Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Gonçalves, Júnia Alba lattes
Orientador(a): Jesus, Osvaldo Freitas de lattes
Banca de defesa: Freitas, Alice Cunha de lattes, Maimone, Eulália Henriques lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Departamento: Linguística Letras e Artes
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15336
Resumo: This study tried to focus upon the academic reception which the psychogenetic theory of learning the written symbolic system had among the teachers in the schools of the fundamental level in Uberlândia. Emília Ferreiro directly, Jean Piaget and Lev Vigotski indirectly were brought into the scene as well. The research approach was qualitative and the instruments used in the research were the following: a questionnaire and an oral interview. The analysis of data shows that linguistic knowledge is vital in the task of teaching the written system and that the teachers usually have a misconception of Ferreiro's psychogenetic theory.
id UFU_c4e08b2a337321230f304926f422df2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/15336
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:42:17Z2009-01-232016-06-22T18:42:17Z2008-10-29GONÇALVES, Júnia Alba. Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15336This study tried to focus upon the academic reception which the psychogenetic theory of learning the written symbolic system had among the teachers in the schools of the fundamental level in Uberlândia. Emília Ferreiro directly, Jean Piaget and Lev Vigotski indirectly were brought into the scene as well. The research approach was qualitative and the instruments used in the research were the following: a questionnaire and an oral interview. The analysis of data shows that linguistic knowledge is vital in the task of teaching the written system and that the teachers usually have a misconception of Ferreiro's psychogenetic theory.Este estudo procurou focar a recepção acadêmica que a teoria psicogenética do desenvolvimento e da aprendizagem do sistema de escrita teve entre os professores nas escolas da rede municipal de Uberlândia. Emília Ferreiro, assim como Jean Piaget e Lev Vigotski serviram de base de referência teórica nesse trabalho. O método de pesquisa foi quantitativo/interpretativista e os instrumentos utilizados na pesquisa foram: questionário e entrevistas orais. A análise dos dados mostra que o conhecimento lingüístico é vital na tarefa de ensinar o sistema escrito e que o professor tem um conceito equivocado da teoria psicogenética de Ferreiro.Mestre em Lingüísticaapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosUFUBRLinguística Letras e ArtesLingüística aplicadaEscritaFerreiro, EmíliaEnsinoAprendizagemPsicogênese da escritaEnsino aprendizagemConhecimento lingüísticoPsychogenesis of the writingTeaching- LearningLinguistic knowledgeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEquívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisJesus, Osvaldo Freitas dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9Freitas, Alice Cunha dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791984E7Maimone, Eulália Henriqueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793941Y7http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755231A1Gonçalves, Júnia Albainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILJunia.pdf.jpgJunia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15336/3/Junia.pdf.jpg4dc66eae59e9354fee818c35ecdcebd0MD53ORIGINALJunia.pdfapplication/pdf224833https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15336/1/Junia.pdfd764b068f591a06b5b2d090896191682MD51TEXTJunia.pdf.txtJunia.pdf.txtExtracted texttext/plain167033https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15336/2/Junia.pdf.txt1fb4c8a8d53c60c51e06e561d52224afMD52123456789/153362016-06-23 04:21:59.524oai:repositorio.ufu.br:123456789/15336Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T07:21:59Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro
title Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro
spellingShingle Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro
Gonçalves, Júnia Alba
Lingüística aplicada
Escrita
Ferreiro, Emília
Ensino
Aprendizagem
Psicogênese da escrita
Ensino aprendizagem
Conhecimento lingüístico
Psychogenesis of the writing
Teaching- Learning
Linguistic knowledge
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro
title_full Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro
title_fullStr Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro
title_full_unstemmed Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro
title_sort Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro
author Gonçalves, Júnia Alba
author_facet Gonçalves, Júnia Alba
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jesus, Osvaldo Freitas de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Freitas, Alice Cunha de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791984E7
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maimone, Eulália Henriques
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793941Y7
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755231A1
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Júnia Alba
contributor_str_mv Jesus, Osvaldo Freitas de
Freitas, Alice Cunha de
Maimone, Eulália Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística aplicada
Escrita
Ferreiro, Emília
Ensino
Aprendizagem
Psicogênese da escrita
Ensino aprendizagem
Conhecimento lingüístico
topic Lingüística aplicada
Escrita
Ferreiro, Emília
Ensino
Aprendizagem
Psicogênese da escrita
Ensino aprendizagem
Conhecimento lingüístico
Psychogenesis of the writing
Teaching- Learning
Linguistic knowledge
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychogenesis of the writing
Teaching- Learning
Linguistic knowledge
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This study tried to focus upon the academic reception which the psychogenetic theory of learning the written symbolic system had among the teachers in the schools of the fundamental level in Uberlândia. Emília Ferreiro directly, Jean Piaget and Lev Vigotski indirectly were brought into the scene as well. The research approach was qualitative and the instruments used in the research were the following: a questionnaire and an oral interview. The analysis of data shows that linguistic knowledge is vital in the task of teaching the written system and that the teachers usually have a misconception of Ferreiro's psychogenetic theory.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-10-29
dc.date.available.fl_str_mv 2009-01-23
2016-06-22T18:42:17Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:42:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Júnia Alba. Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15336
identifier_str_mv GONÇALVES, Júnia Alba. Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Linguística Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15336/3/Junia.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15336/1/Junia.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15336/2/Junia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4dc66eae59e9354fee818c35ecdcebd0
d764b068f591a06b5b2d090896191682
1fb4c8a8d53c60c51e06e561d52224af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331484418277376