research were the following: a questionnaire and an oral interview. The analysis of data shows that linguistic knowledge is vital in the task of teaching the written system and that the teachers usually have a misconception of Ferreiro's psychogenetic theory. |
id |
UFU_c4e08b2a337321230f304926f422df2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/15336 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:42:17Z2009-01-232016-06-22T18:42:17Z2008-10-29GONÇALVES, Júnia Alba. Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15336This study tried to focus upon the academic reception which the psychogenetic theory of learning the written symbolic system had among the teachers in the schools of the fundamental level in Uberlândia. Emília Ferreiro directly, Jean Piaget and Lev Vigotski indirectly were brought into the scene as well. The research approach was qualitative and the instruments used in the research were the following: a questionnaire and an oral interview. The analysis of data shows that linguistic knowledge is vital in the task of teaching the written system and that the teachers usually have a misconception of Ferreiro's psychogenetic theory.Este estudo procurou focar a recepção acadêmica que a teoria psicogenética do desenvolvimento e da aprendizagem do sistema de escrita teve entre os professores nas escolas da rede municipal de Uberlândia. Emília Ferreiro, assim como Jean Piaget e Lev Vigotski serviram de base de referência teórica nesse trabalho. O método de pesquisa foi quantitativo/interpretativista e os instrumentos utilizados na pesquisa foram: questionário e entrevistas orais. A análise dos dados mostra que o conhecimento lingüístico é vital na tarefa de ensinar o sistema escrito e que o professor tem um conceito equivocado da teoria psicogenética de Ferreiro.Mestre em Lingüísticaapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosUFUBRLinguística Letras e ArtesLingüística aplicadaEscritaFerreiro, EmíliaEnsinoAprendizagemPsicogênese da escritaEnsino aprendizagemConhecimento lingüísticoPsychogenesis of the writingTeaching- LearningLinguistic knowledgeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEquívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisJesus, Osvaldo Freitas dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9Freitas, Alice Cunha dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791984E7Maimone, Eulália Henriqueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793941Y7http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755231A1Gonçalves, Júnia Albainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILJunia.pdf.jpgJunia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15336/3/Junia.pdf.jpg4dc66eae59e9354fee818c35ecdcebd0MD53ORIGINALJunia.pdfapplication/pdf224833https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15336/1/Junia.pdfd764b068f591a06b5b2d090896191682MD51TEXTJunia.pdf.txtJunia.pdf.txtExtracted texttext/plain167033https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15336/2/Junia.pdf.txt1fb4c8a8d53c60c51e06e561d52224afMD52123456789/153362016-06-23 04:21:59.524oai:repositorio.ufu.br:123456789/15336Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T07:21:59Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro |
title |
Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro |
spellingShingle |
Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro Gonçalves, Júnia Alba Lingüística aplicada Escrita Ferreiro, Emília Ensino Aprendizagem Psicogênese da escrita Ensino aprendizagem Conhecimento lingüístico Psychogenesis of the writing Teaching- Learning Linguistic knowledge CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro |
title_full |
Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro |
title_fullStr |
Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro |
title_full_unstemmed |
Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro |
title_sort |
Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro |
author |
Gonçalves, Júnia Alba |
author_facet |
Gonçalves, Júnia Alba |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jesus, Osvaldo Freitas de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Freitas, Alice Cunha de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791984E7 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maimone, Eulália Henriques |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793941Y7 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755231A1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Júnia Alba |
contributor_str_mv |
Jesus, Osvaldo Freitas de Freitas, Alice Cunha de Maimone, Eulália Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingüística aplicada Escrita Ferreiro, Emília Ensino Aprendizagem Psicogênese da escrita Ensino aprendizagem Conhecimento lingüístico |
topic |
Lingüística aplicada Escrita Ferreiro, Emília Ensino Aprendizagem Psicogênese da escrita Ensino aprendizagem Conhecimento lingüístico Psychogenesis of the writing Teaching- Learning Linguistic knowledge CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychogenesis of the writing Teaching- Learning Linguistic knowledge |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
This study tried to focus upon the academic reception which the psychogenetic theory of learning the written symbolic system had among the teachers in the schools of the fundamental level in Uberlândia. Emília Ferreiro directly, Jean Piaget and Lev Vigotski indirectly were brought into the scene as well. The research approach was qualitative and the instruments used in the research were the following: a questionnaire and an oral interview. The analysis of data shows that linguistic knowledge is vital in the task of teaching the written system and that the teachers usually have a misconception of Ferreiro's psychogenetic theory. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-10-29 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-01-23 2016-06-22T18:42:17Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:42:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GONÇALVES, Júnia Alba. Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15336 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Júnia Alba. Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Linguística Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15336/3/Junia.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15336/1/Junia.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15336/2/Junia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4dc66eae59e9354fee818c35ecdcebd0 d764b068f591a06b5b2d090896191682 1fb4c8a8d53c60c51e06e561d52224af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331484418277376 |