Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Educação
|
Departamento: |
Ciências Humanas
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13832 |
Resumo: | This research focuses on Physical Education academic teaching and the relationship its professors establish between pedagogical background and their university teaching practices. Its aims include understanding such a relationship and, more specifically, identify the professor profile, what makes his/her pedagogical practice easy and what limits it, knowledge involved in the making of their teaching identity, besides verifying how a professor builds his/her pedagogical practice. This inquiry follows the quantiqualitative research approach, its data coming from questionnaires containing open and closed questions answered by Physical Education professors graduated in Physical Education teaching at two private higher education institutions. Results reveal individuals aware that pedagogical training is important to teaching although some of them do not see it as the most important requisite. They also reveal that reflexive teaching practice, professor-researcher practice, theoretical knowledge, and technical and academic training are the most important requisites to the professor s background. One hopes this study stimulates new inquiries into these matters and increases academic knowledge on professors teaching and pedagogical practice, above all Physical Education ones. |
id |
UFU_ed5010a08a0111bd5689885dcf55d481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/13832 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:36:15Z2010-11-172016-06-22T18:36:15Z2010-08-04PASENIKE, Sílvia Costa de Oliveira. Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13832This research focuses on Physical Education academic teaching and the relationship its professors establish between pedagogical background and their university teaching practices. Its aims include understanding such a relationship and, more specifically, identify the professor profile, what makes his/her pedagogical practice easy and what limits it, knowledge involved in the making of their teaching identity, besides verifying how a professor builds his/her pedagogical practice. This inquiry follows the quantiqualitative research approach, its data coming from questionnaires containing open and closed questions answered by Physical Education professors graduated in Physical Education teaching at two private higher education institutions. Results reveal individuals aware that pedagogical training is important to teaching although some of them do not see it as the most important requisite. They also reveal that reflexive teaching practice, professor-researcher practice, theoretical knowledge, and technical and academic training are the most important requisites to the professor s background. One hopes this study stimulates new inquiries into these matters and increases academic knowledge on professors teaching and pedagogical practice, above all Physical Education ones.Esta pesquisa tem como tema a docência universitária no curso de Educação Física. Optou-se por um estudo que possibilitasse responder ao problema: que relação os professores de Educação Física estabelecem entre a formação pedagógica e sua prática docente no Ensino Superior. Os objetivos incluem compreender tal relação e, especificamente, identificar o perfil dos professores, os elementos facilitadores e limitadores presentes na prática pedagógica dos professores, os saberes envolvidos na construção de sua identidade docente e verificar como ocorre a construção da prática pedagógica do professor. Com enfoque da abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa recorreu ao uso de questionário com perguntas fechadas e abertas para obtenção dados. Os informantes da pesquisa são docentes do curso de Educação Física de duas Instituições de Ensino Superior privadas com formação inicial em Educação Física. Os resultados revelam sujeitos cientes da importância da formação pedagógica para a docência, embora nem todos vejam esse quesito como mais importante. Como quesitos importantes para a formação docente no ensino superior, os resultados indicam a prática reflexiva, a prática do professor-pesquisador, a formação teórica e a formação técnica e acadêmica, respectivamente. Espera-se que este estudo estimule novas investigações sobre as questões aqui investigadas e enriqueça o corpus de conhecimento acadêmico sobre a docência e a prática pedagógica do professor universitário, em especial do docente da graduação em Educação Física.Mestre em Educaçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasDocência universitáriaPrática pedagógicaEducação físicaProfessores de educação física - FormaçãoAcademic teachingPedagogical practicePhysical educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODocência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMalusá, Silvanahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0Rios, Gilma Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773264P3Rodrigues, Marilúcia de Menezeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767523J6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739047T4Pasenike, Sílvia Costa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILDiss Silvia.pdf.jpgDiss Silvia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13832/3/Diss%20Silvia.pdf.jpg261ee31a2c9fedaf1647c5c31ce7574eMD53ORIGINALDiss Silvia.pdfapplication/pdf2957888https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13832/1/Diss%20Silvia.pdf5eda5dbacda44f40e7ae6648e71a2452MD51TEXTDiss Silvia.pdf.txtDiss Silvia.pdf.txtExtracted texttext/plain231931https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13832/2/Diss%20Silvia.pdf.txtbee67b1d2a12947a7efb7ea3434dbc8dMD52123456789/138322016-06-23 03:39:17.336oai:repositorio.ufu.br:123456789/13832Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:39:17Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
title |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
spellingShingle |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica Pasenike, Sílvia Costa de Oliveira Docência universitária Prática pedagógica Educação física Professores de educação física - Formação Academic teaching Pedagogical practice Physical education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
title_full |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
title_fullStr |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
title_sort |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
author |
Pasenike, Sílvia Costa de Oliveira |
author_facet |
Pasenike, Sílvia Costa de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Malusá, Silvana |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rios, Gilma Maria |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773264P3 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rodrigues, Marilúcia de Menezes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767523J6 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739047T4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasenike, Sílvia Costa de Oliveira |
contributor_str_mv |
Malusá, Silvana Rios, Gilma Maria Rodrigues, Marilúcia de Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência universitária Prática pedagógica Educação física Professores de educação física - Formação |
topic |
Docência universitária Prática pedagógica Educação física Professores de educação física - Formação Academic teaching Pedagogical practice Physical education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Academic teaching Pedagogical practice Physical education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research focuses on Physical Education academic teaching and the relationship its professors establish between pedagogical background and their university teaching practices. Its aims include understanding such a relationship and, more specifically, identify the professor profile, what makes his/her pedagogical practice easy and what limits it, knowledge involved in the making of their teaching identity, besides verifying how a professor builds his/her pedagogical practice. This inquiry follows the quantiqualitative research approach, its data coming from questionnaires containing open and closed questions answered by Physical Education professors graduated in Physical Education teaching at two private higher education institutions. Results reveal individuals aware that pedagogical training is important to teaching although some of them do not see it as the most important requisite. They also reveal that reflexive teaching practice, professor-researcher practice, theoretical knowledge, and technical and academic training are the most important requisites to the professor s background. One hopes this study stimulates new inquiries into these matters and increases academic knowledge on professors teaching and pedagogical practice, above all Physical Education ones. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-11-17 2016-06-22T18:36:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:36:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PASENIKE, Sílvia Costa de Oliveira. Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13832 |
identifier_str_mv |
PASENIKE, Sílvia Costa de Oliveira. Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13832/3/Diss%20Silvia.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13832/1/Diss%20Silvia.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13832/2/Diss%20Silvia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
261ee31a2c9fedaf1647c5c31ce7574e 5eda5dbacda44f40e7ae6648e71a2452 bee67b1d2a12947a7efb7ea3434dbc8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331423182487552 |