O desenvolvimento de competências de professores pré-serviço de Letras - Língua Inglesa no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Brick, Tatiana Vasconcelos lattes
Orientador(a): Moraes Filho, Waldenor Barros lattes
Banca de defesa: Abreu-e-Lima, Denise Martins de, Souza, Valeska Virgínia Soares
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26728
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2114
Resumo: Um dos principais desafios na formação de professores pré-serviço de Letras – Língua Inglesa é a abertura de espaço nos currículos dos cursos para incluir conteúdos sobre prática profissional, fazendo uma ponte entre teoria e práxis, sendo essa a principal proposta da formação no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras, que ocorre nos Núcleos de Línguas das universidades participantes do Programa. O presente trabalho teve por objetivo investigar a visão dos professores pré-serviço de Letras – Língua Inglesa a respeito do desenvolvimento das cinco competências, segundo modelo teórico de Almeida Filho (1993,1997, 2004, 2006, 2007 e 2009), na sua formação no contexto do Programa IsF. A metodologia empregada foi a de estudo de caso, em uma pesquisa de cunho interpretativista, adotando-se tanto métodos qualitativos quanto quantitativos. Após estudo do referencial teórico acerca das competências, foi elaborado questionário com três seções, sendo: (i) a primeira baseada nos estudos de Bergsmann e outros (2015) e no modelo de Peacock (2009), ampliado e ressignificado de acordo com a realidade do Programa IsF, visando averiguar a respeito dos índices de concordância dos participantes sobre aspectos que devem idealmente estar presentes na sua formação; (ii) a segunda a respeito do grau de impacto da realização de atribuições no aprimoramento profissional dos participantes; e (iii) a terceira sobre pontos positivos e negativos dessa formação, a partir de questões de resposta aberta. O instrumento foi aplicado a todos os professores pré-serviço de Letras – Língua Inglesa bolsistas vinculados ao Programa IsF até abril de 2019, com adesão de um total de 284 participantes, ou seja, 95% do total destes professores. À luz dos resultados, a maioria concorda que a formação que recebem nos Núcleos de Línguas colabora para desenvolver especialmente suas competências profissional, aplicada e implícita, e que há estímulo à autonomia e ao pensamento crítico-reflexivo. Quase a totalidade concorda que estarão preparados para atuar em sala de aula ao final da formação, e que as atribuições realizadas ao longo deste processo têm grande impacto no seu aprimoramento profissional e no de suas competências para a prática docente. Em suma, de acordo com a visão destes professores, o processo formativo no contexto do Programa IsF tem contribuído para o desenvolvimento das cinco competências, aprimorando a sua prática pedagógica e proporcionando qualidade ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa no país. Palavras-chave: Programa Idiomas sem Fronteiras. Formação de professores pré-serviço de Letras – Língua Inglesa. Desenvolvimento de competências. Prática docente.
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O presente trabalho teve por objetivo investigar a visão dos professores pré-serviço de Letras – Língua Inglesa a respeito do desenvolvimento das cinco competências, segundo modelo teórico de Almeida Filho (1993,1997, 2004, 2006, 2007 e 2009), na sua formação no contexto do Programa IsF. A metodologia empregada foi a de estudo de caso, em uma pesquisa de cunho interpretativista, adotando-se tanto métodos qualitativos quanto quantitativos. Após estudo do referencial teórico acerca das competências, foi elaborado questionário com três seções, sendo: (i) a primeira baseada nos estudos de Bergsmann e outros (2015) e no modelo de Peacock (2009), ampliado e ressignificado de acordo com a realidade do Programa IsF, visando averiguar a respeito dos índices de concordância dos participantes sobre aspectos que devem idealmente estar presentes na sua formação; (ii) a segunda a respeito do grau de impacto da realização de atribuições no aprimoramento profissional dos participantes; e (iii) a terceira sobre pontos positivos e negativos dessa formação, a partir de questões de resposta aberta. O instrumento foi aplicado a todos os professores pré-serviço de Letras – Língua Inglesa bolsistas vinculados ao Programa IsF até abril de 2019, com adesão de um total de 284 participantes, ou seja, 95% do total destes professores. À luz dos resultados, a maioria concorda que a formação que recebem nos Núcleos de Línguas colabora para desenvolver especialmente suas competências profissional, aplicada e implícita, e que há estímulo à autonomia e ao pensamento crítico-reflexivo. Quase a totalidade concorda que estarão preparados para atuar em sala de aula ao final da formação, e que as atribuições realizadas ao longo deste processo têm grande impacto no seu aprimoramento profissional e no de suas competências para a prática docente. Em suma, de acordo com a visão destes professores, o processo formativo no contexto do Programa IsF tem contribuído para o desenvolvimento das cinco competências, aprimorando a sua prática pedagógica e proporcionando qualidade ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa no país. Palavras-chave: Programa Idiomas sem Fronteiras. Formação de professores pré-serviço de Letras – Língua Inglesa. Desenvolvimento de competências. Prática docente.One of the main challenges in pre-service English Language Teacher training is to open space in course curricula to include professional practice content, bridging theory and praxis, which is the main goal of the Languages without Borders Program’s training that takes place in the Language Centers of the universities that participate in the Program. The present study aimed to investigate about pre-service English Language Teachers views regarding the development of the five competences in their training under the LwB Program, according Almeida Filho's (1993,1997, 2004, 2006, 2007 and 2009) theoretical model. The methodology adopted was the case study, in an interpretative research, adopting both qualitative and quantitative methods. After studying the theoretical framework about competences, a questionnaire with the following three sections was prepared: (i) the first section based on studies by Bergsmann et al (2015) and Peacock's model (2009), expanded and reframed according to the reality of the LwB Program, aiming to find out about the participants’ levels of agreement on aspects that should ideally be present in their training; (ii) the second one is about the degree of impact that the completion of assignments has in the participants’ professional development; and (iii) the third one is about positive and negative aspects of this training, based on open answer questions. The questionnaire was applied to all scholarship pre-service English Language Teacher who were linked to the LwB Program until April 2019, with 284 participants in total, that is, 95% of these teachers. In light of the results, most agree that the training in the Language Centers collaborates to develop especially their professional, applied and implied competences, and that autonomy and critical-reflexive thinking are encouraged. Almost all agree that they will be prepared to act in classroom at the end of the training, and that the assignments carried out during this process have a great impact on their professional development and their teaching practice’s competences. In short, according to these teachers' point of view, the formative process in the context of the LwB Program has contributed to the development of the five competences, improving their pedagogical practice and providing quality English teaching-learning process in the country. Keywords: Languages without Borders Program; Languages – English pre-service teachers’ training; Competences development; Teaching practice.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAPrograma Idiomas sem FronteirasFormação de professores pré-serviço de Letras – Língua InglesaDesenvolvimento de competênciasPrática docenteLanguages without Borders ProgramLanguages – English pre-service teachers’ trainingCompetences developmentTeaching practiceO desenvolvimento de competências de professores pré-serviço de Letras - Língua Inglesa no contexto do Programa Idiomas sem FronteirasPre-service English language teachers' competences development in the context of the Languages Without Borders Programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMoraes Filho, Waldenor Barroshttp://lattes.cnpq.br/7660593379506808Abreu-e-Lima, Denise Martins deSouza, Valeska Virgínia Soareshttp://lattes.cnpq.br/6401981406978766Brick, Tatiana Vasconcelos25860683424reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALDesenvolvimentoCompetenciasProfessores.pdfDesenvolvimentoCompetenciasProfessores.pdfapplication/pdf3885048https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26728/1/DesenvolvimentoCompetenciasProfessores.pdfb458172ff6fb0f7095a35c5b4c4d0c0dMD51TEXTDesenvolvimentoCompetenciasProfessores.pdf.txtDesenvolvimentoCompetenciasProfessores.pdf.txtExtracted texttext/plain537511https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26728/2/DesenvolvimentoCompetenciasProfessores.pdf.txt0256fedcb403e67b9e9f3d6c7cc88bdfMD52THUMBNAILDesenvolvimentoCompetenciasProfessores.pdf.jpgDesenvolvimentoCompetenciasProfessores.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26728/3/DesenvolvimentoCompetenciasProfessores.pdf.jpg8931c446fe2c2ec585c32fa4ec27b946MD53123456789/267282019-09-03 03:07:14.261oai:repositorio.ufu.br:123456789/26728Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-09-03T06:07:14Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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