O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Linhares, Izaudir Diniz lattes
Orientador(a): Puentes, Roberto Valdés lattes
Banca de defesa: Aquino, Orlando Fernandéz lattes, Melo, Geovana Ferreira lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329
Resumo: An exploratory research took place in Uberlândia, Minas Gerais, specifically in high schools, in order to create theory basis of this work. The aim of the study was to find out who the History teachers are and how they act. So that, it would be possible to understand how they build their instructor knowledge, develop their pedagogical practices and identify the relation between the teachers, the knowledge and their professional practices. The research was conducted through interviews, using semi-structured questionnaires containing multiple choice and open questions, beside lecture observations. During the evaluation, the intention was to highlight the subject and class management, picturing elements about the teacher\'s didactics profile. The research examined the view of the teachers about the subject management, which is composed by planning, lecturing and assessing. The results pointed the necessity of broader discussion and comprehension about the practical relationship between teachers, content and students. Nevertheless, even the data showing the necessity of enhancement, the public high schools in Uberlândia have presented bruising number of approved students in good quality colleges.
id UFU_db997cacc5cd34889329f188881e288a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/13937
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:36:30Z2013-11-262016-06-22T18:36:30Z2013-08-29LINHARES, Izaudir Diniz. O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329An exploratory research took place in Uberlândia, Minas Gerais, specifically in high schools, in order to create theory basis of this work. The aim of the study was to find out who the History teachers are and how they act. So that, it would be possible to understand how they build their instructor knowledge, develop their pedagogical practices and identify the relation between the teachers, the knowledge and their professional practices. The research was conducted through interviews, using semi-structured questionnaires containing multiple choice and open questions, beside lecture observations. During the evaluation, the intention was to highlight the subject and class management, picturing elements about the teacher\'s didactics profile. The research examined the view of the teachers about the subject management, which is composed by planning, lecturing and assessing. The results pointed the necessity of broader discussion and comprehension about the practical relationship between teachers, content and students. Nevertheless, even the data showing the necessity of enhancement, the public high schools in Uberlândia have presented bruising number of approved students in good quality colleges.Com o propósito de fundamentar o arcabouço teórico desta dissertação realizou-se um estudo exploratório em escolas de ensino médio de Uberlândia, Minas Gerais. Seu objetivo foi diagnosticar quem são, e o que fazem os professores de História que atuam no Ensino Médio; compreender como esses professores desenvolvem suas práticas pedagógicas e identificar como se processam as relações entre os professores e suas práticas no decorrer da atuação profissional. Foram realizados entrevistas com questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas e observação de aulas. Foi investigado o perfil da aula, vista como o espaço fundamental onde se dá o processo de ensino e aprendizagem. Procuramos destacar a gestão da matéria e da classe à procura de elementos que possam contribuir para a interpretação e conhecimento sobre o perfil da docência que figura na amostra de professores e alunos pesquisados. Examinou-se a visão que os professores têm sobre a gestão da matéria quanto ao planejamento, execução e avaliação dos conteúdos. Buscamos identificar as práticas e as experiências dos docentes do Ensino Médio. Alguns dos resultados apontam para a necessidade de ampliar a discussão e a compreensão de como ocorre, na prática, a relação entre professor/conteúdo/aluno. Os dados apontam as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, mas também apontam a existência de práticas que colaboram para bons resultados ao final do processo de conclusão do ensino médio, como por exemplo, o número de alunos das escolas públicas de Uberlândia que ingressam no ensino superior.Mestre em Educaçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasEnsino médioGestão da matériaGestão da classePerfil da AulaRede estadualHistória - Ensino e estudoHigh schoolSubject managementClass managementLecture profilingPublic educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPuentes, Roberto Valdéshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730195J3Aquino, Orlando Fernandézhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248582P5Melo, Geovana Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763403A3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481277T5Linhares, Izaudir Diniz81753625info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILEnsinoMedioUberlandia.pdf.jpgEnsinoMedioUberlandia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13937/3/EnsinoMedioUberlandia.pdf.jpg2da894d9a43cf256e08a887146fb135eMD53ORIGINALEnsinoMedioUberlandia.pdfapplication/pdf2213763https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13937/1/EnsinoMedioUberlandia.pdf49313ca4bed868c671f946d1a6a71c25MD51TEXTEnsinoMedioUberlandia.pdf.txtEnsinoMedioUberlandia.pdf.txtExtracted texttext/plain178864https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13937/2/EnsinoMedioUberlandia.pdf.txtfe83aa2c3a57f96eb13222756a2dab57MD52123456789/139372022-09-14 13:50:49.556oai:repositorio.ufu.br:123456789/13937Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-09-14T16:50:49Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História
title O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História
spellingShingle O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História
Linhares, Izaudir Diniz
Ensino médio
Gestão da matéria
Gestão da classe
Perfil da Aula
Rede estadual
História - Ensino e estudo
High school
Subject management
Class management
Lecture profiling
Public education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História
title_full O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História
title_fullStr O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História
title_full_unstemmed O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História
title_sort O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História
author Linhares, Izaudir Diniz
author_facet Linhares, Izaudir Diniz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Puentes, Roberto Valdés
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730195J3
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aquino, Orlando Fernandéz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248582P5
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Melo, Geovana Ferreira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763403A3
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481277T5
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Izaudir Diniz
contributor_str_mv Puentes, Roberto Valdés
Aquino, Orlando Fernandéz
Melo, Geovana Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Gestão da matéria
Gestão da classe
Perfil da Aula
Rede estadual
História - Ensino e estudo
topic Ensino médio
Gestão da matéria
Gestão da classe
Perfil da Aula
Rede estadual
História - Ensino e estudo
High school
Subject management
Class management
Lecture profiling
Public education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv High school
Subject management
Class management
Lecture profiling
Public education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description An exploratory research took place in Uberlândia, Minas Gerais, specifically in high schools, in order to create theory basis of this work. The aim of the study was to find out who the History teachers are and how they act. So that, it would be possible to understand how they build their instructor knowledge, develop their pedagogical practices and identify the relation between the teachers, the knowledge and their professional practices. The research was conducted through interviews, using semi-structured questionnaires containing multiple choice and open questions, beside lecture observations. During the evaluation, the intention was to highlight the subject and class management, picturing elements about the teacher\'s didactics profile. The research examined the view of the teachers about the subject management, which is composed by planning, lecturing and assessing. The results pointed the necessity of broader discussion and comprehension about the practical relationship between teachers, content and students. Nevertheless, even the data showing the necessity of enhancement, the public high schools in Uberlândia have presented bruising number of approved students in good quality colleges.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-11-26
2016-06-22T18:36:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:36:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LINHARES, Izaudir Diniz. O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329
identifier_str_mv LINHARES, Izaudir Diniz. O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13937/3/EnsinoMedioUberlandia.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13937/1/EnsinoMedioUberlandia.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13937/2/EnsinoMedioUberlandia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2da894d9a43cf256e08a887146fb135e
49313ca4bed868c671f946d1a6a71c25
fe83aa2c3a57f96eb13222756a2dab57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331525654577152