Publicidade comportamental e vigilância: pressupostos para responsabilização civil dos sites de redes sociais na internet

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Luiz Felipe Borges lattes
Orientador(a): Martins, Fernando Rodrigues lattes
Banca de defesa: Martins, Guilherme Magalhães lattes, Reichelt, Luis Alberto lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Direito
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32777
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.328
Resumo: Na realidade eletrônica, o trânsito de dados pessoais é vigorosamente estimulado e efetiva-se pelo suporte de amplas e eficientes redes de conexão. Nessa dinâmica, fornecedores do mercado de consumo apropriam-se de dados pessoais para o fornecimento de produtos e serviços mais personalizados aos gostos e desejos pessoais, técnica de maior propensão ao convencimento, mas que não se furta a incontáveis reflexos sociais. Os indivíduos têm sido sistematicamente alijados do controle das próprias informações, convertendo-se em medida para conformação dos interesses do mercado. No bojo dessas premissas situa-se o problema de pesquisa deste trabalho, o qual pretende investigar os pressupostos para responsabilização de um dos relevantes atores do mercado pelo controle e manuseio de dados pessoais. Ora, os sites de redes sociais congregam inúmeros usuários e informações pessoais, desse modo, são oportunas incursões tendentes à verificação da responsabilidade pela ambientação de estruturas de vigilância e direcionamento de publicidade comportamental. Partindo de uma abordagem dedutiva e do procedimento monográfico, busca-se esclarecer em que consiste a Sociedade em Rede e como questões de identidade, sociabilização e comércio são profundamente reorientadas. Diante da hipervulnerabilidade dos usuários e do sistemático depauperamento da privacidade em rede, urge o reconhecimento do potencial emancipador do Direito. Para plena conformação de projetos de livre desenvolvimento da personalidade é fundamental que o ordenamento assente estruturas jurídicas de resposta. Nesse tocante, a responsabilidade civil assume papel emancipador e se dedica à garantia da autodeterminação informativa no ambiente eletrônico.
id UFU_c7e963940ad53dec417dab654916306c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/32777
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2021-09-23T16:51:42Z2021-09-23T16:51:42Z2021-07-23SILVA, Luiz Felipe Borges. Publicidade comportamental e vigilância: pressupostos para responsabilização civil dos sites de redes sociais na Internet. 2021. 183 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.328.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32777http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.328Na realidade eletrônica, o trânsito de dados pessoais é vigorosamente estimulado e efetiva-se pelo suporte de amplas e eficientes redes de conexão. Nessa dinâmica, fornecedores do mercado de consumo apropriam-se de dados pessoais para o fornecimento de produtos e serviços mais personalizados aos gostos e desejos pessoais, técnica de maior propensão ao convencimento, mas que não se furta a incontáveis reflexos sociais. Os indivíduos têm sido sistematicamente alijados do controle das próprias informações, convertendo-se em medida para conformação dos interesses do mercado. No bojo dessas premissas situa-se o problema de pesquisa deste trabalho, o qual pretende investigar os pressupostos para responsabilização de um dos relevantes atores do mercado pelo controle e manuseio de dados pessoais. Ora, os sites de redes sociais congregam inúmeros usuários e informações pessoais, desse modo, são oportunas incursões tendentes à verificação da responsabilidade pela ambientação de estruturas de vigilância e direcionamento de publicidade comportamental. Partindo de uma abordagem dedutiva e do procedimento monográfico, busca-se esclarecer em que consiste a Sociedade em Rede e como questões de identidade, sociabilização e comércio são profundamente reorientadas. Diante da hipervulnerabilidade dos usuários e do sistemático depauperamento da privacidade em rede, urge o reconhecimento do potencial emancipador do Direito. Para plena conformação de projetos de livre desenvolvimento da personalidade é fundamental que o ordenamento assente estruturas jurídicas de resposta. Nesse tocante, a responsabilidade civil assume papel emancipador e se dedica à garantia da autodeterminação informativa no ambiente eletrônico.In electronic reality, the transit of personal data is vigorously stimulated and made effective through the support of extensive and efficient connection networks. In this dynamic, suppliers of the consumer market use personal data to enrich products and services that are more personalized to personal tastes and desires, a technique that is more prone to persuasion, but that does not shy away from countless social reflexes. Individuals have been systematically removed from the control of their own information, becoming a measure for shaping the interests of the market. In the heart of these assumptions lies the research problem of this work, which intends to investigate the assumptions for the accountability of one of the relevant market players for the control and handling of personal data. Now, social media sites bring together countless users and personal information, thus, they are timely incursions aimed at verifying the responsibility for setting up surveillance structures and targeting behavioral advertising. Starting from a deductive approach and a monographic procedure, it seeks to clarify what Network Society consists of and how issues of identity, socialization and commerce are profoundly reoriented. Given the hypervulnerability of users and the systematic assault on privacy on the Internet, it is urgent to recognize the emancipatory potential of Law. For the full conformation of projects for the free development of the personality, it is essential that the order establishes legal response structures. In this regard, civil liability assumes an emancipatory role and is dedicated to guaranteeing informational self-determination in the electronic environment.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoDissertação (Mestrado)2024-08-23porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em DireitoBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVILCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpublicidade comportamentalbehavioral advertisingvigilânciasurveillanceresponsabilidade civilcivil liabilitysites de redes sociaissocial media sitesInternetinternetPublicidade comportamental e vigilância: pressupostos para responsabilização civil dos sites de redes sociais na internetBehavioral advertising and surveillance: assumptions for civil liability of internet social networking sitesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMartins, Fernando Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/7387882596830323Martins, Guilherme Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/6071905480000840Reichelt, Luis Albertohttp://lattes.cnpq.br/9764578232283873http://lattes.cnpq.br/9602297436905985Silva, Luiz Felipe Borges1831004631723bfd9716-9d30-463f-a9ce-5519ea0c884creponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALPublicidadeComportamentalVigilância.pdfPublicidadeComportamentalVigilância.pdfDissertaçãoapplication/pdf1825836https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/32777/1/PublicidadeComportamentalVigil%c3%a2ncia.pdfbd0ffa292b07185b1d3610487fdba49bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/32777/4/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/32777/5/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD55TEXTPublicidadeComportamentalVigilância.pdf.txtPublicidadeComportamentalVigilância.pdf.txtExtracted texttext/plain558114https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/32777/6/PublicidadeComportamentalVigil%c3%a2ncia.pdf.txt75a5a3162d26ee75340db662eb238658MD56THUMBNAILPublicidadeComportamentalVigilância.pdf.jpgPublicidadeComportamentalVigilância.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/32777/7/PublicidadeComportamentalVigil%c3%a2ncia.pdf.jpgb824d172e2fe5afbc0c9fd13a4a76288MD57123456789/327772022-07-19 15:01:49.781oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-07-19T18:01:49Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicidade comportamental e vigilância: pressupostos para responsabilização civil dos sites de redes sociais na internet
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Behavioral advertising and surveillance: assumptions for civil liability of internet social networking sites
title Publicidade comportamental e vigilância: pressupostos para responsabilização civil dos sites de redes sociais na internet
spellingShingle Publicidade comportamental e vigilância: pressupostos para responsabilização civil dos sites de redes sociais na internet
Silva, Luiz Felipe Borges
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
publicidade comportamental
behavioral advertising
vigilância
surveillance
responsabilidade civil
civil liability
sites de redes sociais
social media sites
Internet
internet
title_short Publicidade comportamental e vigilância: pressupostos para responsabilização civil dos sites de redes sociais na internet
title_full Publicidade comportamental e vigilância: pressupostos para responsabilização civil dos sites de redes sociais na internet
title_fullStr Publicidade comportamental e vigilância: pressupostos para responsabilização civil dos sites de redes sociais na internet
title_full_unstemmed Publicidade comportamental e vigilância: pressupostos para responsabilização civil dos sites de redes sociais na internet
title_sort Publicidade comportamental e vigilância: pressupostos para responsabilização civil dos sites de redes sociais na internet
author Silva, Luiz Felipe Borges
author_facet Silva, Luiz Felipe Borges
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Fernando Rodrigues
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7387882596830323
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Martins, Guilherme Magalhães
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6071905480000840
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Reichelt, Luis Alberto
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9764578232283873
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9602297436905985
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiz Felipe Borges
contributor_str_mv Martins, Fernando Rodrigues
Martins, Guilherme Magalhães
Reichelt, Luis Alberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
publicidade comportamental
behavioral advertising
vigilância
surveillance
responsabilidade civil
civil liability
sites de redes sociais
social media sites
Internet
internet
dc.subject.por.fl_str_mv publicidade comportamental
behavioral advertising
vigilância
surveillance
responsabilidade civil
civil liability
sites de redes sociais
social media sites
Internet
internet
description Na realidade eletrônica, o trânsito de dados pessoais é vigorosamente estimulado e efetiva-se pelo suporte de amplas e eficientes redes de conexão. Nessa dinâmica, fornecedores do mercado de consumo apropriam-se de dados pessoais para o fornecimento de produtos e serviços mais personalizados aos gostos e desejos pessoais, técnica de maior propensão ao convencimento, mas que não se furta a incontáveis reflexos sociais. Os indivíduos têm sido sistematicamente alijados do controle das próprias informações, convertendo-se em medida para conformação dos interesses do mercado. No bojo dessas premissas situa-se o problema de pesquisa deste trabalho, o qual pretende investigar os pressupostos para responsabilização de um dos relevantes atores do mercado pelo controle e manuseio de dados pessoais. Ora, os sites de redes sociais congregam inúmeros usuários e informações pessoais, desse modo, são oportunas incursões tendentes à verificação da responsabilidade pela ambientação de estruturas de vigilância e direcionamento de publicidade comportamental. Partindo de uma abordagem dedutiva e do procedimento monográfico, busca-se esclarecer em que consiste a Sociedade em Rede e como questões de identidade, sociabilização e comércio são profundamente reorientadas. Diante da hipervulnerabilidade dos usuários e do sistemático depauperamento da privacidade em rede, urge o reconhecimento do potencial emancipador do Direito. Para plena conformação de projetos de livre desenvolvimento da personalidade é fundamental que o ordenamento assente estruturas jurídicas de resposta. Nesse tocante, a responsabilidade civil assume papel emancipador e se dedica à garantia da autodeterminação informativa no ambiente eletrônico.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-23T16:51:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-23T16:51:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Luiz Felipe Borges. Publicidade comportamental e vigilância: pressupostos para responsabilização civil dos sites de redes sociais na Internet. 2021. 183 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.328.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32777
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.328
identifier_str_mv SILVA, Luiz Felipe Borges. Publicidade comportamental e vigilância: pressupostos para responsabilização civil dos sites de redes sociais na Internet. 2021. 183 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.328.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32777
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Direito
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/32777/1/PublicidadeComportamentalVigil%c3%a2ncia.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/32777/4/license_rdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/32777/5/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/32777/6/PublicidadeComportamentalVigil%c3%a2ncia.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/32777/7/PublicidadeComportamentalVigil%c3%a2ncia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd0ffa292b07185b1d3610487fdba49b
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
75a5a3162d26ee75340db662eb238658
b824d172e2fe5afbc0c9fd13a4a76288
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331455290933248