Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Queiroz, Paola Danyelle Novaes lattes
Orientador(a): Andrade, Ivanise Hilbig de lattes
Banca de defesa: Santos, Adriana Cristina Omena dos, Reino, Luciana da Silva Souza
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30553
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555
Resumo: Este relatório apresenta os resultados do desenvolvimento de um protótipo de plataforma de briefing automatizada que tem o objetivo de solucionar um dos principais desafios enfrentados no dia a dia das agências de publicidade: a dificuldade em coletar e tratar informações sobre as preferências dos clientes demandantes de serviços de comunicação. Observa-se que, geralmente, as entrevistas que conduzem a elaboração do briefing não produzem dados exatos sobre o direcionamento criativo das peças publicitárias. Identifica-se que os clientes desse tipo de prestador de serviços são, na maioria dos casos, pequenos empresários que precisam de uma agência, mas não possuem uma grande estrutura de comunicação e marketing e nem dispõem de recursos financeiros para contratar uma consultoria que faça esse levantamento de informações, dificultando o trabalho das agências. Por outro lado, o perfil dos clientes que contratam serviços de agências de publicidade, entre os mais perceptíveis, é de grande exigência e rigor quanto à qualidade e ao cumprimento de prazos. Diante desse cenário, torna-se necessário criar formas de melhorar esse levantamento de informações e o planejamento estratégico das campanhas, porém, sem onerar o custo dos prestadores de serviços. Em busca de oferecer uma ferramenta que colabore com esse levantamento de dados e preferências dos clientes, foi desenvolvida uma plataforma que traça o direcionamento criativo, por meio de um questionário interativo e fundamentado em bases comportamentais que seleciona as preferências do cliente de forma visual e que, além disso, por meio do feedback dado pelos clientes (das agências) melhora a experiência do prestador de serviços de comunicação, diminuindo seu esforço e dando celeridade ao processo.
id UFU_fb2693724f1ff4078d262848aa0de942
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/30553
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2020-12-03T23:04:54Z2020-12-03T23:04:54Z2020-08-28QUEIROZ, Paola Danyelle Novaes. Smart Briefing: Plataforma de captação de briefing automatizada. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30553http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555Este relatório apresenta os resultados do desenvolvimento de um protótipo de plataforma de briefing automatizada que tem o objetivo de solucionar um dos principais desafios enfrentados no dia a dia das agências de publicidade: a dificuldade em coletar e tratar informações sobre as preferências dos clientes demandantes de serviços de comunicação. Observa-se que, geralmente, as entrevistas que conduzem a elaboração do briefing não produzem dados exatos sobre o direcionamento criativo das peças publicitárias. Identifica-se que os clientes desse tipo de prestador de serviços são, na maioria dos casos, pequenos empresários que precisam de uma agência, mas não possuem uma grande estrutura de comunicação e marketing e nem dispõem de recursos financeiros para contratar uma consultoria que faça esse levantamento de informações, dificultando o trabalho das agências. Por outro lado, o perfil dos clientes que contratam serviços de agências de publicidade, entre os mais perceptíveis, é de grande exigência e rigor quanto à qualidade e ao cumprimento de prazos. Diante desse cenário, torna-se necessário criar formas de melhorar esse levantamento de informações e o planejamento estratégico das campanhas, porém, sem onerar o custo dos prestadores de serviços. Em busca de oferecer uma ferramenta que colabore com esse levantamento de dados e preferências dos clientes, foi desenvolvida uma plataforma que traça o direcionamento criativo, por meio de um questionário interativo e fundamentado em bases comportamentais que seleciona as preferências do cliente de forma visual e que, além disso, por meio do feedback dado pelos clientes (das agências) melhora a experiência do prestador de serviços de comunicação, diminuindo seu esforço e dando celeridade ao processo.This project has an objective to develop a prototype of a plataform that solves the challenges faces day by day at the publicity agencies, such as the difficulty in collecting information about visual preferences. The interviews that normally leads to the conception of briefing, usually doesn’t generate exact data about how to proceed to create the publicity material. It is noticed that the clients of this type of service provider in the majority are small businessmen who do not have a great structure of communication and marketing, but they need the services of an agency and, besides the lack of a strategic planning structure for their communication they do not have the financial resources to hire a consultant to do this survey. In addition, the profile of the clients that hire ad agencies services is of a demanding and rigorous customer regarding quality and deadlines. Given this scenario, it is necessary to create ways to improve this information collection and strategic planning of the campaigns, but without costing agencies. In search of offering a tool that collaborates with this survey of customer data and preferences it is intended to develop a platform that can trace the creative direction from an interactive questionnaire and based on behavioral bases that selects customer preferences visually and beside this, the feedback (provided by agencies clients) can improve the experience of the client and the communication service providerDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)BrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALEducaçãoComunicaçãoCommunicationTecnologiaAgência de PublicidadeBriefingCaptação AutomatizadaAgency of AdvertisingBriefingAutomated CaptureSmart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizadaSmart briefing: automated briefing capture platforminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAndrade, Ivanise Hilbig dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245866T2&tokenCaptchar=03AGdBq24rHCAcBPM4NMVCjsE-GeO8nSjZfD97EGOCOWgSInupqWR0IMB5q3vwG69Fu8R1KoC6cyirbN6V53ucH-Ark_qzPGG17wpJEKHhvNnCjw6bqjGY28Kq7zLHMr3kMS_3vOiu-Qn0c7rZpu_x2vlFe6JTsKq-VnesLWJWevaaCP5n5hxl_9hPXsViKo5dudcsa9FzoXC3THiHXShv5Y2sBlZv9wUzlteBSqF016OuH5P-3jI-v8VqgCsR-a2DhevsifWYJNEHaS97rAWPaOQl5h2rILYSWks6cEo2vyxWkl6GEmsQkti8xw0lcB6BBQYi5hQELepWa4zTqAdPvds9WffmbaEJX5muR7Fy4piYIaMR-ubyHYvw83eCqgbDUorlskZAS1_qNHdfGh07yLPwrwFv2gy7w0GKgDjFsq6X5vXXqOck9r7r_VTaGteyf3u7V_K8VihrIHPSFCD0VatgDWfNHWWv-3mANnyGCmUis-IE-JEjG5_e2O8CJgLcNlJfEPzFeGScQDFyf8TlXM0kvyo1pbj8vASantos, Adriana Cristina Omena dosReino, Luciana da Silva Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K8245162U5Queiroz, Paola Danyelle Novaes19784650467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALSmartBriefingPlataforma.pdfSmartBriefingPlataforma.pdfapplication/pdf8514995https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/3/SmartBriefingPlataforma.pdf07533ec737d1c7d155598834391ed7c5MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/4/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD54TEXTSmartBriefingPlataforma.pdf.txtSmartBriefingPlataforma.pdf.txtExtracted texttext/plain144217https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/5/SmartBriefingPlataforma.pdf.txtb50f545bc15195cf9e71735e1dceef24MD55THUMBNAILSmartBriefingPlataforma.pdf.jpgSmartBriefingPlataforma.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/6/SmartBriefingPlataforma.pdf.jpge4ffdaa7bd2616bcbcaeb289a227619fMD56123456789/305532020-12-04 03:16:16.527oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-12-04T06:16:16Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Smart briefing: automated briefing capture platform
title Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada
spellingShingle Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada
Queiroz, Paola Danyelle Novaes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Comunicação
Communication
Tecnologia
Agência de Publicidade
Briefing
Captação Automatizada
Agency of Advertising
Briefing
Automated Capture
Educação
title_short Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada
title_full Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada
title_fullStr Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada
title_full_unstemmed Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada
title_sort Smart briefing: plataforma de captaçãço de briefing automatizada
author Queiroz, Paola Danyelle Novaes
author_facet Queiroz, Paola Danyelle Novaes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Ivanise Hilbig de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245866T2&tokenCaptchar=03AGdBq24rHCAcBPM4NMVCjsE-GeO8nSjZfD97EGOCOWgSInupqWR0IMB5q3vwG69Fu8R1KoC6cyirbN6V53ucH-Ark_qzPGG17wpJEKHhvNnCjw6bqjGY28Kq7zLHMr3kMS_3vOiu-Qn0c7rZpu_x2vlFe6JTsKq-VnesLWJWevaaCP5n5hxl_9hPXsViKo5dudcsa9FzoXC3THiHXShv5Y2sBlZv9wUzlteBSqF016OuH5P-3jI-v8VqgCsR-a2DhevsifWYJNEHaS97rAWPaOQl5h2rILYSWks6cEo2vyxWkl6GEmsQkti8xw0lcB6BBQYi5hQELepWa4zTqAdPvds9WffmbaEJX5muR7Fy4piYIaMR-ubyHYvw83eCqgbDUorlskZAS1_qNHdfGh07yLPwrwFv2gy7w0GKgDjFsq6X5vXXqOck9r7r_VTaGteyf3u7V_K8VihrIHPSFCD0VatgDWfNHWWv-3mANnyGCmUis-IE-JEjG5_e2O8CJgLcNlJfEPzFeGScQDFyf8TlXM0kvyo1pbj8vA
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Adriana Cristina Omena dos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Reino, Luciana da Silva Souza
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K8245162U5
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Paola Danyelle Novaes
contributor_str_mv Andrade, Ivanise Hilbig de
Santos, Adriana Cristina Omena dos
Reino, Luciana da Silva Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Comunicação
Communication
Tecnologia
Agência de Publicidade
Briefing
Captação Automatizada
Agency of Advertising
Briefing
Automated Capture
Educação
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Communication
Tecnologia
Agência de Publicidade
Briefing
Captação Automatizada
Agency of Advertising
Briefing
Automated Capture
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv Educação
description Este relatório apresenta os resultados do desenvolvimento de um protótipo de plataforma de briefing automatizada que tem o objetivo de solucionar um dos principais desafios enfrentados no dia a dia das agências de publicidade: a dificuldade em coletar e tratar informações sobre as preferências dos clientes demandantes de serviços de comunicação. Observa-se que, geralmente, as entrevistas que conduzem a elaboração do briefing não produzem dados exatos sobre o direcionamento criativo das peças publicitárias. Identifica-se que os clientes desse tipo de prestador de serviços são, na maioria dos casos, pequenos empresários que precisam de uma agência, mas não possuem uma grande estrutura de comunicação e marketing e nem dispõem de recursos financeiros para contratar uma consultoria que faça esse levantamento de informações, dificultando o trabalho das agências. Por outro lado, o perfil dos clientes que contratam serviços de agências de publicidade, entre os mais perceptíveis, é de grande exigência e rigor quanto à qualidade e ao cumprimento de prazos. Diante desse cenário, torna-se necessário criar formas de melhorar esse levantamento de informações e o planejamento estratégico das campanhas, porém, sem onerar o custo dos prestadores de serviços. Em busca de oferecer uma ferramenta que colabore com esse levantamento de dados e preferências dos clientes, foi desenvolvida uma plataforma que traça o direcionamento criativo, por meio de um questionário interativo e fundamentado em bases comportamentais que seleciona as preferências do cliente de forma visual e que, além disso, por meio do feedback dado pelos clientes (das agências) melhora a experiência do prestador de serviços de comunicação, diminuindo seu esforço e dando celeridade ao processo.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-03T23:04:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-03T23:04:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUEIROZ, Paola Danyelle Novaes. Smart Briefing: Plataforma de captação de briefing automatizada. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30553
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555
identifier_str_mv QUEIROZ, Paola Danyelle Novaes. Smart Briefing: Plataforma de captação de briefing automatizada. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30553
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/3/SmartBriefingPlataforma.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/4/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/5/SmartBriefingPlataforma.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30553/6/SmartBriefingPlataforma.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 07533ec737d1c7d155598834391ed7c5
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
b50f545bc15195cf9e71735e1dceef24
e4ffdaa7bd2616bcbcaeb289a227619f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331465338388480