O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Educação
|
Departamento: |
Ciências Humanas
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329 |
Resumo: | An exploratory research took place in Uberlândia, Minas Gerais, specifically in high schools, in order to create theory basis of this work. The aim of the study was to find out who the History teachers are and how they act. So that, it would be possible to understand how they build their instructor knowledge, develop their pedagogical practices and identify the relation between the teachers, the knowledge and their professional practices. The research was conducted through interviews, using semi-structured questionnaires containing multiple choice and open questions, beside lecture observations. During the evaluation, the intention was to highlight the subject and class management, picturing elements about the teacher\'s didactics profile. The research examined the view of the teachers about the subject management, which is composed by planning, lecturing and assessing. The results pointed the necessity of broader discussion and comprehension about the practical relationship between teachers, content and students. Nevertheless, even the data showing the necessity of enhancement, the public high schools in Uberlândia have presented bruising number of approved students in good quality colleges. |
id |
UFU_db997cacc5cd34889329f188881e288a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/13937 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:36:30Z2013-11-262016-06-22T18:36:30Z2013-08-29LINHARES, Izaudir Diniz. O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329An exploratory research took place in Uberlândia, Minas Gerais, specifically in high schools, in order to create theory basis of this work. The aim of the study was to find out who the History teachers are and how they act. So that, it would be possible to understand how they build their instructor knowledge, develop their pedagogical practices and identify the relation between the teachers, the knowledge and their professional practices. The research was conducted through interviews, using semi-structured questionnaires containing multiple choice and open questions, beside lecture observations. During the evaluation, the intention was to highlight the subject and class management, picturing elements about the teacher\'s didactics profile. The research examined the view of the teachers about the subject management, which is composed by planning, lecturing and assessing. The results pointed the necessity of broader discussion and comprehension about the practical relationship between teachers, content and students. Nevertheless, even the data showing the necessity of enhancement, the public high schools in Uberlândia have presented bruising number of approved students in good quality colleges.Com o propósito de fundamentar o arcabouço teórico desta dissertação realizou-se um estudo exploratório em escolas de ensino médio de Uberlândia, Minas Gerais. Seu objetivo foi diagnosticar quem são, e o que fazem os professores de História que atuam no Ensino Médio; compreender como esses professores desenvolvem suas práticas pedagógicas e identificar como se processam as relações entre os professores e suas práticas no decorrer da atuação profissional. Foram realizados entrevistas com questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas e observação de aulas. Foi investigado o perfil da aula, vista como o espaço fundamental onde se dá o processo de ensino e aprendizagem. Procuramos destacar a gestão da matéria e da classe à procura de elementos que possam contribuir para a interpretação e conhecimento sobre o perfil da docência que figura na amostra de professores e alunos pesquisados. Examinou-se a visão que os professores têm sobre a gestão da matéria quanto ao planejamento, execução e avaliação dos conteúdos. Buscamos identificar as práticas e as experiências dos docentes do Ensino Médio. Alguns dos resultados apontam para a necessidade de ampliar a discussão e a compreensão de como ocorre, na prática, a relação entre professor/conteúdo/aluno. Os dados apontam as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, mas também apontam a existência de práticas que colaboram para bons resultados ao final do processo de conclusão do ensino médio, como por exemplo, o número de alunos das escolas públicas de Uberlândia que ingressam no ensino superior.Mestre em Educaçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasEnsino médioGestão da matériaGestão da classePerfil da AulaRede estadualHistória - Ensino e estudoHigh schoolSubject managementClass managementLecture profilingPublic educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPuentes, Roberto Valdéshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730195J3Aquino, Orlando Fernandézhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248582P5Melo, Geovana Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763403A3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481277T5Linhares, Izaudir Diniz81753625info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILEnsinoMedioUberlandia.pdf.jpgEnsinoMedioUberlandia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13937/3/EnsinoMedioUberlandia.pdf.jpg2da894d9a43cf256e08a887146fb135eMD53ORIGINALEnsinoMedioUberlandia.pdfapplication/pdf2213763https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13937/1/EnsinoMedioUberlandia.pdf49313ca4bed868c671f946d1a6a71c25MD51TEXTEnsinoMedioUberlandia.pdf.txtEnsinoMedioUberlandia.pdf.txtExtracted texttext/plain178864https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13937/2/EnsinoMedioUberlandia.pdf.txtfe83aa2c3a57f96eb13222756a2dab57MD52123456789/139372022-09-14 13:50:49.556oai:repositorio.ufu.br:123456789/13937Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-09-14T16:50:49Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História |
title |
O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História |
spellingShingle |
O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História Linhares, Izaudir Diniz Ensino médio Gestão da matéria Gestão da classe Perfil da Aula Rede estadual História - Ensino e estudo High school Subject management Class management Lecture profiling Public education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História |
title_full |
O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História |
title_fullStr |
O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História |
title_full_unstemmed |
O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História |
title_sort |
O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História |
author |
Linhares, Izaudir Diniz |
author_facet |
Linhares, Izaudir Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Puentes, Roberto Valdés |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730195J3 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Aquino, Orlando Fernandéz |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248582P5 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Melo, Geovana Ferreira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763403A3 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481277T5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linhares, Izaudir Diniz |
contributor_str_mv |
Puentes, Roberto Valdés Aquino, Orlando Fernandéz Melo, Geovana Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Gestão da matéria Gestão da classe Perfil da Aula Rede estadual História - Ensino e estudo |
topic |
Ensino médio Gestão da matéria Gestão da classe Perfil da Aula Rede estadual História - Ensino e estudo High school Subject management Class management Lecture profiling Public education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
High school Subject management Class management Lecture profiling Public education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
An exploratory research took place in Uberlândia, Minas Gerais, specifically in high schools, in order to create theory basis of this work. The aim of the study was to find out who the History teachers are and how they act. So that, it would be possible to understand how they build their instructor knowledge, develop their pedagogical practices and identify the relation between the teachers, the knowledge and their professional practices. The research was conducted through interviews, using semi-structured questionnaires containing multiple choice and open questions, beside lecture observations. During the evaluation, the intention was to highlight the subject and class management, picturing elements about the teacher\'s didactics profile. The research examined the view of the teachers about the subject management, which is composed by planning, lecturing and assessing. The results pointed the necessity of broader discussion and comprehension about the practical relationship between teachers, content and students. Nevertheless, even the data showing the necessity of enhancement, the public high schools in Uberlândia have presented bruising number of approved students in good quality colleges. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-11-26 2016-06-22T18:36:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:36:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LINHARES, Izaudir Diniz. O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329 |
identifier_str_mv |
LINHARES, Izaudir Diniz. O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13937/3/EnsinoMedioUberlandia.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13937/1/EnsinoMedioUberlandia.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13937/2/EnsinoMedioUberlandia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2da894d9a43cf256e08a887146fb135e 49313ca4bed868c671f946d1a6a71c25 fe83aa2c3a57f96eb13222756a2dab57 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331525654577152 |