Instalações sonoras contemporâneas: espaço e sensorialidade
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27530 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2236 |
Resumo: | Dentro das produções artísticas contemporâneas, a Arte Sonora se configura como a arte que utiliza o som como elemento fundamental. Apresenta um repertório variado, que abrange áreas como Arquitetura e Música, entre outras. A presente pesquisa dedica-se à investigação das especificidades dessa produção artística da contemporaneidade. O percurso metodológico compreendeu, primeiramente, uma investigação teórica sobre as transformações das questões espaciais na Arte do século XX. A pesquisa envolveu também um aprofundamento teórico sobre aspectos essenciais da Arte Sonora; entre eles: a espacialidade, a sensorialidade, a interatividade, a sonoridade, a visualidade. Com base nestes aspectos, o trabalho contemplou ainda a análise das seguintes instalações sonoras: Lines (2016) de Anders Lind, Oasi (2014) de Licia Galizia e Michelangelo Lupone e 329 Prepared Dc-Motors, Cotton Balls, Toluene Tank (2013) de Zimoun. A análise revelou o caráter espacial das obras sonoras que as aproximam da Arquitetura. Além disso, evidenciou a sensorialidade fortemente presente em grande parte das produções sonoras. Algumas questões como a participação do público, o aspecto visual, a sonoridade, entre outras, também ficaram claras durante a análise. Por fim, esta pesquisa identificou que a Arte Sonora apresenta um repertório rico e diversificado, composto por obras sensíveis e instigantes, e se destaca como um vasto e valioso campo a ser explorado. |
id |
UFU_dd2da7259fcd3ef874e01c938b79a168 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/27530 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-12-09T19:53:04Z2019-12-09T19:53:04Z2019-09-13NUNES, Cristiane dos Guimarães Alvim. Instalações Sonoras Contemporâneas: espaço e sensorialidade. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2236.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27530http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2236Dentro das produções artísticas contemporâneas, a Arte Sonora se configura como a arte que utiliza o som como elemento fundamental. Apresenta um repertório variado, que abrange áreas como Arquitetura e Música, entre outras. A presente pesquisa dedica-se à investigação das especificidades dessa produção artística da contemporaneidade. O percurso metodológico compreendeu, primeiramente, uma investigação teórica sobre as transformações das questões espaciais na Arte do século XX. A pesquisa envolveu também um aprofundamento teórico sobre aspectos essenciais da Arte Sonora; entre eles: a espacialidade, a sensorialidade, a interatividade, a sonoridade, a visualidade. Com base nestes aspectos, o trabalho contemplou ainda a análise das seguintes instalações sonoras: Lines (2016) de Anders Lind, Oasi (2014) de Licia Galizia e Michelangelo Lupone e 329 Prepared Dc-Motors, Cotton Balls, Toluene Tank (2013) de Zimoun. A análise revelou o caráter espacial das obras sonoras que as aproximam da Arquitetura. Além disso, evidenciou a sensorialidade fortemente presente em grande parte das produções sonoras. Algumas questões como a participação do público, o aspecto visual, a sonoridade, entre outras, também ficaram claras durante a análise. Por fim, esta pesquisa identificou que a Arte Sonora apresenta um repertório rico e diversificado, composto por obras sensíveis e instigantes, e se destaca como um vasto e valioso campo a ser explorado.Within contemporary artistic productions, Sound Art is the art that uses sound as a fundamental element. It has a varied repertoire, covering areas such as Architecture and Music, among others. This research is dedicated to the investigation of the specificities of this contemporary artistic production. The methodological path comprised, first, a theoretical investigation on the transformations of space issues in 20th Century Art. The research also involved a theoretical deepening on essential aspects of Sound Art; among them: spatiality, sensoriality, interactivity, sound, visuality. Based on these aspects, the work also included the analysis of the following sound installations: Lines (2016) by Anders Lind, Oasi (2014) by Licia Galizia and Michelangelo Lupone and 329 Prepared Dc-Motors, Cotton Balls, Toluene Tank (2013) by Zimoun. The analysis revealed the spatial character of the sound works that bring them closer to architecture. In addition, it highlighted the sensoriality that is strongly present in most sound productions. Some issues such as audience participation, visual aspect, the sound, among others, were also clear during the analysis. Finally, this research identified that Sound Art presents a rich and diverse repertoire, composed of sensitive and thought-provoking works, and stands out as a vast and valuable field to be explored.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e UrbanismoBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArte SonoraInstalação SonoraSensorialidade na ArteEspacialidade na ArteArte e interatividadeSound ArtSound installationSensoriality in ArtSpatiality in ArtArt and interactivityInstalações sonoras contemporâneas: espaço e sensorialidadeContemporary sound installations: space and sensorialityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBorda, Luis Eduardo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0399528257126133Requião, Renata Azevedohttp://lattes.cnpq.br/2666148508585644Barreiro, Daniel Luíshttp://lattes.cnpq.br/9231522389312679http://lattes.cnpq.br/7701603357896558Nunes, Cristiane dos Guimarães Alvim17065789219reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALInstalacoesSonorasContemporaneas.pdfInstalacoesSonorasContemporaneas.pdfapplication/pdf5515028https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27530/1/InstalacoesSonorasContemporaneas.pdf86652cc1d8d36d1827c593a4369c4d9dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27530/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27530/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53TEXTInstalacoesSonorasContemporaneas.pdf.txtInstalacoesSonorasContemporaneas.pdf.txtExtracted texttext/plain217506https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27530/4/InstalacoesSonorasContemporaneas.pdf.txt7ccac2eebfcf549fad6dc18add25f771MD54THUMBNAILInstalacoesSonorasContemporaneas.pdf.jpgInstalacoesSonorasContemporaneas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27530/5/InstalacoesSonorasContemporaneas.pdf.jpg212e09f7c5a406557cafe7ad9fe4a2a6MD55123456789/275302019-12-10 03:11:09.413oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-12-10T06:11:09Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Instalações sonoras contemporâneas: espaço e sensorialidade |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Contemporary sound installations: space and sensoriality |
title |
Instalações sonoras contemporâneas: espaço e sensorialidade |
spellingShingle |
Instalações sonoras contemporâneas: espaço e sensorialidade Nunes, Cristiane dos Guimarães Alvim CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Arte Sonora Instalação Sonora Sensorialidade na Arte Espacialidade na Arte Arte e interatividade Sound Art Sound installation Sensoriality in Art Spatiality in Art Art and interactivity |
title_short |
Instalações sonoras contemporâneas: espaço e sensorialidade |
title_full |
Instalações sonoras contemporâneas: espaço e sensorialidade |
title_fullStr |
Instalações sonoras contemporâneas: espaço e sensorialidade |
title_full_unstemmed |
Instalações sonoras contemporâneas: espaço e sensorialidade |
title_sort |
Instalações sonoras contemporâneas: espaço e sensorialidade |
author |
Nunes, Cristiane dos Guimarães Alvim |
author_facet |
Nunes, Cristiane dos Guimarães Alvim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borda, Luis Eduardo dos Santos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0399528257126133 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Requião, Renata Azevedo |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2666148508585644 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Barreiro, Daniel Luís |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9231522389312679 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7701603357896558 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Cristiane dos Guimarães Alvim |
contributor_str_mv |
Borda, Luis Eduardo dos Santos Requião, Renata Azevedo Barreiro, Daniel Luís |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Arte Sonora Instalação Sonora Sensorialidade na Arte Espacialidade na Arte Arte e interatividade Sound Art Sound installation Sensoriality in Art Spatiality in Art Art and interactivity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Sonora Instalação Sonora Sensorialidade na Arte Espacialidade na Arte Arte e interatividade Sound Art Sound installation Sensoriality in Art Spatiality in Art Art and interactivity |
description |
Dentro das produções artísticas contemporâneas, a Arte Sonora se configura como a arte que utiliza o som como elemento fundamental. Apresenta um repertório variado, que abrange áreas como Arquitetura e Música, entre outras. A presente pesquisa dedica-se à investigação das especificidades dessa produção artística da contemporaneidade. O percurso metodológico compreendeu, primeiramente, uma investigação teórica sobre as transformações das questões espaciais na Arte do século XX. A pesquisa envolveu também um aprofundamento teórico sobre aspectos essenciais da Arte Sonora; entre eles: a espacialidade, a sensorialidade, a interatividade, a sonoridade, a visualidade. Com base nestes aspectos, o trabalho contemplou ainda a análise das seguintes instalações sonoras: Lines (2016) de Anders Lind, Oasi (2014) de Licia Galizia e Michelangelo Lupone e 329 Prepared Dc-Motors, Cotton Balls, Toluene Tank (2013) de Zimoun. A análise revelou o caráter espacial das obras sonoras que as aproximam da Arquitetura. Além disso, evidenciou a sensorialidade fortemente presente em grande parte das produções sonoras. Algumas questões como a participação do público, o aspecto visual, a sonoridade, entre outras, também ficaram claras durante a análise. Por fim, esta pesquisa identificou que a Arte Sonora apresenta um repertório rico e diversificado, composto por obras sensíveis e instigantes, e se destaca como um vasto e valioso campo a ser explorado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-09T19:53:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-09T19:53:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NUNES, Cristiane dos Guimarães Alvim. Instalações Sonoras Contemporâneas: espaço e sensorialidade. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2236. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27530 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2236 |
identifier_str_mv |
NUNES, Cristiane dos Guimarães Alvim. Instalações Sonoras Contemporâneas: espaço e sensorialidade. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2236. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27530 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27530/1/InstalacoesSonorasContemporaneas.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27530/2/license_rdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27530/3/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27530/4/InstalacoesSonorasContemporaneas.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27530/5/InstalacoesSonorasContemporaneas.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
86652cc1d8d36d1827c593a4369c4d9d 9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 7ccac2eebfcf549fad6dc18add25f771 212e09f7c5a406557cafe7ad9fe4a2a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331469497040896 |