Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30553 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555 |
Resumo: | Este relatório apresenta os resultados do desenvolvimento de um protótipo de plataforma de briefing automatizada que tem o objetivo de solucionar um dos principais desafios enfrentados no dia a dia das agências de publicidade: a dificuldade em coletar e tratar informações sobre as preferências dos clientes demandantes de serviços de comunicação. Observa-se que, geralmente, as entrevistas que conduzem a elaboração do briefing não produzem dados exatos sobre o direcionamento criativo das peças publicitárias. Identifica-se que os clientes desse tipo de prestador de serviços são, na maioria dos casos, pequenos empresários que precisam de uma agência, mas não possuem uma grande estrutura de comunicação e marketing e nem dispõem de recursos financeiros para contratar uma consultoria que faça esse levantamento de informações, dificultando o trabalho das agências. Por outro lado, o perfil dos clientes que contratam serviços de agências de publicidade, entre os mais perceptíveis, é de grande exigência e rigor quanto à qualidade e ao cumprimento de prazos. Diante desse cenário, torna-se necessário criar formas de melhorar esse levantamento de informações e o planejamento estratégico das campanhas, porém, sem onerar o custo dos prestadores de serviços. Em busca de oferecer uma ferramenta que colabore com esse levantamento de dados e preferências dos clientes, foi desenvolvida uma plataforma que traça o direcionamento criativo, por meio de um questionário interativo e fundamentado em bases comportamentais que seleciona as preferências do cliente de forma visual e que, além disso, por meio do feedback dado pelos clientes (das agências) melhora a experiência do prestador de serviços de comunicação, diminuindo seu esforço e dando celeridade ao processo. |
id |
UFU_fb2693724f1ff4078d262848aa0de942 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/30553 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-12-03T23:04:54Z2020-12-03T23:04:54Z2020-08-28QUEIROZ, Paola Danyelle Novaes. Smart Briefing: Plataforma de captação de briefing automatizada. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30553http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555Este relatório apresenta os resultados do desenvolvimento de um protótipo de plataforma de briefing automatizada que tem o objetivo de solucionar um dos principais desafios enfrentados no dia a dia das agências de publicidade: a dificuldade em coletar e tratar informações sobre as preferências dos clientes demandantes de serviços de comunicação. Observa-se que, geralmente, as entrevistas que conduzem a elaboração do briefing não produzem dados exatos sobre o direcionamento criativo das peças publicitárias. Identifica-se que os clientes desse tipo de prestador de serviços são, na maioria dos casos, pequenos empresários que precisam de uma agência, mas não possuem uma grande estrutura de comunicação e marketing e nem dispõem de recursos financeiros para contratar uma consultoria que faça esse levantamento de informações, dificultando o trabalho das agências. Por outro lado, o perfil dos clientes que contratam serviços de agências de publicidade, entre os mais perceptíveis, é de grande exigência e rigor quanto à qualidade e ao cumprimento de prazos. Diante desse cenário, torna-se necessário criar formas de melhorar esse levantamento de informações e o planejamento estratégico das campanhas, porém, sem onerar o custo dos prestadores de serviços. Em busca de oferecer uma ferramenta que colabore com esse levantamento de dados e preferências dos clientes, foi desenvolvida uma plataforma que traça o direcionamento criativo, por meio de um questionário interativo e fundamentado em bases comportamentais que seleciona as preferências do cliente de forma visual e que, além disso, por meio do feedback dado pelos clientes (das agências) melhora a experiência do prestador de serviços de comunicação, diminuindo seu esforço e dando celeridade ao processo.This project has an objective to develop a prototype of a plataform that solves the challenges faces day by day at the publicity agencies, such as the difficulty in collecting information about visual preferences. The interviews that normally leads to the conception of briefing, usually doesn’t generate exact data about how to proceed to create the publicity material. It is noticed that the clients of this type of service provider in the majority are small businessmen who do not have a great structure of communication and marketing, but they need the services of an agency and, besides the lack of a strategic planning structure for their communication they do not have the financial resources to hire a consultant to do this survey. In addition, the profile of the clients that hire ad agencies services is of a demanding and rigorous customer regarding quality and deadlines. Given this scenario, it is necessary to create ways to improve this information collection and strategic planning of the campaigns, but without costing agencies. In search of offering a tool that collaborates with this survey of customer data and preferences it is intended to develop a platform that can trace the creative direction from an interactive questionnaire and based on behavioral bases that selects customer preferences visually and beside this, the feedback (provided by agencies clients) can improve the experience of the client and the communication service providerDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)BrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALEducaçãoComunicaçãoCommunicationTecnologiaAgência de PublicidadeBriefingCaptação AutomatizadaAgency of AdvertisingBriefingAutomated CaptureSmart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizadaSmart briefing: automated briefing capture platforminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAndrade, Ivanise Hilbig dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245866T2&tokenCaptchar=03AGdBq24rHCAcBPM4NMVCjsE-GeO8nSjZfD97EGOCOWgSInupqWR0IMB5q3vwG69Fu8R1KoC6cyirbN6V53ucH-Ark_qzPGG17wpJEKHhvNnCjw6bqjGY28Kq7zLHMr3kMS_3vOiu-Qn0c7rZpu_x2vlFe6JTsKq-VnesLWJWevaaCP5n5hxl_9hPXsViKo5dudcsa9FzoXC3THiHXShv5Y2sBlZv9wUzlteBSqF016OuH5P-3jI-v8VqgCsR-a2DhevsifWYJNEHaS97rAWPaOQl5h2rILYSWks6cEo2vyxWkl6GEmsQkti8xw0lcB6BBQYi5hQELepWa4zTqAdPvds9WffmbaEJX5muR7Fy4piYIaMR-ubyHYvw83eCqgbDUorlskZAS1_qNHdfGh07yLPwrwFv2gy7w0GKgDjFsq6X5vXXqOck9r7r_VTaGteyf3u7V_K8VihrIHPSFCD0VatgDWfNHWWv-3mANnyGCmUis-IE-JEjG5_e2O8CJgLcNlJfEPzFeGScQDFyf8TlXM0kvyo1pbj8vASantos, Adriana Cristina Omena dosReino, Luciana da Silva Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K8245162U5Queiroz, Paola Danyelle Novaes19784650467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALSmartBriefingPlataforma.pdfSmartBriefingPlataforma.pdfapplication/pdf8514995https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/3/SmartBriefingPlataforma.pdf07533ec737d1c7d155598834391ed7c5MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/4/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD54TEXTSmartBriefingPlataforma.pdf.txtSmartBriefingPlataforma.pdf.txtExtracted texttext/plain144217https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/5/SmartBriefingPlataforma.pdf.txtb50f545bc15195cf9e71735e1dceef24MD55THUMBNAILSmartBriefingPlataforma.pdf.jpgSmartBriefingPlataforma.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/6/SmartBriefingPlataforma.pdf.jpge4ffdaa7bd2616bcbcaeb289a227619fMD56123456789/305532020-12-04 03:16:16.527oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-12-04T06:16:16Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Smart briefing: automated briefing capture platform |
title |
Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada |
spellingShingle |
Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada Queiroz, Paola Danyelle Novaes CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL Comunicação Communication Tecnologia Agência de Publicidade Briefing Captação Automatizada Agency of Advertising Briefing Automated Capture Educação |
title_short |
Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada |
title_full |
Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada |
title_fullStr |
Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada |
title_full_unstemmed |
Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada |
title_sort |
Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada |
author |
Queiroz, Paola Danyelle Novaes |
author_facet |
Queiroz, Paola Danyelle Novaes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Ivanise Hilbig de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245866T2&tokenCaptchar=03AGdBq24rHCAcBPM4NMVCjsE-GeO8nSjZfD97EGOCOWgSInupqWR0IMB5q3vwG69Fu8R1KoC6cyirbN6V53ucH-Ark_qzPGG17wpJEKHhvNnCjw6bqjGY28Kq7zLHMr3kMS_3vOiu-Qn0c7rZpu_x2vlFe6JTsKq-VnesLWJWevaaCP5n5hxl_9hPXsViKo5dudcsa9FzoXC3THiHXShv5Y2sBlZv9wUzlteBSqF016OuH5P-3jI-v8VqgCsR-a2DhevsifWYJNEHaS97rAWPaOQl5h2rILYSWks6cEo2vyxWkl6GEmsQkti8xw0lcB6BBQYi5hQELepWa4zTqAdPvds9WffmbaEJX5muR7Fy4piYIaMR-ubyHYvw83eCqgbDUorlskZAS1_qNHdfGh07yLPwrwFv2gy7w0GKgDjFsq6X5vXXqOck9r7r_VTaGteyf3u7V_K8VihrIHPSFCD0VatgDWfNHWWv-3mANnyGCmUis-IE-JEjG5_e2O8CJgLcNlJfEPzFeGScQDFyf8TlXM0kvyo1pbj8vA |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Adriana Cristina Omena dos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Reino, Luciana da Silva Souza |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K8245162U5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Paola Danyelle Novaes |
contributor_str_mv |
Andrade, Ivanise Hilbig de Santos, Adriana Cristina Omena dos Reino, Luciana da Silva Souza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL Comunicação Communication Tecnologia Agência de Publicidade Briefing Captação Automatizada Agency of Advertising Briefing Automated Capture Educação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Communication Tecnologia Agência de Publicidade Briefing Captação Automatizada Agency of Advertising Briefing Automated Capture |
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv |
Educação |
description |
Este relatório apresenta os resultados do desenvolvimento de um protótipo de plataforma de briefing automatizada que tem o objetivo de solucionar um dos principais desafios enfrentados no dia a dia das agências de publicidade: a dificuldade em coletar e tratar informações sobre as preferências dos clientes demandantes de serviços de comunicação. Observa-se que, geralmente, as entrevistas que conduzem a elaboração do briefing não produzem dados exatos sobre o direcionamento criativo das peças publicitárias. Identifica-se que os clientes desse tipo de prestador de serviços são, na maioria dos casos, pequenos empresários que precisam de uma agência, mas não possuem uma grande estrutura de comunicação e marketing e nem dispõem de recursos financeiros para contratar uma consultoria que faça esse levantamento de informações, dificultando o trabalho das agências. Por outro lado, o perfil dos clientes que contratam serviços de agências de publicidade, entre os mais perceptíveis, é de grande exigência e rigor quanto à qualidade e ao cumprimento de prazos. Diante desse cenário, torna-se necessário criar formas de melhorar esse levantamento de informações e o planejamento estratégico das campanhas, porém, sem onerar o custo dos prestadores de serviços. Em busca de oferecer uma ferramenta que colabore com esse levantamento de dados e preferências dos clientes, foi desenvolvida uma plataforma que traça o direcionamento criativo, por meio de um questionário interativo e fundamentado em bases comportamentais que seleciona as preferências do cliente de forma visual e que, além disso, por meio do feedback dado pelos clientes (das agências) melhora a experiência do prestador de serviços de comunicação, diminuindo seu esforço e dando celeridade ao processo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-03T23:04:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-03T23:04:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
QUEIROZ, Paola Danyelle Novaes. Smart Briefing: Plataforma de captação de briefing automatizada. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30553 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555 |
identifier_str_mv |
QUEIROZ, Paola Danyelle Novaes. Smart Briefing: Plataforma de captação de briefing automatizada. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30553 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/3/SmartBriefingPlataforma.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/4/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/5/SmartBriefingPlataforma.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/6/SmartBriefingPlataforma.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07533ec737d1c7d155598834391ed7c5 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 b50f545bc15195cf9e71735e1dceef24 e4ffdaa7bd2616bcbcaeb289a227619f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331465338388480 |